Powered by vBulletin

Iniciando projeto para nova gaiola

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 10 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 23/09/2013, 23:14
    Fernando B.
    Semana passada comprei os tubos de 1"1/2 com parede de 3,5mm de parede para fazer o "chassi". E fim de semana fiz os gabaritos do chassi, cortei três chapas de mdf e furei com serra copo e passei os quatro upos por elas.
    A altura entre os dois tubos irá ser a mesma altura entre os centros dos pivôs, 220mm, e a princípio eu iria deixar ekas com 700mm ente elas, mas reparei que no "chassi inferior" se ficasse com 700mm, o semi-eixo iria pegar nele quando a suspensão trabalhasse, então vou ter que deixar ela com 500mm. Ou seja, ela vai ficar em forma de um trapézio invertido, com altura de 220, largura superior de 700mm e inferior de 500mm.
    Quanto às bandeijas, a superior terá 415mm e a inferior 550mm, e usarei os montantes do Corcel II

Só esqueci de tirar umas fotos para mostrar.

Flávio, na verdade eu queria deixar os amortecedores mais ou menos da posição das fotos que coloquei no post #53, ou seja, perpendiculares às bandeijas.

O computador que eu usava com o AutoCad deu pau, logo estou sem os desenhos para ilustrar o que estou tentando explicar. Esta semana vou conseguir uma copia do solidworks 2012, aí quero ver aprender a mexer no bicho.
  • 23/09/2013, 23:50
    Flávio Cadore
    Fernando, se vc fizer com 700 e 500 vai alterar o projeto da suspesnsão para pior...faz com 500 e 500 que não terás surpresas...esta suspensão foi projetada para trabalhar assim, o ângulo está no montante do rolamento.
    Não vou poder te ajudar para os amortecedores na perpendicular...hehehehe só tem o fator complicador que os amortecedores veículares não funcionam na horizontal, eles tem um mínimo de inclinação que suportam para não formar bolhas de ar no óleo.
    O difícil é encontrar onde curvar tubos de 1,5 ".
  • 24/09/2013, 00:20
    Flávio Cadore
    É possível resolver o problema do amortecedor fazendo um furo nele, soldar um tampão com rosca, enche-lo de óleo e instalar uma garrafa com um pouco de pressão.
  • 24/09/2013, 11:39
    digobrazil
    4 Anexo(s)
    Flavio..... o que você acha das imagens destas bandejas de suspensão duplo A que encontrei na net?
    Pelo que parece, utiliza-se a manga de eixo do fusca/brasilia.
    E as medidas que contem nas imagens, acha que estão corretas pela sua experiencia?
    Vejo que também faltam algumas medidas para poder montar a suspensão completa. Seria possível calcular as medidas faltantes?
    e saber o curso da mesmo e o melhor amortecedor a ser utilizado?
  • 24/09/2013, 12:47
    Flávio Cadore
    A princípio a bandeja superior é menor e está correta... vou ver se tenho a medida do entre centros dos pivôs do Fusca para ver o resto...depois te falo.
  • 24/09/2013, 13:28
    Gomes Pride
    1 Anexo(s)
    Flavio,

Da uma olhada tenho as medidas vê se te ajuda e me ajuda tbm rsrs, esse é o projeto da minha fiz no Catia V5, ñ coloquei o amortecedor ainda mas fiz uma simulação creio que esteja correto o curso da suspensão ficou em 265 mm, e o angulo dos pivores é de 20°.

Anexo 432381
  • 24/09/2013, 13:30
    Fernando B.
    Citação:

O difícil é encontrar onde curvar tubos de 1,5 ".
    A maquina de dobrar tubos eu tenho na bitola de 1,5" isto não e problema.
    Mas pelo visto a largura do "chassi" da gaiola e os amortecedores serão.
    Flavio vc fez a sua com 65cm de largura, e com isso a caixa não teve que ficar muito alta para que os semi eixos não pegassem no quadro
  • 24/09/2013, 22:18
    Flávio Cadore
    Citação:

Postado originalmente por digobrazil Ver Post
    Flavio..... o que você acha das imagens destas bandejas de suspensão duplo A que encontrei na net?
    Pelo que parece, utiliza-se a manga de eixo do fusca/brasilia.
    E as medidas que contem nas imagens, acha que estão corretas pela sua experiencia?
    Vejo que também faltam algumas medidas para poder montar a suspensão completa. Seria possível calcular as medidas faltantes?
    e saber o curso da mesmo e o melhor amortecedor a ser utilizado?

Diogo, a suspensão está perfeita com uma variação de 1,7° no trabalho da suspensão. Para o montante do rolamento do Fusca uma variação de 57 mm no comprimento das bandejas fica o ideal.
    Com a bandeja inferior com comprimento de 320 mm o curso da suspensão fica entre 210 e 220 mm.O pivô superior limita um pouco o curso mas é em torno disso aí mesmo.
  • 24/09/2013, 22:32
    Flávio Cadore
    Citação:

Postado originalmente por Fernando B. Ver Post
    A maquina de dobrar tubos eu tenho na bitola de 1,5" isto não e problema.
    Mas pelo visto a largura do "chassi" da gaiola e os amortecedores serão.
    Flavio vc fez a sua com 65cm de largura, e com isso a caixa não teve que ficar muito alta para que os semi eixos não pegassem no quadro

Fernando, para instalar o motor é preciso dos 650, se fizer menor tem que fazer com o motor no lugar...porque fica bem apertado.
    Quando eu fiz as minhas bandejas eu pretendia fazer as dianteiras com um ângulo menor que os 20° na ponta delas...cortei todos os tubos, fiz as dianteiras com 10° e quando fui fazer as traseiras os tubos ficaram curtos e por isso tive que fazer com 10° mesmo. E com 650 e com as rodas fora do chão o semi eixo passa "lambendo". Faz com 500 que deve dar ( teste antes)...a caixa fica um pouco deslocada do centro da gaiola, não fica bem no meio. É só testar, a altura do centro da homocinética da caixa até o centro do tubo da suspensão é de 90 mm. Os tubos que eu usei também são de diâmetro menor do que os seus.
  • 24/09/2013, 22:36
    Flávio Cadore
    Citação:

Postado originalmente por Gomes Pride Ver Post
    Flavio,

Da uma olhada tenho as medidas vê se te ajuda e me ajuda tbm rsrs, esse é o projeto da minha fiz no Catia V5, ñ coloquei o amortecedor ainda mas fiz uma simulação creio que esteja correto o curso da suspensão ficou em 265 mm, e o angulo dos pivores é de 20°.

Anexo 432381

Valeu Gomes!!!
  • 25/09/2013, 09:11
    Fernando B.
    Flávio, neste caso acredito que eu vá ter que deixar a caixa um pouco mais alta do que eu queria, e vou ter que manter os 700mm de largura, pois com 500 irá ficar bastante apertado para o motor, especialmente para o conjunto coletor de escape e turbina, além é claro do meu "cockpit" que iria fircar bem apertado.
  • 25/09/2013, 12:44
    Flávio Cadore
    Outra razão para os 650 é a caixa de direção do Uno que dá certo sem mexer em nada...se fizer maior que 650 tem que aumentar a caixa de direção também.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 10 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 00:56.