x
Convex Datacenter
Página 28 de 57 PrimeiroPrimeiro ... 181920212223242526272829303132333435363738 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 325 a 336 de 677
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13

Acredito que no próprio semi-eixo seja possível fazer as estrias nas pontas.
    O eixo dela é similar aos Trollers com 5 prisioneiros, pois o meu eixo é Dana 44-3 da Ranger V6 3.0L. O eixo Ford é mico na manutenção.

O cubo traseiro seria fixado como? É soldado na manga?
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 11
    o proprio semi sixo pode ser usinado porém, ficaria curto, uma vez que vc tem de alongá-lo para chegar até a roda livre.

A manga e cubo soldados ????????

A manga seria aparafusada. O cubo, gira em cima dela
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Leopoldo!

Em 14 p.passado, vc me respondeu:

"Veja que probabilísticamente falando, quanto mais vc usa, mais a peça se expõe à fadiga e proporcionalmente mais vc está sujeito ao evento.

Oque eu recomendo é dado a periculosidade do evento:

1- Cada vez que fizerem a troca do rolamento, façam inspeção por partículas magnéticas fluorescentes nos semi-eixos. Apareceu trincas em pelo menos um ... joga fora OS DOIS. Ação de inteligência. Menor custo..

OU

2- Troquem os semi-eixos a cada troca de rolamento. Ação de contingencia. Custo intermediário.

OU

3- Coloquem o flutuante. Ação final. Mais cara.

Concordo com a sua posição, pois depois que acontecer, a estatística aumentará, só que todos os onus e as consequências serão do causador do acidente.

Então, incontestavelmente, é melhor trocar do que remediar. Por que colocar em risco a vida e a dos outros? Acho que é imperdoável, ainda mais tomando-se consciência desse risco, principalmente por meio deste TÓPICO.

Parabéns! Vc levantou um assunto fundamental!

Assim, não tendo condições de colocar o flutuante, o ideal é trocar por novos. Mas, os novos vendidos no mercado são confiáveis?

E os das rodas da frente, eles também não correm risco?

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Pelo que eu sei nesse sistema é que o cubo trabalha por fora e a manga por dentro. Minha dúvida é que essa manga é aparafusada junto do espelho do freio ou passa pelo meio e encaixa na manga do eixo?
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 5

flutuante x sistema antigo

Brigadeiro, deixe-me dar meu pitaco:

Antes de mais nada, voce deve definir qual tipo de jipeiro voce é: aquele que é usuário de jeep e confia no seu mecanico ou aquele jipeiro que mete a mão na graxa e faz, conhece as peças que esta usando e porque. Mesmo assim, como aconteceu ha pouco tempo com o Elmer, as vezes pega uma peça de ma qualidade (no caso era uma manga da patral).

Veja que não adianta investir em um kit flutuante seja de que marca for e mandar um mecanico que insiste em por um pingo de solda aqui e ali. Que não vai verificar com um paquimetro se a medida do encaixe da manga depois da usinagem não ficou com folga ! Acredito que se deixar, ele manda usinar direto sem deixar o resalto ! (isto no kit da enfer ou um kit caseiro) Tambem nunca vi um mecanico usar um torquimetro....Assim, não adianta discutir a qualidade da peça nova se a qualidade da mão de obra é pior !

Na epoca que começei a montar meu flutuante cheguei a fazer uma planilha para ver o preço....cheguei a conclusão que novamente depende do teu tempo disponivel, eu preferi comprar dois cubos novos, pois não tenho tempo de procurar e procurar em ferro velho. Na epoca ia usar os mesmos espelhos, mas ia trocar os cilindros de rodas, lonas, rolamentos e retentores...

Veja no anexo (ESTA BEM DESATUALIZADO, uns dois anos) que a diferença era de praticamente L$ 300, isto sem contar os semi eixos e as seguintes considerações:

1 - Até achei que faz o teste de particulas magneticas aqui em Curitiba, mas achei que seria um motoboy para levar as peças e um telefonema para mandar jogar elas no lixo. Infelizmente não cheguei a cotar o serviço.
    2 - tambem não cotei o valor dos semi-eixos, modelo original, novos, a enfer fabrica.
    3 - achei o preço da ensimec (na epoca 990 reais) um pouco salgado e incompativel com meus pneuzinhos da epoca
    4 - achei que fabricar os semi-eixos mesmo com toda a orientação do Leopoldo, não era para mim
    5 - preferi comprar os semi-eixos da enfer, na epoca paguei algo em torno de 600 pilas e confiar na empresa.

Com a resalva que estou quase acabando de montar....seu muito lento nas minhas obras....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR-flutuante.jpg  

Edgar, valeu!

Depois de tudo o que vc disse vejo que quem sabe e tem condições de fazer, que o faça, pois eu mesmo já presenciei a retirada da panela traseira a "marretadas", pois estava travada e o sacador não resistiu. Quando questionei, recebei a resposta de que se não fosse assim ela não sairia e, realmente, mesmo apanhando ela resistiu por muito tempo até soltar.

