Pode ser viagem minha...na traseira no Schwimmwagen sai um hélice e para não raspar no chão na saída dos rios, lagos ou outros, eles precisaram de mais altura e para resolver o problema colocaram as reduções.
Versão Imprimível
Concordo com a resposta do Flávio. O Schwimmwagen usava estas caixas de redução nas rodas traseiras para elevar o vão livre. No Brasil as Kombis foram fabricadas até 1976-77 usando estas caixas e só então foram substituídas por sistema mais moderno (eixos com homocinéticas - IRS). Já vi Gaiolas VW montadas com caixas de redução da Kombi na traseira e mangas de eixo sobrepostas na dianteira e com vão livre bastante elevado (e sem cambagem positiva). Alguém poderia argumentar que poder-se-ia regular os facões do Schwimmwagen e deixar as rodas traseiras bem mais elevadas, porém isto fatalmente iria acarretar em exagerada cambagem positiva. A solução para a tecnologia disponível na década de 40 foi usar as caixas de redução (portal-axles) e funcionou bastante bem. Nos dias de hoje certamente seria empregada a suspensão IRS (homocinéticas). As imagens ilustram melhor.
Anexo 561695 Anexo 561696 Anexo 561697 Anexo 561698 Anexo 561699
Anexo 561700 Anexo 561701 Anexo 561702 Anexo 561703 O hélice e o vão livre
Anexo 561704 Anexo 561705 Anexo 561706 Anexo 561707 Gaiola com vão livre bastante elevado (homocinéticas na traseira e mangas de eixo sobrepostas na suspensão dianteira
Anexo 561708 Anexo 561709 Anexo 561710 Anexo 561711 Anexo 561712 Gaiolas montadas com caixas de redução de Kombi na traseira objetivando vão livre mais elevado e sem provocar cambagem positiva exagerada. Sem dúvida a regulagem do facão pode elevar ou abaixar as rodas, mas dentro de limites, pois é muito ruim dirigir veículo com cambagem positiva ou negativa exageradas. Com o uso da suspensão IRS este problema não existe.
NOTA: Fui Oficial da Marinha e logo percebi que embora HÉLICE seja substantivo feminino (Dicionário do Aurélio) tradicionalmente na Marinha do Brasil fala-se "o hélice" do navio, do barco, etc. Na Aeronáutica fala-se "a hélice" do avião. Na Marinha de Portugal fala-se "a hélice". Acredito que as duas formas são aceitas.
Ficaram faltando algumas fotos.
Anexo 561713 Anexo 561714
Portal-axles eleva o veículo sem modificar a cambagem.
Anexo 561720 Anexo 561721 Anexo 561722
O hélice obrigou a elevar bastante a traseira do Schwimmwagen e por isso a solução foi usar o portal-axles (caixas de redução nas rodas). Hoje seria usado o sistema IRS e homocinéticas.
Algumas fotos do sistema de troca de marchas. As ponteiras são de bieletas de barra estabilisadora e devem ser bem usadas para ficarem macias para os movimentos, não devem ser novas.
A foto da alavanca está na pagina 46, funcionamento 100% perfeito e muito preciso.
E não é que a minha curvadora de tubos funciona mesmo...kkkk tubo de 31,75 com carede de 2,65 e 3 mm.
Os tubos do "para brisa" trincaram e vou trocar por outros de parede 3 mm.
Suspensão para Fusca Baja de trilha no forno, forno sendo aquecido!!!! hehehehe
Dando uma atualizada na última alteração da gaiola. Coloquei mais quatro amortecedores traseiros de Corolla para ajudarem a segurar a traseira.
Belo trabalho, muito chique sua gaiola!!! Lembro dela das antigas, bom sabe que ainda roda por aí!
Anexo 574033Anexo 574034
Flávio, quanto tempo!! Tudo bem?
Olha a minha nova! Comprei uma DR 650 da Suzuki, adaptei em cima do câmbio ap, estou usando a embreagem só da moto .. ficou até legal.. vendi a Sauron e troquei na mão de obra de serralheria e materiais.. está finalizada essa mas acabei me mudando pra sp e ela está parada.. acredita? não cheguei a rodar nenhuma vez hahahaha abração amigo!