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  • #1
    Usuário Avatar de Hans Beran
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    Grélo, muito boa sua explicação, mas no fundo não penso em subir mais do que 4", acho legal o curso do long arm mas vi muitos videos que para decidas muito ingremes os Shorts são melhores, pois eles seguram mais o jeep, e também a questão da bieleta com quick disconnect que deixa o jeep pender mais em barrancos ou desniveis laterais.

    Como tenhos bloqueios não sinto tanta necessidade de uam ação extra da suspa, mas no final pelo preço provalmente ainda vou de Short arms

    Se trocar somente os braços dianteiros, os inferiores e superiores com braços fixos, para corrir a posição do caster e eixo, aumentar o suporte da Panhard e ajustar o centro do eixo, resolve ?

    O traseiro eu vou baixar 1" o cambio e melhorar o angulo da CV, aumentar as bieletas traseiras, e ajustar os braços panhard.

    O braço Pitman vc acha que precisa mexer ?

    Abs
    Citação Postado originalmente por Grélo Ver Post
    Hans,

    os Clayton's são os melhores, mas frequentemente as peças requerem solda.
    Mais informações sobre os kits e acessórios: Clayton Off Road - Wrangler 97-06 TJ

    Uma dica para vc pensar: eu li para cacete sobre Short Arms e Long Arms.

    O Point Break entre os 2 kits são as 4" de altura
    Daí para cima somente com Long e daí para baixo somente com Short.

    Beleza, mas e aí, nas 4" qual é melhor???

    Como sempre a resposta DEPENDE...

    Algumas características dos kits para vc pesar o que vc quer de resultado.

    1- Short Arms são mais leves e baratos que Long Arms;
    2- Long Arms são muito mais confortáveis no asfalto;
    3- Long Arms permitem que vc suba ainda mais a altura depois. Os Short Arms param nas 4";
    4- Long Arms excursionam mais a suspensão e de maneira melhor;
    5- Por incrível que pareça, para 4", os Short Arms são melhores para trilhas de pedras grandes(Rock Crawling), pq os Long Arms diminuem o ângulo interno entre os pneus e o Chassis/Caixa de marchas. Tem 2 relatos de gringos que tiraram o Long Arm e colocaram Short por causa disso, mas é muito raro. E para compensar isso, é só subir mais um pouco o kit

    Abração,

    Grélo.
    Hans Beran
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  • #2
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    Citação Postado originalmente por Hans Beran Ver Post
    Grélo, muito boa sua explicação, mas no fundo não penso em subir mais do que 4", acho legal o curso do long arm mas vi muitos videos que para decidas muito ingremes os Shorts são melhores, pois eles seguram mais o jeep, e também a questão da bieleta com quick disconnect que deixa o jeep pender mais em barrancos ou desniveis laterais.

    Como tenhos bloqueios não sinto tanta necessidade de uam ação extra da suspa, mas no final pelo preço provalmente ainda vou de Short arms

    Se trocar somente os braços dianteiros, os inferiores e superiores com braços fixos, para corrir a posição do caster e eixo, aumentar o suporte da Panhard e ajustar o centro do eixo, resolve ?

    O traseiro eu vou baixar 1" o cambio e melhorar o angulo da CV, aumentar as bieletas traseiras, e ajustar os braços panhard.

    O braço Pitman vc acha que precisa mexer ?

    Abs
    Hans,

    Não sou o Grélo, mas posso te ajudar .

    Na geometria da suspensão dianteira, o ideal é que a barra panhard fique paralela à barra de direção, e ambas o mais horizontal possível. Então precisaria sim trocar o braço pitman, para abaixar a barra de direção.

    Pelo que me lembro, você já colocou o kit SYE com cruzeta dupla no cardan traseiro, não? Então não será necessário abaixar o câmbio. Só precisaria conferir o comprimento do cardan traseiro após o lift para ver se ficou "curto" ou não.

