Powered by vBulletin

Mercado 4x4 no Brasil: Porque é tão ruim?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213141516 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 19/07/2009, 22:08
    samukanvas
    Conformismo eu não aceito...

Essa de ficar esperando alguém fabricar alguma coisa pro meu carro ou aceitar que o mercado é assim mesmo, não dá.

É por isso que o mercado tem pouquíssimas opções. Se tivesse realmente público variado, hoje teríamos muito mais opções. Mas como pra "jipeiro" só o valor importa, comemos lavagem mesmo e tá bom demais. Pra quem é tá bão...

Não sei se entenderam meu ponto de vista, mas eu não tô dando uma de besta falando que são tudo pobrão e tal. É que na oportunidade de escolha, colocam tudo na mesma cesta e chamam de peça de jipe. É lógico que o mais barato será o melhor, nem que na cesta esteja um amortecedor nakata e um fox de 18" multiregulável.

Não se trata de generalizar dizendo que cada um pode pagar um valor. Parto do princípio que se o cara comprou um carro pra fazer trilhas, ele sabe que tem custo de manutenção mais caro e sabe que o desempenho é proporcional ao capital investido. É óbvio que se o cara tem um 4x4 e gosta só de passear por estradas de barro ele não precisa de bloqueio e fox de 20", mas ele pode usar amortecedores de qualidade em vez de ficar trocando um par por trilha dos originais. Ele pode pagar um jogo de amortecedor melhor, mas "adapita" um original que não foi projetado pra isso.

Tem tb o caso dos crawlers que ainda não sabem que são... Hoje tem um samuraizinho (somente ex, ok?) e já coloca um calço/arqueia mola. Mais tarde coloca pneus 33 e um bloqueio. Daí os amortecedores pedem demissão, as molas ficam de alturas diferentes porque foram mal fabricadas, os pneus soltam a borracha e por aí vai. Poderia ter comprado um kit legalzinho e colocado uns pneus melhores.

Sobre a cultura que falo é o seguinte: Falando de bloqueios ainda.

Arb x lockright. Um faz muito mais coisas que o outro. Um resiste a qualquer braçada e o outro não. Um te permite usar o carro normalmente e o outro não. Um te permite começar no original e transformar teu carro no que quiser o outro não. Um te faz gastar 1 vez o outro não.

Não se trata de rockcrawling. Lockright quebra com pneu 31... Se quebrar 1 vez e comprar outro, já pagou um arb. Tem mão de obra pra instalar 2x. Isso se ele não quebrar mais coisa...

Porque comparar 2 produtos tão diferentes? Só porque parecem iguais? Um te oferece um pacote muito maior que o outro e por isso é mais caro. Não é mais caro porque tem uma etiqueta famosa em cima...

Eu imagino que se as pessoas valorizassem mais o mercado e pararem de inventar tanto, seria mais fácil encontrar produtos para nosso carro.

Nos eua, por mais incrivel que pareça, nem tudo é DIY. Vc tem que ter bom olho, mas nas gaiolas mais fodonas que fabricam tem um suporte de alguma marca, um reforço de outra, uma bucha, um semi, uma tubeira, elétrica etc... Nem tudo é feito em casa e como tem opção por lá.... Não tem nego usando fio de tomada pra fazer chicote. Tem o chicote pronto e nego compra, mesmo sendo engenheiro elétrico... Dá muito menos trabalho, é bem feito e tem garantia!

Mercado é tudo igual. Aqui e lá a economia é a mesma. Estaremos igual a os EUA em 10 anos. O que é caro hoje vai ficar barato se comprarmos mais. É por isso que os kits china são tão baratos. Se o foco fosse produto legal a gente teria ARB a 2 conto aqui ;)

Abs
  • 19/07/2009, 23:06
    Sergio Rocha
    Acabei de ler tudo.UFA.Não tinha visto isso ainda.Muito boas as colocações.Em toda e qualquer atividade voce encontra esse tipo de problema.Não só em produtos, como também em mão de obra.Poucas pessoas estão dispostas a pagar um profissional competente, se tem o baratinho ali na esquina.
    Talvez seja a" esperteza " do brasileiro que faça o mercado ser assim.
    Ser empresario nesse país é muito difícil.

[]'
  • 23/07/2009, 15:27
    samukanvas
    Citação:

Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    Ser empresario nesse país é muito difícil.

