x
Convex Datacenter
Página 25 de 57 PrimeiroPrimeiro ... 151617181920212223242526272829303132333435 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 289 a 300 de 677
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

Citação Postado originalmente por edgar Ver Post
    1 ....sempre me espanta como um miseravel retentor consegue "comer" o semi eixo.
    2- Encher de solda nem pensar,
    3- qual a especificação dos acabamentos das pontas ?
    4- será que levo o miolo de uma roda livre e uma planetaria e mando fazer conforme amostra ?
    5- Não sei o que observar para ver se não ficou algo matado !
    6- O comprimento vou tirar do desenho,
    7- mas acredito que não seja critico,
    8- De qualquer maneira vou colocar um anel elastico nas pontas, igual no eixo dianteiro.
    9- Realmente é preciso um retentor dentro da tuberia (no lugar do original) ?
    10- Creio que dificilmente o oleo do diferencial va chegar lá....teria que fazer uma curva muuuito forte ou inclinar o jeep muito, ou falta alguma outra consideração ?
    11- ..mas acheia sua ideia otima, porem não vejo como faze-la se manter a configuração de freio a tambor.....
    1- Pó de freio e areia e terra ...meios abrasivos naturais do meio ambiente em que vive o retentor

2- Isso.

3- Oque vc se refere a especificação? tipo de aço? rugosidade? tratamento termico? dureza? dimensões? entalhados ?

4- Isso é uma forma inteligente de fazer sem se preocupar com desenho de engenharia da peça.

5- Comprimento, tipo de aço, acabamento, entalhados é o que interessa.

6- Sim, pois pode causar encavalamento com a planetária ou a tampa de uma roda livre.

7- é uma forma, ou use a referência da borda da manga.

8- O anel elástico, só na ponta externa.

9- Retentor? ajuda a evitar que o óleo corra dentro da tubeira e falte na coroa. Veja que no dianteiro, há um ao lado de cada rolamento lateral de coroa.

10- Com a devida consideração da panela entre a adaptadora e o cubo, pode colocar sim. Só seria necessa´rio usar prisioneiros de roda mais compridos.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Para contornar o problema eles colocavam uma "rosca postiça" que era uma molinha de aço. Logico, tinha que abrir o furo um pouquinho mais, e instalar a "molinha", mas o fato é que ficava com a mesma furação original.
    Isto é chamado de heli-coil.

É muito comum na aviação.

http://www.helicoil.com/products/helicoil.asp

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR

Montando um flutuante

Bom, depois de ler e reler o topico e espiar a "concorrencia" optei por semi-eixos da Enfer. Uma ponta estriada para encaixar no diferencial e uma ponta flangeada para parafusar no cubo da roda (segue foto).

Penso que atualmente fazer os semi-eixos é reinventar a roda, só vale a pena se a
    aplicação não se encaixar em algo ja pré pronto ou como o Leopoldo falou em outro topico se a pessoa tiver os meios à disposição.

Sei que a flange é soldada, mas como eu uso penus 6.50x16, não pretendo trocar e como
    unico adicional estou instalando um bloqueio, acredito que atende minhas necessidades.
    Quanto a quetão da têmpera (ser superficial por indução do que integral) acho que a
    solução da enfer (no meu ponto de vista) é até mais interesante, pois uma alma ductil no semi-eixo me parece transferir/absorver melhor as variações de movimento evitando o estilhaçamento.

Mas tá, feito a escolha, vamos aos problemas...

Como o Leopoldo comentou em algum post atras...a manga não se encaixa na ponta do tubo do eixo....vide "flutuante 1", onde a manga é vermelha e a ponta do tubo do eixo é preta. Veja em "flutuante 2" que encostando as peças não da mesmo !

Minha primeira opção ja que tinha pré-montado o sistema assim, era fazer uma flange para preencher o espaço vago. Vide "flutuante 3". Mas tenho dois problemas, fazer uma arruela tão grande e assim fina me pareceu meio complicado outro detalhe é que a manga não "encaixa" dentro do eixo. Fica preso por mera compressão dos parafusos, é só o cortante dos parafusos que segura o peso do jeep. Tá, são os parafusos originais, que o manual do mecanico diz que devem ser preservados.

A segunda opção, dica do Leopoldo em algum post anterior (se é que entendi direito) seria a uma pequena usinagem na manga conforme "flutuante 4" onde o quadradinho azul é a parte que seria removida. Ficando como "flutuante 4a", mas olhando o perfil da manga no desenho "4a", fico preocupado como a flange da manga fica "orelhuda", me parece que o quadradinho azul era um reforço da flange....será que não periga aparecer uma trica de fadica em forma de anel ai ?
    Qual sua opinião Leopoldo ? Era essa a sua ideia sobre usinar a manga ?

A terceira opção "flutuante 5", é a mais complexa, talvez seja algo assim que existe naquela bolacha de aluminio da Ensimec. Ficaria tudo lindo...a arruela verde encaixa no eixo e tem um rebaixo para receber o resalto que tem na manga. Otimo, assim não tenho que usinar a manga, faço um sistema de encaixes que preserva os parafusos de esforços cortantes, que agora só tem a função de manter o conjunto montado, o esforço fortante ficaria por conta dos encaixes.

Do contra, ficaria a dificuldade de usinar a tal peça em aço 1020 e em especial o que me
    preocupa mais é a troca dos parafusos que montam o conjunto por parafusos mais longos. Qual a especificação para estes parafusos ?

Creio que ai devam surgir esforços de flexão, ou seja os parafusos de baixo seriam esticados e ai deve aparecer a fadiga novamente, até porque nestas alturas não são os parafusos originais, pelo que vi na Fenajeep, os da Ensimec nem rosca fina são !

Bom, estes são os problemas de encaixe da manga !

Agora gostaria da ajuda do Elmer quanto aos prisioneiros com bucha conica das Bandeirantes:
    A foto do conunto que vi no site da Donatti é muito ruim....tens uma foto melherzinha ?
    E a rosca ? É a mesma do cubo do jeep ? E como voce trabalha numa retifica, como se faz os assentos conicos para as buchas ? Pois meus semi-eixos flangeados vieram com furos retos !

Bom, por enquanto são só estes problemas e desculpem o "testamento"

abs
    Edgar
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-ponta-eixo.jpg   CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-flutuante1.jpg   CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-flutuante2.jpg   CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-flutuante3.jpg   CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-flutuante4.jpg  

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR

Resto dos desenhos

Eh eh eh, não criticando, mas nossa vida é regida por limitações...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-flutuante4a.jpg   CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-flutuante5.jpg  

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    1º. Na montagem do flutuante, não se usaria arruela entre a manga e o eixo(tubeira),

mas isso depende do comprimento do semi-eixo fabricado pelos fornecedores ENSIMEC, ENFER, etc ....

2º. O certo seria simplesmente usinar a face de encosto da manga, depois de removida a bucha de Bronze fosforoso.

Porém, devo alertar que

2a NUNCA, mas NUNCA deixe de proporcionar na usinagem da manga, um ressalto (no diâmetro) que se torne uma guia piloto de encaixe da manga na tubeira. Isso é satisfeito por ventura com o desenho 5. Use o mesmo princípio do encaixe da manga no munhão do eixo dianteiro.

PQ ????

1-Pq a guia recebe os esforços que querem romper a manga = esforços cortantes.

NUNCA dependure apenas nos parafusos.

Os parafusos somente devem JUNTAR a manga na tubeira.

2-Pq a guia centraliza a manga.

3- Parafusos aceitáveis são classe 8.8 (mínimo), 12.9 Ideal.

2b NUNCA usine a tubeira para encaixar a manga .... e por incrível que pareça, tem toyota e jeep rodando por ai em que as mulas mancas removeram a parede da tubeira .... haja 4 patas relinchante.
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR

montagem do flutuante

Seguem as fotos, creio que são auto explicativas.

Ainda é só uma pré montagem, tenho que lavar, escovar e pintar todo o conjunto.

Leopoldo, pelo que entendi a manga vai ficar sem bucha de bronze ?

