x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 193

Hybrid View

Mercado 4x4 no Brasil: Porque é tão ruim?

Alguém aí tem uma boa resposta pra isso?

Saberiam me dizer porque é tão caro desenvolver produtos e implementá-los no mercado?

Saberiam pq é tão difícil achar peças pros nossos carros?

Pq não existem muitos acessórios e devemos recorrer aos EUA se queremos algo mais refinado?

Pq não temos uma linha de 4x4 mais sortido?

Pq é tudo "muito caro" e todo mundo tem uma solução melhor que o que se encontra no mercado?

Pq passamos tantas dificuldades até pra arrumar pneus bons?

Não vale falar de políticas, bolsas, economias e essas viadagens especulativas. Quero saber do mercado mesmo. Compra, venda e serviços.

Abs

Usuário Avatar de Pablo Toledo
    Entrada
    06/05/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Samukanvas,

Falar do mercado sem falar dos fatores econômicos, financeiros e tributários é como pensar no Vaticano e não se lembrar do Papa, ou entrar numa igreja e não se lembrar de Deus...rsrsrs

Mas, vamos lá.

O próprio tamanho do mercado automobilistico no Brasil já é uma das respostas. Enquanto nos EUA estamos falando de quinze milhões de veículos por ano (carros de passeio e SUVs), por aqui rodamos na casa dos dois milhões. Embora sejamos o sexto ou sétimo mercado do mundo, ainda é um mercado pequeno (logo, pouco diversificado e especializado) quando comparado com os EUA. Isso sem falar que a indústria de veículos militar nunca existiu no Brasil, realidade esta muito diferente da norte-americana e que sempre impulsionou o mundo 4x4 por lá (os eixos Rockwell que muitos admiram que o digam), já que o exército por lá sempre demandou do setor privado e em quantidades industriais diversas soluções e equipamentos (pneus, guinchos, eixos, semi-eixos, bloqueios etc) para submeter seus veículos às mais diversas condições mundo afora.

Ainda, é fato que a indústria automotiva nacional pouco deu atenção a este segmento, além de historicamente ter sido mais voltado para carros de uso urbano até por razões de demanda de mercado, uma vez que por décadas ter veículo 4x4 era excentricidade de que tem tinha dinheiro sobrando (e estes eram poucos). Esta realidade era válida inclusive para aqueles que moravam em zonas rurais. Fuscas e Brasílias são exemplos cabais disto.

Mas também é fato que este cenário mudou bastante no últimos cinco anos. Nunca tivemos tantas opções de 4x4, assim como nunca tivemos tantos serviços para este segmento. O mesmo vale para a quantidade de adeptos do 4x4 como esporte. Basta ver as diversas copas/provas regionais existentes e até mesmo o tamanho que o Rally do Sertões ganhou. Talvez a única modalidade que andou pra trás tenha sido o Rock Crawling, mas acredito eu que isto aconteceu por ausência de carros neste ano, correto?

Embora eu seja relativamente novo como proprietário no mundo 4x4, arrisco a dizer que também nunca tivemos tantos fornecedores independentes de equipamentos. Já produzimos localmente diversas coisas (guincho, semieixos, banda de pneus, bloqueios, proteções etc). Quanto mais o mercado primário (0km) de 4x4 e o esporte crescerem, certamente mais esta rede de fornecedores também crescerá.

Ainda há questões como tarifas de importação e impostos, que se reduzidos irão permitir um grande salto qualitativo e quantitativo nos produtos disponíveis, sejam eles importados ou produzidos localmente.

Deixa eu voltar ao inescapável fator econômico, mais precisamente o poder de compra das famílias e os hábitos que este permite. Para um americano ou australiano qualquer ter uma Dodge RAM V8 4x4 é algo tranquilo, pois o sujeito tem renda e financiamento pra isso. Já aqui no Brasil até mesmo as pessoas de classe A pensam dez vezes para comprar um veículo deste. Enquanto a nossa realidade econômica for a de carros 1.0 ou 1.6 em sua grande maioria, o mundo 4x4 continuará sendo um “pequeno luxo” que algumas pessoas se dão, ainda que, novamente, este público tenha crescido bastante nos últimos anos.

Certamente há outras questões e boas respostas para a pergunta, mas longe de mim de querer totalizar o assunto.

Abraço

A maioria dos "off roads" brasileiros não gostam de equipar o carro da maneira correta.

Citação Postado originalmente por Bruno Estruc Ver Post
    A maioria dos "off roads" brasileiros não gostam de equipar o carro da maneira correta.
    Eu ia falar sobre esse ponto!
    Em POA, capital do RS, temos exemplos de Troller's, Cherokee's e etc extremamente equipados.
    Já aqui em Rio Grande temos 2 jogos de 35" rodando!
    Simplismente o pessoal que tem dinheiro e investe mesmo é uma minoria!
    Aqui na cidade ninguém investe mesmo em off road! Não temos um V8 e somente um V6 em jeep's...
    Falta é o cidadão off roader ganhar mais $ e não ter medo de investir...
    []´s
    FILIPE BARROS
    Turma do Esmeril 4x4

Mas a questão não é ganhar mais dinheiro e sim comprar dinheiro.

Outro dia estava falando com o Rodrigo, as pessoas preferem tentar inventar e com isso acabam gastando 2 vezes. A primeira tentando e a segunda pagando mais caro, mas fazendo o certo.

Citação Postado originalmente por Bruno Estruc Ver Post
    Mas a questão não é ganhar mais dinheiro e sim comprar dinheiro.

Outro dia estava falando com o Rodrigo, as pessoas preferem tentar inventar e com isso acabam gastando 2 vezes. A primeira tentando e a segunda pagando mais caro, mas fazendo o certo.
    Bruno,

Concordo em parte com o teu comentário.

De fato, inventar ou partir para o faça você mesmo quando o produto que você deseja existe no mercado é, na maioria das vezes, burrice! Mas quando não tem?

Eu mesmo acabei fazendo vários dos acessórios para minha F-1000 4x4 porque simplesmente eles não existem no mercado, e quando encontrei um fabricante disposto a me atender, a proposta era que o protótipo do que eu queria fosse feito as minhas custas, o que é inviável.

Vou citar um exemplo, de produtos industrializados e que contam com rede de distribuição no Brasil todo - PNEUS.

Cansei de encomendar, pedir, me dispor a pagar parte adiantado por pneus com medidas como 33"ou 35"x10,5", e não estou falando de linhas trazidas "artesanalmente", mas de pneus como BF, Michelin, etc...
    Até agora não tive sucesso...dai para não ficar com a viatura parada, se parte para outras opções, mas sem ser aquilo que você realmente deseja.

Ah, os preços são proibitivos para muitos, mas a disponiblidade acaba inviabilizando mais que o preço na minha humilde opinião.

Enfim, a 19 anos atrás quando comprei meu primeiro 4x4 um CJ5, ter pneus 7-50x16, escapamento 6 em 2, pedaleira suspensa e freio a disco era algo do outro mundo! Guincho então, coisa para muito poucos. Hoje o panorama ja é bem diferente, mas ainda tem muito o que mudar.

Uma pergunta de retórica para finalizar o tópico. Porque ainda não temos uma empresa que disponibiliza de forma regular ao menos os ítens mais comumente procurados além do basicão?

Desculpem o post longo

Abraços
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Alguém aí tem uma boa resposta pra isso?

Saberiam me dizer porque é tão caro desenvolver produtos e implementá-los no mercado?

Saberiam pq é tão difícil achar peças pros nossos carros?

Pq não existem muitos acessórios e devemos recorrer aos EUA se queremos algo mais refinado?

Pq não temos uma linha de 4x4 mais sortido?

Pq é tudo "muito caro" e todo mundo tem uma solução melhor que o que se encontra no mercado?

Pq passamos tantas dificuldades até pra arrumar pneus bons?

Não vale falar de políticas, bolsas, economias e essas viadagens especulativas. Quero saber do mercado mesmo. Compra, venda e serviços.

Abs
    Amigo Samuka,

Resumindo, com a licensa do Pablo , o povo antes pensa em sobreviver, após, o laser, sendo que o carro urbano, agora, vai ficando acessível, o off road ainda será coisa para o futuro.

[]

Usuário Avatar de Pablo Toledo
    Entrada
    06/05/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Só uma pequena retificação estatística.

Em 2008 as vendas de automóveis e comerciais leves ao varejo foi na casa dos dois milhões e seiscentos mil unidades no Brasil.

http://www.anfavea.com.br/tabelas200...enciamento.xls

Mercado 4x4 é bom

Acredito que este assunto seja imortante, até porque sempre escuto dos mais velhos que eles aprenderam a dirigir no fora de estrada por necessidade, e nem estavam com veículos 4x4, mas as condições das estradas brasileiras exigiram este esforço.

Acredito que a nossa dificuldade é devido a estaros nos grandes centros, uma vez que no interior a oferta de produtos, bons ou ruins, é restrita.

Acredito que temos mais Hiluxes andando no MS do que em toda SAO. E tenho certeza que um acessório para ela custa o dobro do preço em MS do que em SAO.

Enquanto estivermos olhando o mercado como um "luxo" não conseguiremos vencer, sendo que a nossa realidade é o fora de estrada, ou vcs acham que o estado das BRs as classificam como "tapete".

Veja o mercado norte americano, até as trilhas são sinalizadas. Quem já rodou pela costa e o meio oeste sabe o que estou falando.

Existem bons produtos lá, mas o % de quem realmente usa é baixíssimo. 4x4 é para andar na neve, e olha lá...

O mercado do 4x4 é bom, estouinvestindo nele por acreditar no seu potencial, só precisamos buscá-lo, e incrementá-lo.

Abraços

João Bosco

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem