Mesma matéria do fantástico jornal cearense....
"Dura lex
falando em carrões que ameaçam dunas e gente, uma lembrança: está instituído o Dia Estadual do 4x4, obra do deputado Manoel Castro (PMDB) sancionada pelo governador Cid Gomes (PSB). Será em 4 de abril.
"Os ladrões não são punidos e acabam correndo em busca de outros mandatos porque a lei permite que sejam reeleitos".
deputado Fernando Hugo (PSDB) num desabafo contra a impunidade"
E agora somos ladrões.....?
O que significa "dura" em latim....?
"um ciclo virtuoso chamado 4x4"
CREIO QUE ESSA CAUSA SEJA DE TODOS NÓS, PORTANTO ESTOU TENTANDO DIVULGAR O MÁXIMO QUE POSSO, PEÇO AOS COLEGAS JIPEIROS QUE TAMBEM REPASSEM A MENSAGEM. DESDE JÁ, AGRADEÇO!
UM CICLO VIRTUOSO CHAMADO 4X4
“AS PRAIAS E AS DUNAS NÃO PERTENCEM AOS PRATICANTES DE OFF-ROAD, NEM AOS BUGUEIROS, NEM AOS BANHISTAS... ELAS PERTENCEM A TODOS”
A celeuma em torno dos 4x4, bugueiros e banhistas já existe há vários anos, era uma bomba que a qualquer momento iria explodir. Prova disto, é que para ocorrer este BIG-BANG, bastou apenas um fato isolado, o famoso caso jipeiros x bugueiros de canoa quebrada. Como num passe de mágica, nós, os praticantes de off-road, passamos a ser vistos como verdadeiros “foras da lei” pela sociedade.
Basta ler os jornais e todos verão como somos injustamente taxados: “carrões sujos por trilhas enlameadas”, “xiitas das dunas”, “carrões que ameaçam dunas e gente”, “ziguezague ameaçador e mal-educado de carros numa área de extrema fragilidade ambiental”, etc. BASTA LER JORNAL E VERÃO COMO O JIPEIRO É TRATADO.
Creio que não devesse ser assim, pois assim como outras muitas atividades, o 4x4 sustenta famílias, fomenta o comércio e é um setor importante da economia brasileira que.
Se o off-road viesse a acabar, muitas famílias ficariam sem o pão de cada dia.
Sou admirador e praticante do off road desde que me entendo por gente, quando criança e adolescente, ia no carro com meus pais e, logo que me graduei e passei a trabalhar, juntei dinheiro para “dar entrada” no meu sonho de infância (comprar o meu primeiro carro 4x4 em suadas 36 prestações mensais que comprometem a minha limitada renda de advogado recém formado).
VOU EXEMPLIFICAR E TENTAR MOSTRAR RESUMIDAMENTE O QUE ESTÁ POR TRÁS DE UM SIMPLES DIA DE DOMINGO DE UM JIPEIRO, O QUE VOU DIZER AQUI, VOCÊS NUNCA LERÃO EM JORNAIS POPULISTAS E SUPERFICIAIS:
O simples fato eu pegar o meu troller no domingo de manhã e dirigir-me à praia com minha família, movimenta os mais diversos setores da economia, senão vejamos:
1. PONHO A FAMÍLIA DENTRO DO CARRO E SAIO DE CASA. O QUE SIGNIFICA ISSO?
- Gerei renda para a fábrica da troller em Horizonte/CE, empresa que paga impostos àquele município, ao Estado do Ceará e à União;
- Gerei emprego a muitos cidadãos de Horizonte (graças ao meu 4x4, os filhos desses operários têm comida na mesa e podem ter o que chamamos no Brasil de uma vida digna)
- Gerei emprego na concessionária de veículos, empresa que também paga tributos, movimenta a economia e emprega cidadãos Brasileiros.
- Paguei licenciamento, seguro obrigatório, IPVA, dentre outros tributos e taxas aplicáveis.
2. SAÍ DE CASA, AGORA VOU AO POSTO DE COMBUSTÍVEL ENCHER O TANQUE E SECAR OS PNEUS PARA PASSAR MAIS UM DOMINGO NA PRAIA. O QUE SIGNIFICA ISSO?
- Gerei emprego, renda e arrecadação, ou seja, é graças a mim que os frentistas e os demais funcionários do posto de gasolina têm o seu emprego, podendo assim sustentar sua família. É o combustível que sai da bomba e vai para o tanque do meu carro, que gera a arrecadação de impostos e sustenta milhares de famílias que dependem daquela atividade comercial.
- PARA QUEM NÃO SABE, NO POSTO MALUAGA TEM UM RAPAZ (CONHECIDO COMO ‘DIBANDA’) QUE GANHA O SUSTENTO DE SUA FAMÍLIA COM O DINHEIRO QUE RECEBE PARA CALIBRAR PNEUS DE CARROS 4X4. SE EU DOU UNS R$ 2,00 A ELE, MULTIPLICANDO ISSO POR UNS 100 CARROS, SIGNIFICA QUE ELE DEVA GANHAR APROXIMADAMENTE 200,00 REAIS POR FINAL DE SEMANA, O QUE DÁ 800 REAIS POR MÊS. SE ACABAR OS 4X4, ESSE RAPAZ FICARÁ “DESEMPREGADO” E PODERÁ ENTRAR PARA O MUNDO DO CRIME.