[]'

Ser empresário de fato. Não estamos falando dessas histórias de nego que tinha barraquinha de camelô e 15 anos depois tem um império de bilhões. Isso aí é história pra boi dormir... :lol:

Não tem milagre. Só quem tem empresa sabe como já é muito difícil manter aberta. Ainda mais ganhar dinheiro :concordo:

bjs
  • 23/07/2009, 22:00
    Marco Aurélio R Guimarães
    Citação:

Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Cara, não coloque no mesmo nível o Rancho, Procomp e Ironman. Ironman é um kit xina total com propaganda australiana. Aliás, Ironman não é kit de suspensão. É apenas um lift.

Pra pagar num ironman seria melhor procurar uns amortecedores nacionais mesmo e colocar uns calços.

Abs

Caraca Samuka!
    Ler este teu comentário realmente foi deprimente. Vendo Ironman, uso Ironman nos meus dois Defender e garanto que não é melhor colocar uns "calços". Desde que estou no Armazém, procuro usar os principais produtos que vendemos. Fiz isso com Warn, com ARB/OME e estou fazendo com Ironman e todos são excelêntes produtos, apesar de que TODOS, também são feitos na China, assim como Rancho ou Procomp. Ou alguém aqui ainda acredita que são produtos Made in Usa? Alguém realmente acha que os amortecedores Procomp estariam custando o que estão custando sendo fabricados nos EUA? ´
    A geladeira, a barraca e os amortecedores da ARB/OME são chineses amigo, e não são produtos ruins, muito pelo contrário. Teu Nike, Ipod e Aplle ou são chineses ou coreanos e são ruins? A linha Tabor da Warn, é chinesa... o Garmin que usamos, também é xing ling...
    Por isso uso os produtos que vendo. Para que alguém que tenha interesse neles e é desencorajado por antipatia, tenha a oportunidade de ver em funcionamento os equipamentos. Te garanto que não tenho medo de colocar meus defender à prova com os equipamentos que tenho neles e se, algum dia tiver alguma surpresa com algum produto, tiro da loja, como já fizemos, eu e meu sócio, com uma linha de amortecedores que vendíamos e uma linha de instrumentos de medição.
    Produto chines não é sinônimo de má qualidade. Existem produtos péssimos lá, como aqui e como nos EUA. Todos esses fabricantes arriscariam o nome, a reputação vendendo lixo? Evidente que não! Claro que há uma seleção criteriosa e um controle de qualidade sobre os produtos feitos lá. A Ironman tem uma equipe especifica para o controle de qualidade, assim como todos os fabricantes mantém um pessoal lá com essa finalidade. Acredito que você não foi justo com o que disse e coloco à tua disposição meus Defenders para que analise o funcionamento da suspensão e desfaça essa aparente má impressão que tem do kit, o.k.?
    Forte abraço!
  • 23/07/2009, 22:27
    offroad
    Marco vc estah enganado.
    jah usei quase todos esses produtos, tem diferenca sim.
    produto de performance nenhum eh china.
    soh reposicao mais barata q original. eles sao bons em alguns produtos.. rodas por exemplo, mas n tem tecnologia ou qualidade para outros componentes.
    o rancho e o procomp vem estampado made in usa, o skyjacker made in mexico e o ironman vem o q ? nao eh pq vc vende amortecedor china q os outros sao iguais...
    duvido se alguem correu o sertoes ai c/ algum produto china na suspensao por exemplo ....
    agora eletronico o papo eh outro, se nao eh china eh taiwan.
    e duvido q todas as fabricas tem um controle de qualidade proprio, aposto q algum de seus importadores nem conhecem a fabrica.

e para saber onde eh feito eh simples o codigo do consumidor nao fala q tem q ter um aviso no produto onde ele eh feito ?
    eh soh ligar p/ quem vende e perguntar......
  • 23/07/2009, 22:30
    offroad
    :concordo:ah e tem dentista q sabe muito + q mecanico :parede:

e tb como disse antes comparar o mercado ai c/ outro eh desleal. acho q falta a galera investir. tanto de um lado como do outro.

eh tb o povo para de nivelar por baixo.......
    se nao alem do presidente vou falar q tem o consumidor q merece:concordo:
  • 24/07/2009, 00:35
    Citação:

