Alguem tem bloqueio pra vender pra fusca diferencial de combi?
De preferencia eu gostaria o original da combi com alavanca de acionamento. Mas aceito outros modelos também menos o soldado.....
E os bolqueio de porca... Vc Conhece???
Eu uso na minha... Diferencial da kombi com homocinéticas!!!!!
Victor, esse sistema que voce colocou de 04 planetarias na cruzeta dentro da caixa satelite, tem como fazer isso no cambio de brasilia ( fusca e brasilia sao iguais unica coisa que muda é o comprimento da ponta de eixo que da brasilia é mais longo ) minha gaiola ja detonei duas vezes o cambio.
Obrigado,
Victor, esse sistema que voce colocou de 04 planetarias na cruzeta dentro da caixa satelite, tem como fazer isso no cambio de brasilia ( fusca e brasilia sao iguais unica coisa que muda é o comprimento da ponta de eixo que da brasilia é mais longo ) minha gaiola ja detonei duas vezes o cambio.
Obrigado,
Boa semana
Rogerio Gaiola Rodan
Rogerio, tem sim... Prova disso tem uma foto aqui, e da peça que vc pode mandar fazer no torno, a minha tem a mesma função porém é diferente, pq o espaço livre dentro do diferencial da kombi é menor que o seu. A diferença do meu é que eu não soldei as porcas como fazem normalmente. Coloquei porca castelo que é mais funcional, quando eu for regular é só tirar os pinos e apertar a porca.
Bem... funciona direitinho igual ao track-lok, mas não vou mentir, o meu ainda não está perfeito, pois vou para trilha com ele funfando e volto com o diferencial com seu trabalho normal. O problema é que as planetárias estão comendo a porca, portanto tenho que colocar algo entre os dois, tipo arruelas. Comprei as arruela do diferencial do opala e espero que resolva meu problema.
Se você for fazer um e precisar de ajuda, pode contar comido... Mas saiba que existem esses diferenciais prontos pra compra no mercado livre, que sai mais caro, é claro.
Fazer dif. blocados ou LSD (deslizamento limitado) não é tão facil quanto parece, fora o simples e eficiênte sistema de solda que fica permanete em 100%, a maioria dos sistemas LSD não funcionam perfeitamente e perdem rendimento com os desgastes, inclusive necessitam de óleo especial para seu perfeito funcionamento.
Os melhores são os bloqueavéis 100% (via acionamento pneumático, elétrico ou mecânico) ou os 100% que permitem o giro a "mais" pois os semi-eixos são montados em espécie de catraca (como nas bicilcetas, se você pedala mais que a rotação da roda o sistema atraca e se pedalar menos ele desacopla) este modelo tem um barulho caracteristico, que em funcionamento percebe-se exatamente o seu funcionamento quando tem diferença de rotação entre as rodas, como na bicicleta "na banguela".
Eu tenho o esquema (diagrama original) desse bloqueio temporário da kombi. Saiu por dois anos, eu acredito, acho que 1971-72 ou 1970-71. Tenho fotos da kombi. Meu ex-sogro, trabalhou com VW conhecia bem.
Saiu do mercado pela ignorância dos usuários. Tinha uma placa no painel, pedindo para usar o bloqueio somente em primeira ou segunda marcha e somente quando uma das rodas traseiras estava patinando. Também tinha uma luz laranja no velocímetro e outras duas maiores no painel, indicando o acionamento do sistema.
Mesmo com tudo isso, o usuário acionava o bloqueio para passar em lama e esquecia de desbloquear. Daí na primeira curva só ouvia o estalo! Ele disse que sempre tinha que consertar esses bloqueios na concessionária. Por isso a fábrica abandonou o sistema, pois passava a imagem de falta de confiabilidade.
Por isso o sistema ELD dos fiat desbloqueia com 15km/h e perde muito em usabilidade. Tipo, começo a patinar, desbloqueia, mas ao menos preserva o sistema imune aos usuários sem noção (99%)
Se quiserem, procuro as fotos do esquema do bloqueio das kombis e posto aqui
Fazer dif. blocados ou LSD (deslizamento limitado) não é tão facil quanto parece, fora o simples e eficiênte sistema de solda que fica permanete em 100%, a maioria dos sistemas LSD não funcionam perfeitamente e perdem rendimento com os desgastes, inclusive necessitam de óleo especial para seu perfeito funcionamento.
Os melhores são os bloqueavéis 100% (via acionamento pneumático, elétrico ou mecânico) ou os 100% que permitem o giro a "mais" pois os semi-eixos são montados em espécie de catraca (como nas bicilcetas, se você pedala mais que a rotação da roda o sistema atraca e se pedalar menos ele desacopla) este modelo tem um barulho caracteristico, que em funcionamento percebe-se exatamente o seu funcionamento quando tem diferença de rotação entre as rodas, como na bicicleta "na banguela".
[]s
Oi Leo
tinha montado na minha rural este sistema de catraca, funcionou um tempo, até eu começar a fazer trilhas pesadas com ela. devido a algum desgaste, sei la, quando o bixo pegava, a tal catraca se soltava de vez e dava uma pancada no diferencial, chegando a danificar as planetarias, por sorte não aconteceu nada no diferencial. pra resumir tudo, tirei fora aquela encrenca e coloquei um moderno sistema de bloqueio 48 (eletrodo 48), soldei todo o sistema e tenho 100% todo o tempo, o carro ficou otimo em trilhas e posso andar no asfalto tb, em curvas arrasta um pouco as rodas, mas a melhora no desempenho no barro compensa. fiz no meu baja tb, ficou otimo
abraços
Oi Leo
tinha montado na minha rural este sistema de catraca, funcionou um tempo, até eu começar a fazer trilhas pesadas com ela. devido a algum desgaste, sei la, quando o bixo pegava, a tal catraca se soltava de vez e dava uma pancada no diferencial, chegando a danificar as planetarias, por sorte não aconteceu nada no diferencial. pra resumir tudo, tirei fora aquela encrenca e coloquei um moderno sistema de bloqueio 48 (eletrodo 48), soldei todo o sistema e tenho 100% todo o tempo, o carro ficou otimo em trilhas e posso andar no asfalto tb, em curvas arrasta um pouco as rodas, mas a melhora no desempenho no barro compensa. fiz no meu baja tb, ficou otimo
abraços
Oi Leo
tinha montado na minha rural este sistema de catraca, funcionou um tempo, até eu começar a fazer trilhas pesadas com ela. devido a algum desgaste, sei la, quando o bixo pegava, a tal catraca se soltava de vez e dava uma pancada no diferencial, chegando a danificar as planetarias, por sorte não aconteceu nada no diferencial. pra resumir tudo, tirei fora aquela encrenca e coloquei um moderno sistema de bloqueio 48 (eletrodo 48), soldei todo o sistema e tenho 100% todo o tempo, o carro ficou otimo em trilhas e posso andar no asfalto tb, em curvas arrasta um pouco as rodas, mas a melhora no desempenho no barro compensa. fiz no meu baja tb, ficou otimo
abraços
Oi Leo
tinha montado na minha rural este sistema de catraca, funcionou um tempo, até eu começar a fazer trilhas pesadas com ela. devido a algum desgaste, sei la, quando o bixo pegava, a tal catraca se soltava de vez e dava uma pancada no diferencial, chegando a danificar as planetarias, por sorte não aconteceu nada no diferencial. pra resumir tudo, tirei fora aquela encrenca e coloquei um moderno sistema de bloqueio 48 (eletrodo 48), soldei todo o sistema e tenho 100% todo o tempo, o carro ficou otimo em trilhas e posso andar no asfalto tb, em curvas arrasta um pouco as rodas, mas a melhora no desempenho no barro compensa. fiz no meu baja tb, ficou otimo
abraços
Oi Leo
tinha montado na minha rural este sistema de catraca, funcionou um tempo, até eu começar a fazer trilhas pesadas com ela. devido a algum desgaste, sei la, quando o bixo pegava, a tal catraca se soltava de vez e dava uma pancada no diferencial, chegando a danificar as planetarias, por sorte não aconteceu nada no diferencial. pra resumir tudo, tirei fora aquela encrenca e coloquei um moderno sistema de bloqueio 48 (eletrodo 48), soldei todo o sistema e tenho 100% todo o tempo, o carro ficou otimo em trilhas e posso andar no asfalto tb, em curvas arrasta um pouco as rodas, mas a melhora no desempenho no barro compensa. fiz no meu baja tb, ficou otimo
abraços
Oi Leo
tinha montado na minha rural este sistema de catraca, funcionou um tempo, até eu começar a fazer trilhas pesadas com ela. devido a algum desgaste, sei la, quando o bixo pegava, a tal catraca se soltava de vez e dava uma pancada no diferencial, chegando a danificar as planetarias, por sorte não aconteceu nada no diferencial. pra resumir tudo, tirei fora aquela encrenca e coloquei um moderno sistema de bloqueio 48 (eletrodo 48), soldei todo o sistema e tenho 100% todo o tempo, o carro ficou otimo em trilhas e posso andar no asfalto tb, em curvas arrasta um pouco as rodas, mas a melhora no desempenho no barro compensa. fiz no meu baja tb, ficou otimo
abraços
Oi Leo
tinha montado na minha rural este sistema de catraca, funcionou um tempo, até eu começar a fazer trilhas pesadas com ela. devido a algum desgaste, sei la, quando o bixo pegava, a tal catraca se soltava de vez e dava uma pancada no diferencial, chegando a danificar as planetarias, por sorte não aconteceu nada no diferencial. pra resumir tudo, tirei fora aquela encrenca e coloquei um moderno sistema de bloqueio 48 (eletrodo 48), soldei todo o sistema e tenho 100% todo o tempo, o carro ficou otimo em trilhas e posso andar no asfalto tb, em curvas arrasta um pouco as rodas, mas a melhora no desempenho no barro compensa. fiz no meu baja tb, ficou otimo
Rogerio, tem sim... Prova disso tem uma foto aqui, e da peça que vc pode mandar fazer no torno, a minha tem a mesma função porém é diferente, pq o espaço livre dentro do diferencial da kombi é menor que o seu. A diferença do meu é que eu não soldei as porcas como fazem normalmente. Coloquei porca castelo que é mais funcional, quando eu for regular é só tirar os pinos e apertar a porca.
Bem... funciona direitinho igual ao track-lok, mas não vou mentir, o meu ainda não está perfeito, pois vou para trilha com ele funfando e volto com o diferencial com seu trabalho normal. O problema é que as planetárias estão comendo a porca, portanto tenho que colocar algo entre os dois, tipo arruelas. Comprei as arruela do diferencial do opala e espero que resolva meu problema.
Se você for fazer um e precisar de ajuda, pode contar comido... Mas saiba que existem esses diferenciais prontos pra compra no mercado livre, que sai mais caro, é claro.
Victor, o que é sistema track-lok ?
O que é funfando na trilha ?
Voce gastou muito para fazer esta peça no torno ? conheco um torneiro, vou ver quanto ele cobra, o material tem que ter alguma resistencia maior para rodar as planetarias sem desgate no eixo feito no torno ?
Hoje conversei com um conhecido que mexe com cambio e ele falou que aqui tem uns carros de arrancada que usa este sistema no diferencial.
Victor, o que é sistema track-lok ?
O que é funfando na trilha ?
Voce gastou muito para fazer esta peça no torno ? conheco um torneiro, vou ver quanto ele cobra, o material tem que ter alguma resistencia maior para rodar as planetarias sem desgate no eixo feito no torno ?
Hoje conversei com um conhecido que mexe com cambio e ele falou que aqui tem uns carros de arrancada que usa este sistema no diferencial.
Valeu pela ajuda !
Rogério
O Trac-Lock é um sistema no diferencial que compensa a falta numa das rodas motrizes e manda força pro lado que está mais agarrado ao solo. Esse sistema é original de fabrica e vem em algumas Pick-up's e Jeep's. A funcionalidade dele é igual a esse meu bloqueio com porcas, no sistema original tem umas molas que pressiona as satélites (existem outros tipos de sistema também), no sistema caseiro (que é o meu) são as duas planetárias sobressalentes que pressionam as satélites a mesma proporção em que as porcas são apertadas.
Funfando = Funcionando (termo usual na internet)
Vc viu a foto da peça que postei na página 1 ???
Imprima a foto e leve ao torneiro junto com o diferencial mais as duas planetárias, explique a ele como funciona e o resto ele vai saber como fazem, só peça para fazê-la com um metal resistente.
O torneiro daqui me fez essa peça por 15 ou 20 reais, não me lembro!!!
Victor valeu pela explicação, vou procurar o torneiro para ver o custo de fazer esse eixo, usando esse sistema de bloqueio caseiro que voce fez, vou ficar com o diferencial bloqueado sempre ? ou quando precisa ela bloqueia automatico ?
Devo apertar as porcas para forçar as planetarias ficarem sem nenhuma folga na satelite ?
Desculpe em ficar perguntando mas isso é um pouco de novidade pra mim ainda !
Essa semana comprei um diferencial completo em um ferro velho aqui perto, neste feriado de carnaval vou desmontar para ver o estrago, fui sangrar o oleo, e saiu a trava do eixo das planetarias essa trava cortou no meio, achei estranho.
olá amigos,
estou acompanhando a discussão sobre sistemas de bloqueios, na minha gaiola eu vou montar esse sistema com mais duas satelites mas não como bloqueio... vou dexar as engrenagens livres para atuar apenas como reforço já que só as duas originais é mto frágeis. bloqueio só se for por acionamento como o Leo comentou, esses outros não instalo por nada...
Victor, você fala do bloqeador p/diferencial forjado fabricado p/Thiago de Erechim?
O blocante que se refere é o feito p/Thiago flores de Erechim_RS?
Postado originalmente por VictorCarrijo
Rogerio, tem sim... Prova disso tem uma foto aqui, e da peça que vc pode mandar fazer no torno, a minha tem a mesma função porém é diferente, pq o espaço livre dentro do diferencial da kombi é menor que o seu. A diferença do meu é que eu não soldei as porcas como fazem normalmente. Coloquei porca castelo que é mais funcional, quando eu for regular é só tirar os pinos e apertar a porca.
Bem... funciona direitinho igual ao track-lok, mas não vou mentir, o meu ainda não está perfeito, pois vou para trilha com ele funfando e volto com o diferencial com seu trabalho normal. O problema é que as planetárias estão comendo a porca, portanto tenho que colocar algo entre os dois, tipo arruelas. Comprei as arruela do diferencial do opala e espero que resolva meu problema.
Se você for fazer um e precisar de ajuda, pode contar comido... Mas saiba que existem esses diferenciais prontos pra compra no mercado livre, que sai mais caro, é claro.