Powered by vBulletin

Iniciando projeto para nova gaiola

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 10 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 06/09/2013, 20:10
    Flávio Cadore
    Citação:

Postado originalmente por Fernando B. Ver Post
    Vini, mas no meu caso o centro dos pivôs da roda terão a mesma distância que os pontos de apoio das balanças no chassi. Assim acredito que manterá sempre o mesmo ângulo. Estou certo?? Ou é necessário este êngulo mesmo neste caso??

É por isso que te indicamos ( eu e o Mali) usar o montante do Corcel II, fica até fácil fazer uma suspensão boa.
  • 06/09/2013, 20:23
    Flávio Cadore
    Citação:

mali9ski e Flávio,

Na verdade a idéia é começar do zero a construção da suspensão toda.
    Usarei os cubos (peça onde prende o disco de freio) e rolamento de roda do gol bola, por ser um pouco maior do que o do gol quadrado. O cubo será usinado nas mesmas medidas do cubo original, e ferei o suporte para ele a partir de chapas cortadas em CNC.

Consegui uns pivôs agrícolas bem fortes e com rosca para ter regulagem nas balanças.

Seguem umagens de como irão ficar os cubos de roda, apenas a chapa onde vai o pivô está sem acabemento neste desenho.

Eu fiz assim no meu Kart cross e sei do trabalho e riscos que corre, tem que fazer bem reforçado, chapa 12,7 mm de espessura pode ser fraca...conforme os seus desenhos não seria o problema mas quando vc for fixar o braço de direção o bixo pega... vai fixar na chapinha fina? o bracinho tem que ser comprido e começa a torcer...outra coisa importante é que o centro de giro da homocinética tem que passar pela linha de centro dos pivôs.
    Pode ser usado o montante do Corcel, Chevette, Fusca e para os mais endinheirados D20, Hilux...hhehehehe
  • 06/09/2013, 20:28
    Flávio Cadore
    Tem fotos da bandejas, tem fotos do chassis e mais algumas coisas.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...r-central.html
  • 06/09/2013, 22:25
    Quílvio Talvani
    Pessoal boa noite, Fernando obrigado pela compreensão ao meu questionamento sobre minha dúvida.

Quanto ao teu incentivo para que eu volte a retomar a construção da minha gaiola, obrigado pelo apoio amigo, mas como moro em apartamento estou sem local para continuar a confecção da mesma, mas vou ficar acompanhado a tua com muito entusiamos.
  • 06/09/2013, 22:33
    Quílvio Talvani
    Flávio , obrigado pelo tua orientação vou ficar aguardando o teu tópico sobre meu questionamento.

Aproveitando oportunidade gostaria de fazer um outro questionamento, a diferença entre o pivô superior e inferior conforme a tua orientação varia de 1 a 1,5 grau de diferença, minha pergunta naquele caso em eu estava fazendo o meu pivô o mesmo deve ter uma inclinação o se faz o braços um mais curto que o outro?
  • 08/09/2013, 22:13
    Flávio Cadore
    Quílvio, sim, para conseguir a cambagem necessária os braços tem que ser menores.
    Segue o link:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...r-central.html
  • 08/09/2013, 22:51
    Fernando B.
    Citação:

Postado originalmente por Flávio Cadore Ver Post
    Eu fiz assim no meu Kart cross e sei do trabalho e riscos que corre, tem que fazer bem reforçado, chapa 12,7 mm de espessura pode ser fraca...conforme os seus desenhos não seria o problema mas quando vc for fixar o braço de direção o bixo pega... vai fixar na chapinha fina? o bracinho tem que ser comprido e começa a torcer...outra coisa importante é que o centro de giro da homocinética tem que passar pela linha de centro dos pivôs.
    Pode ser usado o montante do Corcel, Chevette, Fusca e para os mais endinheirados D20, Hilux...hhehehehe

Flávio, pelo que entendi é obrigatório ter um certo ângulo vertical entre os pivôs certo?

Como estou em fase de projeto, ainda há tempo de modifica o montante que estpu fabricando, já que tenho boa parte do material comprado prefiro continuar com a fabricação ao invés de comprar do Corcel II ou Del Rey mesmo. De que forma eu posso calcular este ângulo do pino mestre e o comprimento das balanças?

A distância entre as balanças tanto nos suportes do chassi quanto entre os pivôs será a mesma, de 300mm. E pretendo fazer as balanças com aproximadamente 400mm.
  • 09/09/2013, 00:52
    Flávio Cadore
    Que programa vc está usando para projetar a gaiola?
  • 09/09/2013, 08:46
    Fernando B.
    Citação:

Que programa vc está usando para projetar a gaiola?

To fazendo em AutoCad.
    GOstaria de fazer no SolidWorks, mas ainda não consegui o programa!
    Se quiser posso te mandar o arquivo dxf
  • 09/09/2013, 15:45
    Quílvio Talvani
    Frenando, da uma olhada no SkeetchUp8 no ABAIXA AQUI vê se este programa não serve para o que tu queres fazer.
  • 09/09/2013, 20:21
    Flávio Cadore
    Citação:

Flávio, pelo que entendi é obrigatório ter um certo ângulo vertical entre os pivôs certo?

Como estou em fase de projeto, ainda há tempo de modifica o montante que estpu fabricando, já que tenho boa parte do material comprado prefiro continuar com a fabricação ao invés de comprar do Corcel II ou Del Rey mesmo. De que forma eu posso calcular este ângulo do pino mestre e o comprimento das balanças?

A distância entre as balanças tanto nos suportes do chassi quanto entre os pivôs será a mesma, de 300mm. E pretendo fazer as balanças com aproximadamente 400mm.

Eu fiz as bandejas maiores da minha com 395 mm...a distância entre os centros dos pivôs com 220 mm se vc fizer com 300 é capaz de bater os pivôs no aro.
    Qual é o teu conhecimento de mecânica? trabalhas com o que? e o teu computador é de 32 ou 64 bits? hehhehehe
    Outra questão também é o ângulo que os terminais de direção de trator viram, talvez seja pouco para colocar numa suspensão.
  • 10/09/2013, 10:04
    Fernando B.
    Citação:

Eu fiz as bandejas maiores da minha com 395 mm...a distância entre os centros dos pivôs com 220 mm se vc fizer com 300 é capaz de bater os pivôs no aro.
    Qual é o teu conhecimento de mecânica? trabalhas com o que? e o teu computador é de 32 ou 64 bits? hehhehehe
    Outra questão também é o ângulo que os terminais de direção de trator viram, talvez seja pouco para colocar numa suspensão.

Flávio,

Pelas medições que eu fiz, mesmo com 300mm entre os pivôs ainda não batem nas rodas, pois o offset delas foi alterado.
    Tenho bom conhecimento de mecânica, a minha gaiola atual fui eu mesmo que fiz, preparo motores, injeção eletrônica, o meu ponto fraco sempre foi a parte de suspensão. E quando comecei o projeto achei que seria mais fácil de fazer. Eu sou Engenheiro Agrônomo, mas essa parte mecânica é mais um hobby.

Quanto aos terminais de diraçõ de trator, de fato eles viram muito pouco, até achei um que tem um ângulo bom, algo em torno de 15 graus para cada lado, mas já to desistindo desta idéia e to pensando, mas inda não redesenhei o projeto, em isar na traseira buchas para prender os montantes, e na dianteira usar terminais rotulares.

Ha, meu computador é 64bits, rsrsrs
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 10 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 16:30.