Postado originalmente por offroad Ver Post
    Marco vc estah enganado.
    jah usei quase todos esses produtos, tem diferenca sim.
    produto de performance nenhum eh china.
    soh reposicao mais barata q original. eles sao bons em alguns produtos.. rodas por exemplo, mas n tem tecnologia ou qualidade para outros componentes.
    o rancho e o procomp vem estampado made in usa, o skyjacker made in mexico e o ironman vem o q ? nao eh pq vc vende amortecedor china q os outros sao iguais...
    duvido se alguem correu o sertoes ai c/ algum produto china na suspensao por exemplo ....
    agora eletronico o papo eh outro, se nao eh china eh taiwan.
    e duvido q todas as fabricas tem um controle de qualidade proprio, aposto q algum de seus importadores nem conhecem a fabrica.

e para saber onde eh feito eh simples o codigo do consumidor nao fala q tem q ter um aviso no produto onde ele eh feito ?
    eh soh ligar p/ quem vende e perguntar......

Amigo off:
    Não sou moleque! Não disse que só porque vendo amortecedores de uma determinada marca os outros são iguais, melhores ou piores! Só fiz a constatação de que só porque é china não necessariamente é ruim! E que tem muita gente que engole produtos chineses por americanos ou mesmo Australianos, no caso da ARB. E engolem com orgulho e soberba inacreditáveis!
    Mas publicamente peço desculpas pelo meu engano. Gosto das coisas claras e me precipitei ao generalizar. Fui procurar o que sobrou do meu jogo de Ranchos... Está estampado mesmo Made in Usa! Aquele jogo que arrebentou os olhais na solda, que estava usando na minha Ranger... Embora USA, não foi garantia de qualidade... Entende?
    Continuo com a minha opinião de que tenho mesmo que tentar testar tudo que uso e vendo. Agora se vou ser massacrado por dizer que os produtos da ironman são bons, que os uso e que estou gostando muito, não posso fazer absolutamente nada. Mas também não poderia deixar de espernear. Se calços fossem melhores que os kits da Ironman, fecharia minha loja e desistiria da humanidade.
    E viva os gringos, desde que não sejam asiáticos!
    Estão aqui os Defender, esperando vocês para um teste.
  • 24/07/2009, 02:31
    offroad
    relaxa, nao eh nada pessoal..:concordo:
    qto a seu amortecedor quebrar, pode ser falha nele ou no "modelo" vejo q muita gente por ai usa o mesmo numero de rancho p/ varios carros.
    indepedndente disso, pelo q sei tanto rancho, como procomp sao as unicas empresas representadas respectivamente pelas suas fabricas.
    mas nao vejo ninguem apoiar isso. soh alguns q gostam de descer lenha, mesmo sem conhecer o negocio.
    acho q esse q eh o espirito do topico, falta apoio, investimento, interesse. q soh vejo em poucas empresas ai....
    se vc gosta do " china" q usa. legal !!! pelo menos testa e conhece, assim aprende e investe em vc mesmo.
    cansei de ver aqui pessoas vendendo produtos milagrosos, o q nao existe.
    dependendo para o q eh, aplicacao, uso... bla bla... ateh um cofap turbo gas pode ser otima opcao.... mas duvido q se perguntar p/ a maioria q vende ele vai te explicar diferencas de amortecedores..... vantagens e desvantagens de cada um..... aqui qq loja lhe explica isso. mesmo q ele nao venda tal marca.....

agora sobre ironman, ai jah vi " expert" vendendo ironman dizendo feito na australia e como o melhor amortecedor que vc pode ter :parede: e q produto americano eh soh para aparecer.
    isso demonstra total ignorancia do cara q vende, como comprar de alguem assim ?

isso ajuda ou nao o mercado ?
  • 24/07/2009, 03:51
    samukanvas
    Citação:

