sou mais um querendo abusar de sua bondade, tambem to afim desse material (mar.f.sc@gmail.com)
Versão Imprimível
sou mais um querendo abusar de sua bondade, tambem to afim desse material (mar.f.sc@gmail.com)
Eu cortei tudo no laser, o acabamento e a precisão é bem melhor. Por ex: os suportes dos pivôs no plasma não vão ficar bons por causa das dimensões dos furos oblongos dos parafusos e o furo onde encaixa o pivô.
E estes amortecedores bellcranks? fiquei boiando, nunca ouví falar deles...hehehehhe
Só para matar a curiosidade, que motor vc vai usar, caixa, motor traseiro ou central? porque dianteiro não é né!!! hehehhehe
Só mais uma coisa, a bandeja superior traseira não precisa ser igual a superior dianteira, a traseira pode ser no formato A por ser mais resistente. Teria que alterar o desenho, se olhar no tópico da minha gaiola tem lá as duas versões, eu fiz no formato A , as duas, mas na frente o A limita em 2 cm o curso da suspensão.
Infelizmente na minha região não conheço nenhum lugar que terceirize corte a laser, ainda mais em pequena escala. Por isso tive que mandar fazer no plasma mesmo.
Na verdade os bellckanks não são os amortecedores, mas uma espécie de "jumelos" que se usa para tirar o amortecedor da posição normal dele, e colocá-lo em locais alternativos. Seguem imagens e anexo que são autoexplicativas.
Pretendo usá-los por duas razões, primeiro para que os amortecedores não fiquem expostos e atrapalhem a visibilidade e estática; e segundo para usar amortecedores menores, usando as alavancas do ballcrank com relação de 2:1, ou seja, ao invés de usar um amortecedor com curso, digamos que de 40cm, posso usar amortecedores de 20cm.
Eu já tenho uma gaiola, então vou usar o memso motor que está nela e depois que a nova estiver pronta vou vender a estrutura dela, mas vou usar o memso motor AP que tenho nela. Que é 1.9 turbo, com cabeçote de fluzo cruzado, comando, forjado, injetado, etc...
A combinação deste motor com a caixa da variant II é outro motivo para a nova gaiola, desta vez usarei a caixa 4 marchas do AP, que até onde sei é mais resistente, pelo menos a marcha ré, que na minha caixa já quebrei 4 vezes as engrenagens, e olha que não forcei muito não.
E deixarei a caixa na parte de trás da gaiola e motor no centro, a exemplo da sua. Acredito que a distribuição de peso também irá melhorar muito.
Eu lembrei desta colocação que você fez no seu tópico a respeito da balança superior dianteira, e já fiz elas no formato \|
Como diz um amigo meu: " A noiva é a mesma, só mudou o penteado". Eu conheço este sistema mas conhecia por "Push rod" ...conheço ele a mais de 15 anos porque usei no meu kart cross e é show de bola. Não quiz usar na gaiola grande porque achei que os triângulos ficariam muito grandes. Posso te ajudar se vc quizer usar para a traseira todos no mesmo plano, depois posto uma foto de como eu usei.
O amarelo é o meu e outro eu fiz para um cara...
Fernando, veja como vc quer fazer, posição, tamanho do triângulo, tamanho do amortecedor etc... que eu vejo o diagrama das forças e com isso posso dizer se está correto ou o que pode ser melhorado.
Uma coisa que vc pode rever é a relação de 1:2, se vc notar nas fotos que geralmente se usa uma relação inversa...o curso da suspensão é menor do que o do amortecedor...eu usei 1:1.
Se vc usar 1:2 vai precisar de um amortecedor com maior capacidade de amortecimento...se usar 2:1 o amortecedor poderá ser mais fraco.
Essa sua gaiola pode ficar show... hehehhe
Flávio, agradeço imensamente a ajuda que está me dando. Ainda não defini exatamente a posição dos amortecedores, pois ainda quero iniciar a montagem do chassi e suspensão para definir o curso que a suspensão irá ter para depois pensar nestes itens. Com quanto curso ficou a sua suspensão? Digamos que a suspensão fique com 40cm de curso, usando-se a relação 2:1 eu precisaria de um amortecedor de 80cm,nem sei se existe isso,hehehe
Obs.: Eu vou PRECISAR de um SolidWorks, hehehhee
A suspensão fica com 300 mm de curso mas como o braço ficaria inclinado o curso também é diferente...talvez dê para fixar o amortecedor no tubo superior da base da suspensão, vou estudar o caso e te falo.
Eu já pensei em usar o amortecedor do novo GOL, ele deve ter uns 180 mm de curso... ele é diferente dos antigos que vão dentro do cartucho, no novo GOL não tem mais o cartucho e por isso seria fácil adaptar ele.
Na minha gaiola o amortecedor traseiro tem 220 mm de curso e os dianteiros tem 190 mm de curso e dão certo na suspensão, eles com inclinação diferente.
Fernando, eu fiz um estudo de como ficaria o sistema "Push rod" na gaiola, ainda não é o definitivo pois falta definir o comprimento real do amortecedor e a posição inicial e final das bandejas ( curso )...mas não ficaria muito diferente disto.
O esforço no amortecedor ficaria bem próximo do original usado no carro ( fiz isto para poder usar a mola original do Gol por ex, apesar de ser uma mola bem feia).