    Só não entendi o que você quis dizer sobre os quick disconnect das bieletas. Nos desníveis laterais é bom ou ruim soltá-las ?

    []'s

  • #3
    Usuário Avatar de Grélo
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    Hans,

    vou responder algumas coisas na sua mensagem abaixo

    Citação Postado originalmente por Hans Beran Ver Post
    Grélo, muito boa sua explicação, mas no fundo não penso em subir mais do que 4", acho legal o curso do long arm mas vi muitos videos que para decidas muito ingremes os Shorts são melhores, pois eles seguram mais o jeep, e também a questão da bieleta com quick disconnect que deixa o jeep pender mais em barrancos ou desniveis laterais.

    Para te complicar mais(rsss): tem alguns fóruns gringos que dizem que a melhor configuração para pneus até 35" é LCG.
    E americano adora essas abreviações né... putz...

    LCG = Low Center of Gravity

    Os caras são geniais.... se vc sobe muito o Jeep, ele fica mais propenso à tombamentos, então como ganhar o mesmo curso de suspensão sem subir ele como um edifício?

    A receita de bolo deles: Kit de 2,5" da Old Man Emu + Body Lift de 1" e alguns "arremates"... rsss

    Entre esses arremates está uma peça que sobe o motor(MML) e alguns cortes ou troca dos paralamas, que deixa o visual mais agressivo e ganha mais curso para cima

    Como tenhos bloqueios não sinto tanta necessidade de uam ação extra da suspa, mas no final pelo preço provalmente ainda vou de Short arms

    Com certeza! Eu parei no nível que cheguei. Acho que para ir para o Long Arm eu teria que trocar meus eixos pelos Dana 44 reforçados, pelo menos... aí eu iria de pneus 37" e outras grosserias mais.
    Mas ainda seria flórida de arrumar amigos para fazer as mesmas trilhas que eu

    Se trocar somente os braços dianteiros, os inferiores e superiores com braços fixos, para corrir a posição do caster e eixo, aumentar o suporte da Panhard e ajustar o centro do eixo, resolve ?

    Deixa eu entender melhor... vc precisa levantar um pouco pq tá raspando?
    Vc pode subir com um body lift de 1" que vai custar uns U$ 115,00 USA.

    Mas vc quer um lance melhor e já pegou os amortecedores novos e as molas de 4" aqui no Brasil?

    Então para se ajustar à essa configuração:
    Currie Enterprises CJ Axle Parts
    Currie Enterprises CJ Axle Parts
    Currie Enterprises CJ Axle Parts
    JKS Manufacturing: Swaybar Components

    E depois para arrematar, vc vai precisar dos batentes de molas, que eu comprei da Daystar, mas tem outros fabricantes ou vc pode fazê-los por aqui mesmo...

    O traseiro eu vou baixar 1" o cambio e melhorar o angulo da CV, aumentar as bieletas traseiras, e ajustar os braços panhard.

    Sua caixa de transferência agora não é da Hilux? Se for, não sei se vc precisará mexer nisso não...

    O braço Pitman vc acha que precisa mexer?

    Eu precisei pq quando freava o Jeep ainda puxava um pouquinho para o lado, mas isso vc pode comprar depois, de qualquer fabricante... comprei o meu até na Amazon


    Abs
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    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=88053
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  • #4
    Usuário Avatar de Jeanilson
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    Citação Postado originalmente por Hans Beran Ver Post
    Ok Joanilson, ainda um dia irei passar por ai, principalmente vi que as trilhas ai são muito boas, aquele wrangler verde todo modificado que esta no video esta com uma puta suspa hein ?

    Além dos amortecedores provlamente vou pegar umas molas 4" da procomp de um amigo, ai somente vai faltar os braços, vou estudar com carinho os links.

    Obrigado
    Hans,

    O Wrangler verde modificado é o HULK, que já foi do Sandro Tannuri e agora está desbravando as terras candangas. Inclusive ele tem um tópico aqui no fórum (Jeep Wrangler - Hulk).

    Citação Postado originalmente por Grélo Ver Post
    Hans,

    quando tiver pelo RJ é só avisar

    Existem kits, Kits e KITS!
    Os melhores KITS são da Clayton e da Curie.

    Se vc puder, passe logo para o Long Arm da Curie. Eu quando descobri já tinha meu kit da Rubicon Express de 3,5", mas os braços Short Arm são da Curie e os Quick Disconnects da JKS que são cópia exata da Curie tb.

    Assim que troquei os braços, o uso no asfalto melhorou muito!
    Primeiro pq a suspensão trabalha muito mais macia e segundo pq corrije o cáster.

    Os Long Arms ainda são conhecidos por serem muito melhores no asfalto que os Short Arms

    Qualquer dúvida, manda aí

    Abraços,

    Grélo.
    Pois é, Grélo, os dois únicos inconvenientes dos kits long arms, para mim, são a necessidade de cortar fora os suportes originais dos braços da suspensão, o que faz essa instalação algo meio que irreversível, e o preço, quase o dobro do kit short arms equivalente, dependendo do fabricante.

    ------

    Atualizando a situação da viatura, já corrigi o velocímetro e o hodômetro para a os novos pneus e C&P. Ficou tão bom que dá até para competir raid de regularidade pelo painel .

    E abaixo uma foto que esqueci de postar na época da instalação do bloqueio traseiro. Troquei o botão "comum" do acionamento do bloqueio por um botão do bloqueio da ARB. Acabei apagando o "air lock" da legenda do botão, porém o resultado não ficou legal. Mais na frente tento novamente.

    Agora só falta achar um lugar para comprar os Fender Flares maiores que não cobre um rim e metade do fígado de frete .

    []'s

    Legenda:
    foto do painel com o botão do bloqueio instalado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_0046.jpg  

  • #5
    Usuário Avatar de Hans Beran
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    [
    QUOTE=Jeanilson;1624175]Hans,

    O Wrangler verde modificado é o HULK, que já foi do Sandro Tannuri e agora está desbravando as terras candangas. Inclusive ele tem um tópico aqui no fórum (Jeep Wrangler - Hulk).
    Oi Jeanilson, muito legal a suspensão dele, o cara tá detonando !!!

    Abs
    Hans Beran
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  • #6
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    AHhhhhhhhhhhhhh!!!
    Para fechar, NÃO COMPRE direto no fabricante, pois é preço cheio
    Esses materiais da Currie eu comprei na www.savvyoffroad.com
    Manda um email para eles dizendo que é do Wrangler Forum que eles te dão um discontão

    Abraços,

    Grélo.
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  • #7
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    Povo,

    Na segunda do carnaval foi a trilha de reestréia da viatura . Segue abaixo o link para o album com as fotos:

    https://picasaweb.google.com/jeanils...eat=directlink

    A trilha acabou sendo mais fácil do que o esperado, pois alguns fazendeiros da região aplainaram os trechos mais complicados do caminho , mas já serviu para testar a nova configuração da viatura, e foi excelente .

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -2012_02_20-via-045.jpg   -2012_02_20-via-108.jpg   -2012_02_20-via-025.jpg   -2012_02_20-via-104.jpg  

  • #8
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    Fala, Povo!

    Gostaria de uma opinião de vocês sobre esse conjunto de alargadores que são fabricados por aqui, mais especificamente no Sul:

    Alargador Para Jeep Wrangler Antigo - Modelo Original - R$ 800,00 no MercadoLivre

    A minha dúvida seria mais sobre a resistência do material utilizado desses fenders, se é similar ao americano ou se é daqueles plásticos que após alguns meses ao sol já estão todos ressecados e quebradiços .

    Qualquer opinião é bem vinda !

    []'s

  • #9
    Usuário Avatar de Jeanilson
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    Fala, povo!

    Como ninguém soube responder a minha dúvida no post anterior, resolvi arristar e comprei os alargadores made in Brazil.

    Segue as fotos dos Fenders instalados:

    -img_0075a.jpg-img_0079.jpg-img_0078.jpg-img_0076a.jpg-img_0077.jpg

    Apesar da aparente boa construção, os fenders vieram sem nenhum furo feito , de acordo com o fabricante de propósito para "facilitar" a adaptação dos alargadores em outros veículos. Com a necessidade de abrir todos os furos manualmente, além de ter que aparar algumas frestas para encaixar melhor os piscas laterais, a montagem não foi plug and play como acharia inicialmente .

    Aproveitando a parada na oficina para, além de outras coisas, trocar o óleo do CA, resolvi instalar também o marcador de temperatura do óleo do câmbio, que já estava aqui comigo há algum tempo esperando uma chance dessas. Segue as fotos:

    -img_0082.jpg-img_0083.jpg

    Depois que caiu a ficha que qualquer marcador de temperatura do óleo servia para monitorar o funcionamento do CA, acabei comprando um conjunto da Cronomac, e o sensor foi instalado no cárter, conforme tinha decidido posts atrás.

    Com isso acredito que terminei a "fase dois" da preparação da viatura. Mais para a frente devo mexer nos freios e talvez (talvez mesmo) instalar um bloqueio de diferencial no eixo dianteiro, mas no geral acredito que cheguei aonde queria e que a viatura está pronta, se é que isso existe ...

    []'s

  • #10
    Usuário Avatar de Hans Beran
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    Oi Joanilson, os fenders mudam a cara do Jeep, ficou 10, parabéns, até que este para barro dele ficou legal.

    Vi que vc furou o cárter para colocar o sensor de temperatura, mas existe um sensor que vc possa colar no cárter sem ter que furar ?

    Abs

    Citação Postado originalmente por Jeanilson Ver Post
    Fala, povo!

    Como ninguém soube responder a minha dúvida no post anterior, resolvi arristar e comprei os alargadores made in Brazil.

    Segue as fotos dos Fenders instalados:

    -img_0075a.jpg-img_0079.jpg-img_0078.jpg-img_0076a.jpg-img_0077.jpg

    Apesar da aparente boa construção, os fenders vieram sem nenhum furo feito , de acordo com o fabricante de propósito para "facilitar" a adaptação dos alargadores em outros veículos. Com a necessidade de abrir todos os furos manualmente, além de ter que aparar algumas frestas para encaixar melhor os piscas laterais, a montagem não foi plug and play como acharia inicialmente .

    Aproveitando a parada na oficina para, além de outras coisas, trocar o óleo do CA, resolvi instalar também o marcador de temperatura do óleo do câmbio, que já estava aqui comigo há algum tempo esperando uma chance dessas. Segue as fotos:

    -img_0082.jpg-img_0083.jpg

    Depois que caiu a ficha que qualquer marcador de temperatura do óleo servia para monitorar o funcionamento do CA, acabei comprando um conjunto da Cronomac, e o sensor foi instalado no cárter, conforme tinha decidido posts atrás.

    Com isso acredito que terminei a "fase dois" da preparação da viatura. Mais para a frente devo mexer nos freios e talvez (talvez mesmo) instalar um bloqueio de diferencial no eixo dianteiro, mas no geral acredito que cheguei aonde queria e que a viatura está pronta, se é que isso existe ...

    []'s
    Hans Beran
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  • #11
    Citação Postado originalmente por Hans Beran Ver Post
    Oi Joanilson, os fenders mudam a cara do Jeep, ficou 10, parabéns, até que este para barro dele ficou legal.

    Vi que vc furou o cárter para colocar o sensor de temperatura, mas existe um sensor que vc possa colar no cárter sem ter que furar ?

    Abs

    Colocando um "T" na mangueira de óleo para o sensor, dispensava o furo no cárter porque as leituras são as mesmas !

    []´s
    JCJ
    CJ5 - V6 4.3 Vortec
    Quando eu era pequeno tinha medo de injeção, hoje tenho medo de carburador !

