Pessoal,
após alguns anos lendo e aprendendo neste fórum estou prestes a começar minha gaiola. Já comprei algumas coisas para a montagem dela. Tenho um motor ap 1.6 com caixa, agregado, direção e suspensão do passat antigo. Tenho também uma variant II , uma Kombi com redução de cruzeta e um fusca. A idéia inicial era pegar a suspensão traseira a kombi e adaptar no fusca para fazer um baja, e usar a variant completa para fazer uma gaiola com o motor ap do passat. Neste caso eu usuaria a suspensão traseira e dianteira da variant, acho muito interessante o tanto que ela pode virar. Porém, já próximo de iniciar a construção surgiram algumas novas idéias que me deixaram cheio de dúvidas do que fazer.
No momento estou pensando em abandonar a variant e construir um chassi tubular que seria preparado para receber um agregado na frente e outro atrás (estes seriam parafusados na estrutura igual ficam no gol, santana, passat). Desta forma eu teria a possibilidade de colocar o motor ap na dianteira ou traseira. Além disto, o agregado traseiro poderia ser fixado de duas formas permitindo instalar o motor traseiro ou central. Como vou usar telescópio na dianteira e na traseira, estava pensando em fazer uma direção igual de crawler que vira os dois eixos ao mesmo tempo.
Acho que o agregado é uma forma que dá facilidade para encaixar o motor, a caixa e a suspensão. Ele faz a gaiola ficar modular e fácil de substituir peças quando quebrar. Pretendo fazer com agregado do gol que é muito fácil de encontrar peças no mercado, já a suspensão da variant se quebrar é difícil de repor.
Uma outra coisa que acho interessante é por o motor transversal, isso faz com que a gaiola fique com uma traseira mais curta, evitando crescer além das dimensões dos pneus, assim não pega nos barrancos. Mas esta forma já não usa o agregado.
Pretendo fazer a gaiola 4x4, então se colocar o motor atrás, colocarei o diferencial na frente, ou vice-versa. Agora, se o motor for central não dá pra fazer 4x4.
Gostaria então de ouvir a opinião dos mais experientes quanto a estas configurações. Sei que vocês já experimentaram todas estas formas e podem dizer o que funciona bem.
Eu sou iniciante na área da mecânica e então prefiro fazer tudo usando peças existentes no mercado. Criar peças caseiras é muito complicado, isto é só pra quem é torneiro.