x
Convex Datacenter
Página 16 de 18 PrimeiroPrimeiro ... 6789101112131415161718 ÚltimoÚltimo
Resultados 181 a 192 de 206

Tópico: Bloqueio....

Usuário
    Entrada
    27/04/2010
    Agradecimentos: 0

Ola galera,
    Infelizmente não tenho fotos, pois na época não conhecia o fórum e não imaginava que um dia estaria aqui compartilhando idéias. Mas o sistema não é muito complicado. Na minha gaiola eu confeccionei uma flange para adaptar a manga de eixo do jeep willys na capa do diferencial do fusca. A manga de eixo fica presa naqueles quatro furos que prendem o rolamento da roda traseira do fusca, aí é só usar todo o conjunto do jeep: cubo, manga de eixo, rolamentos e roda-livre. No meu caso coloquei a roda-livre do lado esquerdo, pois fica mais próximo de acioná-la. Do lado direito usei uma flange "queixo -duro" que liga o semi eixo ao cubo da roda através de seis parafusos. Esse sistema pode ser feito apenas em um lado, eu fiz nos dois só por questão de estética. Os semi eixos também foram adaptados, soldando uma ponta de eixo dianteiro do jeep willys ao semi eixo do fusca. O sistema fica muito bom, além de se tornar flutuante e não ter perigo da roda cair em caso de quebras da ponta de eixo, e mesmo que quebre ainda continuo com tração em uma roda. No aslfato, quando se fazia necessário o uso do diferencial usava a roda livre desengatada e a tração era apenas na roda direita. Em dunas, aqui na minha região, a coisa ficava boa pois era só engatar a roda livre que ficava com sistema 100% bloqueado e areia nenhuma me segurava. Fazia inveja a qualquer dono de buggy, que sempre me perguntavam o que tinha essa minha viatura que literalmente brincava nas dunas.
    Obs: as planetárias ou as satélites devem ser preenchidas com solda dois dentes das mensmas. Quanto aos aros, se não quiser refazer a furação do cubo pode-se usar aros de f1000 que fica muito bom. Qualquer dúvida estou aqui.

Citação Postado originalmente por Renatolopes4x4 Ver Post
    Olá pessoal,
    Eu usei durante muito tempo em uma gaiola um tipo de bloqueio "gambiarra" e nunca deu problema. Era o seguinte: soldei as planetária e em um dos semi-eixos coloquei uma roda livre manual. No transito onde se fazia necessário o uso do diferencial livre eu rodava com tração apenas em uma roda, e quando ia fazer trilha acionava a roda livre e tinha um bloqueio 100%. Usei assim por muito tempo e nunca tive problemas de quebras. Hoje uso esse mesmo esquema em um jeep e é só alegria.
    Renato, pode nos explicar mais detalhadamente como funciona isso?!?!?
    Como era essa roda livre e como funcionava o acionamento...

Obrigado...
    Boa trilha................

Usuário
    Entrada
    27/04/2010
    Victor, a roda livre é um sistema usado na maioria dos veículos 4x4. Ela é responsável pelo acoplamento e desacoplamento do semi eixo com a roda da viatura. Como as planetárias serão soldadas os dois semi eixos irão girar ao mesmo tempo na mesma rotação eliminando o efeito diferencial da caixa de satélites. Deixando a roda- livre na posição desligada o semi eixo gira mas não traciona o pneu pois o sistema está desacoplado e o pneu do outro lado é que vai tracionar o veículo. Girando a roda- livre para a posição ligada a mesma engata o semi eixo ao cubo da roda e assim a tração é transmitida para as duas rodas que irão tracionar ao mesmo tempo o veículo. Espero ter ajudado.

Usuário
    Entrada
    27/04/2010
    Optei em colocar a roda-livre do lado esquerdo por ficar mais próximo, pois para acioná-la se faz necessário descer do veículo e girar o miolo da mesma.

