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  • #1
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    O amarelo é o meu e outro eu fiz para um cara...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Iniciando projeto para nova gaiola-pict0071.jpg   Iniciando projeto para nova gaiola-pict0027.jpg   Iniciando projeto para nova gaiola-pict0029.jpg  

  • #2
    Flavio revendo este tópico do Fernando na pagina 05 achei o que eu quero fazer com relação aos amortecedores, por gentileza tu terias como postar fotos com mais detalhes deste sistema?

    Também pode me mandar em PVT e-mail- quilviopereira@gmail.com
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  • #3
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Citação Postado originalmente por Quílvio Talvani Ver Post
    Flavio revendo este tópico do Fernando na pagina 05 achei o que eu quero fazer com relação aos amortecedores, por gentileza tu terias como postar fotos com mais detalhes deste sistema?

    Também pode me mandar em PVT e-mail- quilviopereira@gmail.com
    Quílvio, qual é a sua dúvida exatamente?

  • #4
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Fernando, veja como vc quer fazer, posição, tamanho do triângulo, tamanho do amortecedor etc... que eu vejo o diagrama das forças e com isso posso dizer se está correto ou o que pode ser melhorado.
    Uma coisa que vc pode rever é a relação de 1:2, se vc notar nas fotos que geralmente se usa uma relação inversa...o curso da suspensão é menor do que o do amortecedor...eu usei 1:1.
    Se vc usar 1:2 vai precisar de um amortecedor com maior capacidade de amortecimento...se usar 2:1 o amortecedor poderá ser mais fraco.


    Essa sua gaiola pode ficar show... hehehhe

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Flávio Cadore Ver Post
    Fernando, veja como vc quer fazer, posição, tamanho do triângulo, tamanho do amortecedor etc... que eu vejo o diagrama das forças e com isso posso dizer se está correto ou o que pode ser melhorado.
    Uma coisa que vc pode rever é a relação de 1:2, se vc notar nas fotos que geralmente se usa uma relação inversa...o curso da suspensão é menor do que o do amortecedor...eu usei 1:1.
    Se vc usar 1:2 vai precisar de um amortecedor com maior capacidade de amortecimento...se usar 2:1 o amortecedor poderá ser mais fraco.


    Essa sua gaiola pode ficar show... hehehhe
    Flávio, agradeço imensamente a ajuda que está me dando. Ainda não defini exatamente a posição dos amortecedores, pois ainda quero iniciar a montagem do chassi e suspensão para definir o curso que a suspensão irá ter para depois pensar nestes itens. Com quanto curso ficou a sua suspensão? Digamos que a suspensão fique com 40cm de curso, usando-se a relação 2:1 eu precisaria de um amortecedor de 80cm,nem sei se existe isso,hehehe

    Obs.: Eu vou PRECISAR de um SolidWorks, hehehhee
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  • #6
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    A suspensão fica com 300 mm de curso mas como o braço ficaria inclinado o curso também é diferente...talvez dê para fixar o amortecedor no tubo superior da base da suspensão, vou estudar o caso e te falo.
    Eu já pensei em usar o amortecedor do novo GOL, ele deve ter uns 180 mm de curso... ele é diferente dos antigos que vão dentro do cartucho, no novo GOL não tem mais o cartucho e por isso seria fácil adaptar ele.
    Na minha gaiola o amortecedor traseiro tem 220 mm de curso e os dianteiros tem 190 mm de curso e dão certo na suspensão, eles com inclinação diferente.

  • #7
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    Fernando, eu fiz um estudo de como ficaria o sistema "Push rod" na gaiola, ainda não é o definitivo pois falta definir o comprimento real do amortecedor e a posição inicial e final das bandejas ( curso )...mas não ficaria muito diferente disto.
    O esforço no amortecedor ficaria bem próximo do original usado no carro ( fiz isto para poder usar a mola original do Gol por ex, apesar de ser uma mola bem feia).
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Iniciando projeto para nova gaiola-pushrod-corcel.jpg  

  • #8
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    Semana passada comprei os tubos de 1"1/2 com parede de 3,5mm de parede para fazer o "chassi". E fim de semana fiz os gabaritos do chassi, cortei três chapas de mdf e furei com serra copo e passei os quatro upos por elas.
    A altura entre os dois tubos irá ser a mesma altura entre os centros dos pivôs, 220mm, e a princípio eu iria deixar ekas com 700mm ente elas, mas reparei que no "chassi inferior" se ficasse com 700mm, o semi-eixo iria pegar nele quando a suspensão trabalhasse, então vou ter que deixar ela com 500mm. Ou seja, ela vai ficar em forma de um trapézio invertido, com altura de 220, largura superior de 700mm e inferior de 500mm.
    Quanto às bandeijas, a superior terá 415mm e a inferior 550mm, e usarei os montantes do Corcel II

    Só esqueci de tirar umas fotos para mostrar.

    Flávio, na verdade eu queria deixar os amortecedores mais ou menos da posição das fotos que coloquei no post #53, ou seja, perpendiculares às bandeijas.

    O computador que eu usava com o AutoCad deu pau, logo estou sem os desenhos para ilustrar o que estou tentando explicar. Esta semana vou conseguir uma copia do solidworks 2012, aí quero ver aprender a mexer no bicho.
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  • #9
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    Fernando, se vc fizer com 700 e 500 vai alterar o projeto da suspesnsão para pior...faz com 500 e 500 que não terás surpresas...esta suspensão foi projetada para trabalhar assim, o ângulo está no montante do rolamento.
    Não vou poder te ajudar para os amortecedores na perpendicular...hehehehe só tem o fator complicador que os amortecedores veículares não funcionam na horizontal, eles tem um mínimo de inclinação que suportam para não formar bolhas de ar no óleo.
    O difícil é encontrar onde curvar tubos de 1,5 ".

  • #10
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    O difícil é encontrar onde curvar tubos de 1,5 ".
    A maquina de dobrar tubos eu tenho na bitola de 1,5" isto não e problema.
    Mas pelo visto a largura do "chassi" da gaiola e os amortecedores serão.
    Flavio vc fez a sua com 65cm de largura, e com isso a caixa não teve que ficar muito alta para que os semi eixos não pegassem no quadro
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  • #11
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Citação Postado originalmente por Fernando B. Ver Post
    A maquina de dobrar tubos eu tenho na bitola de 1,5" isto não e problema.
    Mas pelo visto a largura do "chassi" da gaiola e os amortecedores serão.
    Flavio vc fez a sua com 65cm de largura, e com isso a caixa não teve que ficar muito alta para que os semi eixos não pegassem no quadro
    Fernando, para instalar o motor é preciso dos 650, se fizer menor tem que fazer com o motor no lugar...porque fica bem apertado.
    Quando eu fiz as minhas bandejas eu pretendia fazer as dianteiras com um ângulo menor que os 20° na ponta delas...cortei todos os tubos, fiz as dianteiras com 10° e quando fui fazer as traseiras os tubos ficaram curtos e por isso tive que fazer com 10° mesmo. E com 650 e com as rodas fora do chão o semi eixo passa "lambendo". Faz com 500 que deve dar ( teste antes)...a caixa fica um pouco deslocada do centro da gaiola, não fica bem no meio. É só testar, a altura do centro da homocinética da caixa até o centro do tubo da suspensão é de 90 mm. Os tubos que eu usei também são de diâmetro menor do que os seus.

  • #12
    Usuário Avatar de Fernando B.
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    Flávio, neste caso acredito que eu vá ter que deixar a caixa um pouco mais alta do que eu queria, e vou ter que manter os 700mm de largura, pois com 500 irá ficar bastante apertado para o motor, especialmente para o conjunto coletor de escape e turbina, além é claro do meu "cockpit" que iria fircar bem apertado.
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