Desculpe, mas não entendi...
Concordo que sou um pouco teimoso sim, mas é mais quando acho que estou certo. Por isso que estou defendendo minhas opiniões 
O que eu disse sobre tirar o foco das lifts da ironman foi justamente pra podermos ter acesso ao post que vc fez no fórum - seu último - que foi bastante claro em relação a seus desejos e o mercado. Nada melhor do que receber informações de quem vivencia o mercado
Sobre os amortecedores, existem alguns tipos (Em ordem crescente de melhor desempenho):
-Bitubos
-Bitubos com gás
-Monotubos
-Monotubos com gás
-Monotubos com reservatório externo.
Os da Ironman são bitubos, ou seja, os mais simples que existem. São aqueles que começam finos, "engordam" e voltam pro mesmo diâmetro original. Essa "engordada" seria o tubo externo. Por dentro existe outro tubo. Existe tb uma passagem de óleo entre esses dois tubos. Esse tipo de amortecedor é o mais usado do mundo pelo custo, mas oferece pouco desempenho. São amortecedores como os de carro de rua, picapes etc...
Um dos principais motivos do desempenho ruim é que existe esse espaço de expansão entre o tubo interno e externo que evita que o calor gerado pelo movimento do pistão seja dissipado com velocidade. Quanto mais calor pior. Quanto mais calor, mais fácil do óleo "espumar" e mais fácil do pistão cavitar. Isso acaba virando uam bola de neve até que os retentores estouram e o amortecedor vai embora...
O gás (nitro - nitro não tem "humidade" e por isso não gera mais pressão com calor) serve apenas para evitar que o óleo "espume" com facilidade ao manter a pressão interna maior que a externa (ambiente). Ele dá sobrevida ao desempenho do bitubo normal... Não muito mais, mas um pouco.
Tá certo que o amortecedor de off-road é mais bombado, tem todoo conjunto mais robusto, mas o óleo, se não tiver tecnologia avançada nem os componentes internos forem super-resistentes (orings, vedações etc...), vai cavitar igualzinho exatamente na mesma temperatura de um amortecedor de rua comum. Por isso que eu disse mais pra trás que os componentes internos não deveriam ser considerados, pois tenho certeza absoluta que o óleo que a ironman usa, seus retentores etc... são bem inferiores em relação a um procomp, por exemplo.
Mas o que isso trará de malefício para um usuário que roda a semana na rua e faz uma trilha light no fds? Nada... Mas se um dia vc pegar uma estrada de chão um pouco mais rápido (40-60 por hora) durante 1 hora vai começar a sentir a suspensão um pouco mais solta. É só parar o carro e colocar a mão no amortecedor. Cuidado que pode esquentar demais. Me lembro de ter queimado a mão num monotubo com reservatório externo depois de só 1/2 hora de dinamômetro de amortecedor... Pegadinha.... Me pediram pra soltar o amortecedor da máquina e eu já abracei o tubo com a mão esquerda...
Aliás, muitos medem o desempenho do amortecedor com ele frio, mas na verdade a diferença do amortecedor frio pra quente é absurdamente grande. Quem ganha corridas tem dina de amortecedor...
Sobre os monotubos, vc pode vê-los equipando desde nossos kits de suspensão (os MX6 da procomp, por ex) até carros de F1. Então dá pra perceber que quando desempenho é necessário ou mesmo um "ride quality" melhor, o amortecedor certo é o monotubo.
Abs

O que eu disse sobre tirar o foco das lifts da ironman foi justamente pra podermos ter acesso ao post que vc fez no fórum - seu último - que foi bastante claro em relação a seus desejos e o mercado. Nada melhor do que receber informações de quem vivencia o mercado

Sobre os amortecedores, existem alguns tipos (Em ordem crescente de melhor desempenho):
-Bitubos
-Bitubos com gás
-Monotubos
-Monotubos com gás
-Monotubos com reservatório externo.
Os da Ironman são bitubos, ou seja, os mais simples que existem. São aqueles que começam finos, "engordam" e voltam pro mesmo diâmetro original. Essa "engordada" seria o tubo externo. Por dentro existe outro tubo. Existe tb uma passagem de óleo entre esses dois tubos. Esse tipo de amortecedor é o mais usado do mundo pelo custo, mas oferece pouco desempenho. São amortecedores como os de carro de rua, picapes etc...
Um dos principais motivos do desempenho ruim é que existe esse espaço de expansão entre o tubo interno e externo que evita que o calor gerado pelo movimento do pistão seja dissipado com velocidade. Quanto mais calor pior. Quanto mais calor, mais fácil do óleo "espumar" e mais fácil do pistão cavitar. Isso acaba virando uam bola de neve até que os retentores estouram e o amortecedor vai embora...
O gás (nitro - nitro não tem "humidade" e por isso não gera mais pressão com calor) serve apenas para evitar que o óleo "espume" com facilidade ao manter a pressão interna maior que a externa (ambiente). Ele dá sobrevida ao desempenho do bitubo normal... Não muito mais, mas um pouco.
Tá certo que o amortecedor de off-road é mais bombado, tem todoo conjunto mais robusto, mas o óleo, se não tiver tecnologia avançada nem os componentes internos forem super-resistentes (orings, vedações etc...), vai cavitar igualzinho exatamente na mesma temperatura de um amortecedor de rua comum. Por isso que eu disse mais pra trás que os componentes internos não deveriam ser considerados, pois tenho certeza absoluta que o óleo que a ironman usa, seus retentores etc... são bem inferiores em relação a um procomp, por exemplo.
Mas o que isso trará de malefício para um usuário que roda a semana na rua e faz uma trilha light no fds? Nada... Mas se um dia vc pegar uma estrada de chão um pouco mais rápido (40-60 por hora) durante 1 hora vai começar a sentir a suspensão um pouco mais solta. É só parar o carro e colocar a mão no amortecedor. Cuidado que pode esquentar demais. Me lembro de ter queimado a mão num monotubo com reservatório externo depois de só 1/2 hora de dinamômetro de amortecedor... Pegadinha.... Me pediram pra soltar o amortecedor da máquina e eu já abracei o tubo com a mão esquerda...

Aliás, muitos medem o desempenho do amortecedor com ele frio, mas na verdade a diferença do amortecedor frio pra quente é absurdamente grande. Quem ganha corridas tem dina de amortecedor...
Sobre os monotubos, vc pode vê-los equipando desde nossos kits de suspensão (os MX6 da procomp, por ex) até carros de F1. Então dá pra perceber que quando desempenho é necessário ou mesmo um "ride quality" melhor, o amortecedor certo é o monotubo.
Abs