Renato e no caso da tração da roda esquerda desligada, era normal andar no transito, fazer curvas ?
    Puxa a sua ideia é realmente mto legal !!

Pessoal, eu estou louco ou podemos fazer desta forma... No meu caso, já comprei tdo zerado da kombi (cubo,rodas) no baja que estou montando... este foi um grande dilema, acabei de fechar o cambio e fiquei com medo de bloquea-lo e não fazer curvas.... Agora , estou aqui pensando e se eu pegar o semi eixo (braço das homocineticas) e fazer uma luva nele de engate e desengate no semi-eixo em um dos lados. Na cidade, desengato a luva e ando, e na trilha luva engatada e sistema bloqueado ? loucura minha ?

Abraços !

Usuário
    Entrada
    27/04/2010
    No transito não arrasta em curvas, a dirigibilidade é como se tivesse um diferencial normal. Em vez da luva coloque uma roda-livre, o acionamento é muito rápido, só girando o miolo da mesma. A adaptação é mais complicada mas depois compensa.

Victor, a roda livre é um sistema usado na maioria dos veículos 4x4. Ela é responsável pelo acoplamento e desacoplamento do semi eixo com a roda da viatura. Como as planetárias serão soldadas os dois semi eixos irão girar ao mesmo tempo na mesma rotação eliminando o efeito diferencial da caixa de satélites. Deixando a roda- livre na posição desligada o semi eixo gira mas não traciona o pneu pois o sistema está desacoplado e o pneu do outro lado é que vai tracionar o veículo. Girando a roda- livre para a posição ligada a mesma engata o semi eixo ao cubo da roda e assim a tração é transmitida para as duas rodas que irão tracionar ao mesmo tempo o veículo. Espero ter ajudado.
    Valeu Renato... Meus parabéns pela idéia!!! É simples e de baixo custo!!!!

Renato, já que você está mais inteirado sobre o assunto, quero uma ajuda...
    Você disse que sua gaiola usava o eixo do fusca. E para quem usa homocinéticas. Por exemplo, no meu caso, estou colocando as reduções da kombi na minha gaiola. Vou utilizar as reduções com homocinéticas. Então, você acha que dá para fazer essa adaptação na minha viatura???

Obrigado...

Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    O sistema utilizado pelo Renato só peca pelo fato do veiculo ficar 4x1, ou seja 4 rodas e apenas uma traciona, como nos mini buggys da fapinha, no asfalto até que vai, mas é uma gambiarra e tanto...
    Já com a roda livre bloqueada deve ficar muito bom.

Agora Renato você unio o semi-eixo do fusca com o do jeep com solda??? e nunca quebrou?

O melhor seria utilizar um sistema de catraca, junto com a opção da roda livre e com o diferencial bloqueado com solda, aí ficariamos com tração 4x2 e com opção de bloquear 100%...

[]s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

Usuário
    Entrada
    27/04/2010
    Victor, dá pra usar o sistema de roda livre sim com a reduzida da kombi, pois a flange que segura a manga de eixo fica fixa naqueles quatro furos onde fica a saída da caixa de redução. E usando homocinéticas fica ainda mais confiável.
    Leo os semi-eixos foram emendados com solda, mas depois foi feito um trabalho de têmpera para garantir a resistência dos mesmos, pois rodando em 4x1 o torque ficava 100% apenas no semi-eixo direito.

Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Leo os semi-eixos foram emendados com solda, mas depois foi feito um trabalho de têmpera para garantir a resistência dos mesmos, pois rodando em 4x1 o torque ficava 100% apenas no semi-eixo direito.
    É por isso mesmo que perguntei, força demais um semi-eixo...

[]s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

Usuário Avatar de Baja DWI
    Entrada
    06/07/2011
    um colega aqui do forun tinha um bloqueio selecionavel pra vender no mercado livre! mas não consigo mais encontra seu anuncio!!!
    alguen tem noticia do nosso colega " mecart "?

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem