Não era essa a intenção... era só para regular o freio do Lineu, completando a conversa que tive com o Dudu ao telefone. Me desculpem se exagerei, passando uma idéia errada.
Versão Imprimível
Leo... a gente tem de cuidar do que escreve, principalmente quando se escreve direcionado a crianças (e eu estava dirigindo isso ao Dudu). Olhando os seus posts aí, Leo, observei as suas recomendações para não recondicionar os cilindros de freio, o que é absolutamente correto, já que se trata de sistemas de segurança e nem há qualquer economia. Apenas o 'savoir-faire' e o 'je-fais-tout-moi-même' são importantes... então que seja: 'fazer-do-jeito-certo'.
Observei muito mais do Dudu, naqueles poucos minutos que conversei com Ele: A preocupação Dele em 'desviar dos pedágios' (foi sugestão Dele que ninguém acatou), o Seu afã em reciclar caixinhas e outros materiais que vão para o lixo e transformá-las em jipinhos formidáveis... enfim, essa consciência ecológica e econômica não me passou despercebida (afinal, eu até reutilizo 'pó-de-cupim'... rsrs). Do ponto de vista funcional e econômico entretanto, recondicionar um cilindro de roda fica mais caro que comprar um novo (31,05 - na Donatti) já o CM geraria um lucro de 120L$ que ele não teria de pedir à Mãe ou ao Pai - seus provedores (sem contar claro, o tempo gasto no processo, mas tempo é o que não faltaria ao Dudu num fim-de-semana). A satisfação que vem do 'fui-eu-que-fiz' é muito importante na formação do indivíduo, que assim se acostuma a dar valor ao esforço alheio... e, mais ainda: a reforma do 'jeep-da-família' se torna muito mais aprazível com a participação da... família!
Só que, pelo visto, o Lineu da Família Cacá, não precisa de nada disso, apenas de ajuste e sangria do sistema de freios. Está tudo novo e original, nele. É um Jeep raro.
Não há dúvida quanto a isso. Mas pode apostar que não só as crianças não. Digo isso sempre por aqui: TEMOS que tomar cuidado no que sugerimos, pois nunca se sabe o "cabeça de bagre" que vai ler uma sugestão que era pra ser usada na trilha, em um reparo emergencial, e o sujeito decide por usar como definitivo no Jeep dele.
Vejo que isso acontece muito por aqui....e sugestôes inocentes, podem virar armadilhas, por ingenuidade ou mesquinhez de quem lê e fazer o reparo/adaptação correta.
:concordo::concordo:
A questão de recondicionar cilindros de freio, seja de rodas ou mestre, realmente é possível, mas para fazer isso de forma correta, durável e confiável, o valor não compensaria, pois um produto novo de marca confiável é produzido em série e o recondicionamento de forma manual, semi-artesanal não vai cobrir esse valor nunca. CONDENO mesmo essa prática, por que conheço todo o processo de fabricação destes itens de freio, principalmente o controle de qualidade qie é a minha praia....TRW (ex-Varga), Teves e Bosch freios (ex-bendix, que aliás é vizinha do Cacá e Dudu) são hoje os maiores fabracantes no Brasil de componentes para freios, essas empresas possuem laboratórios de milhôes de dólares aqui no Brasil para garantir a produção dentro de um regime rígido de controle. Equipamentos por exemplo, para avaliação de ovalização, excentricidade, folgas e todo o controle metrológico dos componentes que saem da linha de produção. Sem contar que avaliam as propriedades dos agregados, como as propriedades mecânico/físicas dos reparos (polímeros) que são utilizados. Me diga só uma coisa, como alguém com um torninho e uma retíica (quando muito) em uma oficina pequena poderia controlar tudo isso para garantir um certo nível de qualidade ?? Acho que com isso vc entende por que condeno esse tipo de serviço....e além do mais, recondicionar um CM é diferente de um carburador, se o CM falhar vc está frito, se o carburador falhar, o máximo que vai acontecer é vc passar raiva...hehehe
Eu já disse pro Cacá que sou fã do Dudu...esse garoto tem um futuro brilhante pela frente. Ele bem que poderia escrever um cartilha, ou até um livro pra servir de exemplo para essa gurizada de hoje. Muitos infelizmente com essa onda excessiva de TV e Vídeo Game, perderam muito o que a real infância pode oferecer....
Minha fámilia nunca teve condições de nos comprar brinquedos caros, nem nada do tipo....na época era meio frustrado....mas hoje eu agradeço por isso....pois acabei tendo que me virar com os pipas, peões, estilingues (ou bodoques).....
Abs.
Oi papai ganso ,para mim o lineu esteve sempre lindo(exeto quando ele chegou),para mim quanto mais careta melhor ,o lineu em meu jeito seria:
-sem santo antônio
-com cintos abdominais
-bancos baixos
-pneus militares (pirelli)
-sem portas
-sem capota
-suporte de estepe lateral
-assentos estofados na caixa de roda
-sem banco trazeiro
-com um espelho externo
-sem roda livre,
o lineu está ótimo,mesmo com pneus alexandrinos,ele pode estar do jeito que for,mas com roda original não perde a caretez.
mas é claro que desse jeito seria impossível fazer trilhas.
tenho que me satizfazer sempre com o possível(he! he!)
eu o batizaria como lineu da silva ou seja,mais original impossível.
tchau, ass dudu ganso.
caro thó,a dx4 é minha futura oficina de lineus,eu amo mascar chicletes ,mas não para tapar buracos do assoalho.
até agora o que fiz de funileiro foi pintar as rodas do lineu e pintar a travessa trazeira que estava com pedaços de chinelo havaianas ,praticamente embolorados(como a maioria das peças do lineu quando ele chegou)
ass dudu ganso miguel moca.(nome artístico)
caro mirto pudim,biscoito maizena tudo bem,mas...coca light!
