x
Convex Datacenter
Página 11 de 217 PrimeiroPrimeiro ... 2345678910111213141516171819202161111 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 121 a 132 de 2959

Hybrid View

  • #1
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    72
    Posts
    9,629
    Agradecimentos: 10

    Engesa-4 e Engesa EE-12




    Então vai lá :



    Engesa Caminhões militares Blindados

    Engesa





    Nas décadas de 70 e 80 o Brasil possuía uma Indústria de Material de Defesa com grande capacidade produtiva e acreditava-se que ela teria um belo futuro. Havia diversas empresas desenvolvendo e produzindo materiais voltados para a atividade militar, desde uniformes a carros de combate, de diversos tipos e modelos, concebidos em sua grande maioria dentro de unidades militares voltadas para o estudo de projetos até a fase de concepção dos protótipos, que em muito beneficiou as empresas privadas brasileiras.

    Sem dúvida a de maior êxito foi a ENGESA – Engenheiros Especializados S/A. Ela era uma empresa paulista que atuava no desenvolvimento de tecnologia em várias áreas, da química à eletrônica. Mas consagrou-se mesmo na produção de veículos bélicos. Foi capaz de absorver todo o estudo vindo da área militar e criar os principais produtos militares exportados, de caminhões (EE-15, EE-25 e EE-50) a blindados sobre rodas como o EE-9 Cascavel e EE-11 Urutu.




    Engesa EE-15
    Engesa EE-25


    Estes veículos cumpriram bem suas missões, tanto que o seu primeiro batismo de fogo se dá na Líbia no final dos anos 70 e início dos 80, quando tropas Egípcias aerotransportadas invadem o território Líbio em incursões relâmpagos e pela primeira vez é feito um contra ataque usando os EE-9 Cascavel recém adquiridos, os quais destroem por completo as forças invasoras, despertando desta maneira grande interesse dos Líbios e dos Iraquianos nestes veículos, motivo que nos leva a fornecê-los em grande quantidade ao Exército de Sadan Hussein, então vistos com bons olhos, principalmente pelo Ocidente.



    Prospectos do EE-9 Cascavel e do EE-11 Urutu elaborados pela Engesa


    Para os civis, entretanto, a grande obra prima da Engesa foi o jipe Engesa-4. Criado em 1984 especificamente para o exército sob o código EE-12, posteriormente ganhou a versão civil. Desenvolvido no Brasil, contava com o motor de quatro cilindros e 2,5 litros do Opala e suspensões com eixo rígido e molas helicoidais na dianteira e traseira. Assim como no Javali, seu principal concorrente nacional, tinha tração nas quatro rodas e sistema de roda-livre com acionamento manual no cubo das rodas.



    Tirei este relato do site do ENGESA .

    Logo :

    O ENGESA 4 foi a versão inicial civil .

    O ENGESA EE-12 foi feito a militarização do ENGESA-4 e passou a ser codificado como ENGESA EE-12 que saiu este 12 de 1/2 tonelada de carga , assim como os WILLYS eram 1/4 de tonelada de carga .

  • #2
    Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    2,682
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    Para os civis, entretanto, a grande obra prima da Engesa foi o jipe Engesa-4. Criado em 1984 especificamente para o exército sob o código EE-12, posteriormente ganhou a versão civil. Desenvolvido no Brasil, contava com o motor de quatro cilindros e 2,5 litros do Opala e suspensões com eixo rígido e molas helicoidais na dianteira e traseira. Assim como no Javali, seu principal concorrente nacional, tinha tração nas quatro rodas e sistema de roda-livre com acionamento manual no cubo das rodas.

    Tirei este relato do site do ENGESA .

    Logo:

    O ENGESA 4 foi a versão inicial civil.

    O ENGESA EE-12 foi feito a militarização do ENGESA-4 e passou a ser codificado como ENGESA EE-12 que saiu este 12 de 1/2 tonelada de carga , assim como os WILLYS eram 1/4 de tonelada de carga .
    Valeu Dr Guilherme. 100% explicado. Achei esse material nesse site Engesa

    Citação Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    Possivelmente esse seu engesa foi comprado de um leilao de exercito entao...
    Acho que é isso mesmo. E como a placa é JKZ, indica que pertenceu ao Governo Federal.

    Citação Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    por isso que é uma bomba!!!
    Beleza, então vou detonar nas trilhas!
    CAPETA - Troller T4, 02/02, MWM 2.8 TDI
    Ex-ABUTRE - Pajero
    Full 10/11 Diesel 5p 272cv by Reiko
    Ex-GALEGO - Engesa Fase II MWM 2.8 TD (Click e confira)



  • #3

  • #4
    Usuário Avatar de zeca_cj
    Entrada
    06/02/2008
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    2,516
    Agradecimentos: 2
    Xiii... enrolaram o buda da sorte!
    C.J. - Carlos Negrão
    Clique e Conheça: Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37'
    Clique e Conheça: F75 1979 292 V8 - Gaiola das Loucas

  • #5
    Usuário Avatar de zeca_cj
    Entrada
    06/02/2008
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    2,516
    Agradecimentos: 2
    Possivelmente esse seu engesa foi comprado de um leilao de exercito entao...

    por isso que é uma bomba!!!
    C.J. - Carlos Negrão
    Clique e Conheça: Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37'
    Clique e Conheça: F75 1979 292 V8 - Gaiola das Loucas

  • #6
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    50
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Agora sim eu vi a t-case..rsssss

    Mas será necessário trocar a bola (ou o eixo) dianteira.

    O eixo do troller seria uma boa...

  • #7
    Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    2,682
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Mas será necessário trocar a bola (ou o eixo) dianteira. O eixo do troller seria uma boa...
    Já tenho a bola, coroa e pinhão D44 para a dianteira e tb o bloqueio E-Locker. Só falta chegar o semi-eixo reforçado. Aí o meca vai passar a bola para a esquerda, instalar o bloqueio e semi-eixo e fazer os devidos ajustes.
    CAPETA - Troller T4, 02/02, MWM 2.8 TDI
    Ex-ABUTRE - Pajero
    Full 10/11 Diesel 5p 272cv by Reiko
    Ex-GALEGO - Engesa Fase II MWM 2.8 TD (Click e confira)



  • #8
    Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    2,682
    Agradecimentos: 3
    Cheguei da oficina. Hj é feriado em Salvador (Dia de Nª Srª da Conceição - Padroeira da Cidade), e foi só meio turno hoje.

    Motor e câmbio do opala já estão fora do Galego, e também o tanque pra fazer limpeza geral.

    Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-img_0581.jpg


    Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-img_0583.jpg


    Porém, olhando com calma o Galego por baixo, percebemos a necessidade de corrigir a chaparia em alguns pontos, pois a corrosão estava grande.

    Amanhã mesmo o chapista vai lá pra começar o serviço.

    Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-img_0590.jpg
    CAPETA - Troller T4, 02/02, MWM 2.8 TDI
    Ex-ABUTRE - Pajero
    Full 10/11 Diesel 5p 272cv by Reiko
    Ex-GALEGO - Engesa Fase II MWM 2.8 TD (Click e confira)



  • #9

  • #10
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    54
    Posts
    10,357
    Agradecimento: 1
    Lendo os relatos, tenho certeza de uma coisa...

    O Jaque está rondando... = )

    Se ele se aliar aos Duendes que estão por ai, ferra tudo!!!!! = 0

  • #11
    Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    2,682
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Lendo os relatos, tenho certeza de uma coisa...

    O Jaque está rondando... = )

    Se ele se aliar aos Duendes que estão por ai, ferra tudo!!!!! = 0
    Então já estou ferrado!

    Duendes e Jaque fizeram pacto de união mútua e indissolúvel!
    CAPETA - Troller T4, 02/02, MWM 2.8 TDI
    Ex-ABUTRE - Pajero
    Full 10/11 Diesel 5p 272cv by Reiko
    Ex-GALEGO - Engesa Fase II MWM 2.8 TD (Click e confira)



  • #12
    Usuário Avatar de JOÃO R.
    Entrada
    05/05/2009
    Local
    Triunfo/RS
    Idade
    45
    Posts
    821
    Agradecimentos: 0
    Opa Dino, vai ficar de fu...., mas cuidado com o Jaque... ele é inimigo do bolso...
    Abraços..
    Toyota Hilux 4x4 Aut. 2011 - REBOCADORA
    Engesa F1 86 Q20B Turbo Diesel - LAGARTAURO

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Engesa FII - GALEGO
      Por uxio69 no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 4
      Última resposta: 29/07/2011, 19:58
    2. engesa fase I
      Por Ismar Leal Machado no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 9
      Última resposta: 04/12/2008, 08:52
    3. Engesa Fase II
      Por gwegbecher no fórum Compram-se Veículos
      Respostas: 4
      Última resposta: 12/09/2006, 23:51
    4. Engesa fase II
      Por barbetta no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 0
      Última resposta: 06/11/2005, 20:12

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade