Boa essa do minutinho....
CUBO:
O rolamento original do cubo (18590/18520) não deixa muito espaço para reforços, o cubo em si ja não tem muita parede. Tem ai a solução imediata de fundir em aço doce no lugar do cinzento ou nodular. ( Nem sei o que atualmente as empresas estão usando, mas não me parece coisa muito séria...) Em aço, a resistencia não irá crescer tanto mas a tenacidade sim e ai teremos uma peça que vai deformar elasticamente muito mais antes de entortar do que os similares em Nodular.
A manga:
Delisiosa fruta com um caroço eliptico, carne saborosa que deixa uns fiozinhos nos dentes quando chupada, hmmmmmmmm eu adoro manga.....Opa.
Bom , a manga ja tem cara de fragil so de olhar para ela e tudo que pude ler acima é verdade. Ja fabriquei diversos conjuntos manga e cubo, sempre especial, exatamente por o original ser muito fraco. O mais testado foi do JPX em 99, que fez os Sertões. Tinha eixo de Rural e somente isto. O resto foi tudo produzido na ENSIMEC.
Fabricar uma manga não é muito dificil, principalmente para o eixo traseiro que tem o alojamento do rolamento original que serve muito bem de apoio para a manga. O que eu fiz foi utilizar um pedaço de tubo mecânico, soldado uma flange nele e um colar adicional por traz da falnge. O resultado é um tubo (manga) apoiado dentro do tubo da carcaça do diferencial e uma flange que não deixa ele sair dali. Muito bom . No sertões levou porrada pra cacete, com dois amortecedores por roda, que foram trocados duas vezes ( Heckerthorn, gentilmente patrocinado pela Calibre) Pois é não foram muito longe.
Dai o resultado. A pedidos é possível desenvolver uma manga soldada, mas falta especificar rolamentos mais estreitos parta poder utilizar os mesmos cubos.
Ja os cubos não oferecem muita opção, ja que para fora não tem como mexer, porque senão o aro não veste mais........mas fazendo em aço resolve. Falta descobrir como solucionar o problema dos parafusos que quebram.....
Franco