Bom,pelo menos tudo chaqüalha no mesmo jeito!
em nossa última trilha de lineu,um cara levou salame com cerveja!
pense bem,não há coisa pior que um café velho,frio e sem açucar ,com uma coxinha fria e uma fanta uva. é o famoso kit azia ,que vem com um flagass de brinde!
dudu!
Caríssimo Eduardo Miguel (Vulgo DUDU),
Coca-light sim pois a Coca normal me dá azia e com biscoito maizena porque tava em cima do armário e peguei o primeiro pacote que ví...hehehe...
Agora cerveja na trilha nem pensar...deixa com os reflexos ruins pior ainda com salame...uhmmm...se bem que salame com pão e Coca-light deve ficar gostoso...obrigado pela dica...T+:mrgreen:
Léo,
a gente tenta direcionar o Dudu para que ele não seja um consumista descabeçado, tentamos ensinar que "ser é muito mais do que "ter" e pelo que você contou, que bom que você teve infância, com pipas, peões,etc. Seus pais deviam saber o que estavam fazendo, parabéns a êles. Às vezes, parece que estamos meio que na contra-mão, pois a maioria tem video games, e esses brinquedos modernosos que eu nem entendo direito, e isso é um pouco difícil para o Du, mas agora ele está aprendendo a tirar isso de letra, não foi fácil, nem para ele, nem para nós.
O fato Dêle amar os clássicos, também conota respeito e valor aos mais velhos, hoje, tudo é descartável, já notou? Até as pessoas acabam se tornando descartáveis, para alguns, mas para o Du não, ele sabe o valor que tem as coisas mais duradouras, e as suas amizades acabam sendo também assim.
O Lineo, adquirido com trabalho honesto de seu pai é muito importante para os dois, pois é ai que eles são pai e filho, é ai que conversam, se aproximam e aprendem juntos. Assim como é importante o fusca 69 que o avó deixou para nós. Foi esse carro que me levou à escola desde o infantil ( na época, prézinho) e ás vezes o leva também e ele vai com o maior orgulho, quando muitos iriam com a maior vergonha.
É muito bom ser mãe do Dudu e da Clara que também ama os jeeps e quer que a mamãe tenha um Land igual ao da "Rainha"(Viu o filme?). (Espero que ela me veja como uma boa rainha do lar e não como uma tirana.):rolleyes:
Aprendo tudo com eles e a melhor parte, posso ser cça. também e fazer um monte de coisas super legais que eles fazem sem o menor pudor, sem mêdo de ser feliz.
Um grande abraço, muito obrigada,
Flávia do Cacá.
Grande Flávia, concordo plenamente com as suas palavras. Até sugeri um livro para os "pais" lá no tópico dos Mirins, praqueles que querem tirar os filhos um pouco dessa alienação a vida real que a tecnologia e por que não dizer a violenção das ruas....Já sei que até o Tho comprou o livro....hehehe...acho que ele tá querendo aprender umas brinvadeiras novas....hehehe.
Mas é isso, as crianças estão deixando de ser crianças cada vez mais cedo por aqui e perdendo muito do que deveriam viver efetivamente. É legal ver o Dudu relatando as experiências dele por aqui, por que mostra que ele está mesmo no caminho certo e isso é algo que ele vai levar pra toda vida.
Land igual a da Rainha ?? Vc tem o Lineu aí na mão muié...trata de começar a colocar uns adereços pessoais nele que a Clarinha não vai sentir falta de nenhuma Land...tudo bem que o Cacá vai fazer beicinho...hehehe....mas é a vida...heheh
Abraços a família ganso (como diz o Dudu mesmo)
Está bem,não vejo problemas em por towbar,px e suporte de estepe trazeiro,mas sim no assento ejetável pois em minha opnião ele não é ejetável pois sim é só um banco original,mas por mim não trocava,mas se quiser trocar ,aconselho a guardar os bancos originais nem que seja no meu quarto,gardaria todos os ítens originais e teria também uma capota fixa bege para encontros mais exigentes de carros antigos.
Mas o turbo acho que você já exagerou um pouco,pois senão teria que levantar o motor para adaptar,e sabe como sou,não:discordo::discordo::discordo::discordo::di scordo: suporto muito tempo longe do jeep.O bom é fazer tudo para o jeep ficar bom,ter um jeep é um teste de paciencia!!!!!
Já quase fiquei louco da vida quando Lineu ficou dois meses no mecãnico por causa do bloco trincado,acho que isso aconteceu quando o pistão estava com folga e trincou de tanto bater,mas foi necessario armar todo esse barraco para solucinar o problema de uma vez por todas,não:discordo: gosto de gambiarras,senão temops que parar tudo que estamos fazendo de bom para arrumar uma mísera coisa que poderia ser eternamente resolvida por um profissional.
agora o Lineu está com um calço de carroceria quebrado e vai terça feira 11.12.07 para arrumar,motivo assoalho podre,terá que levantar toda carroceria para soldar o calço,mas antes achava que tirar o tanque resolvia,mas é melhor fazer bem feito.errando é que se aprende.
Dois dias sem o lineu,já é um bom sacrifício para mim.
más ,vou fazer o quê esperar(...):stop::stop::stop: