A caixa do Opala 5 marchas é exatamente a do Chevette, só muda a capa-seca. A do Kadett ou Monza requer uma adaptação totalmente diferente...
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Na verdade, não é necessário emendar o eixo do chevette, e sim fixá-lo axialmente, isto também se aplica ao eixo do Opala, do contrário, com o tempo poderá escapar as marchas "ímpares".
Vejo que vc utiliza tomada de força e, como disse que usa Deeptec, com fêz para fixar a engrenagem da T-case? Ela é fixada pelo próprio encosto do rolamento da tomada, não é isto? Se não usasse a tomada, necessitaria travar o eixo secundário.
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Meu kit da deeptec não tinha aquela tampa que calça o eixo, o sistema é diferente e o alongador do eixo que vem com o kit tem uma porca com cupilha para fixar a engrenagem da T-case, similar ao original mas de diametro maior.
Como essa porca é grande foi preciso ajusta-la para encaixar na tomada de força.
Quem montou tudo foi um especialista em cambios e não sei ao certo como ficou, pois já me entregou montada. Ele falou que deu um trabalhinho, montou e desmontou ajustando 8 vezes até o engate ficar perfeito.
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Salve galera
Ja uso caixa de chevette e opala 4cc a certo tempo,e posso afirmar que é uma puta caixa,a adaptalão td foi feita de acorod com esse tópico e executada por mim mesmo,quem acampanhou o topico vai ver varia postagens minhas....em fim a caixa é super boa.
No momento estou reformando o jeep e trocando de motor,to partindo para um GM 6CC alccol.
Tenho um pouco de receio de montar com a caixa de chevette,embora ja vi jeeps com essa configuração e rodam muito bem.
E ai sera que montor com o cambiuo de chevette mesmo?
Sidnei oque acha?
o jeep ia ficar chique com motor de opala 6cc e caixa de cheva uhahuahuuha
E ai oque acham?
abraços
Ninguem se habilita?
algum palpite?
abraços
Pois é, Anderson, essa também é minha dúvida. Há várias pessoas que afirmam que não dá, a caixa de chevette não aguentará o 6 cilindros do Opala (meu motor é o mesmo que o seu novo).
Mas aí me dizem que a caixa do Opala é "praticamente" igual a do Opala. É de se presumir que a caixa do Opala aguente o motor do Opala :lol:... Se isso for verdade, seria possível instalar a caixa do Opala que, como a do Chevette, não é muito cara. :pensativo:
Mas também estou atras desta resposta: Opala 6 canecos + chevette 5M, é uma casadinha que dá certo???
Alguém, que faça trilhas, tem esta configuração para dividir conosco suas experiências??? :rolleyes:
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É justamente aí que está o pulo do gato, a cx do opala é mais comprida que a do chevette e reduz muito o tamanho do cardan e coloca a alavanca praticamente no banco de trás :mrgreen:, o que dificulta sua adaptação no jeep, além de não haver flanges para a T-case prontas no mercado.
Internamente é a mesma cx.
1 - Chevette
2 - Opala
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Eu acho que se andar na manha aguenta....difícil é fazer isso....
Um colega meu tem um opala 4.1, andava com pé em baixo e já quebrava...Agora ele aumentou para 4.4 e comprou varias caixas de reserva...
Outro porém, opala é um carro de asfalto, então a caixa não leva tanto tranco assim. Já na trilha a coisa muda de figura...é tranco toda hora em subidas ingremes, redução, etc...
Ps. Tô precisando de uma alavanca do cãmbio e do garfo da embreagem do cheva 5m, alguém tem pra vender?
Att.
sei que não é nosso caso,mas vale a experiencia
Conversei com pessoal chevetteiro que coloca motor de opala 6cc,e eles mantem a caixa do chevette mesmo,dizem que quebra o diferencial e a caixa aguenta numa boa,
Ja pude ver pessoalmente esses chepallas em ação,e os camaradas não perdoam.
Mas cada caso é um caso.
Quanto a semelhança a caixa do opala acho que é verdade sim,pois estive verificando uma caixa de um anel sincronizador,ele esta especificado para opala e para chevette 5m.
Como ja tenho td a adaptação da caixa,não tenho muito a perder,o negocio é assim que o motor tiver pronto colocar td pra moer e ver oque vai dar hehe
se alguem tiver mais experiencias por favor poste aqui para a gente
abraços galera
Fala Anderson:concordo:
Desculpe a demora na resposta. Tem uns camaradas aqui que possuem 2 250-S, um para aquelas provas de fritar pneu (que não sei o nome) e outro prá racha e os dois estão com câmbio Cheva. O relato deles é o mesmo: estoura o diferencial e o câmbio aguenta. Este câmbio que postaram aí atrás é menos resistente que os CL 2205 e com câmbio não tem essa de "tranco", a não ser que haja folga axial, assunto que já tratamos por aqui.
É certo que há um torque máximo a considerar mas, como disseram, eu arriscaria. É muito mais fácil estourar câmbio no asfalto em 5° do que em trilha com reduzida acionada e a relação do chevette (que é bem mais reduzida que a do próprio Jeep)
Manda bala aí garoto...:pipoca:
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