Vavarusso,no meu tenho um rêle de 400w do mesmo fabricante do seu,,mas tem dois fusiveis(um de cada lado),por isso já está protegido,e uso farois de 100/90w.Anexo 419748
Versão Imprimível
Vavarusso,no meu tenho um rêle de 400w do mesmo fabricante do seu,,mas tem dois fusiveis(um de cada lado),por isso já está protegido,e uso farois de 100/90w.Anexo 419748
Acho que vou passar a instalação a profissional por causa da chave de seta, que na posição central fica como alerta, mesmo acreditando que o erro está nela. Fiz uns testes de continuidade numa chave de seta desmontada que tenho aqui e achei isso, ainda vou verificar com mais calma.
(tem continuidade)
preto/vermelho=direita/esquerda (acredito que este seja o da alimentação +12v)
verde = esquerda
amarelo= direita
preto/branco = direita/esquerda ( ou então esse)
marrom/branco = nada
azul escuro = esquerda
azul claro = direita
preto = (nada) buzina
Só não vai esquecer de "desvirar" os relês pois nesta posição vai entrar água.
Vavarusso
Quando passar a instalação para um profissional, acompanhe a instalação e pergunte ...pergunte tudo que puder , e se o cara não quiser tirar suas duvidas , troque de profissional .
Pelo que vejo, ja pegou uma boa noção então aproveite para aumentar esse conhecimento.
E se Possivel tente Fazer um esquema eletrico das ligações para qdo precisar refazer ou arrumar em uma futura manutenção.
Sonhador é isso mesmo, to fazendo o esquema eletrico personalizado. E ainda vou tentar terminar. Obrigado.
Achei interessante por isso estou a compartilhar
George nao consegui manda por MP. Veja esse terminal triplo onde um é para luz alta, outro para luz baixa. Cada pisca (dir/esq) vem fio direto até o relé. E o outro fio da meia luz e liguei na luz alta... (errado) Liga onde mesmo?
Este conector triplo é para as luzes com o chicote original (que no meu nem tinha fusíveis) ali era a emenda dos fios das luzes alta / baixa e meia luz não tinha meia luz esquerda e direita era um fio só, a minha sugestão é eliminar este terminal (é mais uma emenda para encher o saco no futuro) ligar os fios dos faróis direto deles até o relê e os das lanternas os da meia luz direto até os fusíveis correspondentes 8 e 9 e os dos piscas até o conector da coluna.
George o contato central da borda externa é alimentado pelo fio preto com vermelho, perceba que quando a alavanca estiver na posição central estará fechando curto com o contado dos dois piscas(dir/esq) e o contato central da borda interna, esse que tem um furo, perceba que quando a alavanca estiver em um extremo ou em outro apenas um contato, ou do pisca da direita ou do pisca da esquerda, ele é alimentado pelo fio preto com branco. O fio amarelo é do pisca esquerdo e o verde do pisca da direita e contato central (borda externa) é do alerta.
Só corujando e aprendendo, tá ficando interessante :pensativo:
Parabéns!
EDITANTO O TEXTO POIS FICOU DÚBIO.
George o contato central da borda externa é alimentado pelo fio preto com vermelho,(ele nao é para alimentação, ele deve ser para outra coisa, talvez freio) perceba que quando a alavanca estiver na posição central estará fechando curto com o contado dos dois piscas(dir/esq). Já o contato central na borda interna, esse que tem um furo, perceba que quando a alavanca estiver em um extremo ou em outro, apenas um contato será fechado, ou do pisca da direita ou do pisca da esquerda, ele é alimentado pelo fio preto com branco. O fio amarelo é do pisca esquerdo e o verde do pisca da direita e contato central (borda externa) é do alerta. Com esta ligação tudo funcionou, piscas e alerta. Pena que haja um mau contato no comando de alerta, posso desativá-lo simples tirando essa chapinha que aparece mais embaixo na foto, e colocar um comando (chave) no painel, aproveitando os fios que eram acionados pelo alerta original (???)