Como na época havia acabado de comprar o jeep e esse trabalho era para trocar o semi eixo esquerdo que se encontrava torto por um novo, creio que o maior perigo para esse semi eixo, passou. Resta o direito!!!!!!

Sem querer abusar e como ficam os da frente? Eles também não correm risco de quebrarem?

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 5
    Brigadeiro, quando voce viu desmontar o eixo taseiro deve ter reparado que o rolamento vai direto preso ao semi-eixo (que no seu estava torto) e este conjunto vai dentro da do tubo que é a carcaça do eixo como um todo. Imagine que é comum estes semi eixos estarem gastos (comidos) no local onde vai o rolamento....ai os mexanicos dão um pingo de solda ali....veja ha alguns posts atras uma descrição do que acontece neste caso (quebra na solda) ou mesmo no meu caso, o retentor original de feltro estava tão duro e seco que fez uma canaleta (uma aliança) em volta do semi eixo ! Mas porque quebra ? Veja que o semi eixo (o seu estava torto) é apoiado no chão eplo pneu, é apoiado na ponta do tubo do eixo no ponto onde esta o rolamento e tem um terceiro apoio dentro do diferencial. Onde ele vai tentar dobrar ? No lugar do rolamento...e ali ja tem o pingo de solda que estragou a tempera do metal, tem as marcas das marretadas para tirar o rolamento e assim vai. Imagine que o teu braço é o semi eixo, a roda esta na sua mão, o rolamento no seu cotovelo e a bolota do diferencial é sua axila (suvaco). Quebra no cotovelo, pois ali tende a dobrar ! é uma caracteristica da montagem.

Ja no eixo dianteiro existe a manga....bom, pense no que é uma manga de casaco ! Por dentro dela passa o teu braço, certo ? É bem esta ideia ! Os rolamentos do eixo dianteiro (são dois em cada roda) estão entre a manga e o cubo/panela de freio. Dai imagine novamente seu braço com um casaco comprido...a roda agora esta girando não na sua mão, mas sobre a manga do casaco....seu braço não serve para nada em questão de apoio. imagine que a manga do casaco é dura...daria para tirar o braço (semi-eixo) e a roda continuaria girando ! A manga esta presa onde ? no tubo do eixo e no difrencial ! seu braço é desnecesario ! A não ser que voce queira tração dianteira...ai voce enfia o braço na manga do casaco, vira o puso e gira a roda com os dedos ! Pronto.... tem tração dianteira !

Até ai desconsiderei o sistema de direção..e sim, o semi eixo dianteiro tambem quebra, mas o detalhe é que se ele quebrar a roda não cai ! E tambem quebra menos pois é bem menos usado.

Brigadeiro e demais...só expliquei assim pois o colega é novo no forum e pelo jeito ainda não entendeu a mecanica da coisa, desculpe-me se te substimei !

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Citação Postado originalmente por Brigadeiro Ver Post
    1- o ideal é trocar por novos.
    2- os novos vendidos no mercado são confiáveis?
    3- E os das rodas da frente, eles também não correm risco?
    1- O ideal mas ainda não necessariamente o mais barato. Se vc remove corretamenteo o rolamento velho, verifica num torno se o semi-eixo não está empenado e ainda faz partículas magneticas para verificar trincas por fadiga, pode usar o semi-eixo quase que indefinidamente.

2- Não sei qual a marca, quem fabricou ou como fabricou.

3- Já respondido pelos nobres colegas.

Edgar e Leopoldo, agradeço por todas as explicações! Realmente ficou claro. Espero que todos que tomem conhecimento deste tópico repensem na segurança, que é fundamental. O mais incrível é que quando se pensa em jeep, quase que imediatamente tem-se a impressão de total e absoluta segurança pelo forte mito que ele carrega através dos tempos, só que na verdade, sem as devidas manutenções, ele também se perde.

Leopoldo,
    desde algum tempo atrás, tenho pesquisado sobre a possibilidade de eixo flutuante para a minha F.1000 4x4 ano 1994.

Vc conhece algum kit ou adaptação possível?

Abr
    Ricardo Marques

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Citação Postado originalmente por ri4x4motorcasa Ver Post
    ... eixo flutuante para a minha F.1000 4x4 ano 1994. Vc conhece algum kit ou adaptação possível?
    Procure junto à FORD se há alguma variante do eixo com flutuante.

Se não há, seria cair do céu alguém que fez.

Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Procure junto à FORD se há alguma variante do eixo com flutuante.

Se não há, seria cair do céu alguém que fez.
    Leopoldo,
    agradeço mto pela resp.

Minha experiência com a FORD é a seguinte: Eles "abandonam" os consumidores de modelo fora-de-série (entenda, pouco lucrativos). Fui ridicularizado qdo tentei conseguir o "manual do usuário" na época da aquisição do meu veículo. Gostaria até de saber se outras pessoas tiveram esse mesmo tratamento da Ford e outras fabricantes.

Recebi uma resposta promissora da Ensimec. Eles disseram que estão estudando a possibilidade de lançar um kit no mercado. Será mto bem vindo. Aguardemos!

[ ]'s
    Ricardo Marques.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem