Powered by vBulletin

Mercado 4x4 no Brasil: Porque é tão ruim?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 14/07/2009, 22:49
    geezer
    Na minha opnião, há diversos fatores:

Parte dos lojistas (é claro que há exceções) estão virando atravessadores, pois não querem estocar, e sim fazer venda casada. Hoje é comum você entrar em uma loja e pedir algo, pagar adiantado e depois ir retirar. É claro que há itens que não se deve estocar por causa do baixo giro, mas itens básicos é comum você ter que encomendar.

O Consumidor, por sua vez, prefere pagar duas vezes, por exemplo, compra um farol de $ 10 que enferruja, entra agua tão rápido que é obrigado a comprar um novo, ao invés de procurar por qualidade que irá satisfaze-lo.

...

Mas o pior:cry::cry::cry: é ser o pais da malandragem, onde tudo se copia e nada se cria. O malandrão pirateia o produto para tirar vantagem própria, ele não usa sua capacidade de inteligência/criatividade para construir algo para agregar ao mercado. Aí vem outro malandrão e incentiva esses panacas a piratearem comprando o produto. É por isso que vemos também um monte de desmanche ilegal gerando a economia dos veiculos roubados:odedo:, é malandragem do beneficio próprio.

Como alguém vai vender o produto barato se ele tem que trabalhar com margem para se proteger da pirataria. Acho que o valor do produto está adequado a demanda, enquanto não tivermos demanda, não teremos valor baixo que justifique a produção...

E não é falta de dinheiro do consumidor, porque está cheio de Celta com Roda, DVD e kit gás:parede::parede::parede:
  • 15/07/2009, 11:45
    Elmer_Jeep
    Falta de grana talvez não seja mesmo, é como já falaram nas paginas anteriores, é falta de cultura e falta de um objetivo de não saber investir. ;-)

Aqui também vejo muita gente gastar uma grana com som automotivo, são aparelhos, dvds, módulos, auto-falantes, etc. Conheço "jipeiros" que tem um baita som na viatura e vive comprando aparelho mais moderno, instalando mais um auto-falante mas "não tem grana" pra arrumar o solenóide do guincho, trocar o cabo que tá desfiando, diferencial tá cheio de água, compra um hi-lift xingling só pra enfeitar o parachoque e poraí vai. Usando o termo pejorativo colocado pelo Samukanvas esses são os legítimos jipeiros... :parede:

Mas não podemos abandonar as importações, componentes gringos, australianos, etc... Afinal não estamos em Cuba.
    Não dá pra simplesmente fechar os olhos, cruzar os braços e dizer "vamos fortalecer a indústria nacional" e ficar esperando alguma empresa criar inovações ou mesmo copiar idéias extrangeiras pois ficaremos bastante limitados ou até parados no tempo. Felizmente graças à iniciativa de alguns que fazem seus jipes na garagem de casa e publicam as idéias já temos muitos componentes que não se encontrava nos sites 4x4 nacionais em 2005 por exemplo, produto importado tem que existir, isso gera concorrência, quanto mais fornecedores/fabricantes atuando no mercado melhor pros consumidores.

Rodrigo, se aí no Brasil tá difícil imagina aqui no fim do mundo...

Um exemplo que tive esses dias, encomendei um banco concha pra um cliente, o preço de custo na fábrica lá em SP foi de R$386,00, da fábrica(que fica em outro município) até a transportadora(em Guarulhos) paguei R$32,00 de redespacho, o frete de SP pra RR paguei mais R$106,00 , chegando aqui foram mais 17% de icms antecipado(em cima do valor da NF) = R$65,00.

No final das contas 01 banco concha comprado direto de fábrica à preço de revendedor chegou aqui por R$ 589,00. Preço de custo... que eu particularmente acho muuuito caro. O que fiz pra não cobrar um absurdo do cliente foi passar o preço que o fabricante sugere ao consumidor final R$550,00 e repassei o valor do redespacho + frete... mesmo assim só compensa pra empresa se o cliente pagar à vista. Onde está o problema aí ? Custo de produção ? Matéria prima ? Falta de interesse do fabricante pelo fato de eu estar comprando uma quantidade irrisória ?

[]'s gostando muito do conteúdo deste tópico :palmas:
  • 15/07/2009, 16:38
    Murillus
    Falta de grana... sim...

Falta de cultura... sim...

Falta de objetivo... talvez...

Falta de leis... sim...

Falta de incentivos... talvez...

Falta de educação... sim...

Falta de ... olha que a lista é grande...
  • 15/07/2009, 18:35
    Pablo Toledo
    Opa...agora sou obrigado a discordar.

Dinheiro é problema sim. E como tentei evidenciar no meu post anterior trata-se de um mercado pequeno e com praticantes de poder aquisitivo moderado.

4x4 não é barato e se lembrem que este esporte exige dois orçamentos. Um é para custo de manutenção (combustível, gasolina, seguro em muitos casos, impostos etc) e outro é para preparações. Lembrai-vos ainda que via de regra um 4x4 é segundo ou terceiro carro da família.
  • 15/07/2009, 20:55
    rafaelcardoso
    Citação:

Postado originalmente por Pablo Toledo Ver Post
    Opa...agora sou obrigado a discordar.

Dinheiro é problema sim. E como tentei evidenciar no meu post anterior trata-se de um mercado pequeno e com praticantes de poder aquisitivo moderado.

4x4 não é barato e se lembrem que este esporte exige dois orçamentos. Um é para custo de manutenção (combustível, gasolina, seguro em muitos casos, impostos etc) e outro é para preparações. Lembrai-vos ainda que via de regra um 4x4 é segundo ou terceiro carro da família.

Concordo plenamente com você Pablo...

É um lazer caro, para poucos e mesmo assim, "muitos" dos "poucos" que o fazem pensam duas vezes antes de qualquer investimento... Isto sem dúvida é um impedimento para o crescimento do mesmo... Somado a todos os fatores que foram citados neste tópico...

Caso alguém sugira uma campanha para alavancar o mercado, não sei, um selo de qualidade de produtos e serviços: "Selo 4x4Brasil de Qualidade", já dá pra separar os picaretas das pessoas sérias que promovem o Off-Road no país...
  • 15/07/2009, 22:51
    samukanvas
    Acho que não tem muito a ver só com dinheiro não, inclusive, acho o menor dos fatores.... Quantos aí conhecem pessoas que tem mais dinheiro sobre rodas do que uma bela moradia? Ou ainda quantos tem mais valor investido no carro do que o valor do mesmo? Ou melhor, quantos se privam de um monte de coisa pra pagar um boleto do carro dos sonhos por mês?

E por aí vai...

Falta muito planejamento, visualização do futuro. Hoje o cara tá satisfeito com o que tem, mas aí começa a sentir necessidade de um acessório. Como acha que tem que ser barato, compra um vagaba mesmo (Incentiva todo o mercado xina de produtos descartáveis, vendedores piratas etc...). Mais pra frente descobre que esse acessório não serve. Que precisa do MESMO acessório, só que melhor... E gasta duas vezes.

É por isso que eu digo que a diferença entre o rico e pobre é a quantidade de vezes que ele paga pelo mesmo produto.

Espere um pouco, planeje e tenha um produto de melhor qualidade no seu carro. Vale muito mais a pena ter um produto confiável pagando um pouco mais caro que um baratinho que te deixa na mão. Isso acontece muito com suspensão... Por incrível que pareça. O valor vem em primeiro lugar, depois vem beleza, umas outras coisas e por último, segurança... E sempre vem seguido de: "Quero colocar isso pra passear com minha família e tal...." :rolleyes:

Deus me livre... Sempre quando vejo mensagens assim, rezo pelo cara.....

Planejamento, paciência, segurança, qualidade, desempenho, durabilidade, funcionalidade....

Abs
  • 16/07/2009, 02:40
    wdoc
    Dando a minha opiniao de alguem que ate tentou fazer algo para que o Brasil tivesse mais produtos automotivos importados, tecnologia de ponta porem alguns problemas no caminho, no final o projeto foi inviabilizado.

a) Impostos absurdos de importação - 100%, inclusive impostos em cascata

b) Prazos de entrega (por causa da nossa aduana) na faixa de 60 dias

c) Tudo pago ANTES ou seja o empresario tem que bancar qquer coisa que quiser vender aqui

d) Apos tudo isso voce coloca uma margem honesta para que o seu produto DE LUCRO (1o. objetivo de uma empresa) algo em torno de 30%

e) voce ainda tem de lidar com a famosa "garantia" ou seja se o produto pifar aqui vc tera de trocar e repor ao cliente e resolver com o fabricante la fora, nao existe o envio para conserto, a empresa no maximo arcará com a outra peca porem custos de reimportacao serao pagos exclusivamente pelo vendedor

f) Temos a cultura do famoso parcelamento, pois as pessoas preferem muito mais pagar em 10X (sem juros) do que optar pelo melhor preco avista, claro que todos sabemos que isso é pura enganaçao pois os juros ja estao la. Porque nao pensamos e compramos AVISTA??
    Uma sobrinha minha veio dos EUA e ficou espantada com o famoso parcelamento no cartão que existe aqui, nos EUA existem formas de não pagar avista (por exemplo Bill me Later, mas quase todos sao na linha de financiamentos rapidos a juros HONESTOS).

g) Hoje tudo deve ser verificado, analisado, pensado, questionado. Qualquer produto que se queira, é uma compra técnica, desde feijao a volante e cubo. Nao importa o produto com 100% de certeza ele tem particularidades que obrigam o comprador a saber o que esta comprando, como vai usar, quem vai usar e/ou instalar e depois de tudo isso como CONSERVAR este produto. Gastam-se horrores com produtos bons mas as vezes entregam na maos de pessoas sem o conhecimento ou competencia e ai vem os problemas, que muitas vezes sao repassados aos vendedores pois as pecas vieram com "defeito", que na verdade foi causado pelo instalador sem qualificacao.

Em resumo acho que precismos em geral:

1) Aprender a comprar e dar mais valor ao nosso dinheiro
    2) Questionar mais os profissionais envolvidos, para que nao acontecam erros
    3) Criticar e reclamar quando de direito aos envolvidos, seja governo, empresariado ou profissionais
  • 16/07/2009, 21:53
    Bruno Estruc
    Citação:

Postado originalmente por Murillus Ver Post
    Falta de grana... sim...

Falta de cultura... sim...

Falta de objetivo... talvez...

Falta de leis... sim...

Falta de incentivos... talvez...

Falta de educação... sim...

Falta de ... olha que a lista é grande...

Murillus,

Tenho que descordar de alguns pontos.

Exemplo:

Falta de grana??? O cara tem dinheiro para fazer a gambiarra dele e quando não da certo ainda tem dinheiro para fazer o certo. (acredito esse nao ser o problema)

Falta de incentivos??? A pouco tempo fizemos 2 desafios no forum e colocamos o preço mais baixo do Brasil mesmo com frete e ai quantos aproveitaram.

Faço parte de um monte de lista e fiz outra promoção Snorkel original OGZ R$ 740,00 instalado sabe quantos vendi??? Apenas 1. Entao não pode falar isso. pois você estaria errado.

O resto concordo com você.

Abs
  • 16/07/2009, 22:35
    Bruno Estruc
    Citação:

Postado originalmente por wdoc Ver Post
    Dando a minha opiniao de alguem que ate tentou fazer algo para que o Brasil tivesse mais produtos automotivos importados, tecnologia de ponta porem alguns problemas no caminho, no final o projeto foi inviabilizado.

a) Impostos absurdos de importação - 100%, inclusive impostos em cascata

b) Prazos de entrega (por causa da nossa aduana) na faixa de 60 dias

c) Tudo pago ANTES ou seja o empresario tem que bancar qquer coisa que quiser vender aqui

d) Apos tudo isso voce coloca uma margem honesta para que o seu produto DE LUCRO (1o. objetivo de uma empresa) algo em torno de 30%

e) voce ainda tem de lidar com a famosa "garantia" ou seja se o produto pifar aqui vc tera de trocar e repor ao cliente e resolver com o fabricante la fora, nao existe o envio para conserto, a empresa no maximo arcará com a outra peca porem custos de reimportacao serao pagos exclusivamente pelo vendedor

f) Temos a cultura do famoso parcelamento, pois as pessoas preferem muito mais pagar em 10X (sem juros) do que optar pelo melhor preco avista, claro que todos sabemos que isso é pura enganaçao pois os juros ja estao la. Porque nao pensamos e compramos AVISTA??
    Uma sobrinha minha veio dos EUA e ficou espantada com o famoso parcelamento no cartão que existe aqui, nos EUA existem formas de não pagar avista (por exemplo Bill me Later, mas quase todos sao na linha de financiamentos rapidos a juros HONESTOS).

g) Hoje tudo deve ser verificado, analisado, pensado, questionado. Qualquer produto que se queira, é uma compra técnica, desde feijao a volante e cubo. Nao importa o produto com 100% de certeza ele tem particularidades que obrigam o comprador a saber o que esta comprando, como vai usar, quem vai usar e/ou instalar e depois de tudo isso como CONSERVAR este produto. Gastam-se horrores com produtos bons mas as vezes entregam na maos de pessoas sem o conhecimento ou competencia e ai vem os problemas, que muitas vezes sao repassados aos vendedores pois as pecas vieram com "defeito", que na verdade foi causado pelo instalador sem qualificacao.

Em resumo acho que precismos em geral:

1) Aprender a comprar e dar mais valor ao nosso dinheiro
    2) Questionar mais os profissionais envolvidos, para que nao acontecam erros
    3) Criticar e reclamar quando de direito aos envolvidos, seja governo, empresariado ou profissionais

wdoc,

Como empresario te pergunto. O que fazemos com as pessoas que falam que querem uma coisa você batalha arruma a melhor forma de pagamento se preocupa em atender a todos (criamos um grupo) e depois a pessoa some deixando todos na mão.

E depois so criticam os empresarios (ok, não todos)
  • 16/07/2009, 23:47
    wdoc
    Bruno

Chamo de risco de mercado. Todo lojista ou empresário que se propõe a vender algo tem que investir primeiro para depois ver o retorno. Você pode conseguir o melhor produto no melhor preço e ainda assim o seu cliente comprar da concorrencia.
    O mercado hoje é muito prostituido, vemos pessoas usando lojistas como show room e depois comprando na Internet, são os riscos do mercado não há o que se fazer.
    Eu diria que para isso dar certo você precisa vencer os concorrentes não só por preço mas mais pelo atendimento, deferencia, informações técnicas sobre o produto, modo de usar etc, assim conquistando o cliente.
    Enquanto tivermos "espertos" que só se interessam por preços nunca teremos um mercado bom.
  • 17/07/2009, 00:25
    Bruno Estruc
    Eu sei do risco do negocio. Estou falando da sua obs numero 3. E estou fazendo a reclamação.

O que acontece é que um grupo de clientes se propoem a fazer uma coisa e acaba prejudicando um outro grupo de clientes. Tiro o exemplo os bloqueio da Macrotorque que estamos fazendo o desafio.
  • 17/07/2009, 01:08
    Ronaldo B.
    Citação:

Postado originalmente por Bruno Estruc Ver Post
    O que acontece é que um grupo de clientes se propoem a fazer uma coisa e acaba prejudicando um outro grupo de clientes. Tiro o exemplo os bloqueio da Macrotorque que estamos fazendo o desafio.

Bruno,

Eu acredito que uma das causas, senão a principal, de acontecer esse tipo de problema que vc cita na venda dos bloqueios seja o fato de se lançar a proposta de se formar um grupo sem antes ter definido qual serpa o custo, a forma de pagamento e o prazo de entrega da mercadoria.

Se vc pergunta quem quer comprar um bloqueio com um preço diferenciado e melhores condições de pagamento do que normalmente é encontrado no mercado porém sem dizer como será, é de se esperar que muitas as pessoas tenham expectativas diferentes, e que nem sempre venham a ser correspondidas. Pode ver que nas primeiras msg do grupo de venda dos bloqueios muitos interessados condicionam seu interesse de compra ao valor e a forma de pagamento. Quando isso é definido pode não atender as expectativas de alguns e fazer com esses desistam da compra.

Uma forma de diminuir esse problema seria ao abrir um tópico para se formar um grupo para compra de um bem já ter definido e comunicar na primeira msg a quantidade de peças disponiveis, preço, forma de pagamento e prazo de entrega. Dessa forma é mais fácil que cada um já saiba se vai poder se comprometer ou não e assumir o compromisso. Eu sei que dessa forma dificulta ou pode até impossibilitar uma melhro negociação com o forncedor, porém minimiza o risco para todos.

[]´s
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 12:12.