Postado originalmente por
samukanvas
Marco,
Se vc leu algumas de minhas mensagens já deve ter notado meu tom sarcástico e meu uso exagerado de metáforas. Precisa um pouco de paciência pra entender meus posts. Pra começar é só não levar na maldade

Eu não preciso nem quero brigar com ninguém, mas tb não preciso ser legal com alguma marca que não considero boa. Falo o que acho, o que vejo, o que faço. É assim a minha personalidade.
Notei sim e não tenho absolutamente nada contra e muito menos levei para o lado pessoal.
Bão, pode parecer exagero comparar Clayton com Ironman, mas ambas são kits de 3" e isso já basta para a maioria (99%) das pessoas que se consideram "jipeiros" comparar as duas. Não sou eu que estou comparando, o fórum comparou isso. Estou apenas resgatando
alguns dos exemplos. Se achou ruim esse tipo de comparação, entre nas páginas e reclame.
Realmente é exagero comparar. Agora, se tem gente que acha que tudo é a mesma coisa e reclama de valores, não posso de forma alguma achar ruim e entrar nas páginas reclamando. Tenho somente que lamentar esse tipo de mentalidade.
Vc que é dono de loja sabe disso. Nego não quer saber o que o kit faz, apenas quanto levanta o carro e é esse o ponto principal desse meu argumento, entende?
Entendo e concordo 100%!
Se uma custa 200 e a outra 5000 não importa. O cliente que conhece sabe aonde tem que ir. O que não conhece sacaneia o kit bom e coloca o que ele comprou nas alturas. Pra mim isso já deu! O que é bom é bom mesmo e temos que dizer. O que é ruim é ruim mesmo e temos que dizer. Cada um pode comprar o que quiser, mas só compara o que puder.
Concordo novamente, com restrições. Já disse que o mundo não são somente extremos... Falta é bom senso para essas pessoas admitir a existência do "centro".
Realmente meu parâmetro de qualidade é alto, não posso negar. Não tenho rolls royce nem rolex, mas tenho produtos de alta qualidade sem pagar muito por eles. Eu acho que vc notou, mas passou batido... No meio dos kits de suspa tem um econolift de uma marca famosa (Rubicon Express) e perguntei qual seria a vantagem do Ironman em relação a esse econolift. Veja que apesar da marca ser muito famosa e de alta qualidade, o kit custa apenas 230 dólares. Muito mais barato que o kit da Ironman, concorda?
Rodrigo, não ví nada de extraordinário no econolift. É muito bom e está com preço condizente, mas quer comparar preços americanos com nossos preços aqui no Brasil?? Não dá certo não! Poderíamos comparar valores com esse lift sendo vendido aqui com toda nossa carga tributária, efeitos cascata e toda lenga-lenga que você bem conhece... Notei sim e não passou batido não, só achei irrelevante. Por 230 doletas este kit chega aqui equivalente ao Ironman e certamente eu não optaria por ele.
Me responde essa pergunta. Depois vamos voltar a falar sobre qualidade. Até porque pra ter qualidade não precisa ser tão caro. O mundo está em equilibrio mesmo, na verdade o mercado expulsa empresas muuuuito xina e muuuito caras. O que sobra é o que vende. Mas passando informação pro pessoal entender o que está levando (Pra não cair em papo de vendedor mesmo) é capaz de começarmos a ter marcas melhores aqui no brasil por preços mais interessantes. Sua loja irá continuar vendendo, afinal não é fabricante. O bom é que o comprador será mais exigente e conhecerá os motivos de um kit ser mais caro que o outro ou ainda saber o que esperar do que comprou, porque hoje é sempre uma grande surpresa. O cara TÊM que acreditar no vendedor porque não conhece muito do que está comprando. Aííííííí os produtos muuuuito xinas acabam vendendo. Coisas de mercado pouco exigente ou de pouco conhecimento.
Espero que realmente essa consciência tome conta dos consumidores. Será bom para todos, elevando consideravalmente o nível de preparo de vendedores e a qualidade de equipamentos ofertados.
Sobre quem sobreviveria vendendo apenas Clayton, sua pergunta é um "pleonasmo". A clayton é uma das maiores fabricantes de suspa pra jeep hoje. Começou pequena e hoje fabrica pro mundo todo. A julgar pela última vez que estive na fábrica deles, eles estão muito bem. O extremo seria eles cobrarem 20.000 dólares no kit que te mostrei acima, em vez de ferro usar titânio etc... mas esse kit custa só 1500. Achou caro? Eu achei justo! O que tem nesse kit e o que ele faz é incomparável, mas o preço está na média do mercado americano de kits de performance. Aliás o americano já distingue a capacidade das suspensões chamando uma de suspension lift e outra de suspension system.
Não foi pleonasmo algum. Perguntei qual comerciante sobreviveria vendendo somente Clayton. Você? Eu? A fábrica vende para o mundo, mas um lojista de São Paulo ou aqui de Curitiba morreria de fome e de raiva se só vendesse isso. Não tem mercado, não tem consumo, não tem giro! Compreende?
Finalizando:
Pra colocar uma ironman no patamar de uma suspensão de boa qualidade, ela precisará corrigir (no caso do exemplo jeep):
- Angulo de cáster
- Panhard
- Tamanho das linhas de freio
- Qualidade dos amortecedores e molas
- Buchas
Depois que fizer isso não duvido nada que passe a custar mais. Talvez mais até que a clayton... É o tal do "está levando pelo que pagou". Não há milagres na economia e não estou exagerando quanto a isso.
Abs