x
Convex Datacenter
Página 8 de 16 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213141516 ÚltimoÚltimo
Resultados 85 a 96 de 253

Hybrid View

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

Esse é fácil:

1-Vamos supor que você ja levantou o jeep no macaco (nunca pela carcaça do diferencial), o eixo já está nos cavaletes, você já corretamente trocou os rolamentos cônicos (com pré engraxamento) e ainda não colocou os cubos chavetados.

Você fez partículas magnéticas para ver se o eixo não está trincado ?

2- Numa das extremidades, escolha esquerda ou direita, você monta o espelho, retentor do rolamento e aperta os 06 parafusos do espelho com o torque correto, monta o cubo chavetado, coloque a arruela, a porca e dê um encosto nela (não dê o torque na porca do cubo, mesmo porque não dá para fazer isso sem o pneu estar no chão). Põe a panela, a roda e encosta as porcas de roda. Mantenha o eixo no cavalete em ambos os lados.

Importante: Só de um lado. No outro lado, deixe soltos os 06 parafusos.

3- No lado solto: coloque um jogo de calços de rolamento e uns a mais, coloque 3 parafusos (vértices de um triangulo) e começe a apertar até encostar as porcas. Daí, aperte vagarosamente procurando ver se ao final haverá folga.

4- E o segredo: para garantir que não haverá na montagem uma possível sobrecarga no rolamento, peça para alguém girar a outra roda enquanto você aperta os 03 parafusos.

4-a- Alternativa Kamikase para quem trabalha sózinho:

Ligue o jeep engate 1º e deixe o eixo rolar

5- Como saberei se há ou não folga?

6- Desliga o motor se você for kamikase e sobreviveu até agora.

7- Com a mão, puxe e empurre a extremidade do semi-eixo e veja se ele entra e sai, que seja perceptível. Folgas por volta de 0,005" você sente na mão.

8- Tá bom. Já fiz isso mas o eixo ficou com folga.

9- Solta os 03 parafusos, retire um calço e repete a sequência do item 03

10- Tá bom. Já fiz isso e não percebí folga.

11- Coloca o cubo chavetado e com a balança presa a um prisioneiro de roda, veja se a carga está entre 3 a 5 kgs, puxando tangencialmente.

12- Está abaixo, repete desde o item 3 mas com um calço a menos. Está acima, repete desde o item 3 mas coloca um calço a mais.

Importante: perceba que existem calços de diferentes espessuras para poder fazer esse ajuste com mais facilidade.

e último:

Ninguém falou que FAZER seria fácil.

Acabou?

Não.

Monte os outros 03 parafusos, cubo, panela, etc....etc....etc....

Agora sim. Desça o eixo dos cavaletes, finalmente dê o torque nas porcas dos cubos, trava com a coupilha, põe os copinhos e engraxa os rolamentos.

UFA !

foi umas 3 horas de trampo.

Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Usuário Avatar de PRIETO
    Entrada
    14/08/2005
    Local
    Cajamar (Grande Sao Paulo)/SP
    Agradecimento: 1
    MESTRE LEOPOLDO

MUITO OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES FORAM BEM CLARAS

EM RELAÇÃO AO TESTE DE PARTICULAS MAGNETICAS ONDE PODE SER FEITO? PRETENDO MUDAR PARA O SISTEMA FLUTUANTE, MAS NÃO AGORA.
    ACREDITO SER NECESSARIO FAZER O TESTE TAMBEM NAS MANGAS DE EIXO DIANTEIRAS?
    TR4 2013 - Pego emprestado da patroa coitada
    CJ5 1958 desmontado

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Sim faça nas mangas também

Esse tipo de ensaio, no seu caso pode ser tentado em retíficas de grande porte ou em alguma indústria pesada na qual o inspetor se disponha a fazer uma "gentileza"

Peça para fazer partículas magnéticas fluorescentes via úmida método contínuo com magnetização longitudinal, se lá tiver uma máquina estacionária.

Se eles só trabalharem com yokes, peça para fazer partículas magnéticas fluorescentes com especial atenção nos colos dos arredondamentos.

