Philippe L200, Luiz, Frank e demais amigos.
Antes preciso dizer que as opiniões a seguir são pessoais e baseadas em 10 anos de picape a diesel dos quais 7 anos e 430 mil km a bordo de uma F-1000 4x4 MWM 229 turbo intercooler.
Não me refiro a motores diesel novos, common rail em minhas ponderações.
Isto posto, vamos lá.
Considerando que estamos falando de carros com mais de 10 anos de fabricação, o primeiro ponto é a diferença de preço de aquisição, que quando comparado com o mesmo modelo a gasolina (sempre os mais luxuosos) custam, em média R$ 10.000,00 a mais.
Prós do motor a diesel (essencialmente mecânicos)
#maior torque em baixas rotações
#maior durabilidade teórica em termos de km
#maior capacidade de submersão
#menos eletrônica
#"facilidade" de encontrar quem mexa - verdade para os MWM, Maxxion e vai acabando por ai.
#estigma/fama/apelo do motor diesel
Contras
#maior nível de ruido e vibração quando comparado com motor a gasolina
#não tolera trabalhar muito quente ou regimes longos de alto giro (especialmente os LSD)
#alto custo de manutenção, especialmente de turbina e bomba injetora e de fato pouca gente capacitada para fazer um bom serviço
#maior peso, gerando maior desgaste de suspensão, e direção dianteiros
#maior custo global na aquisição do veículo
# em geral veículos bem mais rodados e "surrados"
Pontos controversos
#maior/menor consumo (isso depende do motor, do veículo em que está sendo usado, forma de condução, etc) mas em geral ou o consumo gasolina diesel é igual/muito parecido ou o diesel bebe um tiquinho a menos
#durabilidade - muitos motores a gasolina passam dos 300 K km com folga.
#motores diesel com fama de chaleira,
#problemas crônicos como ferver, empenar cabeçote, queimar junta de cabeçote, etc, etc.
Colocada a minha opinião sobre diesel x gasolina (em termos mais importantes apenas) preciso dizer que tanto a diesel quanto a gasolina são excelentes escolhas, tudo depende do que se pretende fazer com o veículo e do tamanho do seu bolso. Lembro que a melhor viatura é a que temos na garagem ! :concordo:
Quanto a troca de motores, aprendi ao longo da vida a fugir, sempre que possível, de grandes adaptações. Que dá pra fazer, dá! Mas será que o custo compensa e que fica realmente bom? Isso eu tenho as minhas dúvidas.
Dá para adaptar 4x4 em vtr 4x2, etc, etc, mas na prática sai mais barato e funciona melhor comprar pronto, de fábrica.
É mais ou menos isso.
[]s