Que nada Lucas!
Fiz uma lambança pior que essa aqui em casa, depois foi só derramar um desengraxante alcalino no piso, deixar uns minutos e esfregar vassoura. Ficou mais limpo do que antes de eu mexer...
[]´s
Gustavo.
Versão Imprimível
bao.... após alguns refinamentos nas medidas, a suspa traseira vai ficar assim..
AS em 82% e consegui manter o roll axis em 0..
mais partes do quebra cabeças chegando... e aos pouquinhos vai se formando..
-16 buchas do caminhao VW p/ usar nos links
- nesse meio tempo apareceu uma "perfumaria" num negocim com um amigo... uma par de Hella 3003
Fabil, se não for fazer nada com o seu bloqueio to na fila de doadores...
doadores só no hemominas...:mrgreen:
assim que desmontar meu carro vou tentar vender o conjunto completo ( eixos, bloqueio e suspensao inteira) se nao achar comprador p/ o conjunto todo, dai vendo os pedaços..
T+
Pelas infos que tenho dos gringos os eixos de band tem a mesma resistencia que um eixo de troller, mesmo a coroa sendo maior os de hillux são mais resistentes. Há quem diga que são comparaveis aos D44 antigos que vinham com 30 estrias.
bao.. o diametro dos semi-eixos é praticamente o mesmo, um cabelinho a mais p/ hilux
- hilux = 33,7mm
- D44 = 33,5mm
agora, esse tal antigo D44 com 30 estrias, sabe qual era o diametro dos semi?
coroa e pinhao:
- Hilux = 8"
- D44 = 8,5"
o resto nao tenho infos, como diametro e numero de dentes das planetarias e satelites, o que sei é:
- D44 = caixa de satelites com apenas duas satelites
- Hilux 4cc e as nossas Diesel sem gerenciamento eletronico = Cx de satelites com duas satelites
- Hilux V6 = caixa de satelites com 4 satelites ( logo mais resistente), acredito que as nossas hilux mais novas sejam de 4 satelites tb visto a cavalaria e torque do motor..
T+
Fabil, você não tem que deixar o "Roll Center" na Linha o "Roll Axis" (Desse forma, se não me engano o 4Link força a dianteira do Jipe no chão e consequentemente faz com que o mesmo perca tração na traseira....
o "CG Height" Não está muito baixo pra um jipe?
Também estou montando o meu e já fiz os cálculos e estou estudando a melhor forma....
o centro de gravidade medi como referencia do parafuso mais alto da capa seca até o chao.. no seu samurai deu quanto e a partir de onde vc fez a mediçao?
.....Desse forma, se não me engano o 4Link força a dianteira do Jipe no chão e consequentemente faz com que o mesmo perca tração na traseira....
isso nao seria definido pelo valor de Anti-Squat? no que o roll center vai influenciar no anti-squat?
posta seu grafico ai p/ gente analizar....:concordo:
Vou tentar contribuir com o pouco que sei:
Que a viatura parada, no papel, fica bunitinha com anti-squat zero.
Mas quando sobe uma rampa, o CG desloca um pouco, principalmente porque as molas cedem.
Quando isso acontece, eu tentaria colocar uma % de anti-squat maior, para compensar isso.
Mas quando a rampa tem inclinação tão grande, a ponto de favorecer risco de tombamento longitudinal (para trás), eu colocaria uma % de anti-squat bem maior para diminuir o risco do tombamento. Mas ciente que perderei tração.
O cálculo no papel serve apenas como referência. Na prática, acredito que terá muitos ajustes. Imagine usar molas com k bem baixo, para obter mais curso, o quanto elas cedem ao movimento.
O roll center a princípio, determina o equilibrio da carroceira contra os movimentos laterais, nenhuma novidade.
Mas dependendo do ponto que está fixado a barra anti-rolagem no chassis ao diferencial traseiro, haverá forças. O diferencial traseiro, durante aceleração/tração, quer rolar para trás, puxando essas barras anti-rolagem. Se estiverem mais altas, tendem a diminuir o efeito do anti-squat, baixando a traseira. Se estiverem no ponto mais baixo adiante, podem tentar forçar a dianteira do veículo colar no chão e melhorar o efeito do anti-squat. Mas preciso estudar mais esse ponto.
Em resumo, ao instalar a barra anti-rolagem para evitar a rotação do eixo diferencial e ancorar o chassis, sua altura e ponto de fixação ao mesmo, com relação ao Roll Center, determinam o equilíbrio da carroceria aos movimentos laterais, e ao mesmo tempo, sobra alguma força resultante para erguer ou abaixar a dianteira do veículo, no sentido longitudinal.
Eu posso ta falando muita merd:mrgreen: mais:mrgreen::mrgreen::
Todos esse problemas não poden ser evitado ou corrigidos com a colocação daqueles guinchos de atv para controlar a suspensão?
T+