Pablo,
Perfeito teu post!!! Serviu exatamente pra ilustrar a cultura jipeira que está "travando" o mercado.
Vamos lá:
Citação:
Não tome como pessoal.
Não preciso te conhecer ou conhecer a qualquer outra pessoa onde quer que seja pra saber que preço é o maior estímulo ao qual reagimos. Sei que isso pode ser pouco lisonjeiro para muitos, mas é como somos na prática. A gente pode até gostar da empresa pra qual trabalhamos, mas se o concorrente pagar melhor a gente vai correndo...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Vc diz que somente reagimos ao estímulo de preço baixo. Vamos então ao dogão no centro da cidade almoçar todo dia aquele cachorro quente assado no sol com aquele refresco de groselha aguado com gelo de peixaria? Custa apenas 1 real. Daí vc economiza uma grana e no final do mês o bolso estaria mais feliz!! Mas tem que ser todos os dias, ok?
Melhor, vamos tomar banho com detergente? Sabe que 500ml custam menos que um sabonete barato e dura muito mais. O cabelo fica uma beleza.
Que tal começar a usar aquela gasolina do posto sem bandeira de 2,15? Vamos andar de ônibus? Vamos comprar roupa no brechó? Vamos comprar ração vagabunda pros nossos cachorros? Vamos dar descarga apenas quando for número 2? Vamos limpar a casa apenas 1 vez por semana? Vamos largar a tv a cabo? Vamos largar o celular? Vamos desligar a energia da casa depois das 8? Vamos largar a internet?
Bom, se os bens mais usados a gente não gosta de perder qualidade, na segurança do carro podemos?
Outra coisa: se pagarem melhor vc corre pro outro lado? E a empresa que te empregou todos esses anos, como fica?
Sabe qual a primeira pergunta que faço quando ouço alguém reclamar do emprego? Exatamente essa sua resposta: "Se te pagarem mais, tu sai de lá e vai pra outra?". Isso pra mim demonstra o descompromisso com a organização empregadora. Um funcionário assim não vale para a empresa. Eu, como administrador, já coloco o cara pra "faxina" até cansar.... Já escutei esse papo onde trabalho e já forcei o cara a se demitir. Antes a empresa que ele. Eu sou a empresa que trabalho 200% quero que ela cresça e assim tb estarei crescendo. Sei que falou brincando, mas estou pegando como exemplo :concordo:
Citação:
Qualidade é muito importante sim, mas se não tiver preço bom dançou. Não adianta somente à Procomp ou à Rubicon Express terem as melhores suspensões, pois se o preço for ruim não venderão.
Diz que qualidade é legal, mas se a rubicon e a procomp não tiverem preço bom, não vendem. Adivinha: Elas não tem preço bom, mas vendem muito... Nos EUA a cultura é mais avançada nesse sentido. Não é à toa que muitos tem a bandeira na porta de casa e sabem o que vale pelo que estão pagando. Cultura de quem gosta de fazer o certo pelo duvidoso. Não gostam de gastar 2, 3, 4, 5.... vzs. Eles sabem quanto custa fabricar e dão valor aos que sabem fazer.
E aqui? Primeiro que o cara vai num ferro velho e "cota" o preço do aço: "Raimundo, quanto tá aquela barra de ferro ali? É ferro mesmo?". Depois calcula: "Bom, pra fazer um kit o cara usa o que? Uns 1,50mt de tubo? 1,50 x preço = X".
"Quanto custa um kit pro meu jeep, loja especializada?". "Olha, pro teu jipe tem o da Suspension turbo que é um dos melhores que estão disponíveis no mercado. Desempenho excelente e segurança certificada!! Garantia de 10 anos e testado nos lugares mais radicais. Teu carro terá uma dirigibilidade excelente!!".
Pensamento na cabeça do comprador: "Esse fdp tá querendo me foder... Mas como um kit desses pode custar 2000 reais de cotei o ferro a 10 reais. Ele tá querendo ganhar 1900 reais em cima de mim. Vou fazer o meu!".
Depois de 200 tentativas frustradas, 15000 reais depois: "Povo do fórum, atenção ao pronunciamento do fodão: Fiz um kit de suspensão pro meu jeep! Leva amortecedor de fiat 147, porque calculei um peso aproximado. Na traseira molas de trator MF, porque com o taque cheio o peso fica parecido. As buchas um torneiro me fez de PU que duram muito mais que essas flex aí :putz: e as molas são de ford cargo e kia besta. Tudo não me saiu mais que 1750 reais. Absurdos 250 reais mais barato que a caríssima suspension turbo".
Não precisa falar que gastou 15 paus nem que o jipe não pode passar de 40 pois a direção ganha vida!!! Vai perder todo o charme... O legal é provar que está certo, mesmo que esteja errado.
E o fórum todo: "ÓÓÓÓÓÓ.... Que foda!!! Tu é piroca veiúda mesmo!!! Agora sim vou poder fazer minha economia porca e ter um kit de suspensão no meu jeep muito mais em conta!!! Com a diferença vou colocar um par de farol de milha".
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Voltando pra realidade brasileira, é justamente o fato de termos pouco poder aquisitivo que nos faz muitas vezes tão criativos e achar soluções boas e baratas. Muitas vezes pode não ser a melhor solução, mas é a que atende as necessidades e a bom preço. Muitas vezes saem cagadas e muitas vezes também a solução é tão boa quanto. Exemplo aqui do fórum é o camarada lá de BH que faz um sistema de suspensão tão bom quanto um AirShox e com preço melhor, garantia local etc.
Que realidade brasileira? Essa não é a minha realidade e infelizmente sou brasileiro. Porque a minha mãe não casou com um americano? A culpa é dela!!! Preço, qualidade, prazo. Escolha duas opções, porque as três juntas não se encontra facilmente nas melhores empresas do ramo, quem dirá no brasil. Então Solução boa e barata pra mim é resumido: Gambi. Ainda mais que disse que pode não ser a melhor solução - Gambi confirmada! O air shock nacional é muito bom sim, mas o fox é fox. Está colocando produtos diferentes em comparação de novo! Fox vc compara com king, foa, bilsten, saw etc... Aliás, tu já perguntou ao marcel quantos ele vende por mês? Brasileiro acha caro esse sistema do kct que ele nacionalizou, mas fica fazendo 200 tipos de mola até acertar a altura do carro. Estoura 10 amortecedores até achar um que sirva... Mas amortecedor e mola é muito mais barato que air shock. É sim, mas vezes 10 é muito mais caro... E ainda assim não vai ser melhor que o air shock.
Eu, quando quero comprar alguma coisa que não tenho dinheiro para pagar, faço a minha realidade. Posso parcelar? Posso ter desconto? Se ainda não puder arcar, espero e junto dinheiro. Nem que seja por anos...
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Um exemplo bem menos hardcore é o kit de suspensão que a RC4x4 aqui de São Paulo desenvolveu pro Vitaras e Grand Vitaras/Tracker. Enquanto um kit da Old Man Emu, IronMan etc custam algo muito representativo em relação ao valor do carro, a RC4x4 desenvolveu um kit bem mais simples e que dá os mesmos resultados práticos por algo em torno de R$ 350. Receita de bolo amplamente usada e aprovada pelos suzuqueiros. É uma pena que a RC não expanda a linha de produtos deles para os demais 4x4.
De novo comparando coisas diferentes... Kit da RC 4x4 com OME. Pode comparar com ironman que é lift xina, mas com kit melhor não! Uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa. Não dá resultado prático igual nunca um kit da ARB comparado com buchas nacionais. Tá de sacanagem? Não é porque o vitarinha fica bombado que ele fica melhor que um com Kit ARB. É o mesmo papo do cara que compra um kit de 3" pra cherokee... Tem kit de 300 reais e de 3000 dólares. Acha mesmo que fazem o mesmo serviço? Cultura... Conhece as diferenças do kit da RC e da OME?
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O mesmo vale pro caso de bloqueios. Pergunta se alguém compra ARB pra Suzuki, por mais "fodásticos" que eles sejam? Ninguém compra, pois por R$ 600 você compra um Lockright no Brasil que na prática funciona tão bem quanto o ARB, não te deixa na mão e custa muito menos para instalar. E por essa mesma razão que eu acho muito pouco provável que a Macrotorque ou a Ensimec venham a fabricar bloqueios selecionáveis pra Suzuki, pois não vão conseguir entregar algo que custe menos que R$ 600 e com custo de instalação/manutenção tão baixo.
PQP!!!! Já estou dando cotovelada no nariz!!! De novo??? :lol: Comparar lockright com ARB é uma puta sacanagem. Tu quer comparar um dos melhores bloqueios do mundo com um meia boca só porque o preço é melhor no meia boca? Mas pera aí, quantos ARB tu já viu quebrar e quantos lockright? Eu mesmo conheço muuuuuitas histórias de lockright, mas de arb.... E mais: Um é selecionável a ar e outro automático de merda. Tem que dirigir de acordo com o bloqueio. Choveu fodeu! Ninguém pode pegar o carro porque a tocada é diferente. Faz um barulho do kct e fode as buchas, rolamentos, conta do banco etc... Não pode usar pneu grande porque explode o bloqueio em 1000 pedaços. E o arb é só desligar no botão que está no painel e tem um carro original. Pneu 40? Ok! tb pode... Com arb pode tudo... Quanto vale isso?
Sabe porque a macrotorque e a ensimec não se interessam por fabricar isso? Sabe porque elas só correm pros "nichos"? Porque brasileiro é esperto... Malandro... Porque um arb se o lockright faz o serviço? Porque um kit americano se o xina deixa meu carro bonitão? Porque? Porque? Porque?
Já reparou como nós sabemos a origem dos produtos fodões? Rubicon express: CA! Pode ligar lá e falar com os caras. ARB-USA: CA. Pode ligar lá, te atendem. Eles fabricam tudo...
Kits nacionais do fórum (Tem pra todos os carros) e Ironman (vende nos EUA? Onde?) Liga aonde? Amortecedor de que? Molas de qual marca? Braços soldados aonde?
Entenderam porque o Mercado 4x4 no Brasil é tão ruim?
Valeu pelo exemplo, Pablo. Me desculpe qualquer coisa. Não foi nada pessoal a vc. :concordo:
Abs