O retentor interno vou manter na medida original, por isso vou pintar a parte onde iria o rolamento, assim se juntar agua não enferruja. De qualquer maneira vou deixar um parafuso no lugar do engraxador, dai posso fazer uma "sangria" de tempos em tempos para ver se aparece agua ou oleo do diferencial ali.

Os parafusos vou trocar por novos 8.8, creio que o ideal seja sextavados, pois os allen deven ficar dificeis de tirar com o acumulo de barro.

Daqui ha alguns dias posto fotos da montagem com rolamentos e semi-eixo.

Pots...achei que o nome das fotos aparecia em algum lugar, mas....
    foto1 - manga original
    foto2 - manga ja torneada
    foto3 - manga instalada
    foto4 - prato de freio sobre a manga
    foto 5 - vista "por traz"

Ha...aproveitando a edição, alguma dica sobre as buchas conicas da bandeirantes ?

abs
    edgar
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-1_manga-de-eixo.jpg   CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-2_manga-usinada.jpg   CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-3_manga-instalada.jpg   CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-4_manga-prato-de-freio.jpg   CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-5_montagem-por-tras.jpg  
    4X4 Brasil Razão: ajuste no nome das fotos

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Vc já removeu a bucha.

A montagem é essa mesma .... manga em cima da tubeira e prato em cima de ambos.

Falta desmontar tudo de novo e pintar os componentes com Fundo wash-primer.

Só depois monte os conjuntos com cola silicone permatex preta, cinza ou laranja .... entre as peças para a água não migrar e corroer entre a chaparia.

Para esta montagem , o allen não é problema.

Afinal, vc não vai remover eles todo dia ... ou semana ... ou ... sei lá .... como se fosse uma cueca.

O retentor não vai segurar coisa alguma, pois que eu suspeite, nem vai encostar no semi-eixo ... o diametro é bem diferente.
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de dalmo cruz torres
    Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Agradecimento: 1

Manga para o eixo

Leopoldo, seria uma boa idéia usinar uma manga de eixo que, ao invés de ser aparafusada a carcaça do eixo, fosse soldada a ele,como nas pontas de eixo de caminhões, e que a flange servisse apenas para prender o suporte das pinças ou o espelho de freio?

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Não sei qual seria o benefício, uma vez que SE usinada corretamente, não há problema algum.

A aparafusada, vc tira e troca quando necessitar. A soldada, já complica bem mais .... para remover .... para instalar.

Oque exatamente vc supõe de benefício ????

Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Pensei em uma manga de material mas resistente, que deixaria o conjunto de eixo mais resistente. Bobagem?

Usuário Avatar de Alexandre Zocrato
    Entrada
    21/11/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 0
    Seguem as fotos, creio que são auto explicativas.

Ainda é só uma pré montagem, tenho que lavar, escovar e pintar todo o conjunto.

Leopoldo, pelo que entendi a manga vai ficar sem bucha de bronze ?

O retentor interno vou manter na medida original, por isso vou pintar a parte onde iria o rolamento, assim se juntar agua não enferruja. De qualquer maneira vou deixar um parafuso no lugar do engraxador, dai posso fazer uma "sangria" de tempos em tempos para ver se aparece agua ou oleo do diferencial ali.

Os parafusos vou trocar por novos 8.8, creio que o ideal seja sextavados, pois os allen deven ficar dificeis de tirar com o acumulo de barro.

Daqui ha alguns dias posto fotos da montagem com rolamentos e semi-eixo.

Pots...achei que o nome das fotos aparecia em algum lugar, mas....
    foto1 - manga original
    foto2 - manga ja torneada
    foto3 - manga instalada
    foto4 - prato de freio sobre a manga
    foto 5 - vista "por traz"

Ha...aproveitando a edição, alguma dica sobre as buchas conicas da bandeirantes ?

abs
    edgar
    Edgar,
    Você teria como postar outras fotos? É que tenho um amigo aqui em Belzonte que está querendo fazer o mesmo na f75 dele e queria ver inclusive como fica parte final, como fez com o freio e outros componentes.
    Obrigado.

Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Edgar, aproveita e coloca o endereço de onde v/c comprou o semi eixo .

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem