Postado originalmente por
wdoc
Dando a minha opiniao de alguem que ate tentou fazer algo para que o Brasil tivesse mais produtos automotivos importados, tecnologia de ponta porem alguns problemas no caminho, no final o projeto foi inviabilizado.
a) Impostos absurdos de importação - 100%, inclusive impostos em cascata
b) Prazos de entrega (por causa da nossa aduana) na faixa de 60 dias
c) Tudo pago ANTES ou seja o empresario tem que bancar qquer coisa que quiser vender aqui
d) Apos tudo isso voce coloca uma margem honesta para que o seu produto DE LUCRO (1o. objetivo de uma empresa) algo em torno de 30%
e) voce ainda tem de lidar com a famosa "garantia" ou seja se o produto pifar aqui vc tera de trocar e repor ao cliente e resolver com o fabricante la fora, nao existe o envio para conserto, a empresa no maximo arcará com a outra peca porem custos de reimportacao serao pagos exclusivamente pelo vendedor
f) Temos a cultura do famoso parcelamento, pois as pessoas preferem muito mais pagar em 10X (sem juros) do que optar pelo melhor preco avista, claro que todos sabemos que isso é pura enganaçao pois os juros ja estao la. Porque nao pensamos e compramos AVISTA??
Uma sobrinha minha veio dos EUA e ficou espantada com o famoso parcelamento no cartão que existe aqui, nos EUA existem formas de não pagar avista (por exemplo Bill me Later, mas quase todos sao na linha de financiamentos rapidos a juros HONESTOS).
g) Hoje tudo deve ser verificado, analisado, pensado, questionado. Qualquer produto que se queira, é uma compra técnica, desde feijao a volante e cubo. Nao importa o produto com 100% de certeza ele tem particularidades que obrigam o comprador a saber o que esta comprando, como vai usar, quem vai usar e/ou instalar e depois de tudo isso como CONSERVAR este produto. Gastam-se horrores com produtos bons mas as vezes entregam na maos de pessoas sem o conhecimento ou competencia e ai vem os problemas, que muitas vezes sao repassados aos vendedores pois as pecas vieram com "defeito", que na verdade foi causado pelo instalador sem qualificacao.
Em resumo acho que precismos em geral:
1) Aprender a comprar e dar mais valor ao nosso dinheiro
2) Questionar mais os profissionais envolvidos, para que nao acontecam erros
3) Criticar e reclamar quando de direito aos envolvidos, seja governo, empresariado ou profissionais