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    PRIETO, só desative o Caps Lock. Com todas as letras em maiúsculo, parace que vc está GRITANDO!

[]'s

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

Inspeção

Prieto,

as fotos que seguem mostram 2 kits de inspeção modelo portátil e o posicionamento para uma inspeção de manga de eixo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -09150005_893.jpg   -09150001_140.jpg  

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

Problemas com os retentores do cubo.

Ontem, quando estava revisando os cubos do meu CJ, me lembrei de um problema que de vez em quando pode passar desapercebido e comprometer o fim de semana de trabalho de muitos de vocês que fazem a revisão em casa.

Quando forem colocar o cubo na manga, sempre observem se o lábio do retentor não ficou "dobrado para dentro".

Se isso ocorre, o retentor não veda como deveria e acaba, no fim das contas, recolhendo pó abrasivo do freio e/ou terra e areia e risca o colo da manga.

Daí, para essa contaminação entrar no meio do rolamento, é uma questão de tempo.

Vejam que na foto abaixo, uma porção do lábio do retentor ficou virada para dentro. Normalmente isso ocorre quando se empurra o cubo em linha reta contra a manga.

Se isso ocorrer, remova o cubo e monte o mesmo girando sobre a manga.

Sempre preste atenção nesse pequeno detalhe antes de dar o pré-torque nas porcas.

e por fim,

um exemplo de como fazer a verificação do pré-torque
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -09150007_154.jpg   -09150009_785.jpg  

Usuário Avatar de PRIETO
    Entrada
    14/08/2005
    Local
    Cajamar (Grande Sao Paulo)/SP
    Leopoldo muito obrigado pelas dicas.
    Na semana que vem vou visitar uma oficina que me dizeram que faz o exame de tricas e fornece certificado da analise. Se for boa posto aqui no forum (obs é na cidade de Jundiai).
    TR4 2013 - Pego emprestado da patroa coitada
    CJ5 1958 desmontado

Mestre Leopoldo, vou relatar o que aconteceu comigo este final de semana.
    Fui viajar com o jeep e rodei aprox 200 km qdo comecei a sentir as rodas dianteira um pouco qdo fazia curvas, eis que(por sorte, milagre ou sei lá o que) parei para ver o que era, nao constatei nada e continuei imaginado que fosse freio, pois tinha regulado o freio antes de viajar.
    parei novamente para examinar pois um amigo meu que estava atraz disse que a minha roda dianteira direita estava saindo.
    foi levantar o macaco e a roda cair.
    Felizmente nao foi com o carro andando.
    Detalhe troquei o rolamento a 1 mes atras, fazendo acho que 2 trilhas de lá pra cá e andando nos finais de semana na cidade, portanto sem nenhum grande esforço.
    o que pode ter ocorrido? o aperto do rolamento foi maior que o que deveria???
    o rolamento era porcaria?
    penso em trocar os rolamento por outros de marca melhor, resolve o problema? ele aguenta mais?
    se sim qual marca me recomenda???

Valeu!

Abraços
    Otavio Godoy
    ---------------------------
    TAM - Toyota Amarela

rolamento

Não havia sujeira na graxa e o retentor estava legal.
    como pode ser visto na foto
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dscn0360_327.jpg  

Mais uma dúvida...
    quando montamos o rolamento vimos que tem uma arruela travante(com um dente) uma porca(em formato de porca mesmo) e depois uma outra porca com 2 furos(para aperto) e dois pequenos parafusos que quando apertados prendem ela na outra porca.
    Tem um rapaz que estava lá e disse que isto não era original.
    infelizmente nao tenho fotos para mostrar as peças.
    essa peça é original?? o ano do meu jeep é 78 e os eixos são originais.

