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Convex Datacenter
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  • #1
    Equipe de Apoio Avatar de tuna
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    Citação Postado originalmente por Marcelo Ver Post
    Pessoal,

    Depois de algumas semanas o progresso da instalação do novo powertrain está bem adiantado. Já temos o radiador no lugar com duas ventoinhas elétricas, cardans feitos, chicote do motor/câmbio praticamente ligado, alavanca posicionada etc.

    Seguem algumas fotos... ah.. antes que me perguntem, esse radiador é do Peugeot 307. Ele possui uma capacidade maior que da Blazer e encaixou melhor na frente - entre os faróis - por ser mais estreito.

    Basicamente está faltando terminar a ligação do chicote na chave-de-partida, alguns poucos sensores e os marcadores do painel. Finalizar a ligação do arrefecimento, radiador da ATF e escapamento.

    Conforme for evoluindo, vou postando aqui.

    [s]

    Marcelão, acho que vai ficar muito boa essa viatura, parabéns

    []´s acompanhando
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

  • #2
    Usuário Avatar de Marcelo
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    Mais algumas fotos do serviço, com radiador e faróis no lugar, radiador da ATF e reservatório de água. Tem mais algumas coisas que foram feitas e agora só falta mesmo o autoelétrico finalizar a ligação no painel/chave e o escapamento, ou seja, só praticamente a parte elétrica porque o escapamento é coisa de 1 hora de serviço.

    [s]
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Jeep Willys CJ5 - Hefestos-20130622_104105.jpg   Jeep Willys CJ5 - Hefestos-20130622_104132.jpg   Jeep Willys CJ5 - Hefestos-20130622_104111.jpg   Jeep Willys CJ5 - Hefestos-20130622_104151.jpg  
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    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
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  • #3
    Usuário Avatar de Marcelo
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    Depois de alguns meses o Hefestos saiu do estaleiro, com powertrain novo!!!

    O câmbio estava com um problema e estava operando em modo de emergência, o que limita o câmbio a funcionar em 3ª marcha. Passei o scanner no módulo e detectei erro numa solenóide, o que indicava que o problema poderia ser a própria solenóide, o chicote interno do câmbio ou o externo. Levei numa oficina de CA e testaram as solenóides e o chicote interno e nada de problema. Ou seja, o problema deveria estar no chicote. No autoelétrico foi constatado que o outro autoelétrico que montou o chicote ligou o aterramento errado e por isso o chicote queimou. Chicote arrumado e pronto, câmbio operando normalmente, com todas as marchas.

    Ainda não fiz nenhuma trilha, nem passeio, mas as impressões que ficaram foram fantásticas. Esse motor é um cavalo, mas dócil e o CA opera suave e sem trancos. Mas basta afundar o pé no acelerador pra cavalaria aparecer. Quero ver isso na trilha, talvez nem precise da reduzida...

    Quero aproveitar e deixar meus agradecimentos ao jipeiro do fórum JCJ, que me ajudou em muito com as dúvidas nessa empreitada. Foi praticamente um consultor técnico respondendo todas as minhas dúvidas, com incrível paciência!

    Agora estou com poucas fotos. Depois posto algumas.

    [s]
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    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
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  • #4
    Equipe de Apoio Avatar de tuna
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    Citação Postado originalmente por Marcelo Ver Post
    Pessoal,

    Depois de alguns meses o Hefestos saiu do estaleiro, com powertrain novo!!!

    O câmbio estava com um problema e estava operando em modo de emergência, o que limita o câmbio a funcionar em 3ª marcha. Passei o scanner no módulo e detectei erro numa solenóide, o que indicava que o problema poderia ser a própria solenóide, o chicote interno do câmbio ou o externo. Levei numa oficina de CA e testaram as solenóides e o chicote interno e nada de problema. Ou seja, o problema deveria estar no chicote. No autoelétrico foi constatado que o outro autoelétrico que montou o chicote ligou o aterramento errado e por isso o chicote queimou. Chicote arrumado e pronto, câmbio operando normalmente, com todas as marchas.

    Ainda não fiz nenhuma trilha, nem passeio, mas as impressões que ficaram foram fantásticas. Esse motor é um cavalo, mas dócil e o CA opera suave e sem trancos. Mas basta afundar o pé no acelerador pra cavalaria aparecer. Quero ver isso na trilha, talvez nem precise da reduzida...

    Quero aproveitar e deixar meus agradecimentos ao jipeiro do fórum JCJ, que me ajudou em muito com as dúvidas nessa empreitada. Foi praticamente um consultor técnico respondendo todas as minhas dúvidas, com incrível paciência!

    Agora estou com poucas fotos. Depois posto algumas.

    [s]
    Marcelão me convida quando for rolar isso aí, quero estar por perto, parabéns pela empreitada!!

    []'s
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

  • #5
    Marcelo, não tem o que agradecer !

    O barco é o faça vc mesmo e o sofrimento é o mesmo pra quase todo mundo !
    Minha ajuda não vale nada se o empenho não vier de vc mesmo !
    Se precisar estamos por aí !

    Se puder venha para cá nesse final de semana ! Vai se um belo evento e já testa ele !

    Convite extendido ao Tuna e os demais que acompanham o tópico !

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ev...ad-2013-a.html (10° Jacutinga Off Road 2013)

    No face curtam o Jeep Clube de Jacutinga tem fotos e videos lá !

    []´s

    CJ5 - V6 4.3 Vortec
    Quando eu era pequeno tinha medo de injeção, hoje tenho medo de carburador !

  • #6
    Usuário Avatar de Marcelo
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    No domingo fizemos um trilha em Cajamar/Jundiaí - conhecida como Trilha do Pinheirinho ou Trilha da Macumba - onde o principal são as erosões. Posso afirmar com todas as letras que Jeep AT é, praticamente, um outro Jeep. Não vou nem levar em conta que o Vortec do Hefestos fala alto, a questão é que o Jeep praticamente vence qualquer erosão em marcha lenta, pisando só de levinho, sem precisar de trancos, queimar embreagem etc. O controle da viatura é animal e fez valer cada centavo e cabelo branco da adaptação. Realmente gostei muito do resultado. Eu já tinha feito outras vezes essa mesma trilha com o powertrain antigo e a diferença foi gritante.

    Se alguém tem dúvida entre AT e MT só digo o seguinte: se você tem dúvida é porque você nunca viu um AT na trilha ao lado de um MT, pois quando você ver, as dúvidas acabam na hora.

    [s] automáticos,
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    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
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  • #7
    Usuário Avatar de Marcelo
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    Esse final de semana fiz a troca do radiador da ATF, pois o antigo não estava dando conta. A ATF chegava nos 120ºC, o que é muito alto! Li em alguns fórum americanos que o limite deve ser 100ºC em picos.

    Bom, troquei por um de maior capacidade (850ml), de alumínio e com ventoinha auxiliar. O problema é que isso, aparentemente, não trouxe o efeito que pretendia. Agora estou batando cabeça, pois não sei qual caminho seguir: se recorto o capô para por uma grelha, se faço uma abertura na lateral do capô para circular o ar, se coloco mais um radiador auxiliar em série bem embaixo da grade ou se simplesmente inverto a rotação da ventoinha, para soprar o ar para o radiador ao invés de sugar.

    Alguém tem alguma sugestão?

    Radiador novo
    Jeep Willys CJ5 - Hefestos-20140810_083032.jpg

    Espaço embaixo do radiador:
    Jeep Willys CJ5 - Hefestos-20140810_085421.jpg

    Sugestões são bem-vindas!

    [s]
    4X4 Brasil
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    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
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  • #8
    Usuário Avatar de Alan
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    Marcelo, esse radiador não deve ficar abaixo do nível da caixa? Alguns Jeeps que ví essa caixa auto instalada, o pessoal colocou o radiador do ATF abaixo do nível da caixa. Será que não pode ser isso?
    CJ-6 1963 :: Bernardão - 4.1 MPFI - Eixos Rural - Flutuante Ensimec - 35'' - SPOA
    CJ-5 1963 :: 100% Original

  • #9
    Usuário Avatar de Marcelo
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    Alan,

    Não necessariamente. Esse é um ponto que pesquisei antes de colocar. Conheço outros jeeps com o radiador bem mais acima que o meu e não apresenta problemas. A bomba é forte suficiente para fazer a ATF circular nessa circunstância.

    Mas de qualquer forma obrigado pela sugestão e vou pesquisar um pouco mais a respeito.

    [s]
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  • #10
    Marcelo, o problema não é só capacidade do radiador de óleo é a eficiência dele e para isso precisa circular ar frio.
    O meu esta instalado atrás do guincho dianteiro, tem apenas 300ml com ventoinha e funciona.
    Radiador de Óleo Polido com Ventoinha 300ml

    Faça um teste, retire o capô faça uma trilha, e veja se aquece ... Aí é só melhorar a tomada de ar frio dele.

    []´s
    JCJ
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  • #11
    Usuário Avatar de Marcelo
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    JCJ,

    Além desse fator, tem outro também que não me dei conta que quando comprei esse radiador. Ele possui as galerias muito largas, isso faz com que a ATF passe muito rápido pelo radiador (não dando tempo para a troca de calor) e também não tenha contato de toda a ATF com a parede das galerias, resultando também na ineficiência na troca de calor. Se analisar esse radiador, ele está mais para um intercooler que para um radiador de óleo. Talvez para óleo do motor funcione, mas para a ATF, que sai muito quente do câmbio, não atende.

    Não cheguei a testar, mas acho que com esse mesmo radiador na frente do jeep, não traria o efeito esperado, pois nem com a ventoinha ligada direto a temperatura continua subindo.

    Nesse final de semana vou tentar encontrar um radiador adequado e que caiba num local onde pegue vento na frente. Bem como você falou, nem precisa ser grande, o importante é a posição em detrimento da capacidade. Vou ver o que o mecânico tem lá disponível.

    Eu cheguei a ver esse da Crestana (que se você reparar, as galerias são totalmente diferentes do meu), talvez seja uma alternativa.

    [s]
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    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
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  • #12
    Usuário Avatar de Marcelo
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    Pessoal,

    Resolvido o problema de aquecimento da ATF.

    Troquei o radiador de alumínio por outro também de alumínio, porém com uma construção mais específica para a ATF - que é muito fina e precisa de galerias bem estreitas para refrigerar. Além disso o posicionamento também foi alterado para frente do radiador. Nos testes realizados atendeu a necessidade, a ATF não passou de 90º C.

    Ainda não peguei trilha com ele, mas o problema da ATF não é em baixa velocidade, mas sim em alta, principalmente em estradas, onde o câmbio está girando muito rápido e a ATF sai fritando dos discos.

    A propósito, o outro radiador (das fotos anteriores) está à venda - com ventoinha - nos classificados do Fórum. Se procurar por "Radiador de óleo" vai encontrar. Mas não recomendo para radiador de ATF, mas sim para óleo do motor, que é bem mais grosso e atende plenamente. Talvez na frente do jipe ele atenda, mas como é muito largo, não coube no meu jeep.

    Obs.: não resolvi isso agora, mas somente hoje lembrei de postar aqui no Fórum.

    [s]
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Jeep Willys CJ5 - Hefestos-20141011_120731.jpg   Jeep Willys CJ5 - Hefestos-20141011_120739.jpg  
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    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
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