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  • #229
    Usuário Avatar de Hans Beran
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    Oi Pessoal, agora que descobri este tópico, e aqui somente os " grandes do TJ " para ajudar e passar informação.
    Se um dia marcarem um encontro entre os Wrangler to dentro, mas pretendo viajar bastante e quem sabe vou encontrando um a um
    Agora to mexendo no meu Wrangler exatamente na suspensão, o meu atualmente esta com molas de 2,5'+ 0,5 de caço + body lift de 2,5 " e pneus 35, braços originais e amortecedores HDS quase todos FUDIDOS !! KKkkkkk... Tá pulando mais que cabrito.
    Acabei comprando amortecdores da OFFSHOX 5 com perfil de competição, mais duro, e pretendo mudar as molas para 4".
    Assim quero trocar os braços inferiores e barra panhard e provalvelmente o braço pitman certo ?
    Fui pesar meu jeep ele esta com 2050 kg considerando os pneus 35, parachoques de ferro puro, mais estribos de tubo 3 " e guincho hidaulico.
    Parabéns Jeanilson pelo seu Jeep pois acho uma excelente configuração, mas pode colocar os 35 pois com bloqueio vc irá forçar muito menos, o que precisa e ter pé de giro baixo
    Agora a questão minha e fazer este braços aqui no Brasil ou trazer de fora, o Marcelo falou que tem um pessoal no RS que faz, alguém sabe quem é ?

    Abs


    Citação Postado originalmente por Grélo Ver Post
    Parabéns Jeanilson!!!

    Ficou lindão!

    Agora vc verá como seu Jeep fica mais chamativo nas ruas, mais imponente contra os ônibus... rss

    Agora temos no fórum uma verdadeira frota de Wranglers com kit de suspensão: Eu, vc, o Fchevita, o Marcelão, o Hans com o motor diesel e por aí vão. Só falta juntar todo mundo! hehehehhe

    Abração,

    Grélo.
    Hans Beran
    Wrangler TJ 98-Diesel 4x4 - Pneus Maxxis Trepador 35"
    Ranger 3.2-Diesel-XLT-2013 4x4 - Pneus Maxxis 771 Bravo - 315x70-r17 - Lift 2"

  • #230
    Usuário Avatar de Jeanilson
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    Fala, Hans, Seja bem vindo !

    Citação Postado originalmente por Hans Beran Ver Post
    Oi Pessoal, agora que descobri este tópico, e aqui somente os " grandes do TJ " para ajudar e passar informação.
    Se um dia marcarem um encontro entre os Wrangler to dentro, mas pretendo viajar bastante e quem sabe vou encontrando um a um
    Vamos ver se esse encontro acontece .

    Nesse meio tempo, se resolver aparecer em Brasília, não esqueça de avisar .

    Citação Postado originalmente por Hans Beran Ver Post
    Agora to mexendo no meu Wrangler exatamente na suspensão, o meu atualmente esta com molas de 2,5'+ 0,5 de caço + body lift de 2,5 " e pneus 35, braços originais e amortecedores HDS quase todos FUDIDOS !! KKkkkkk... Tá pulando mais que cabrito.
    Acabei comprando amortecdores da OFFSHOX 5 com perfil de competição, mais duro, e pretendo mudar as molas para 4".
    Assim quero trocar os braços inferiores e barra panhard e provalvelmente o braço pitman certo ?
    Fui pesar meu jeep ele esta com 2050 kg considerando os pneus 35, parachoques de ferro puro, mais estribos de tubo 3 " e guincho hidaulico.
    Isso, para a suspensão ficar bem acertada, o correto é, além dos amortecedores e molas, trocar os braços inferiores, o braço pitman, as bieletas da barra estabilizadora e ajustar as fixações das barras panhard, entre outras coisas...

    Andei pesquisando os preços e o melhor é comprar logo os chamados kits de suspensão, pois sai mais em conta do que comprar as peças em separado, e dependendo do kit, ainda vem alguns "brindes", como os quick disconnects para a barra estabilizadora dianteira.

    Como você já tem os amortecedores, existem várias opções de kits sem amortecedores, como por exemplo no link abaixo:

    Jeep Complete Suspension Systems without Shocks - Jeep Lift Kits and Suspensions - Jeep Lift Kits & Jeep Lift Kits Suspension - by 4 Wheel Drive

    Essa outra loja tem inclusive um advisor para levantar a suspensão. Basta informar a viatura, o pneu que você quer usar e ele mostra o melhor kit para o seu caso:

    Lift Kit Advisor for Jeep Vehicles - Select your vehicle - Quadratec

    Os links acima já servem de base para comprar um kit pronto ou o necessário para fazer um kit "caseiro" .

    Citação Postado originalmente por Hans Beran Ver Post
    Parabéns Jeanilson pelo seu Jeep pois acho uma excelente configuração, mas pode colocar os 35 pois com bloqueio vc irá forçar muito menos, o que precisa e ter pé de giro baixo
    Agora a questão minha e fazer este braços aqui no Brasil ou trazer de fora, o Marcelo falou que tem um pessoal no RS que faz, alguém sabe quem é ?

    Abs
    Obrigado , mas por enquanto devo ficar nos 33" mesmo. Espero que com o bloqueio eu não precise mais da famosa "embaladinha" antes dos obstáculos para não ficar sem tração.

    Guardei uma das engrenagens satélites "banguelas" do antigo diferencial traseiro. Estou pensando em pendurá-la no parabrisas para me lembrar de sempre manerar o pé esquerdo nas trilhas .

    Sobre esse kit do Sul, só o Marcelo pode te responder...

    []'s

  • #231
    Usuário Avatar de Hans Beran
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    Ok Joanilson, ainda um dia irei passar por ai, principalmente vi que as trilhas ai são muito boas, aquele wrangler verde todo modificado que esta no video esta com uma puta suspa hein ?

    Além dos amortecedores provlamente vou pegar umas molas 4" da procomp de um amigo, ai somente vai faltar os braços, vou estudar com carinho os links.

    Obrigado



    Citação Postado originalmente por Jeanilson Ver Post
    Fala, Hans, Seja bem vindo !


    Vamos ver se esse encontro acontece .

    Nesse meio tempo, se resolver aparecer em Brasília, não esqueça de avisar .


    Isso, para a suspensão ficar bem acertada, o correto é, além dos amortecedores e molas, trocar os braços inferiores, o braço pitman, as bieletas da barra estabilizadora e ajustar as fixações das barras panhard, entre outras coisas...

    Andei pesquisando os preços e o melhor é comprar logo os chamados kits de suspensão, pois sai mais em conta do que comprar as peças em separado, e dependendo do kit, ainda vem alguns "brindes", como os quick disconnects para a barra estabilizadora dianteira.

    Como você já tem os amortecedores, existem várias opções de kits sem amortecedores, como por exemplo no link abaixo:

    Jeep Complete Suspension Systems without Shocks - Jeep Lift Kits and Suspensions - Jeep Lift Kits & Jeep Lift Kits Suspension - by 4 Wheel Drive

    Essa outra loja tem inclusive um advisor para levantar a suspensão. Basta informar a viatura, o pneu que você quer usar e ele mostra o melhor kit para o seu caso:

    Lift Kit Advisor for Jeep Vehicles - Select your vehicle - Quadratec

    Os links acima já servem de base para comprar um kit pronto ou o necessário para fazer um kit "caseiro" .


    Obrigado , mas por enquanto devo ficar nos 33" mesmo. Espero que com o bloqueio eu não precise mais da famosa "embaladinha" antes dos obstáculos para não ficar sem tração.

    Guardei uma das engrenagens satélites "banguelas" do antigo diferencial traseiro. Estou pensando em pendurá-la no parabrisas para me lembrar de sempre manerar o pé esquerdo nas trilhas .

    Sobre esse kit do Sul, só o Marcelo pode te responder...

    []'s
    Hans Beran
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  • #232
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    Hans,

    quando tiver pelo RJ é só avisar

    Existem kits, Kits e KITS!
    Os melhores KITS são da Clayton e da Curie.

    Se vc puder, passe logo para o Long Arm da Curie. Eu quando descobri já tinha meu kit da Rubicon Express de 3,5", mas os braços Short Arm são da Curie e os Quick Disconnects da JKS que são cópia exata da Curie tb.

    Assim que troquei os braços, o uso no asfalto melhorou muito!
    Primeiro pq a suspensão trabalha muito mais macia e segundo pq corrije o cáster.

    Os Long Arms ainda são conhecidos por serem muito melhores no asfalto que os Short Arms

    Qualquer dúvida, manda aí

    Abraços,

    Grélo.
    TJ Whey Protein
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=88053
    "Eu não comprei um carro, comprei um apartamento para mobiliar!"

  • #233
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    Citação Postado originalmente por Hans Beran Ver Post
    Ok Joanilson, ainda um dia irei passar por ai, principalmente vi que as trilhas ai são muito boas, aquele wrangler verde todo modificado que esta no video esta com uma puta suspa hein ?

    Além dos amortecedores provlamente vou pegar umas molas 4" da procomp de um amigo, ai somente vai faltar os braços, vou estudar com carinho os links.

    Obrigado
    Hans,

    O Wrangler verde modificado é o HULK, que já foi do Sandro Tannuri e agora está desbravando as terras candangas. Inclusive ele tem um tópico aqui no fórum (Jeep Wrangler - Hulk).

    Citação Postado originalmente por Grélo Ver Post
    Hans,

    quando tiver pelo RJ é só avisar

    Existem kits, Kits e KITS!
    Os melhores KITS são da Clayton e da Curie.

    Se vc puder, passe logo para o Long Arm da Curie. Eu quando descobri já tinha meu kit da Rubicon Express de 3,5", mas os braços Short Arm são da Curie e os Quick Disconnects da JKS que são cópia exata da Curie tb.

    Assim que troquei os braços, o uso no asfalto melhorou muito!
    Primeiro pq a suspensão trabalha muito mais macia e segundo pq corrije o cáster.

    Os Long Arms ainda são conhecidos por serem muito melhores no asfalto que os Short Arms

    Qualquer dúvida, manda aí

    Abraços,

    Grélo.
    Pois é, Grélo, os dois únicos inconvenientes dos kits long arms, para mim, são a necessidade de cortar fora os suportes originais dos braços da suspensão, o que faz essa instalação algo meio que irreversível, e o preço, quase o dobro do kit short arms equivalente, dependendo do fabricante.

    ------

    Atualizando a situação da viatura, já corrigi o velocímetro e o hodômetro para a os novos pneus e C&P. Ficou tão bom que dá até para competir raid de regularidade pelo painel .

    E abaixo uma foto que esqueci de postar na época da instalação do bloqueio traseiro. Troquei o botão "comum" do acionamento do bloqueio por um botão do bloqueio da ARB. Acabei apagando o "air lock" da legenda do botão, porém o resultado não ficou legal. Mais na frente tento novamente.

    Agora só falta achar um lugar para comprar os Fender Flares maiores que não cobre um rim e metade do fígado de frete .

    []'s

    Legenda:
    foto do painel com o botão do bloqueio instalado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_0046.jpg  

  • #234
    Usuário Avatar de Hans Beran
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    Grélo,

    Comprei os amortecedores offshox e estou pegando uma mola 4 " da Procomp do RicardoSW aqui do Forum.
    Achei esta suspensão Long arm da Rouch Country de 4" dá uma olhada.
    Jeep TJ Suspension Lift

    Quanto sai um kit da Clayton somente o upgrade para 4" ? vc sabe ?

    Abs


    Citação Postado originalmente por Grélo Ver Post
    Hans,

    quando tiver pelo RJ é só avisar

    Existem kits, Kits e KITS!
    Os melhores KITS são da Clayton e da Curie.

    Se vc puder, passe logo para o Long Arm da Curie. Eu quando descobri já tinha meu kit da Rubicon Express de 3,5", mas os braços Short Arm são da Curie e os Quick Disconnects da JKS que são cópia exata da Curie tb.

    Assim que troquei os braços, o uso no asfalto melhorou muito!
    Primeiro pq a suspensão trabalha muito mais macia e segundo pq corrije o cáster.

    Os Long Arms ainda são conhecidos por serem muito melhores no asfalto que os Short Arms

    Qualquer dúvida, manda aí

    Abraços,

    Grélo.
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  • #235
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    [
    QUOTE=Jeanilson;1624175]Hans,

    O Wrangler verde modificado é o HULK, que já foi do Sandro Tannuri e agora está desbravando as terras candangas. Inclusive ele tem um tópico aqui no fórum (Jeep Wrangler - Hulk).
    Oi Jeanilson, muito legal a suspensão dele, o cara tá detonando !!!

    Abs
    Hans Beran
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  • #236
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    Citação Postado originalmente por Hans Beran Ver Post
    Grélo,

    Comprei os amortecedores offshox e estou pegando uma mola 4 " da Procomp do RicardoSW aqui do Forum.
    Achei esta suspensão Long arm da Rouch Country de 4" dá uma olhada.
    Jeep TJ Suspension Lift

    Quanto sai um kit da Clayton somente o upgrade para 4" ? vc sabe ?

    Abs
    Hans,

    os Clayton's são os melhores, mas frequentemente as peças requerem solda.
    Mais informações sobre os kits e acessórios: Clayton Off Road - Wrangler 97-06 TJ

    Uma dica para vc pensar: eu li para cacete sobre Short Arms e Long Arms.

    O Point Break entre os 2 kits são as 4" de altura
    Daí para cima somente com Long e daí para baixo somente com Short.

    Beleza, mas e aí, nas 4" qual é melhor???

    Como sempre a resposta DEPENDE...

    Algumas características dos kits para vc pesar o que vc quer de resultado.

    1- Short Arms são mais leves e baratos que Long Arms;
    2- Long Arms são muito mais confortáveis no asfalto;
    3- Long Arms permitem que vc suba ainda mais a altura depois. Os Short Arms param nas 4";
    4- Long Arms excursionam mais a suspensão e de maneira melhor;
    5- Por incrível que pareça, para 4", os Short Arms são melhores para trilhas de pedras grandes(Rock Crawling), pq os Long Arms diminuem o ângulo interno entre os pneus e o Chassis/Caixa de marchas. Tem 2 relatos de gringos que tiraram o Long Arm e colocaram Short por causa disso, mas é muito raro. E para compensar isso, é só subir mais um pouco o kit

    Abração,

    Grélo.
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  • #237
    Usuário Avatar de Hans Beran
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    Grélo, muito boa sua explicação, mas no fundo não penso em subir mais do que 4", acho legal o curso do long arm mas vi muitos videos que para decidas muito ingremes os Shorts são melhores, pois eles seguram mais o jeep, e também a questão da bieleta com quick disconnect que deixa o jeep pender mais em barrancos ou desniveis laterais.

    Como tenhos bloqueios não sinto tanta necessidade de uam ação extra da suspa, mas no final pelo preço provalmente ainda vou de Short arms

    Se trocar somente os braços dianteiros, os inferiores e superiores com braços fixos, para corrir a posição do caster e eixo, aumentar o suporte da Panhard e ajustar o centro do eixo, resolve ?

    O traseiro eu vou baixar 1" o cambio e melhorar o angulo da CV, aumentar as bieletas traseiras, e ajustar os braços panhard.

    O braço Pitman vc acha que precisa mexer ?

    Abs
    Citação Postado originalmente por Grélo Ver Post
    Hans,

    os Clayton's são os melhores, mas frequentemente as peças requerem solda.
    Mais informações sobre os kits e acessórios: Clayton Off Road - Wrangler 97-06 TJ

    Uma dica para vc pensar: eu li para cacete sobre Short Arms e Long Arms.

    O Point Break entre os 2 kits são as 4" de altura
    Daí para cima somente com Long e daí para baixo somente com Short.

    Beleza, mas e aí, nas 4" qual é melhor???

    Como sempre a resposta DEPENDE...

    Algumas características dos kits para vc pesar o que vc quer de resultado.

    1- Short Arms são mais leves e baratos que Long Arms;
    2- Long Arms são muito mais confortáveis no asfalto;
    3- Long Arms permitem que vc suba ainda mais a altura depois. Os Short Arms param nas 4";
    4- Long Arms excursionam mais a suspensão e de maneira melhor;
    5- Por incrível que pareça, para 4", os Short Arms são melhores para trilhas de pedras grandes(Rock Crawling), pq os Long Arms diminuem o ângulo interno entre os pneus e o Chassis/Caixa de marchas. Tem 2 relatos de gringos que tiraram o Long Arm e colocaram Short por causa disso, mas é muito raro. E para compensar isso, é só subir mais um pouco o kit

    Abração,

    Grélo.
    Hans Beran
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  • #238
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    Citação Postado originalmente por Hans Beran Ver Post
    Grélo, muito boa sua explicação, mas no fundo não penso em subir mais do que 4", acho legal o curso do long arm mas vi muitos videos que para decidas muito ingremes os Shorts são melhores, pois eles seguram mais o jeep, e também a questão da bieleta com quick disconnect que deixa o jeep pender mais em barrancos ou desniveis laterais.

    Como tenhos bloqueios não sinto tanta necessidade de uam ação extra da suspa, mas no final pelo preço provalmente ainda vou de Short arms

    Se trocar somente os braços dianteiros, os inferiores e superiores com braços fixos, para corrir a posição do caster e eixo, aumentar o suporte da Panhard e ajustar o centro do eixo, resolve ?

