Powered by vBulletin

Mercado 4x4 no Brasil: Porque é tão ruim?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 12 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 234567891011121314151617 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 22/08/2009, 00:44
    fabiobil
    1 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por Pablo Toledo Ver Post
    Giovani;

Questões matrimoniais a parte, e que nada agregam à discussão, o fato é que o mundo 4x4 (que fazem trilhas pra valer e gastam com peças e equipamentos) não é formado somente de Trollers e muitos menos de outros 4x4 novos. CJs, Rural, Vitaras, Samurais, Engesas, Nivas, Campers, Bandeirantes, JPXs, F-75 e até algumas Land Rovers, Wranglers, Mitsubishi entre outros não podem contar com seguro. Quando muito a única opção é seguro contra terceiros.

Mesmo assim, se você vacilar aqui em São Paulo (e outros grandes centros urbanos também) com uma Land Rover ou um Troller estacionado na rua por alguma horas os vagabundos levam embora. Isso quando você não é vítima de assalto a mão armada. O mesmo vale, ainda que com menos frequência, para outros 4x4 de trilha, pois este mercado está crescendo muito e já começa a ter comércio para peças de procedência duvidosa (sobretudo no caso de guincho).

Enfim, seguro certamente vai te pagar o valor de tabela do veículo, mas concorda comigo que todo o investimento em rodas, pneus, bloqueios, guincho, beadlocks, hi-lift, px/py, GPS etc não será ressarcido? Pra se perder dez ou quinze mil reais só em equipamentos num infortúnio destes é fácil, fora todo o custo de mão-de-obra que evetualmente se gastou.

É deste "valor em risco" que estou falando, e que se agrava em casos de veículos que não podem contar com seguro total. Como no Brasil veículos ainda são vistos como patrimônio dado o elevado valor de revenda, confesso que me custa um pouco a acreditar que eu sou o único a fazer esta conta de qual o risco financeiro que estou correndo caso eu tenha o meu 4x4 roubado ou então com perda total.

[]s

Nossa nem fala em roubo ou assalto perto da minha esposa, por enquanto ela só acha que posso morrer fazendo trilha, enquanto cada vez que saiu de casa de Hornet ela quase me deixa louco dizendo que eu posso ser baleado e morrer isso porque moro no Interior e só ando de moto de dia tenho seguro total da moto, alias estou fazendo o do CJ5 1961 mas apenas para terceiros... nossa falando no capeta acabei de receber a mensagem dizendo que foi debitado o seguro da moto huahuahauhauhauah q merda, pior que tudo isso é ela viver pedindo pra gente se mudar de volta pra Europa que isso não existe lá, eh foda viu....

Oia o azulão...

Mas assim vamos levando....

Abracos a todos.
  • 23/08/2009, 12:22
    samukanvas
    Citação:

Postado originalmente por Tiazinha Ver Post
    Mercado 4x4 no Brasil: Porque é tão ruim?

Ruim não é... Basta ter dinheiro.

Tem cada Land Rover por aí, que nossa! Uma maravilha!:wink:

Tiazinha, não é nem questão de dinheiro e sim de interesse. Parece que as pessoas só fazem jipe pra ser o bam bam bam do grupo.

Vou te dar um exemplo do que vi ontem: Fui a itaboraí levar um jg de pneus pra uma pessoa ver. O dono de uma oficina. Na verdade era uma oficina sem muitos recursos ou nenhum, assim dizendo. Lá dentro tinha um par de eixos ensimec avaliados em quase 30 paus com um jogo de pneus maxxis 38 mais beadlock. No chão um motor mwm 2.8 preparado mais flange para cambio de opala e flange para ct de hilux com alavancas. Tudo by marcel. Acredito que dentro da tcase ainda havia um kit de redução. De powertrain tem mais o que aí? Uns 20 paus?

Imagina... 50 paus no chão de uma oficina meia boca. Tinha um chassis lá que só de olhar ele empena com umas soldas elétricas picadas. Parece que foi usado eletrodo de 1mm.... Isso tudo será montado lá, ao que me parece.

Ou seja, por mais que seja milhonário o jipeiro, não sabe como gastar seu dinheiro. Como se não existisse um fórum cheio de pessoas capazes de fabricar um jipe da altura dos equipamentos comprados...

Jipeiro! Mexânico! Detected!

Abs :concordo:
  • 23/08/2009, 13:58
    Giovani
    Citação:

Postado originalmente por samukanvas
    Imagina... 50 paus no chão de uma oficina meia boca. Tinha um chassis lá que só de olhar ele empena com umas soldas elétricas picadas. Parece que foi usado eletrodo de 1mm.... Isso tudo será montado lá, ao que me parece.

Ou seja, por mais que seja milhonário o jipeiro, não sabe como gastar seu dinheiro. Como se não existisse um fórum cheio de pessoas capazes de fabricar um jipe da altura dos equipamentos comprados...

Tocou em outro problema: a base.

A maioria ainda pensa que a base para um jeep, é um willys caidaço!
    Por mais que vc arrume, reforce, é um chassi velho, fadigado.
    Aí o cara põe 50 paus de equipamento "de ponta" em cima dum monte de ferro velho.
    As cherokees por exemplo, estão bem acessíveis. Já comentei isso em outro tópico.
    E para quem não se importa em ter um jipe 100% off, compensa muito construir uma gaiola. Compensa tanto, que vc pode comprar uma carreta só para levar ela dum lado pro outro, sem preocupação com a lei.

Esse paradigma de fazer um jipe à partir dum Willys precisa ser quebrado.
    Outro que existe, ao menos aqui no Fórum, é que gaiola só serve para quem faz RC.
    Não teria coisa melhor na lama e na areia do que uma gaiola leve e rápida.

[]'s
  • 23/08/2009, 22:26
    Tio Eddie
    Citação:

Postado originalmente por Giovani Ver Post
    As cherokees por exemplo, estão bem acessíveis.

Opa, voltando a opinar no post...

Concordo em gênero, número e grau contigo Giovani!

Ainda há muito "preconceito" com veículos 4x4 que não o ainda bom, mas cada vez mais idoso willys. E dizer que preparar um willys "de acordo" é mas barato, seria hipocrisia.

A 19 anos atrás, quando começei, realmente além de willys,rural/F-75, niva, land e engesa, as opções eram poucas, mas ja tinha alguma variedade...

Excluindo as trilhas realmente casca grossa e o RC, atualmente há uma infinidade de veívulos 4x4, incluindo os SUV, que vão muito bem com poucas alterações na maioria dos lugares. Logo passamos a ter opção.

Mas ainda escuto risadinhas e vejo os olhos desconfiados do povo quando apareço de F-1000 para um passeio ou uma trilha mais pesada. E a bichinha vai....rsrss, mas sabe como é, não é JEEP :parede:

Enfim, acredito que o mercado vem se aprimorando e profissionalizando, mas como "gente tonta e estrada ruim não acabam nunca" acredito que devemos identificar nosso tipo de nicho, perfil de consumidor, buscar empresas e empresários que possam suprir nossas necessidades e deixar que o proprio mercado se acomode. Um processo lento, mas que depois de iiniciado não tem mais volta.

Abraços
  • 24/08/2009, 13:42
    Tio Eddie
    Em tempo,

Esqueci de mencionar as guerreiras e quase indestrutíveis toyotas bandeirates!!!

Abraços
  • 24/08/2009, 19:56
    samukanvas
    Citação:

Postado originalmente por Giovani Ver Post
    Tocou em outro problema: a base.

Aí o cara põe 50 paus de equipamento "de ponta" em cima dum monte de ferro velho.
    As cherokees por exemplo, estão bem acessíveis. Já comentei isso em outro tópico.
    E para quem não se importa em ter um jipe 100% off, compensa muito construir uma gaiola. Compensa tanto, que vc pode comprar uma carreta só para levar ela dum lado pro outro, sem preocupação com a lei.

Outro que existe, ao menos aqui no Fórum, é que gaiola só serve para quem faz RC.
    Não teria coisa melhor na lama e na areia do que uma gaiola leve e rápida.

[]'s

É giova, tu sabe que pensamos parecido. Concordo com vc. Ainda mais quando fala de cherokee :mrgreen:

Mas sério... Deu uma dó daquele equipo lá no chão e no que ele irá se tornar... Esse tipo de carro deveria dar prazer a quem constrói :concordo:

abs
  • 25/08/2009, 09:05
    Ricardo Passoni
    O que alguns precisam entender que o jeep mais novo tem 26 anos!! , e dependendo do uso neste periodo ta todo $%$#$! Temos outros 4x4 mais interessantes agora , Cherocas e por ai vai , isso bem preparada vai bem !
    Abraços
  • 29/08/2009, 04:56
    offroad
    soh trilha ?
    e velocidade ? expedicao ? tem outras coisas boas e tb em 4x2 (melhor q muito 4x4 por ae).
  • 06/09/2009, 19:02
    Garra4x4
    Após 1 hora de leitura.... ( mas valeu a pena )

Mercado 4x4 no Brasil ... pq é tão ruim ?

- Infelizmente tem muito Fornecedor Ruim, Produto ruim, Transportadora ruim, Funcionário ruim e etc etc etc.. então nós temos que Filtrar isso tudo para o cliente ficar satisfeito !

E quando o cliente ainda resolve dar nó em pingo d´agua ai esta feita a lambança ... quer a peça entregue em 12 horas , pagando em 10x sem juros com desconto de 20% e mais o dobro do que comprou em Brindes .

( estou falando do lado Ruim ) lógico que existe o lado bom mas digamos que 20 clientes compram e tudo vai bem, 1 destes dá algum problema , gera maior tumulto , ligações, ameaças que vai chamar até a Swat para te matar e nós temos que ficar calmos para atender o proximo cliente e não desanimar com o "mercado de 4x4" ... só quem lida com o publico vai efetivamente entender que temos que "matar 1 leão" por dia.

-Sempre teve e infelizmente sempre vai ter as Lojas + BARATAS , aonde tudo é + BARATO ... é praticamente um Milagre ! E o consumidor é quem vai entrar pelo cano. Isso Atrapalha fabricante, distribuidores, lojas , oficinas e principalmente os Consumidores.

- OffRoad é um Hobby relativamente caro , logo o publico é classe média pra cima ; então o problema não é Preço e sim Qualidade / Eficiencia / Beneficio.

- Eu já vi pessoas que se interessaram por 4x4 , comprar um Jeep e foram na conversa de algum pilantra ( que infelizmente tem bastante ) ... gastaram mais de 50 ou 100mil e o jeep não fica pronto nunca , mil desculpas e problemas , um joga a culpa no outro e começa o "jogo da batata quente " , um belo dia o cara abandona tudo e continua andando de barco , moto e etc... pq ficou de saco cheio de ser enganado . ( não foi 1, 2 ou 3 foram vários ) isso me deixa muito chateado com o mercado 4x4 no Brasil, por isso eu entendo perfeitamente quando um cliente desconfia de tudo que eu falo, eu vejo que é um cara que já esta calejado e não quer levar outra "rasteira".

Continuo investindo muito tempo em conversar com clientes e fornecedores e no final das contas vemos que ainda tem muita gente boa no Brasil, mas infelizmente não é a Maioria.

Felicidade , Paz e Trilhas para Todos !!!
    Abraços
  • 06/09/2009, 19:35
    Ricardo Passoni
    Mas o bom do mercado e que "empresas" , não vou falar que são com , letras maiusculas ,, vão aos pouco deixando de existir e so ficam as serias! , mas que tem muita picareta ainda por ai tem , que tenta ludubriar o cliente , falando baboseira , achando que este que esta comprando ainda é aquele que mal se informava de algo, ainda insistem que por exemplo um cod de rolamento e diferente e outros lugares do mundo ai e F*%a!
    Abraços
  • 07/09/2009, 01:34
    Giovani
    Citação:

Postado originalmente por Garra4x4
    -Sempre teve e infelizmente sempre vai ter as Lojas + BARATAS , aonde tudo é + BARATO ... é praticamente um Milagre ! E o consumidor é quem vai entrar pelo cano. Isso Atrapalha fabricante, distribuidores, lojas , oficinas e principalmente os Consumidores.