  • #12
    Usuário Avatar de Jeanilson
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    Citação Postado originalmente por Hans Beran Ver Post
    Oi Joanilson, os fenders mudam a cara do Jeep, ficou 10, parabéns, até que este para barro dele ficou legal.
    Hans,

    Esses para barros são exclusivos dessa empresa, e são a única diferença no desenho em relação aos originais Bushwacker em que foram "inspirados", por assim dizer .

    Citação Postado originalmente por Hans Beran Ver Post
    Vi que vc furou o cárter para colocar o sensor de temperatura, mas existe um sensor que vc possa colar no cárter sem ter que furar ?

    Abs
    Citação Postado originalmente por JCJ Ver Post
    Colocando um "T" na mangueira de óleo para o sensor, dispensava o furo no cárter porque as leituras são as mesmas !

    []´s
    JCJ
    Hans e JCJ,

    Já havia pesquisado sobre o local para instalar o sensor de temperatura, e apesar de não ter um consenso sobre o melhor local, decidi instalar no cárter devido principalmente por um tópico no fórum americano JK-Forum, no qual reproduzo o post abaixo:

    This is what my research has revealed about trans temp probes located in the various points on the 42RLE transmission.
    The following is what I have concluded based on my best effort to get the facts.

    Line out to the cooler:
    This will show temperature of fluid coming out of the trans, but it will be variable with short term spikes as the TC locks and unlocks. Short term temp spikes are normal and not detrimental to transmission fluid life. A probe in this location can lead to unnecessary anxiety.

    Line from cooler to transmission:
    This will show the fluid after cooling, and will be lower than what the pump picks up from the pan.

    In one of the many pressure ports on the side of the transmission:
    This will show temp of the fluid only when the particular circuit is in operation. You would have to choose which port to monitor. They are torque converter clutch on, torque converter clutch off, reverse, low/reverse, 2/4, underdrive, overdrive.

    This brings us to the pan:
    This will show temp of fluid the pump picks up and sends through the transmission. The sump is sort of a "dampener" for fluid temperatures. It reflects the steady state temperature of the fluid. Long term temp rise, which is what degrades the transmission and fluid, will show in the sump. As mentioned above, short spikes in temp as the fluid leaves the transmission are not a factor.
    The transmission's factory temp sensor monitors the fluid in the sump. The normal programs in the tranny controller respond to sump fluid temperatures.
    The troubleshooting charts and operational limits are based on sump temps.
    Some brands of transmission temp gauges recommend an inline probe location IF installing it in the pan is not possible for some reason.
    Several local transmission shops recommend the pan location. However, they say most people choose one of the inline locations for ease of installation.

    Based on what I have learned, I will be installing the temp sensor in the pan.
    Resumo da história: instalando o sensor na linha que vai para o radiador pode captar picos de temperatura devido à esforços no câmbio, levando à falsos alertas de superaquecimento. Instalando na linha de retorno a temperatura medida vai ser sempre menor do que a do restante do sistema, e quando essa temperatura atingisse o nível de alerta já poderia ser tarde demais. E instalando no cárter a temperatura medida seria sempre a média, filtrando eventuais "picos", além de monitorar a temperatura do óleo que está sendo admitida pelo pescador, onde é mais importante para a saúde do câmbio do que a temperatura do óleo que deixa o câmbio para o radiador.

    Sobre o "relógio" em si, existem no mercado medidores digitais em que você pode programar um valor máximo para a temperatura em que o medidor dispararia um alarme e/ou acionaria um circuito elétrico, por exemplo, de uma ventoinha auxiliar. Mas particularmente não gostei de nenhum pela cara de "xunning" deles. Queria algo mais simples e que combinasse com o painel original da viatura, e até agora está funcionando bem comigo.

    Não lembro de ter visto um sensor de temperatura que pudesse ser colado no cárter ou em outro lugar.

    []'s

    P.S.: Hans, e o meu nome é Jeanilson, pô .

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