Citação:
E qual o problema de ter documentos? Se vai em cima duma carreta, eles não precisam estar em dia, baster ter o CRV. É só não pagar mais IPVA e licenciamento.
Perfeito, eu concordo plenamente com essa questão, tanto que abordei esse detalhe.
Mas quem se conforta com a idéia de investir dinheiro num carro que não pode andar na rua?????? São poucos!!!!!!! Pra todos os efeitos é um carro, não é????? E rebocar esse carro numa carreta implica outros inconvenientes e até mesmo investimentos. Não é qualquer carro nem carreta que suporta um Jeep, ao contrário de uma moto ou mesmo um quadricíclo que pode ser rebocado até mesmo de carro mil. Sem contar que a maioria investe não só pra se divertir, mas também pra ostentar, pra desfilar, e desfilar com uma moto na caçamba beleza, mas com um Jeep mais carreta é diferente !!!!!!!! E quem mora em condomínios????? Garagem pra carreta mais Jipe???? Complicado né !!!!!!!!
Agora como já disse anteriormente, existem motos sem RENAVAM pra comprar porque o mercado absorve, tem competicões que estimulam consumidores a adquirirem equipamentos como esse e assim o mercado se fortalece principalmente no lado dos equipamentos e acessórios. E andar de moto não custa nada barato.
Já os quadricíclos, tem uma parcela do mercado voltado ao uso agrícola, pelo menos é o argumento usado na tributação e classificação desses veículos. Entratanto está virando febre, e por compartilhar vários equipamentos das motos, acabam pegando carona no mercado de equipamentos e acessórios. E pra levá-los de um lado para o outro não fogem muito da regra observada às motos.
Citação:
Tem motos e quadriciclos 100% off road. Mas não temos um jipe ou gaiola 100% off.
Então não seria nenhum absurdo ter um 4x4, 2 lugares, motor a gasolina, 100% off road, sem paralama, sem pisca, sem RENAVAM, sem porr@ nenhuma por 30 ou 40K, não acha?
Não temos Jipe nestes moldes no mercado talvez pelo fato do mercado não absorver um produto desses. Como acabei de dizer, um fator determinante são as modalidades competitivas existentes.
Acredito que o mais próximo disso seria o Mitsubish Motor Sports, que além de oferecer categorias turismo, tem as exclusivas para carros de competição (RS), mas sabemos que são veículos de natureza e projeto bem diferentes que os nossos veículos de trilhas. É possível comprar uma L200 de competição sem RENAVAM, bem como houve a possibilidade de comprar Troller nos mesmos moldes. MAs não se vê isso em qualquer concessionária, tal como uma CRF 230 que pode ser adquirida através de qualquer concessionária Honda.
Citação:
Hoje tem quem compra um Troller, equipa todo e joga no barro mais de 100K, por diversão.
MAs essa parcela é tão pequena que não representa nada ao mercado. Tanto é verdade que estamos aqui discutindo o porque do mercado que envolve nossa diversão estar longe do que consideramos adequado.
Citação:
Ainda é um mercado restrito pq o custo da brincadeira é alto, em função do carro ser voltado para uso urbano (além do motor diesel no caso do Troller), onde é preciso cumprir vários requesitos.
Estamos pagando caro para andar num carro "legalizado", quando essa lei não se aplica onde queremos andar.
Mas feliz ou infelizmente, quem "garante" nossa diversão são essas pessoas que compram um Troller simplesmente para uso urbano, bem como vitaras, suzukis, land rovers etc etc etc.
São esses consumidores que sustentam o mercado desses veículos e nós usuários do Off Road chegamos pela margem, aproveitando a proposta de uso do carro que a grande maioria não utiliza. $X$, ops, 4x4 é STATUS, (esqueci de soltar o "shift"), mas é bem por aí mesmo. Nós compramos um Troller usado pra fazer trilhas bem como uma Vitara, Samurai, Defender entre outros. E os empresários não estão de olho em consumidores como nós justamente por atendermos uma parcela muito pequena dos usuários destes veículos. Aliás, quem faz trilha com um veículo diferente que um Willis já é diferenciado, pelo menos é esteriotipado assim.
Agora eu tiro uma conclusão de que o que regula o mercado são as competições esportivas que dão visualização às marcas que investem na atividade e que atraem não só competidores mas principalmente o público. E é atraz do público que vem os investidores. De onde conhecemos, BILTEN, FOX, ARB, SuperSwamper e todas as outras marcas consagradas do off road mundial?????
Analizando esse prisma vemos que nossa atividade aqui no Brasil é marginalizada, e por isso muito poucos investem o que realmente é necessário. Pra promover um evento de tal natureza já se encontra uma série de impecílios. E os poucos que existem acabam se vendo na obrigação de se adequar às realidades atuais.
Já imaginaram a promoção de um Top Truck Chalenge por aqui ????????
As dificuldades para isso?????
A quantidade de participantes aptos a participar dum evento desses????
Bom por enquanto fico por aqui......
Abraços