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  • #1
    Usuário Avatar de Jeanilson
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    Wrangler TJ 1998 - "Porcão Azul"




    Fala, Povo!

    Depois de algum tempo afastado, estou de volta com um Jeep Wrangler ano/modelo 1997/1998 .

    Estou abrindo este tópico para mostrar a evolução da viatura, soluções técnicas descobertas/aplicadas por mim e tirar dúvidas sobre adaptações, acessórios e problemas que (espero que não ) possam surgir...

    Abaixo segue a ficha da viatura quando comprei, praticamente original, equipada somente com pneus 235 e kit de suspensão de 2".

    - Motor de 6 cilindros 4.0L à gasolina ;
    - Câmbio automático de 3 marchas 8-);
    - Kit de suspensão Procomp de 2", composto por amortecedores Procomp e calços de 2" nas molas;
    - Pneus AT 235/75r15;
    - faróis de milhas Rally 1000 (os "genéricos" dos Hella).

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -2009_11_22-002-web.jpg   -2009_11_22-003-web.jpg  
    4X4 Brasil Razão: revisão do texto

  • #2
    Usuário Avatar de Jeanilson
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    Sábado, dia 5/12, fui assistir ao Calango Tropy (um evento Hardcore anual que acorre em Brasília e região) e aproveitei e fiz o primeiro teste de campo com os pneus MT 31" novos, instalados no dia anterior.

    Novidades da semana

    - Pneus MT 31" Nexen Roadian MT (os 33" vão ter que esperar um pouco.. );
    - Rádio VHF Icom IC-2100.

    Esses pneus eu comprei em uma espécie de promoção que apareceu em uma loja daqui, estando mais baratos que que os GT Radiais, que eram a minha primeira opção. Uma características desses pneus é que os gomos centrais são mais afastados do que os outros MTs do mercado, na teoria levando vantagem no off-road. O tempo e as trilhas dirão se fiz um bom negócio ou não...

    O Rádio VHF eu tive que instalá-lo atrás do console central, entre os bancos dianteiros, porque não achei nenhum lugar no painel que pudesse fixá-lo. Alguém daqui do fórum teve o mesmo problema e achou outro lugar para o VHF?

    Assim que terminar de equipá-lo com o "básico" (nem ponto de ancoragem a viatura tem ainda ) começará as trilhas "de verdade".

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -2009_12_05-calango-trophy-2009-081.jpg   -2009_12_05-churrasco-do-calango-003.jpg   -2009_12_05-churrasco-do-calango-013.jpg  

  • #3
    Usuário Avatar de Jeanilson
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    Hoje resolvi trocar o rádio da viatura.

    O toca-fitas original foi substituido um MP3 player Sony, com direito a entrada USB e viva-voz via Bluetooth. Isso que é evolução 8-)!

    Como o tamanho do toca-fitas original é diferente do padrão, foi necessário a colocação de uma moldura ao redor do MP3. Essa moldura eu achei em uma loja de instalação de som automotivo, e é a mesma moldura utilizada para as Dodge Dakota até 1997. Portanto fica aí a dica !

    Inicialmente eu tinha a intenção de preservar o chicote original da viatura, mas como o mesmo já estava todo zoado (sinal que não fui o primeiro a mexer nesse rádio), resolvi tirar logo os conectores originais e instalei um conector padrão DIN. Deu trabalho, mais acabou não sendo complicado porque achei um tutorial ensinando a realizar essa troca, fio por fio.

    Esse tutoria está logo abaixo, no anexo.

    Semana que vem devo ter uma novidade "séria", com a instalação do guincho !

    []'s

    Legenda:

    1 - O toca-ficas original. A qualidade do aparelho é excelente, mas infelizmente já está obsoleto.
    2 - O MP3 Player Sony já instalado, com a moldura em volta.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -2009_12_13-002.jpg   -2009_12_13-008.jpg  
    Arquivos Anexos
    4X4 Brasil Razão: revisão no texto

  • #4
    Usuário Avatar de RicardoSW
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    wrangler

    Boa Tarde!
    Vc apagou a luz do Air Bag??
    Estou vendo um aqui e tb está acesa direto...
    Abs

    Ricardo

  • #5
    Usuário Avatar de Jeanilson
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    Citação Postado originalmente por RicardoSW Ver Post
    Boa Tarde!
    Vc apagou a luz do Air Bag??
    Estou vendo um aqui e tb está acesa direto...
    Abs

    Ricardo
    Ricardo,

    Luz do airbag acesa pode ter várias causas, e no meu caso foram duas.

    A primeira vez era a "fita" que transmite a fiação para o airbag do volante que tinha se rompido (esqueci o nome em português, mas em inglês é chamada de clockspring). Nesse caso, o diagnóstico é facil pois o botão da buzina deixa de funcionar também. Tem oficina que consegue recuperá-la, mas não e garantido em 100% dos casos. No meu caso consegui recuperá-la por R$ 80,00 8-).

    Resolvido esse caso, a luz do airbag passou a piscar com o veículo em movimento. Nesse caso o problema era de mau contato no conector do painel de instrumentos. Como o painel é microprocessado, ele interpreta a perda da informação do módulo do airbag como problema na central e aciona a luz do airbag, apagando-a quando o sinal é reestabelecido. Foi só realizar uma limpeza e reaperto nos contatos do painel de instrumentos que o meu problema foi resolvido de vez.

    Com exceção do problema do mau contato do painel, todos os outros defeitos ficam registrados do módulo central do airbag, que pode ser acessado através de um scanner. Não compre a viatura antes de passar o scanner nela, pois esse problema no airbag pode ser algo simples de resolver ou não.

    []'s e feliz ano novo!

  • #6
    Usuário Avatar de raulino
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    Jeanilson

    Parabéns pelo Jeep novo!!! Sobre esse tal scanner, onde dá pra passar ele no TJ, na concessionária ou loja especializada?

    [ ]s

  • #7
    Usuário Avatar de RicardoSW
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    airbag

    Citação Postado originalmente por Jeanilson Ver Post
    Ricardo,

    Luz do airbag acesa pode ter várias causas, e no meu caso foram duas.

    A primeira vez era a "fita" que transmite a fiação para o airbag do volante que tinha se rompido (esqueci o nome em português, mas em inglês é chamada de clockspring). Nesse caso, o diagnóstico é facil pois o botão da buzina deixa de funcionar também. Tem oficina que consegue recuperá-la, mas não e garantido em 100% dos casos. No meu caso consegui recuperá-la por R$ 80,00 8-).

    Resolvido esse caso, a luz do airbag passou a piscar com o veículo em movimento. Nesse caso o problema era de mau contato no conector do painel de instrumentos. Como o painel é microprocessado, ele interpreta a perda da informação do módulo do airbag como problema na central e aciona a luz do airbag, apagando-a quando o sinal é reestabelecido. Foi só realizar uma limpeza e reaperto nos contatos do painel de instrumentos que o meu problema foi resolvido de vez.

    Com exceção do problema do mau contato do painel, todos os outros defeitos ficam registrados do módulo central do airbag, que pode ser acessado através de um scanner. Não compre a viatura antes de passar o scanner nela, pois esse problema no airbag pode ser algo simples de resolver ou não.

    []'s e feliz ano novo!
    Muito obrigado pelas informacoes meu amigo!E feliz ano novo pra vc tb.Vou tentar passa'-lo no scanner antes de mais nada...
    Abs

    Ricardo

    Ricardo

  • #8
    O meu ta no estágio 2 e eu pretendo ficar o resto da vida......hehehehhe.

    Eu no seu lugar Jean, pensaria primeiro no que você quer com o TJ. O céu é o limite? ou o 31" ou o 33"?
    Se for de 31" eu compraria o par de eixos do Hans original bom que está vendendo aqui no ML e PAU denovo.

  • #9
    Usuário Avatar de Grélo
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    Concordo com o Marcelão

    Até para 33" os originais aguentam bem

    Eu coloquei os reforçados mas pq já queria pneus 33" e acabei passando para os 35"

    Abraços,

    Grélo.
    TJ Whey Protein
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=88053
    "Eu não comprei um carro, comprei um apartamento para mobiliar!"

  • #10
    Usuário Avatar de Jeanilson
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    Citação Postado originalmente por Grélo Ver Post
    Concordo com o Marcelão

    Até para 33" os originais aguentam bem
    ...
    Será que aguentam ? As trilhas daqui tem muitas erosões, o que acabam exigindo mais dos eixos.

    []'s

  • #11
    Usuário Avatar de fchevita
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    Pessoal,

    Tenho um TJ 98 que adquiri há alguns meses atrás de uma pessoa de Floripa. Acho que o Grélo comentou sobre mim em algum post deste tópico.
    Gostaria de compartilhar com vocês que meu carro já veio levantado com calços de mola feito por alguém no RS e pneus 33".
    O carro estava bonito, mas tinha um curso de suspensão pequeno e pulava pra caramba. Instalei um kit de 4" da Full Traction, inclusive com quick-disconnect da bieleta, e o carro mudou da água para o vinho. Ficou show de conforto e melhorou muito o curso para trilhas.
    Outra vantagem do kit é que reposiciona os eixos para o lugar correto. Levantando com calço, os eixos ficam "corridos" para o lado.

    Abs,
    Fernando Chevitarese

    -trilha-da-ra-cgjc-itaguai-20111022.jpg

  • #12
    Usuário Avatar de RicardoSW
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    Citação Postado originalmente por fchevita Ver Post
    Pessoal,

    Tenho um TJ 98 que adquiri há alguns meses atrás de uma pessoa de Floripa. Acho que o Grélo comentou sobre mim em algum post deste tópico.
    Gostaria de compartilhar com vocês que meu carro já veio levantado com calços de mola feito por alguém no RS e pneus 33".
    O carro estava bonito, mas tinha um curso de suspensão pequeno e pulava pra caramba. Instalei um kit de 4" da Full Traction, inclusive com quick-disconnect da bieleta, e o carro mudou da água para o vinho. Ficou show de conforto e melhorou muito o curso para trilhas.
    Outra vantagem do kit é que reposiciona os eixos para o lugar correto. Levantando com calço, os eixos ficam "corridos" para o lado.

    Abs,
    Fernando Chevitarese

    -trilha-da-ra-cgjc-itaguai-20111022.jpg
    Ola Fernado,pode falar mais sobre o KIT?Preços,etc...Obrigado!

    Abs


    Ricardo

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