    O traseiro eu vou baixar 1" o cambio e melhorar o angulo da CV, aumentar as bieletas traseiras, e ajustar os braços panhard.

    O braço Pitman vc acha que precisa mexer ?

    Abs
    Hans,

    Não sou o Grélo, mas posso te ajudar .

    Na geometria da suspensão dianteira, o ideal é que a barra panhard fique paralela à barra de direção, e ambas o mais horizontal possível. Então precisaria sim trocar o braço pitman, para abaixar a barra de direção.

    Pelo que me lembro, você já colocou o kit SYE com cruzeta dupla no cardan traseiro, não? Então não será necessário abaixar o câmbio. Só precisaria conferir o comprimento do cardan traseiro após o lift para ver se ficou "curto" ou não.

    Só não entendi o que você quis dizer sobre os quick disconnect das bieletas. Nos desníveis laterais é bom ou ruim soltá-las ?

    []'s

  • #239
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    Hans,

    vou responder algumas coisas na sua mensagem abaixo

    Citação Postado originalmente por Hans Beran Ver Post
    Grélo, muito boa sua explicação, mas no fundo não penso em subir mais do que 4", acho legal o curso do long arm mas vi muitos videos que para decidas muito ingremes os Shorts são melhores, pois eles seguram mais o jeep, e também a questão da bieleta com quick disconnect que deixa o jeep pender mais em barrancos ou desniveis laterais.

    Para te complicar mais(rsss): tem alguns fóruns gringos que dizem que a melhor configuração para pneus até 35" é LCG.
    E americano adora essas abreviações né... putz...

    LCG = Low Center of Gravity

    Os caras são geniais.... se vc sobe muito o Jeep, ele fica mais propenso à tombamentos, então como ganhar o mesmo curso de suspensão sem subir ele como um edifício?

    A receita de bolo deles: Kit de 2,5" da Old Man Emu + Body Lift de 1" e alguns "arremates"... rsss

    Entre esses arremates está uma peça que sobe o motor(MML) e alguns cortes ou troca dos paralamas, que deixa o visual mais agressivo e ganha mais curso para cima

    Como tenhos bloqueios não sinto tanta necessidade de uam ação extra da suspa, mas no final pelo preço provalmente ainda vou de Short arms

    Com certeza! Eu parei no nível que cheguei. Acho que para ir para o Long Arm eu teria que trocar meus eixos pelos Dana 44 reforçados, pelo menos... aí eu iria de pneus 37" e outras grosserias mais.
    Mas ainda seria flórida de arrumar amigos para fazer as mesmas trilhas que eu

    Se trocar somente os braços dianteiros, os inferiores e superiores com braços fixos, para corrir a posição do caster e eixo, aumentar o suporte da Panhard e ajustar o centro do eixo, resolve ?

    Deixa eu entender melhor... vc precisa levantar um pouco pq tá raspando?
    Vc pode subir com um body lift de 1" que vai custar uns U$ 115,00 USA.

    Mas vc quer um lance melhor e já pegou os amortecedores novos e as molas de 4" aqui no Brasil?

    Então para se ajustar à essa configuração:
    Currie Enterprises CJ Axle Parts
    Currie Enterprises CJ Axle Parts
    Currie Enterprises CJ Axle Parts
    JKS Manufacturing: Swaybar Components

    E depois para arrematar, vc vai precisar dos batentes de molas, que eu comprei da Daystar, mas tem outros fabricantes ou vc pode fazê-los por aqui mesmo...

    O traseiro eu vou baixar 1" o cambio e melhorar o angulo da CV, aumentar as bieletas traseiras, e ajustar os braços panhard.

    Sua caixa de transferência agora não é da Hilux? Se for, não sei se vc precisará mexer nisso não...

    O braço Pitman vc acha que precisa mexer?

    Eu precisei pq quando freava o Jeep ainda puxava um pouquinho para o lado, mas isso vc pode comprar depois, de qualquer fabricante... comprei o meu até na Amazon


    Abs
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  • #240
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    AHhhhhhhhhhhhhh!!!
    Para fechar, NÃO COMPRE direto no fabricante, pois é preço cheio
    Esses materiais da Currie eu comprei na www.savvyoffroad.com
    Manda um email para eles dizendo que é do Wrangler Forum que eles te dão um discontão

    Abraços,

    Grélo.
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