3. TANQUE CHEIO, PNEUS SECOS, PEGO O RUMO DA PRAIA, SEMPRE TOMANDO O CUIDADO DE NÃO PASSAR POR ÁREAS DE BARRACAS E BANHISTAS E SEMPRE FAZENDO OS DEVIDOS DESVIOS, VOU ATÉ A BARRACA DO SEU JOÃO PARA PASSAR O DIA POR LÁ, COMENDO UM PEIXINHO, UMA LAGOSTA, ETC. O QUE SIGNIFICA ISSO?
- O Seu João, na Praia do Batoque, possui uma barraca para quem gosta de mais tranqüilidade, locais mais afastados, é uma barraca de praia freqüentada exclusivamente por jipeiros e possuidores de veículos off road em geral. Seu João emprega umas 10 pessoas, entre garçons e cozinheiros. É um homem simples, que através da renda gerada pelos carros 4x4 CONSEGUE MANTER DOIS FILHOS ESTUDANDO EM COLÉGIO PARTICULAR DE FORTALEZA, ELE PRETENDE DAR AOS FILHOS A OPORTUNIDADE QUE NÃO TEVE. Se acabar o “4x4”, Seu João e seus funcionários também ficarão sem o seu sustento. Os filhos de “Seu João” terão que sair do colégio particular e não poderão mais sonhar com o futuro promissor que seu pai os proporcionava com o dinheiro ganho com a venda de comidas e bebidas a pilotos e familiares de donos de 4x4.
- Lembremos também, QUE AO PARAR NA PRAIA E DESCER DO CARRO, EU E TODOS QUE ESTÃO COMIGO, NOS TRANSFORMAMOS EM BANHISTAS e somos ameaçados por uma meia dúzia de irresponsáveis que (diferente de mim) teimam em passar em frente às barracas, sem contornar os locais destinados aos banhistas. ISSO É INADMISSÍVEL! No grupo de off road do qual participo, ninguém faz isso, se fizer será repreendido pelos demais.
4. FIM DE TARDE DO DOMINGO, PAGO A CONTA NO SEU JOÃO, PASSO A DIREÇÃO PARA A “PATROA” EM RESPEITO À LEI SECA, E VOLTO PARA CASA COM MEU CARRO TODO SUJO DE LAMA E AREIA, LÓGICO QUE ANTES PARO NO POSTO MALUAGA, ENCHO OS PNEUS E DOU UNS 2 REAIS AO “DIBANDA”. O que significa isso?
- Na segunda-feira, terei que mandar o carro pro lava-jato (graças ao meu domingo na praia, o carro está sujo e o funcionário do lava-jato tem emprego. Ele lava meu carro e assim pode sustentar a família).
- Sempre como é de costume, o carro 4x4 tem que ter revisões periódicas, isso gera renda para os mecânicos, donos de oficina, vendedores de peças, donos de lojas de peças, concessionárias, etc, etc, etc, etc, etc, etc......
Vou parar por aqui, para não ficar cansativo!
Mas é isso aí, viram? Não sou apenas um dono desses “carrões que ameaçam dunas e gente”.
Viu o tanto de gente que ganha o pão de cada dia com os veículos 4x4? E É PORQUE EU NEM FALEI 10% DO QUE ESTÁ POR TRÁS DESSA ATIVIDADE TÃO IMPORTANTE PARA A ECONOMIA CEARENSE E BRASILEIRA.
Viram o tanto de impostos que foram gerados e pagos, simplesmente porque em vez de passar o domingo assistindo o GUGU, eu resolvi ir à praia com minha família?
Será que os carros com tração são uma ameaça tão grande às dunas e ao povo?
No rapaziada 4x4, grupo do qual participo, como em todo grupo de jipeiros, vejo muitos exemplos de pessoas que, como eu, trabalham arduamente e se privam de muita coisa para sustentar o tão sonhado automóvel 4x4... são pessoas que geram renda e movimentam a economia..
Mesmo aos trancos e barrancos, vou trabalhar para manter vivo o sonho de ser jipeiro.
Importante lembrar a todos que, muito diferente do que prega a minoria da imprensa marrom e alguns radicais desinformados, os praticantes de 4x4 não são vadios, nem pessoas de vida fácil, eles lutaram, e lutam muito, para manter vivo o sonho do OFF ROAD (atividade que alimenta famílias e movimenta a economia).
COMO PROVADO ACIMA, OFF ROAD É UM CICLO VIRTUOSO. NÃO DEIXEMOS ELE ACABAR.
Sem mais,
Fillype Gurgel (Cidadão Cearense, Advogado militante, Jipeiro praticante e Contribuinte rigorosamente em dia com meus tributos municipais, estaduais e federais)