E como tem... Esses "milagres" se fazem com sonegação de imposto, inadimplência, etc. Tem pilantragem de tudo que é tipo.

Citação:

- OffRoad é um Hobby relativamente caro , logo o publico é classe média pra cima ; então o problema não é Preço e sim Qualidade / Eficiencia / Beneficio.
    X2!:concordo:

Citação:

- Eu já vi pessoas que se interessaram por 4x4 , comprar um Jeep e foram na conversa de algum pilantra ( que infelizmente tem bastante ) ... gastaram mais de 50 ou 100mil e o jeep não fica pronto nunca , mil desculpas e problemas , um joga a culpa no outro e começa o "jogo da batata quente " , um belo dia o cara abandona tudo e continua andando de barco , moto e etc... pq ficou de saco cheio de ser enganado . ( não foi 1, 2 ou 3 foram vários ) isso me deixa muito chateado com o mercado 4x4 no Brasil, por isso eu entendo perfeitamente quando um cliente desconfia de tudo que eu falo, eu vejo que é um cara que já esta calejado e não quer levar outra "rasteira".
    Sempre comparo o off road 4 rodas com o 2 rodas. Para moto existe tudo pronto, do bom e do melhor. Vários modelos de motos, de todas as cilindradas e marcas, prontas para jogar no meio do mato. Acessórios e equipamentos para escolher... E longe de ser um esporte barato.
    A dificuldade começa na falta que temos de veículos 4x4 projetados para o off road. É sempre 90% ou mais para uso em asfalto (como se tivéssemos autobahns). Aí tem que entrar as modificações, para que se obtenha um desempenho razoável numa trilha. A compensação vem com a desvalorização de alguns modelos, que torna possível adquirir um carro usado e investir em equipamentos, como as Cherokees. Então entram os pilantras, com produtos ou serviços ruins e conversa boa. Se o cara tomar ferro toda vez, acaba desistindo do 4x4.
    Na minha opinião, isso acontece 1° pq o 4x4 no Brasil ainda está engatinhando, pois ficamos algumas décadas parados no tempo, sem opção de 4x4.
    Outro motivo é a falta de informação, ou informação de boa qualidade pelos consumidores. Como são poucas as empresas que podemos considerar como "consolidadas" no nosso meio, a maioria ainda desconhece o que são produtos/serviços de qualidade. Aí tudo que importa é o preço e a aparência.

Fonte de pesquisa existe hoje, graças à esse fórum e outros tantos. Mas o consumidor quer tudo mastigado. Não faz um esforço para descobrir por seus próprios meios o que é bom. É só ver a quantidade absurda de novos usuários no fórum, que nunca clicaram no "Pesquisar". Esse consumidor é que acaba por levar "ferro" na hora de mandar a viatura para a oficina e alimenta o mercado "meia boca" do off road. Quando se percebe isso, já é tarde...

[]'s
  • 07/09/2009, 09:53
    Ricardo Passoni
    O mais complicado e que existem pessoas que iniciando no mundo 4x4 e mal asessoradas, fazem a confusão, um exemplo uma pessoa quer colocar os maiores pneus possiveis em seu 4x4, lê daqui , se informa dali e o que faz ?? qdo se depara com o custo envolvivo de se fazer a coisa certa, mexendo em tudo pertinente ao aumento de altura, segue conselho de simplesmente colocar jumelos maiores e calços! , portanto como ja foi citado inumeras vezes , não existe almoço de graça e por traz de peças baratas com certeza so terá problema, como diz meu pai pagar barato dependendo da situação e pagar 2x! . creio que daqui a alguns anos nosso mercado 4x4 será sim mais serio do que é hj, mas devemos lutar por isso !
    Abraços
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 12 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 234567891011121314151617 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 20:33.