Postado originalmente por Marco Aurélio R Guimarães Ver Post
    Caraca Samuka!
    Ler este teu comentário realmente foi deprimente. Vendo Ironman, uso Ironman nos meus dois Defender e garanto que não é melhor colocar uns "calços". Desde que estou no Armazém, procuro usar os principais produtos que vendemos. Fiz isso com Warn, com ARB/OME e estou fazendo com Ironman e todos são excelêntes produtos, apesar de que TODOS, também são feitos na China, assim como Rancho ou Procomp. Ou alguém aqui ainda acredita que são produtos Made in Usa? Alguém realmente acha que os amortecedores Procomp estariam custando o que estão custando sendo fabricados nos EUA? ´
    A geladeira, a barraca e os amortecedores da ARB/OME são chineses amigo, e não são produtos ruins, muito pelo contrário. Teu Nike, Ipod e Aplle ou são chineses ou coreanos e são ruins? A linha Tabor da Warn, é chinesa... o Garmin que usamos, também é xing ling...
    Por isso uso os produtos que vendo. Para que alguém que tenha interesse neles e é desencorajado por antipatia, tenha a oportunidade de ver em funcionamento os equipamentos. Te garanto que não tenho medo de colocar meus defender à prova com os equipamentos que tenho neles e se, algum dia tiver alguma surpresa com algum produto, tiro da loja, como já fizemos, eu e meu sócio, com uma linha de amortecedores que vendíamos e uma linha de instrumentos de medição.
    Produto chines não é sinônimo de má qualidade. Existem produtos péssimos lá, como aqui e como nos EUA. Todos esses fabricantes arriscariam o nome, a reputação vendendo lixo? Evidente que não! Claro que há uma seleção criteriosa e um controle de qualidade sobre os produtos feitos lá. A Ironman tem uma equipe especifica para o controle de qualidade, assim como todos os fabricantes mantém um pessoal lá com essa finalidade. Acredito que você não foi justo com o que disse e coloco à tua disposição meus Defenders para que analise o funcionamento da suspensão e desfaça essa aparente má impressão que tem do kit, o.k.?
    Forte abraço!

Fala Marco, beleza?

Bom, nem tudo meu é feito na china. Meu tênis é no vietnan, por exemplo... Acho que as criancinhas lá cobram mais barato :rolleyes:

O esquema com a china é fato. MO mais barata e menos imposto. Por isso pegam coisas que a fabricação não demanda muita qualidade, porque não conseguem ter preço e prazo com qualidade excelente. Quando alguma empresa quer qualidade acima da mérdia faz em casa mesmo. É o caso das empresas de suspa que colocam o Made In USA nos amortecedores, por exemplo. Não conheço ohlins xina... Nem remédio pro coração.... Então, xina é meio que zoado mesmo. No mercado de eletrônicos o mesmo produto fabricado na china e nos eua, por exemplo, tem preços diferentes. O MESMO PRODUTO. Câmeras de foto por exemplo que a sony fabrica no japão e na china. Compara preço do mesmo item... Mesma coisa com tabor e warn. Está pagando pela qualidade, confiabilidade, etc...

Sobre as suspas, não vamos perder tempo perguntando que tipo de ferro, solda, buchas, acabamento, qualidade, haste de amortecedor, óleo, pistões, paredes de tubeira, dirigibilidade etc... Porque sabemos que pra "jipeiro" é mais ou menos "o que os olhos não vêem o coração não sente", ou seja, não dão importância pro que não conseguem enxergar. Se for cromado então, fodeu... Pode ser até um tolete de cachorro, mas nego vai achar lindo. O importante é ser barato e o vendedor afirmar que é equivalente àquela marca famosa. Aí o psicológico relaxa e entra o malandro: "Agora estou fazendo um bom negócio. Vou comprar um produto mais em conta que é igualzinho ao caro". Tudo igual é caminhão carregado de japonês... Suspa não tem nada igual :mrgreen:

O que estamos propondo aqui é a educação do "jipeiro". Saber diferenciar kit de 3", por exemplo. Não se pode comparar ironman com procomp/rancho/Re só porque os amortecedores e molas são coloridos. E sim saber o que cada um se dispõe a fazer. A partir daí saberemos que kits de 3" não podem ser comparados pois são construídos para propósitos diferentes. Não adianta falar que te serve e que pode comprovar que os lifts Ironman não caem do carro. Isso sabemos, mas não adianta falar que o lift é tão bom quanto/melhor/equivalente a um superior e mais caro. Quando compara preços, deve comparar funções junto...

Por causa disso eu vou colocar umas fotos e uma breve opinião. O veículo que peguei como exemplo é uma cherokee sport. Ela possui kits de todas as marcas que relaciono abaixo. Os kits variam de 2 a 3,5. Diferença muito próxima da média 3".

Lift Ironman - Esse é o melhor lift da Ironman. Porque lift? Porque faz a mesma função que um body lift. Só aumenta a distância do eixo pra carroceria. Isso um kit de calço faz e custa um monte menos. O lift não corrige a geometria do carro. Só faz piorar. E o que é esse feixe de mola de caminhão de entulho? Eu tb gostaria de saber porque não temos revenda Ironman nos EUA?

http://www.ironman4x4.com/images/kits/Ironman-CL_T.jpg

HDS - Kit de Suspensão 3" XJ c/ Disconnect - Esse é exatamente o kit que eu tenho na minha cherokee sport 98. Apesar de ter o kit e ter testado muito, acho ele uma bela bosta. Os amortecedores dizem ser skyjacker, mas eu chamo de vagaba e o resto é rough country made in xina. Esse kit já está mais completo que o ironman no que diz respeito a dirigibilidade e desempenho off road.

https://askbycom.dot5hosting.com/cat...hds_xj670d.jpg

Esse é um econolift da Rubicon Express - 230 dólares. Me explica a diferença pro ironman. Me explica aonde o ironman leva vantagem em cima de um lift igual a esse?

http://www.rubiconexpress.com/Images...RE6160/590.jpg

XJ 3.5" SUPER-FLEX W/REAR SPRING da Rubicon Express - Kit já vem com buchas uniballs da RE. É um kit mediano, mas que já faz trilha boa. Tem quick disconnect tb.

http://www.rubiconexpress.com/Images...RE6030/590.jpg

Clayton Off-road XJ 4.5 Inch Short Arm Lift Kit - Apesar de estar escrito 4,5" esse kit tb é o de 3". Só muda altura da mola e não cobram a menos por isso. Eu tb tenho essa marca de kit em outro carro. Todas as buchas são johnny joint's, o quick disconect é jks, molas BDS, braços são reforçados etc...

http://claytonoffroad.com/images/PD-SA-XJ45.jpg

Pergunta: Todos são kits equivalentes, para o "jipeiro" todos concorrem na mesma categoria aqui no fórum (Afinal são kits de 3"), todos levantam o carro, mas em qual vc apostaria pra fazer todo o tipo de trabalho?

Dá pra comparar Ironman com Clayton Off-road?

É isso que estamos tentando passar aqui. É logico que o kit ironman não vai se despedaçar na rua, mas não dá pra exigir nada de um kit xina a não ser altura. EU prefiro colocar o kit de calço da RE. Vai ter um desempenho superior. Mas se quiser pagar só um pouco mais caro, leva um RE que vai deixar teu carro realmente melhor pra trilhas e on-road ou mais um pouco e pega o clayton. Está pagando pelo que vale. No preço do kit clayton está incluído que teu carro não vai mudar de pista quando frear porque a geometria da suspensão está toda errada, que o amortecedor não vai estourar se andar 500km em estrada de chão, que teu carro terá conforto, que as buchas não vão estragar tão cedo, que a linha de freio não vai rasgar, que tu vai conseguir atravessar os obstáculos sem moer o carro, etc... vai te deixar despreocupado...

Eu já tive contato com todos os kits (menos o econolift). Sei bem do que estou falando :wink:

Sobre teu amortecedor Rancho, acredito que tenha sido uma unidade defeituosa mesmo. Digo isso porque arranquei os suportes de amortecedor da minha cherokee com os amortecedores vagabas da HDS dando final de curso abertos e nada aconteceu com eles. Estão ok até hoje... Um rancho acontecer isso me parece defeito de fábrica ou instalação. Já vi um procomp 9000 assim tb, mas isso não caracteriza amortecedor ruim.

Mais ou menos isso que acho.

Abs

Rodrigo
  • 24/07/2009, 03:55
    Citação:

Postado originalmente por offroad Ver Post
    relaxa, nao eh nada pessoal..:concordo:
    qto a seu amortecedor quebrar, pode ser falha nele ou no "modelo" vejo q muita gente por ai usa o mesmo numero de rancho p/ varios carros.
    indepedndente disso, pelo q sei tanto rancho, como procomp sao as unicas empresas representadas respectivamente pelas suas fabricas.
    mas nao vejo ninguem apoiar isso. soh alguns q gostam de descer lenha, mesmo sem conhecer o negocio.
    acho q esse q eh o espirito do topico, falta apoio, investimento, interesse. q soh vejo em poucas empresas ai....
    se vc gosta do " china" q usa. legal !!! pelo menos testa e conhece, assim aprende e investe em vc mesmo.
    cansei de ver aqui pessoas vendendo produtos milagrosos, o q nao existe.
    dependendo para o q eh, aplicacao, uso... bla bla... ateh um cofap turbo gas pode ser otima opcao.... mas duvido q se perguntar p/ a maioria q vende ele vai te explicar diferencas de amortecedores..... vantagens e desvantagens de cada um..... aqui qq loja lhe explica isso. mesmo q ele nao venda tal marca.....

agora sobre ironman, ai jah vi " expert" vendendo ironman dizendo feito na australia e como o melhor amortecedor que vc pode ter :parede: e q produto americano eh soh para aparecer.
    isso demonstra total ignorancia do cara q vende, como comprar de alguem assim ?

isso ajuda ou nao o mercado ?

Entendo e estou tranquilo. Você tem razão absoluta com relação a vendedores que douram os produtos que vendem e desmerecem os outros.
    Não sou comerciante de nascença. Para mim tornou-se um hobby e uma forma de investir meu dinheiro, porque gosto muito disso tudo. Então, não entrei neste ramo pela necessidade de fazer dinheiro. Entrei com mentalidade de "consumidor" porque penei muito para montar minha Ranger e não queria que outras pessoas enfrentassem as mesmas dificuldades. Por isso prezo tanto falar e mostrar a realidade, das minhas experiências e de meus clientes, a outros clientes. Como já disse, tirei produto da loja por ser produto sem a devida qualidade. Porque não é honesto vender assim, porque não é ético vender assim. As pessoas merecem saber a verdade sobre o que levam para casa e como vou dormir em paz se minto sobre o produto que pode comprometer, por exemplo a segurança de alguém ou de uma família? Jamais!!
    E por sermos verdadeiros, tanto eu quanto meu sócio, em momento algum hesitaremos em retirar da loja qualquer outro produto que venha a contrariar esses princípios de qualidade e honestidade.
    Também por esse princípio, nem falei do caso dos Troller que usam os Rancho e vivem estourando, porque a aplicação do amortecedor é para outro carro, como você citou. Seria muito cafajeste se o fizesse.
    Por outro lado também há a indução dos que dizem que uma gambiarra funciona melhor do que aquilo desenvolvido especificamente para o veículo, seja fabricado aqui, na China ou na Europa. Por isso a exaltação e a generalização errada de minha parte. Não é tambem correta essa forma de indução e de forma alguma ajuda o mercado.
    Pesquisei muito em fóruns lá de fora sobre a Ironman. Evidente que não é unanimidade, que existem as preferências e gostos pessoais, mas certamente não iria estar sendo vendido no Armazém se não fosse bom e não tivesse a aprovação de tantos usuários.
    Também é lógico que ProComp, Rancho, BDS, Teraflex, Fabtech, Tuff Country e tantas outas não são top em suspensão. São suspensões excelentes somente para o mercado. Para uso profissional em competições, não são elas que estão lá, ou se algumas estão, não é com o produto que se coloca disponível à massa de consumidores. Às vezes, pelo que leio por aí, dá impressão que somente uma suspensão pensada e desenvolvida para o setor profissional é que vale para nossos carros. E isso não é verdade.
    Bom, tô falando demais. Meu fuso horário tá que nem o teu da Califórnia, só que não estou aí. Estou aqui no Brasil e preciso trabalhar amanhã. Vou parar porque já devo ter trincado o saco de muita gente!
    Abração!
  • 24/07/2009, 03:57
    Acordado também Samuka?
    Leio a tua aula amanhã, porque hoje acabou a pilha... (feitas aqui no Brasil com qualidade americana!!! ehehehe)
    Abração!
  • 24/07/2009, 04:05
    samukanvas
    Citação:

Postado originalmente por Marco Aurélio R Guimarães Ver Post
    Acordado também Samuka?
    Leio a tua aula amanhã, porque hoje acabou a pilha... (feitas aqui no Brasil com qualidade americana!!! ehehehe)
    Abração!

Estou saindo pra trabalhar em 1/2 hora. Hoje quero dar o bote lá na empresa. Demora mais ou menos uma hora pra chegar lá de carro. De vez em quando tenho que dar uma de maluco assim... :rolleyes:

O bom é não tem trânsito pesado :mrgreen:

Grande abraço!!

PS: Nem tudo que é americano é bom. Já viu o que chamam de futebol? :rolleyes:
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213141516 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 03:29.