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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1



    [[/quote]

    Esse mimimimim sobre perfeição de aperto é para academicos e aposentados. .[/quote]

    Então os do meio só fazem imperfeição!! . Ainda bem que sou um aposentado que gosta de perfeição :P :P :P que funciona, passa lá...

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel
    Limpei o semi eixo, e encontrei um deles assim, marcas ao redor do copo da cruzeta. Acho q algum excelente meca tentou tirar com talhadeira e marreta
    Quem dera fosse um mecachanico. Não é não.

    O semi-eixo parece ter roçado no pino guia do rolamento.
    Pode ter sido causado por falta de anel trava depois de colocada a roda livre - na verdade é o mais provável.
    Isso também pode ser causado por eixo torto - a ponta para cima.

    Dê uma olhada no pino mestre do rolamento inferior e veja se não está marcado.


    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel
    Ah, e qual o código Spicer dessa cruzeta???
    Que eu me lembre:

    SPICER 5-4x
    STAHL CZ-127

    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel
    Isso ainda dá pra usar, os semi-eixos??? Não queria trocar, pq ainda são os originais
    O semi-eixo está comprometido.
    Ainda dá para usar enquanto você procura outro.
    Mas é aí que vai quebrar se puser para ralar em reduzida ou esterçando.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
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  • #3
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
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    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel
    Limpei o semi eixo, e encontrei um deles assim, marcas ao redor do copo da cruzeta. Acho q algum excelente meca tentou tirar com talhadeira e marreta
    Quem dera fosse um mecachanico. Não é não.

    O semi-eixo parece ter roçado no pino guia do rolamento.
    Pode ter sido causado por falta de anel trava depois de colocada a roda livre - na verdade é o mais provável.
    Isso também pode ser causado por eixo torto - a ponta para cima.

    Dê uma olhada no pino mestre do rolamento inferior e veja se não está marcado.


    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel
    Ah, e qual o código Spicer dessa cruzeta???
    Que eu me lembre:

    SPICER 5-4x
    STAHL CZ-127

    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel
    Isso ainda dá pra usar, os semi-eixos??? Não queria trocar, pq ainda são os originais
    O semi-eixo está comprometido.
    Ainda dá para usar enquanto você procura outro.
    Mas é aí que vai quebrar se puser para ralar em reduzida ou esterçando.
    Vou ver o pino, espero q não seja o q está soldado ...

    Se tiver marcas, é isso???

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
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    É o que eu acredito.

    Veja o pino e nos diga depois.
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel
    Leopoldo e Franco

    Enquanto vcs discutem, brigam e riem Poderiam me esclarecer uma pequena dúvida nos semi-eixos dianteiro da Rural

    Limpei o semi eixo, e encontrei um deles assim, marcas ao redor do copo da cruzeta. Acho q algum excelente meca tentou tirar com talhadeira e marreta. Conforme as fotos...

    Ah, e qual o código Spicer dessa cruzeta???

    Isso ainda dá pra usar, os semi-eixos??? Não queria trocar, pq ainda são os originais

    [s]
    Nossa... fiquei com medo até de desmontar os meus...

  • #6
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Citação Postado originalmente por Franco
    ... essas porcas são usadas em equipamentos de alta responsabilidade, são muito caras e na verdade são pouco justificáveis.
    Franco , aproveitando a discussão ...
    Minhas dúvidas são as seguintes :

    - Existe a possibilidade de soltar o parafuso alen por não ter sido apertado como manda a instrução ??? ou por trepidação ??? - Pergunto isso pq em muitos jipes tem que ser verificado aperto de parafusos que soltam por trepidação constantemente .

    - Pode haver quebra da orelha de aperto do alen por aperto em demasia ??

    - Essa é um pouco mais complicada :
    Vc poderia vir a S. Paulo numa quinta no Ibira ???

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #7
    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo
    Citação Postado originalmente por Franco
    ... essas porcas são usadas em equipamentos de alta responsabilidade, são muito caras e na verdade são pouco justificáveis.
    Franco , aproveitando a discussão ...
    Minhas dúvidas são as seguintes :

    - Existe a possibilidade de soltar o parafuso alen por não ter sido apertado como manda a instrução ??? ou por trepidação ??? - Pergunto isso pq em muitos jipes tem que ser verificado aperto de parafusos que soltam por trepidação constantemente .

    - Pode haver quebra da orelha de aperto do alen por aperto em demasia ??

    - Essa é um pouco mais complicada :
    Vc poderia vir a S. Paulo numa quinta no Ibira ???

    []s...
    Fala Eduardo

    vamos por partes:
    a) Todo parafusos que não esteja apertado o suficiente , solta ( essa é boa, até eu pude concluir isto. rsrsrsrs) A questão do torque no allen é relativo, com 16Nm ele entra em dilatação no regime elástico, estica e com isto mantém atrito nos filetes da rosca (dele mesmo). Como há deformação elastica tb da porca que ele está deformando, há uma segunda carga elástica que mantem o atrito. Ai, se voce levar este raciocinio em diante, tem então duas deformações no regime elástico que mantém os filetes do parafusinho sobre carga, que normalmente é o suficiente. Agora, tecnológicamente existem tantas obções basicas para melhorar a segurança, como usar trava quimica por exemplo, que fica a critério do cliente se sentir " mais segura" que outros. A questão se resume em fim a: " só mexe se voce sabe, se voce não sabe não mexe ou alguem pode se machucar".

    b) a deformação da porca fica em 50% do limite da deformação plastica, isto é, bem dentro da felxibilidade natural da peça. Mas veja em, somente quando ela está rosqueada na manga, porque ai a rosca vai limitar da deformação. A proposito, o parafuso Allen fecha o rasgo, não empurra como foi mensionado por engano. A deformação depende um pouco do estado da rosca da manga, mas a princípio gira em torne de 0,1-0,15 mm. Se voce tentar apertar o allen sem que a porca esteja na manga, provavelmente vai quebrar a cabeça do allen por exesso de torque. A parte da porca não quebra.

    c) Ibira?? heinnnnnn???

    Tô um pouco longe e infelismente não tenho mais ido a SP, mas dia 26 voce tera a chance de degustar quatro dias da minha paciencia e me encher o saco pra valer

    " Criticas são o extrume para a fertilização da minha mente"


    Ainda bem que me tratam tão bem neste forum

  • #8
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Citação Postado originalmente por Franco
    ... A questão se resume em fim a: " só mexe se voce sabe, se voce não sabe não mexe ou alguem pode se machucar".
    Franco , esse é meu medo , hehe ...
    Pelo que entendi o Leo está mais interessado em soluções durante um Trail ou numa trilha , assim como uma boa parte da galera aqui do forum , e por isso está procurando uma alternativa que seja bem simples , achei essa porca ótima pra substituir as 2 sextavadas que teimam em criar micro folgas que se tranformam em folgas maiores que danificam mangas , rolamentos , retentores ...
    Agora essa do - " só mexe se você sabe ... " acho que complicou ...

    Por isso perguntei se vc poderia vir a SP , para podermos manusear e tirar dúvidas , mas tudo bem ... , vou te perturbar na Fenajipe , heheh ... espero que tenha uma luva com rolamentos e essa porca por lá pra gente treinar um pouco ...

    Ah ... ainda estou na caça de um diferencial tras. de Engesa Fase 2 , se conseguir levo na Fenajipe ...

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #9
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por Franco
    ..... A proposito, o parafuso Allen fecha o rasgo, não empurra como foi mensionado por engano
    Franco, muito obrigado pelo esclarecimento. Inclusive voltei nos textos e fiz uma observação sobre isso.


    EDUARDO
    Então o rolamento fica apoiado em pelo menos 2/3 do apoio da porca, então o deslinhamento não é mais uma possível preocupação.

    Fica só minha preocupação com a segurança em se usar apenas 1 porca.

    Um lembrete para quem se habilitar a usar a porca fabricada pela ENSIMEC:

    Nos jeeps com freio à disco, mesmo que a porca solte, a roda não sai do jeep pois a pinça segura ao disco..............o piloto só saberá que há alguma coisa errada pois o pedal do freio começa a dar simtoma de pedal baixo. Ao investigar a causa, verifique a folga no cubo, especialmetne o cubo esquerdo (de quem olha o jeeo por tráz)

    Já o jeep com freio a lona, esse sintoma não é perceptível. A roda simplesmente sai do jeep e o jeep cai em cima do espelho do freio se a porca soltar de vez. Se a porca soltar vagarozamente, dependendo da situação poderá haver ou shimmy ou tendência à instabilidade de direção.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #10
    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo
    Citação Postado originalmente por Franco
    ... A questão se resume em fim a: " só mexe se voce sabe, se voce não sabe não mexe ou alguem pode se machucar".
    Franco , esse é meu medo , hehe ...
    ...............
    Agora essa do - " só mexe se você sabe ... " acho que complicou ...

    Ah ... ainda estou na caça de um diferencial tras. de Engesa Fase 2 , se conseguir levo na Fenajipe ...

    []s...
    Eduardo, por acaso voce teve medo ao dirigir pela primeira vez??? Mesmo que sim (que eu acho dificil), voce tem que decidir se sabe ou não sabe, mas com tantas informações do forum, PELO MENOS ja deve ter noção suficiente para decidir este ponto.

    O sistema duas porcas funciona, mas tem seus problemas tb, tipo que voce só enconta porca estampada que por ai, estas ja apresenta irregularidades na superficie de apoio e quantos detalhes mais que só deixam o cara nervoso e não são efetivamente decisivos porque tb funcionam. Se levar este assunto para este lado, haja paginas para discutir tudo e ai é meio inutil porque vira academico.

    Venha para fenajeep, acho que vou fazer um expositor para demontrar como as novas porcas são confiaveis,OK.

    Leopoldo, voce tb está confidado, como visitante de Honra...

  • #11
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
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    E agora o q fazer

    Ah Leopoldo, ainda não tive tempo de olhar as peças para ver se tem marcas, as q já havia desmontado não tinha nada... Até domingo vejo isso...

    Agora sei lá, a única coisa q possuo até hj da Ensimec, são as lanternas militares que aliás são de alta qualidade!!! Melhores até q as famosas Made in USA :P :P :P do Wrangler... Meu amigo tem um guincho da Ensimec, faz tempo... e nunca deu pau E ele usa bastante

    Agora fiquei interessado no kit das porcas, queria aproveitar q já está tudo no chão... e ser um dos primeiros a usar esse kit Será q 1 só porca vai dar conta??? Mesmo usando grandes pneus, coisa e tal...

    [s]confusos, mas não duvidando da qualidade
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
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  • #12
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Re: E agora o q fazer

    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel
    Ah Leopoldo, ainda não tive tempo de olhar as peças para ver se tem marcas, as q já havia desmontado não tinha nada... Até domingo vejo isso...
    Fala Thiago!!!

    Meu palpite... O antigo dono deve ter detonado 1 ou os 2 rolamentos do munhão. Os roletes e cacos do rolamento caíram dentro do munhão, fazendo o estrago. Depois o cara só trocou os rolamentos, limpou, pôs graxa nova e enfiou (oops) o semi-eixo de volta.

    []'s

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