Meu caro George nao consigo visualizar essa ligação no relé de 3 terminais (31 terra, 49 alimentação e 49a lâmpada) e se visualizo, vejo piscando as quatro lampadas ao mesmo tempo.?
Versão Imprimível
A lógica é a seguinte o relê recebe alimentação pelo terminal 49 e aterramento pelo 31, mas ele só "funciona" quando ocorre carga no 49a que só vai acontecer quando a comutadora fizer as ligações com as lâmpadas através do fio preto e branco e as saídas verde e amarela pois quando a alavanca está na posição central não tem ligação entre os contatos da comutadora e o relê fica em "stand by", só para complicar um pouco mais a lâmpada indicadora é ligada em paralelo com o relê nos terminais 49 e 49a (também entra na mesma lógica do relê só irá acender quando houver aterramento pelas lâmpadas dos piscas).
Eu bem que lhe avisei que a parte dos piscas seria a pior... principalmente por causa do relé, também apanhei, não conseguia visualizar o modo de como funcionava, depois que a gente apanha e aprende aí vemos o quão simples é a ligação do relé do pisca!!!
Abração!
PAblo
Viajei. Tô chegando agora e estou ver se consigo ligar os piscas. Pablo é verdade e bem que vc falou.
Abraço!
Bom dia a todos.
Bem ontem a noite a saga dos piscas acabou, depois de dias de quebra cabeça conseguir, e olhem que nao é nenhum bixo de sete cabeças, mais ainda tenho uma encrenca pela frente, o alerta nao funcionou, só funciona quando o pisca da direita esta ligado. A noite termino as ligações dos piscas e lanternas traseiras.
George Valle valeu!!! Devo esta a você.
pq nao poem uma tiq tac no painel que resolve tudo hahahahhaha
[]s
Já pensei nisso meu caro Edison, posso tb deixar como está, quando quiser o alerta é só fazer como descrevi acima. Alavanca pra direita e acionar botao alerta.
pelo q lembro acho q sua chave de seta ta quebrada
Marinheiro de 1ª viagem eu sou....Estudei o esquema da instalação da buzina e comprei um relé, hoje comprei um par de buzina e o esquema que veio nao usa nada de relé. Vieram dois esquemas, um pra acionamento positivo e outro para negativo. Agora nao sei como fazer a ligação para coluna do opala já que lá tem apenas um fio... A buzina é a VTO135.
Isso é usado exatamente devido a problemática de fios de contato para buzina devido o giro do volante, então para dar menos problemas fizeram essa saída de ligar a buzina em terra, ou negativo... isso só vai influenciar na ligação do relé. Então se vc comprou um relé de buzina com 4 terminais, esses devem ser... positivo bobina, negativo bobina, positivo bateria (força), e saída desse positivo, quando a bobina é energizada (relé comum mesmo)... então ficou fácil, é só fazer as ligações, essa de negativo direto é quando não se usa relé, por isso o esquema de ligação com o negativo e positivo também.
Espero que consiga visualizar o que disse, senão... manda um alô!!!
Abração Vavá!!! Vamos ver quem vai sair primeiro... o meu ou o seu... e eu acho que vc está na frente...
Pablo!!!