Tá parrudo esse eixo com os Axle Truss hein! Pela posição do suporte soldado no eixo eu tive a impressão que a bola do diferencial vai ficar num ângulo paralelo em relação ao chassis, é isso mesmo professor?
Versão Imprimível
links inferiores prontos, definindo entre-eixos para soldar os suportes no chassis
eai Fabil! como anda o projeto do samurai?
posta umas fotos ai pra gente acompanhar e tomar umas ideias com conhecimento..
Salve povo...
passada a correria frenetica do fim de ano, agora em janeiro retomamos a montagem. todos os suportes dos links prontos e serão ponteados no chassis
hoje sabado de marasmo total, sem nada p/ fazer, aproveitei e vim p/ a loja instalar os bloqueios ARB no diferencial .
comecei a montagem, mas nao deu p/ terminar pois vou colocar os rolamentos da coroa novos e a loja de rolamentos só me entrega na segunda..
vou fazer um pequeno e resumido tutorial da instalaçao de ARB em eixo Toyota 8".
bao.. TODO eixo toytoa 8" usa o bloqueio ARB RD132, Porem ( sempre tem um porem) existe TRES modelos diferentes de rolamentos de coroa que equipam esse modelo de eixo.
um com rolamento de 45mm ID, outro com 50mm ID e outro com 53mm ID.
o RD132 vem de fabrica p/ ser usado com rolamentos de 50mm ( acho que esse modelo é o que saiu em maior quantidade nos eixos 8") e se vc for o "sortudo" e sei eixo nao for o que usa rolamento de 50mm vc tem que comprar os rolamentos adequados p/ conseguir montar o bloqueio.
pois bem, eu fui o "sortudo" da vez e o meu eixo usa rolamentos de 45mm. Felizmente após ligar p/ umas 3 lojas de rolamentos aqui em BH eu achei o bendito rolamento que adequa o RD132 ao meu diferencial.
entao vamos a montagem
- desmontar o focinho
- remover os mancais dos rolamentos de coroa
- remover as arruelas de regulagem de backslash e capas de rolamento
- com a caixa de satelite fora do focinho, remove-se a coroa e rolamentos
- marca-se o local do furo na carcaça do focinho
- fura-se e abre rosca p/ colcoar o niple p/ a tubulaçao do ARB
- niple montado
- coloca-se a coroa na caixa de satelites do ARB, SEMPRE USANDO TRAVA QUIMICA ALTO TORQUE
- aplica-se o torquimetro p/ dar o torque adequado nos parafusos. segundo o manual de servico toyota o ideal sao 9,5kgfm
por enquanto é só... segunda feira quando chegarem os rolamentos continuo o tutorial.
bloqueios Instalados!!
- rolamentos novos
- ajuste de pré-carga nos rolamentos
- ajuste de backslash da coroa com Relogio Comparador
- montagem da tubulaçao de ar do ARB
- corte do tubo de cobre excedente com cortador de tubos
- montado, agora só falta colocar nos eixos!
Vai ficar fodástico!
Quando for testar o samuka não deixe de me convidar.
Abs.
Fabil , porque nao fazer a suspençao com Triangulo? e sim optou pela 4-link?
questoes de espaço debaixo do chassis.
mais uns passinhos de tartaruga e a montagem continua.
reforços e suportes dos links traseiros já ponteados no chassis e eixos, links traseiros prontos e em seus lugares definitivos.
coloquei o focinho no lugar p/ verificar como ficará o angulo do cardã traseiro.
na frente pré montagem dos links dianteiros para cerificar se nao vai haver interferencia com o carter.
aah, voce fez um 4-link com as barras de cima fixadas no meio do eixo!? qual a diferença assim para um triangulo?