Postado originalmente por
Pablo Toledo
Giovani;
Questões matrimoniais a parte, e que nada agregam à discussão, o fato é que o mundo 4x4 (que fazem trilhas pra valer e gastam com peças e equipamentos) não é formado somente de Trollers e muitos menos de outros 4x4 novos. CJs, Rural, Vitaras, Samurais, Engesas, Nivas, Campers, Bandeirantes, JPXs, F-75 e até algumas Land Rovers, Wranglers, Mitsubishi entre outros não podem contar com seguro. Quando muito a única opção é seguro contra terceiros.
Mesmo assim, se você vacilar aqui em São Paulo (e outros grandes centros urbanos também) com uma Land Rover ou um Troller estacionado na rua por alguma horas os vagabundos levam embora. Isso quando você não é vítima de assalto a mão armada. O mesmo vale, ainda que com menos frequência, para outros 4x4 de trilha, pois este mercado está crescendo muito e já começa a ter comércio para peças de procedência duvidosa (sobretudo no caso de guincho).
Enfim, seguro certamente vai te pagar o valor de tabela do veículo, mas concorda comigo que todo o investimento em rodas, pneus, bloqueios, guincho, beadlocks, hi-lift, px/py, GPS etc não será ressarcido? Pra se perder dez ou quinze mil reais só em equipamentos num infortúnio destes é fácil, fora todo o custo de mão-de-obra que evetualmente se gastou.
É deste "valor em risco" que estou falando, e que se agrava em casos de veículos que não podem contar com seguro total. Como no Brasil veículos ainda são vistos como patrimônio dado o elevado valor de revenda, confesso que me custa um pouco a acreditar que eu sou o único a fazer esta conta de qual o risco financeiro que estou correndo caso eu tenha o meu 4x4 roubado ou então com perda total.
[]s