Valeu novamente!
    Otavio Godoy
    TAM - Toyota Amarela

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Citação Postado originalmente por tavio_g
    o que pode ter ocorrido?
    Muitas coisas:

1- voce não seguiu o procedimento de travamento da porca externa.
    2- a manga espanou.
    3- os rolamentos fundiram e/ou quebraram.

o aperto do rolamento foi maior que o que deveria???
    Não sei dizer só olhando essa foto que você colocou. Precisaria ver uma foto do rolamento (capa e cone) completamente limpo. O excesso de torque faz o rolamento super-aquecer, podendo até desmanchar.

rolamento era porcaria?
    Embora seja possível, não dá para dizer olhando a única foto que você postou.

penso em trocar os rolamento por outros de marca melhor, resolve o problema? ele aguenta mais?
    Recomenda-se SKF ou Timken. Parece que o Koyo evoluiu bastante nos últimos anos e já não é mais Kokoyo.

se sim qual marca me recomenda???
    vide acima.

Não havia sujeira na graxa e o retentor estava legal.
    como pode ser visto na foto.
    Desculpe, mas não dá para tirar um close-up?

quando montamos o rolamento vimos que tem uma arruela travante(com um dente) uma porca(em formato de porca mesmo) e depois uma outra porca com 2 furos(para aperto) e dois pequenos parafusos que quando apertados prendem ela na outra porca.
    Na foto abaixo, mostram-se os 2 únicos (fora o modelo da ENSIMEC)sistemas de posicionamento e travamento da pré-carga dos rolamentos do cubo de roda dianteiro do jeep fabricado no Brasil.

- O conjunto à esquerda:

É o sistema com roda livre automática. Depois do rolamento, vem uma arruela de aço temperado com lingueta, uma porca sextavada normal, uma arruela de aço "mole" também com lingueta e uma porca-arruela também chamada de porca lisa, com um sistema de travamento de posição, os 2 pequenos parafusos.

Depois de ajustada a pré-carga do cubo (girando) com a 1º arruela e a 1º porca, coloca-se a arruela "mole", a porca-arruela (porca lisa), apertando-se essa porca com uma chave especial fonecida pela AVM.

Depois, apertam-se os pequenos parafusos e a cada encosto deles na arruela mole, põe-se um punção chato e levemente golpeia-se sobre eles de forma a "cavar" um ponto de apoio na arruela mole.

Isso garante o travamento e que nunca sairá da posição.

- O conjunto à direita:

É o sistema com roda livre manual. Depois do rolamento, vem uma arruela de aço temperado com lingueta, uma porca sextavada normal, outra arruela de aço também com lingueta, só que mais larga que a 1º e mais uma porca sextavada.

Depois de ajustada a pré-carga do cubo (girando) com a arruela e a 1º porca, coloca-se a arruela larga e a 2º porca- sextavada. Apertando-se essa porca com uma chave normal.

Depois, dobra-se uma parte da arruela larga fazendo-se uma orelha sobre uma aresta da porca.

Isso garante o travamento e que nunca sairá da posição.

Tem um rapaz que estava lá e disse que isto não era original.
    Besteria !

essa peça é original?? o ano do meu jeep é 78 e os eixos são originais.
    Sim, desde que o jeep estivesse com RL automática como era de se esperar.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -09140003_911.jpg   -09200001_207.jpg   -09200003_160.jpg  

Leopoldo, infelizmente as fotos que eu tenho sao somente esta mesmo.
    Devo ter os rolamentos(o que sobrou deles) em casa.
    as pistas nao estouraram , mas há uma marca. poderia ser por causa que ele acabou rodando um pouco forçado. mas vou tirar uma foto e mando.
    Sobre o conjunto de arruelas e porcas que prende os mesmo, tenho roda livre manual(AVM)
    e lembro de ter visto somente 1 arruela com lingueta. mas como vou levar o carro para o mecânico amanhã, qdo ele desmontar eu vejo como está e se for o caso completo com esta arruela intermediária entre as duas porcas.
    esta foto 09200001.jpg
    mostra 2 kits de arruela e porcas. qual seria o utilizado no meu?? o da esquerda é o que eu tenho hoje.
    está certo?
    Sobre o rolamento, consultei uma loja aqui e o preço fornecido foi de aprox 80 lts por rolamento timkem . está certo ou tão me roubando!???
    Otavio Godoy
    TAM - Toyota Amarela

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem