Aqui também vejo muita gente gastar uma grana com som automotivo, são aparelhos, dvds, módulos, auto-falantes, etc. Conheço "jipeiros" que tem um baita som na viatura e vive comprando aparelho mais moderno, instalando mais um auto-falante mas "não tem grana" pra arrumar o solenóide do guincho, trocar o cabo que tá desfiando, diferencial tá cheio de água, compra um hi-lift xingling só pra enfeitar o parachoque e poraí vai. Usando o termo pejorativo colocado pelo Samukanvas esses são os legítimos jipeiros...

Mas não podemos abandonar as importações, componentes gringos, australianos, etc... Afinal não estamos em Cuba.
Não dá pra simplesmente fechar os olhos, cruzar os braços e dizer "vamos fortalecer a indústria nacional" e ficar esperando alguma empresa criar inovações ou mesmo copiar idéias extrangeiras pois ficaremos bastante limitados ou até parados no tempo. Felizmente graças à iniciativa de alguns que fazem seus jipes na garagem de casa e publicam as idéias já temos muitos componentes que não se encontrava nos sites 4x4 nacionais em 2005 por exemplo, produto importado tem que existir, isso gera concorrência, quanto mais fornecedores/fabricantes atuando no mercado melhor pros consumidores.
Rodrigo, se aí no Brasil tá difícil imagina aqui no fim do mundo...
Um exemplo que tive esses dias, encomendei um banco concha pra um cliente, o preço de custo na fábrica lá em SP foi de R$386,00, da fábrica(que fica em outro município) até a transportadora(em Guarulhos) paguei R$32,00 de redespacho, o frete de SP pra RR paguei mais R$106,00 , chegando aqui foram mais 17% de icms antecipado(em cima do valor da NF) = R$65,00.
No final das contas 01 banco concha comprado direto de fábrica à preço de revendedor chegou aqui por R$ 589,00. Preço de custo... que eu particularmente acho muuuito caro. O que fiz pra não cobrar um absurdo do cliente foi passar o preço que o fabricante sugere ao consumidor final R$550,00 e repassei o valor do redespacho + frete... mesmo assim só compensa pra empresa se o cliente pagar à vista. Onde está o problema aí ? Custo de produção ? Matéria prima ? Falta de interesse do fabricante pelo fato de eu estar comprando uma quantidade irrisória ?
[]'s gostando muito do conteúdo deste tópico