Fique sempre avontade a trabalhar conosco, dar palpite, criticas... fique avontade aqui dentro da Donivel...
Cara como funciona a oficina... é complicado dizer... mas vou tentar...
Quem sao os artistas? R. são geralmente profissionais que ja tiveram um bom contato com linha automotiva convencional...
Como são escolhidos? R. Infelizmente hoje em dia não temos o privilégio de escolher o profissional que queremos para trabalhar, no entanto temos a escolha daquele que nao queremos.
Toda vez que é admitido um funcionário, claro que já com sua respectiva experiencia, ele vem acompanhado de seus vícios, muito ruins, por outro lado alguns bons, e outros até muito bons. Na funilaria o processo é mais bruto, corta solda, estica puxa... não sou funileiro, mas tenho uma noção boa se o cara ta no caminho ou se vai fazer cagada... quando não sei no que vai dar eu olho e tento analisar, se nao der conta eu pergunto... Creio que pra tudo nessa vida, sempre há uma maneira melhor de se fazer, tudo depende das limitações, no meu caso ferramental por ex. A nossa luta sempre na funilaria é aproveitar o tempo, qual o caminho pra reduzir o tempo gasto e ter um resultado tão bom quanto... Confesso estar longe de um ideal, ou ideal na agilidade (agilidade como em um trampo artesanal?? (sempre da pra melhorar)), ou ideal no preço cobrado. Não posso jamais cuspir no prato que comemos muito menos ousar abrir a boca para reclamar, mas afirmo que estou perdendo muito "dinheiro" no tempo... Ainda estamos aprendendo.
Depois da funilaria vem a preparação e pintura... ai cara, são os chatos, xaropes, os PSses (Pé no saco) que fazem a diferença, no caso eu e meu pai... não sei se é bom ou ruim mas temos olho muito doce pra ver defeito... Um risco de lixa, uma falta de tinta numa aba inferior do paralamas por ex, um escorrido, um mal lixamento pra polir, marca de boina etc etc etc e muitossss etc. Não posso e não vou citar nome, mas na região de Curitiba temos um colega de trabalho que olhamos o trabalho final do cara, e beira os 99% de perfeição, mas cara..... exagerando um ano de uso o carro tem de ser refeito, pontos com mais de 3 dedos de massa, (tres cm), remendos com mig sem desbaste do ponto da solda e o valor cobrado por ele é 2/3 maior que o meu... enfim, a preparação e pintura tem de ser impecávei. E pra isso acontecer... "O OLHO DO DONO QUE ENGORDA O GADO".
Acredito Paulo que o trabalho de arte não é necessariamente o produto pronto e acabado, mas sim a criação ainda imaginária desse projeto, dessa arte materializada. Já expliquei aqui em outro momento de uma maneira bem simples de como fazemos para criar os projetos só na imaginação (por enquanto). Acho que isso sim é um Dom que o meu pai teve, e eu herdei no sangue acho rs... Se perguntar detalhes do Conde Drácula depois de pronto, 95% eu sei te dar, outros 5 ainda não, porém desses 95% uns 80% pode ser alterado, pq os outros 15% já esta feito na mecânica e na lataria...kkkk. Mas falar do meu furgão é fácil, o sonho é meu... e pra vc entender qual é o sonho do cliente? É esse o primeiro passo pra poder começar um projeto, saber o que o cliente quer, em cima disso.... kkkkk seu bolso é nosso guia rsss. Só que ai que entra o lance do amor, carinho, dedicação e tb sacrifício, nós passamos a adotar o sonho do cliente como nosso sonho, e estudar como fazer da melhor maneira possível como se fosse para nós mesmos, pensando na satisfação do cliente (que muitas vezes passaria por despercebido um serviço "meia boca" aos olhos do cliente que geralmente não tem o olhar critico para a coisa) e pensando também naquele cara profissional em achar/colocar defeitos e dizer q foi feito na Donivel.
Obrigado aos parabéns Paulo, hoje meu pai leu o q vc disse, minha mãe leu, minha secretária, minha tapeceira... isso nos deixa sempre animados pro dia a dia. E vamos sonhar cara, sonhar com tudo o q nos couber, sendo sadio acredito que o limite somos nós mesmos que fazemos para nosso sonho nao se realizar. Sonhos nao sadios sao pesadelos kkk. E a propósito... Sonho não há ninguém nesse mundo, nem Dilmas poderosa o suficiente para cobrar impostos de nossos sonhos, de nossas cabeças pensantes...
Abraço e seja sempre muito bem vindo....
Por falar em bem vindo.... venha nos fazer uma visita em novembro, no meu aniversario, do dia 12 a 18 haverá um encontro de picapeiros aqui em Paranavaí Pr... aparece por aqui...
EDIT: Pqp, que bíblia que deu isso kkkk