Powered by vBulletin

Vindo ao ceará, não visite canoa quebrada

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 13 de 15 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 3456789101112131415 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 17/02/2010, 23:15
    Alberto Vasconcelos
    O litoral brasileiro tem milhares de quilômetros com incontáveis praias. Ao invés de buscar aborrecimento o melhor é não visitar esta praia de Canoa Quebrada. Sem o dinheiro dos turistas quem vai quebrar é a cidade. Quando apenas as moscas fizerem turismo em Canoa Quebrada eles se organizam melhor para receber algum visitante. Por outro lado é importante aos visitantes respeitar os freqüentadores das praias praticando trilhas mas zelando pela sua segurança e dos outros.
  • 17/02/2010, 23:22
    Alberto Vasconcelos
    Vejam o absurdo desta reportagem da globo:
    http://video.globo.com/Videos/Player...+CEARA,00.html
  • 20/02/2010, 23:28
    Pablo.pinto2007
    Até agora eu não entendi o porquê dessa revolta com Canoa Quebrada... moro em Fortaleza a mais de 15 anos, sou da região de Canoa Quebrada, ou seja, nasci e cresci em Aracati, morava bem próximo a praia... e estava lá no dia do ocorrido... e sequer fiquei sabendo... só fui ver quando cheguei na capital dois dias depois... e depois retornei e conversei com algumas pessoas à respeito do ocorrido... e o próprio pessoal da praia, os nativos, acharam que foi imprudência dos bugueiros... então eu não vejo o por que de deixarem de ir lá... só se for para punir os pais de família que sobrevivem do turismo, não se trata apenas dos bugueiros, é claro que eles também tiram o deles do turismo, mas e o dono das barracas e os pais de família que trabalham nelas... servindo como garçons, cozinheiras(os), faxineiros(as), artesãos, e diversos empregos diretos e indiretos, que fazem o local girar.... e não pensem que assim postando reportagens daqui e dali, vão retirar a veia turistica que tem aquele local, pois o governo do Estado, embora não pareça, faz campanha para certas cidades do Estado, ou seja, existe uma rota turistica para o turista que visita o Ceará.

Com isso, não quero mudar a opinião de ninguém, mas é mais fácil falar quem convive com aquele pessoal que está ali lutando para sobreviver, tirando o sustento do turismo do que quem está a quilômetros de distância dando opinião ao acaso, ou de experiências não muito boas de carnavais... tente ir pra Salvador no carnaval e ficar num local bem confortável, querer ser bem atendido...etc... agora tenta chegar em baixa estação... a coisa muda e não se trata de ser Canoa ou Salvador... é em qualquer lugar...

O único problema que vejo é que essa coisa de andar em 4x4 na beira da praia em nosso Estado ficará mais difícil, pois o DETRAN do Estado já proibiu de andar em certos locais, com razão... e o mais interessante é que, com toda a campanha que faz, com todo o aparato, não impede certos acidentes... pois depende única e exclusivamente da pessoa que pratica... a exemplo no carnaval, um colega num troller super lotado, capotou na beira da praia matando duas pessoas.... dentre as vítimas do acidente estavam dois banhistas e a praia era deserta, ou seja, não estava no perímetro proibido pelo DETRAN, então é isso, o cara enche a cara, enche o carro de gente, dirige irresponsavelmente, atropela, mata, capota, quase morre (não sei se uma das vítimas era o motorista), e tudo que fizeram por causa confusão em Canoa não serviu pra nada.... pois o problema pode ter sido alcool ao dirigir e não é de hoje que temos campanha pra isso.....
    Resumindo... não importa o que fazemos, temos que fazer correto...
  • 21/02/2010, 10:07
    leo cabral
    Citação:

Postado originalmente por Pablo.pinto2007
    dentre as vítimas do acidente estavam dois banhistas e a praia era deserta, ou seja, não estava no perímetro proibido pelo DETRAN, então é isso, o cara enche a cara, enche o carro de gente, dirige irresponsavelmente, atropela, mata, capota, quase morre (não sei se uma das vítimas era o motorista),

Estava em Paracuru no dia e cheguei ao local instantes depois do acidente. Não vi , nem ouvi nenhum autoridade presente falar sobre esses banhistas que você citou , apenas os 5 ocupantes do Troller estavam envolvidos no acidente. 2 faleceram na hora, uma a caminho do IFJ , uma escapou com ferimentos leves e um esta internado em estado grave.

De onde você tirou essas informação dos banhistas?
  • 21/02/2010, 14:34
    Giovani
    Citação:

Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Até agora eu não entendi o porquê dessa revolta com Canoa Quebrada... e estava lá no dia do ocorrido... e sequer fiquei sabendo... só fui ver quando cheguei na capital dois dias depois... e o próprio pessoal da praia, os nativos, acharam que foi imprudência dos bugueiros... então eu não vejo o por que de deixarem de ir lá... só se for para punir os pais de família que sobrevivem do turismo, não se trata apenas dos bugueiros, é claro que eles também tiram o deles do turismo, mas e o dono das barracas e os pais de família que trabalham nelas...

... aquele pessoal que está ali lutando para sobreviver, tirando o sustento do turismo

Não moro aí e nem estava no local no dia do ocorrido. Vi as reportagens e o papo que rolou nesse tópico.
    Apesar disso, algumas coisas são muito óbvias, mesmo para quem não é daí:
    O fato ocorreu. Os bugueiros, talvez não todos, sitiaram um grupo de turistas dentro de uma pousada e depredaram o patrimônio alheio. Isso não se chama "imprudência", isso tem outro nome: formação de quadrilha, cárcere privado, etc... Já mencionaram isso aqui no tópico. É banditismo. Se os nativos chamam isso de imprudência, é pq são coniventes com essas atitudes.
    Isso demonstra que existe uma "máfia", como mostrado em algumas matérias, com envolvimento de guardas municipais. Demonstra também que não há autoridade responsável nessa cidade.
    A atitude mais sensata para qualquer turista é manter distância.
    A atitude que esses "pais de família", que vivem do turismo, deveriam tomar, é zelar pelo seu meio de sobrevivência, cobrando uma atitude do poder público, claramente inócuo e corrompido.
    Se fosse um fato isolado tudo bem, mas essas encrencas com bugueiros não são de hoje e nem são poucas. Tenho amigos aqui do sul que visitaram as praias do CE de 4x4 e sentiram na pele essa animosidade dos bugueiros. Isso não é exclusividade de Canoa Quebrada. Amanhã ou depois teremos notícias de outro local.

Acidentes em dunas, seja com 4x4 ou com bugues sempre ocorrem e vão continuar ocorrendo, pq quem pode competir com a imbecilidade humana? Sempre vai ter o cara que "se acha", toma umas e sai para subir dunas. Ninguém é melhor que ninguém nessa história. Não são os 4x4 e nem os bugues que causam os acidentes, são as pessoas.

O que ocorreu em Canoa Quebrada, não tem justificativa.:discordo:

[]'s
  • 21/02/2010, 14:51
    RABUGENTO
    Os bugueiros deveriam ter registrado uma ocorrência na delegacia, se estavam se sentindo tolhidos de seus direitos e daí partir para um processo contra quem os tinha insultado ou agredido.

Eu tenho certeza que NUNCA irei a canoa quebrada e também a outros lugares onde os bugueiros são os coronéis.
    Já não tenho mais idade para me aborrecer com essas coisas.
  • 21/02/2010, 19:38
    Tchê 4x4
    Citação:

Postado originalmente por Giovani Ver Post
    Não moro aí e nem estava no local no dia do ocorrido. Vi as reportagens e o papo que rolou nesse tópico.
    Apesar disso, algumas coisas são muito óbvias, mesmo para quem não é daí:
    O fato ocorreu. Os bugueiros, talvez não todos, sitiaram um grupo de turistas dentro de uma pousada e depredaram o patrimônio alheio. Isso não se chama "imprudência", isso tem outro nome: formação de quadrilha, cárcere privado, etc... Já mencionaram isso aqui no tópico. É banditismo. Se os nativos chamam isso de imprudência, é pq são coniventes com essas atitudes.
    Isso demonstra que existe uma "máfia", como mostrado em algumas matérias, com envolvimento de guardas municipais. Demonstra também que não há autoridade responsável nessa cidade.
    A atitude mais sensata para qualquer turista é manter distância.
    A atitude que esses "pais de família", que vivem do turismo, deveriam tomar, é zelar pelo seu meio de sobrevivência, cobrando uma atitude do poder público, claramente inócuo e corrompido.
    Se fosse um fato isolado tudo bem, mas essas encrencas com bugueiros não são de hoje e nem são poucas. Tenho amigos aqui do sul que visitaram as praias do CE de 4x4 e sentiram na pele essa animosidade dos bugueiros. Isso não é exclusividade de Canoa Quebrada. Amanhã ou depois teremos notícias de outro local.

Acidentes em dunas, seja com 4x4 ou com bugues sempre ocorrem e vão continuar ocorrendo, pq quem pode competir com a imbecilidade humana? Sempre vai ter o cara que "se acha", toma umas e sai para subir dunas. Ninguém é melhor que ninguém nessa história. Não são os 4x4 e nem os bugues que causam os acidentes, são as pessoas.

O que ocorreu em Canoa Quebrada, não tem justificativa.:discordo:

[]'s

x2 :palmas::palmas::palmas::palmas:
  • 22/02/2010, 14:24
    rogeriomasih
    Citação:

Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    e estava lá no dia do ocorrido... e sequer fiquei sabendo... só fui ver quando cheguei na capital dois dias depois... e depois retornei e conversei com algumas pessoas à respeito do ocorrido... e o próprio pessoal da praia, os nativos, acharam que foi imprudência dos bugueiros... então eu não vejo o por que de deixarem de ir lá...

Grande Pablo,

vc não acha que ter a tua vida, a vida da tua família e o teu patrimônio ameçado por bugreiros não é motivo suficiente para deixar de andar em um local?

Tenho certeza que vc, como experiente jipeiro, sabe da fama e dos comportamento dos bugreiro.

Eu li o relato de um pai de família que estava lá na pousada, tomando café com seus filhos, na hora do ataque dos bugreiros. É espantoso. Fiquei me imaginando naquela situação: ter que correr e me trancar com os meus filhos, chorando com medo de morrer, por conta de um grupo de bárbaros que queria invadir a pousada. Como ele mesmo citou em seu relato, ela não tinha nada a ver com a estória...imagina que estava no grupo dos 4x4.

Juro que não quero isso para mim e nem para minha família; por isso não ando mais por lá e nem indico para amigos e turista - principamente os passeios de bugre.
  • 04/03/2010, 16:07
    rogeriomasih
    União 4x4 faz a força nas trilhas

Foto da matéria

http://diariodonordeste.globo.com/im...?Imagem=290594Reunião Off-Road: da esquerda para direita Claucio Almeida (Treme Terra), Glaudson (Papa Trilhas), Laercio Medeiros (Comando Apache), Milson (Zueira Off-Road), Luiz Marreira (Bandoleiros) e Antonio Júnior (Amigos da Trilha)
    JOÃO LUIS

Nos dias 1 e 2 de dezembro acontecerá o I Encontro dos Clubes Off-Roads do Estado do Ceará. Iniciativa inédita que deverá reunir mais de 20 clubes, com mais de 200 carros, segundo cálculos de um dos idealizadores, Laércio Medeiros, presidente do Comando Apache.

Para brindar a ocasião, a organização fará uma espécie de trilha, que será dividida em quatro percursos, ainda não definidos pela direção. A única certeza, salienta Laércio, é que a saída acontecerá no Aterro da Praia de Iracema, finalizando na Praia das Fontes.

Laércio Medeiros relata que a idéia do I Encontro aconteceu há dois anos. A finalidade desse acontecimento, reforça ele, é aproximar as agremiações que tenham DNA fora-de-estrada. “Também organizar e fortificar ainda mais o segmento 4X4, já que, economicamente falando, em relação aos outros estados da região Nordeste, o Ceará está cada vez mais forte nesse setor”, pondera.

Paralelamente ao I Encontro, lembra Laércio, será fundada a Federação de Clubes Off-roads do Ceará (FCOC). De acordo ele, o fato é inédito no País. “Não conheço nenhum estado que tenha feito isso. Seremos os pioneiros”.

A função da Federação será importantíssima, porque trabalhará junto aos clubes, diz Laércio. Segundo ele, a instituição reforçará a conscientização da conservação do meio ambiente e na diminuição da velocidade em praias, por exemplo.

“Muitas coisas que acontecem com os bugueiros, no caso de acidentes, por exemplo, nós, do off-road, levamos a culpa. Não é por aí ! Os bugueiros trabalham com turistas, nós, passeamos com famílias. Por isso, é fundamental estarmos organizados contra esses acontecimentos”, avalia.

Ele lembra em alto e bom som que a Federação não terá poder de fiscalizar, mas trabalhará junto com os órgãos competentes para coibir qualquer transgressão. “Existe a idéia da Federação criar um selo em parceria com o Dert e Ibama. Só poderá andar na trilha com o selo. A Federação irá surgir no sentido de organizar”, pondera.

Para participar da Federação, é necessário que o clube seja registrado. Oficialmente, ele relata que só existem duas associações registradas, o Comando Apache e Esquadrão Off Road.

Vários agremiações 4X4 como “Amigos da Trilha”, “Zueira Off-road”, “Bandoleiros”, já deram entrada na burocracia. O organizador avisa que o prazo é até 08 de novembro. Para que a Federação saia do papel, quer dizer, seja um fato concreto, é necessário que existam cinco entidades com CNPJ.

A associação fora-de-estrada que queira entrar na Federação como sócio-fundador tem que ter diretoria, estatuto, publicar no cartório e dar entrada para tirar o CNPJ, avisa Laércio.

No momento, a adesão dos clubes para que a Federação exista está sendo acima das expectativas. “Na verdade, isso é conseqüência do que todo mundo já sabe: a união faz a força”, finaliza.
  • 04/03/2010, 16:21
    rogeriomasih
    INSTITUIÇÃO (3/3/2010)
    Clubes off-road juntos por uma Federação

Foto da matéria

http://diariodonordeste.globo.com/im...?Imagem=419846

Diretoria: André Luna (Rapaziada), Marcus Vinícuis (Comando Apache) e Paulino Rocha (Renegados) criam a Force

JOSÉ LEOMAR
    http://diariodonordeste.globo.com/im...?Imagem=419848

Force combaterá cenas como estas e estará junto ao Detran auxiliando o remapeamento das praias trasitáveis ou não

3/3/2010

Clubes off-road não faltam no Ceará. Isso todo mundo sabe. Mas a grande novidade é a união deles por um bem em comum. Você sabe qual é? Confira o motivo

Agora é pra valer. Através de oito clubes de veículos 4 x 4, foi criada a Federação Off- road do Estado do Ceará, a Force.

De acordo com o presidente da Force, Marcus Vinícius, o objetivo da instituição é promover a prática, monitorar as associações e auxiliar órgãos públicos de fiscalização sobre o tema.

A Federação foi formalizada na Junta Comercial em janeiro. Para que isso acontecesse, os clubes off-roads adquiriram o CNPJ, formalizando assim o conjunto de associações.

Rapaziada, Renegados, Comando Apache, Papa-Trilhas e Amigos da Trilha já estão juridicamente na Federação. Zueira, Só Jipe e Rota em Ação estão em processo de formalização.

Segundo ele, a tendência é abranger outras organizações ou empresas particulares deste universo. "Algumas associações de bugueiros e concessionárias que vendem veículos 4 x4 já acenaram positivamente para adesão", acrescenta Marcus Vinicius.

Pelos seus cálculos, a Federação deverá representar mais de 3.500 pessoas diretas e indiretamente.

O mandatário informa que a Force disciplinará a prática do off-road no Estado para que os passeios "sejam uma prática organizada, consciente e responsável", diz.

Ele avalia que a Force tem como missão combater o uso indevido da prática por trilheiros que não costumam trafegar num 4x4, sem orientação alguma ou mesmo sem ética.

Para isso, ele salienta que há uma cartilha que tem como objetivo conscientizar o público off-road como se deve comportar em lugares em que há banhistas ou de situações ao lidar com o meio ambiente.

Ele avalia que a criação da Federação é importante, pois terá poder para punir e afastar um clube ou mesmo um praticante que saia dos padrões do comportamento não condizente com o off-road. "É bom que a sociedade saiba que nossos clubes tem um perfil familiar. Não podemos mais pagar pelo erro dos outros", conta.

A advertência, depois a expulsão, pode se dar por quem passar em frente de barracas, andar com velocidade excessiva ou agredir o meio ambiente jogando lixo, entre outros.

O primeiro ato da Federação, juntamente com vários clubes, foi colocar em prática a operação "Praia Limpa" nas praias do Porto das Dunas e Caponga. "A prefeitura nos deu todo o apoio no ato. Foi uma ação extraordinária. Para se ter uma ideia, faltou carros para transportar todo o lixo", lembra.

Águas passadas

O mandatário enfatiza que a polêmica com os bugueiros foi um fato isolado. Ele pondera que ambos precisam se tolerar e se respeitar um ao outro. "Há espaço para todos. Nossa terra é turística e o Ceará é vendido como tal. O litoral está aí para ser usado de uma forma responsável, harmônica e lucrativa."

Parcerias

Marcus Vinicius antecipa que a Federação já está dialogando com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para tentar fazer um trabalho de conscientização a respeito dos mananciais, cursos junto ao órgão "para saber onde a gente não deve andar para não prejudicar as nascentes. A gente tem esta preocupação ecológica. Com Detran, como os trilheiros conhecem o litoral como a palma da mão, a Federação está auxiliando no remapeamento", diz.

Segundo ele, não existe nenhum praticante de off-road que seja associado de clube que não tenha amor pela praia, por uma duna, pelos rios. "Nosso dever é preservar, conservar, para que a gente possa usufruir o máximo possível, sem danos", salienta.

Ele diz que a Federação está com ações junto a Prefeituras, a barraqueiros, a associações de bugueiros visando um disciplinamento, um uso consciente e responsável do off-road. "A bandeira da Force é fazer com que a prática off-road do Ceará seja regular, sem agressões, e que todos possam usar o que o Ceará tem de mais belo, o litoral".

Para o clube ou empresa entrar na Federação, o primeiro passo é ter um CNPJ, ser um clube formado e ter um estatuto na agremiação.

As vantagens para ser um associado: vai passar a ter uma padronização. "Com a Federação, a gente passa a ter mais representatividade junto a entidades públicas".

Paulino Rocha, vice-presidente da Force, declara que a Federação é a favor das fiscalizações do Detran, mas é preciso que haja um nova revisão das áreas que foram proibidas. De acordo com ele, a Federação já começou o diálogo.

"Existem pontos de oito a dez quilômetros de praias desertas em que a prática do 4X4 é viável. Então, como somos conhecedores a fundo do nosso litoral, estamos mostrando para eles os desvios, os atalhos e alguns outros locais onde é possível trafegar sem prejudicar a ninguém", finaliza.

Fique por dentro
    Estatuto/Federação

Veja algumas prerrogativas da organização:

I - Possibilitar aos seus integrantes encontros e eventos com o objetivo de promover e incentivar os esportes Off-Road (fora de estrada);

II - Incentivar condutas e procedimentos que propaguem a postura ética e moral de todos os representados;

III - Incentivar condutas prevencionistas do meio ambiente;

IV - Celebrar convênios com lojas e quaisquer tipos de empreendimentos visando concessão de benefícios aos representados;

V - Colaborar com o Estado, no que lhe couber, como órgão técnico consultivo no estudo e na solução dos problemas que se relacionarem com a prática do Off-Road.

JOTA POMPÍLIO
    REPÓRTER
  • 26/03/2010, 21:27
    rogeriomasih
    PRAINHA
    Buggy capota e deixa 5 feridos

Foto da matéria

http://diariodonordeste.globo.com/im...?Imagem=423290Um buraco existente na descida da duna pode ter causado o capotamento. O local foi periciado após o acidente
    MIGUEL PORTELA

26/3/2010

Quatro turistas de Brasília faziam um passeio pelas dunas, quando o veículo capotou ao cair em um buraco

Um acidente envolvendo um buggy que trafegava, no fim da manhã de ontem, nas dunas da Prainha, às margens do Rio Catu, em Aquiraz, deixou cinco pessoas feridas, entre elas, quatro turistas de Brasília. Dois deles, identificados como Kelly Cristina Lopes da Silva, 25; e o sargento PM do Distrito Federal Alberto Amaral Ferreira, 44, foram levados em dois helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) para a emergência do Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro). Segundo a Polícia, os outros dois turistas ainda não identificados e o motorista do buggy sofreram apenas ferimentos leves.

Segundo a Assessoria de Imprensa do IJF, ainda na tarde de ontem os dois pacientes foram submetidos a uma série de exames, como tomografia e raio X. Durante os procedimentos foi confirmado uma fratura no tornozelo da turista Kelly Cristina. Ela deverá ser submetida a uma cirurgia. Já os exames realizados no sargento PM de Brasília, Alberto Amaral, detectaram uma fratura na bacia. Conforme o relato das vítimas à Polícia, o veículo capotou ao cair em um buraco na descida de um morro. Após o resgate das duas vítimas mais graves, paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Litoral Leste (Samu Leste) atenderam as outras três pessoas, os dois turistas e o motorista do buggy, Gledson Ribeiro de Lima.

Os socorristas do Samu foram levados para o local do acidente por uma viatura Hilux da PM, pois só poderiam chegar ao ponto na duna em buggy ou em veículo com tração.

No trajeto, a viatura também caiu em um buraco. De acordo com Evênio Matos, tesoureiro da Associação Ecológica dos Bugueiros de Aquiraz (AEBA), o problema de buraco nas trilhas tem sido causado por donos de quadriciclos que vão para as dunas da Prainha e fazem muitos estragos.

VEÍCULOS NAS PRAIAS E DUNAS

Assembleia debate o tema

Devido aos sucessivos acidentes de trânsito nas dunas e na faixa de praia do litoral cearense, pela primeira vez foi discutida a ocupação e o trânsito de veículos nas praias do Estado.

O debate aconteceu, ontem, no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) e teve por objetivo discutir a regulamentação do tráfego nessas áreas. "Bugueiros, balseiros e barraqueiros estão sendo prejudicados com a falta de um ordenamento", afirmou o vice-presidente da Federação Off-road do Estado do Ceará, Paulino Rocha Filho.

O procurador geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), Igor Vasconcelos Ponte, reconheceu que a regulamentação no litoral é um desafio grande, pois a praia é um ambiente mutável.

O debate abrangeu também a fiscalização da PMTur, pois segundo o vice-presidente da Associação Ecológica de Bugueiros da Prainha, Paulo Pereira da Silva, "os policiais têm tido uma ação ofensiva em cima desses trabalhadores".

EMERSON RODRIGUES
    REPÓRTER

http://diariodonordeste.globo.com/ma...?codigo=757576
  • 28/03/2010, 03:57
    Galopeiro
    So n vamos generalizar..pos eu tenho meu jipe mas como meus pais tem um buggy pra diversão...tbm ando ...e posso garantir q respeitamos a todos...

Sei q nao estão falando de familias q possuem buggy...e sempre bom lembrar pra galera nao generalizar...

poq se nao depois fica parecendo torcida organiza...

BOA VIAGEM A TODOS...BOAS TRILHAS

E O PRINCIPAL PAZ A TODOS
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 13 de 15 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 3456789101112131415 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 13:21.