
Postado originalmente por
Pablo Toledo
Olá Caveso;
Você é macaco véio aqui do fórum e deve saber bem dos encontros que acontecem às quintas-feiras no estacionamento do estádio do Pacaembú aqui em São Paulo. Dia em que o movimento é fraco, a presença é de umas quarentas viaturas. Dia que é forte passa de cem. Não tenho conhecimento de outro encontro regular deste tamanho no Brasil.
Pois bem. Lá há há todo tipo de "jipeiro" (na falta de termo melhor, e sem juízo de valor). Há desde os aficcionados, que constroem a própria jabiraca e só fazem trilhas "desaforo", até o sujeito que tem um 4x4 todo original para passear com a família em viagens curtas de final de semana por área rurais. Há também a presença de vendedores de pneus e peças/equipamentos diversos.
Entre um pastel e outro, conversa-se com todos estes tipos. E são nessas conversas que eu ouço e compartilho de muitas opiniões, afinal de contas quase todos estão para tomar umas, falar de 4x4 e contar muitas "lorotas" das trilhas feitas


Outra coisa boa que São Paulo (dentre tantas ruins) é que, por incrível que pareça (e você deve saber disso também), há muitas trilhas por aqui. Como há muitos "jipeiros" também, dá pra fazer várias trilhas com vários grupos diferentes. E um outro lugar que é boa fonte de opiniões é este próprio fórum, além de outras listas que há na net (jipenet, suzukinet etc etc etc).
Portanto, não fiz nenhum pesquisa formal. Mas já conversei e ouvi muitas opiniões/reclamações e casos de tipos bem diferentes quanto ao mundo 4x4.
O mercado 4x4 no Brasil não é o que é somente pelo ponto da insegurança que levantei. O que estou tentando dizer é que este talvez seja mais um, dentre tantos outros motivos, que contribuem negativamente para um maior desenvolvimento do mercado.
É isso.
[]s