Só veja se eles não pretendem explodir ou jogar a viatura de um precipício no final KKKKK.
Versão Imprimível
Só veja se eles não pretendem explodir ou jogar a viatura de um precipício no final KKKKK.
iUAHEIUHAEuiHAUIHeUIAHEuiAe..
E depende do papel né.. vc sai contando p todo mundo que o seu carro vai ser usado na novela.. e quando começa a novela, vc percebe que o motorista não é lá essas coisas..kkkkk
Vc vai ser zuado o resto da vida... kkk
Mas é o que Dr Guilherme falou, pegue detalhes e nao deixe a oportunidade passar. Com a grana que entrar, vc compra tudo de presente p sua esposa..
Ela vai deixar vc gastar 10x mais do que pensa na Lenda..rs
abraços!
huahuahuahuahuahua
Vocês são nota 10, turma!
rsrsrs
Bom, eu não vou levar ela para gravar nada por que estou sem tempo MESMO.
O apartamento que comprei está em vias de ser entregue (neste meio tempo estou brigando com o inquilino para ele desocupar), arrumando mudança (empacotando e encaixotando tudo) E ajeitando alguns detalhes da casa onde moro de aluguel (para poder entregar ao proprietário tudo direitinho)....
Correria total!
Então não vai ser dessa vez que a Lenda vai fazer sucesso na TV!!
kkkkkkkkkkk
Mas que fiquei animado, Ah! Isso fiquei!!
:mrgreen:
Abração!!
Eita homi, minha patroa ia mandar parar a gravação na mesma hora! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
:mrgreen:
Olá pessoal!!!
Correria está grande com AP e reforma....
Mas nesse meio tempo, tentando colocar alguns detalhes da Toyota em dia...
Um dos pontos que resolvi atacar foi o Braço Pitman da caixa de direção hidráulica do Dodge Dart, que foi adaptada na Toyota no inicio do ano. Aproveitei que apareceu uma trinca no pitman (que foi uma adaptação monstra e mal feita)....
A caixa de direção, em si, é praticamente a mesma da original da toyota.
E segundo relatos aqui no fórum, foi a caixa que veio originalmente em alguns modelos (num determinado ano).
Muda alguns detalhes como pontos de fixação e Fresado do pitman.
E foi justamente o bendito fresado do pitman que estava com folga no pitman anterior....
:(
Vamos ao que interessa:
1º passo - comprar o braço pitman do dodge dart. Comprei da Moog que a melhor marca de reposição. É importada e de primeira linha. Comprei em São Paulo e quando chegou em BSB que reparei que o CÔNICO do fresado é invertido... ou seja, o danado ao inves de dar o ângulo para dentro (em direção ao chassi), dá ângulo pra fora (em direção ao paralama)...
2º passo - conversar com o amigo toyoteiro Cristiano (que também é aqui do fórum) para obter orientações de como proceder.
3º passo - mandar confeccionar um pitman Do ZERO!!!
4º passo - ir numa "metalurgica" conceituada aqui de Brasília e mandar dobrar uma chapa grossa no formado desejado
5º passo - levar num dos melhores Torneiros de Brasília para executar o serviço... alguns contratempos foram encontrados: o cabra não dava garantia do fresado se ele fosse feito por ele diretamente na peça (pedaço de aço) que eu mandei fazer.
6º passo - decidimos então retirar a cabeça (fresa) do pitman Moog e soldar no pitman novo (chapa de aço dobrada)
7º passo - fazer uma buraco para entrar a ponta de um Terminal, fazer uma bucha cônica para encaixar o terminal e soldar a bucha na peça nova.
8º passo - comprar 2 terminais novos para substituir uns que já estavam querendo ficar comprometidos...
O serviço foi extremamente bem feito!!
Solda de primeiríssima qualidade, com eletrodo com aditivo de Cromo Vanadium!!!! :o
Eu mesmo instalei o novo pitman e encaixou muito bem! NADA DE FOLGAS! Até estranhei a direção firme e sem folgas! kkkkkkkkkkkkkkkkk
Confiram as fotos!
Titanium anda tudo em paz contigo.
Deu certo mesmo o serviço do pitman?
Percebe que ouve uma pequeno empecilho (quando foi falado que o torneiro não dava garanti caso fosse feito na peça)
Quando precisar fazer uma peça com estrias procure uma oficina com serviço de fresa, plaina ou chaveteira, essa máquinas permitem
fazer qual quer tipo de rasgos ou frisos na peça. Basta pedir ao operador para ajustar a parte fêmea (nova peça) pelas estrias da eixo velho, evitando recortes e solda.
Trabalhei muito tempo com essas máquinas e não tem mistério, qual quer bom fresador faz.
Abr.
Opa!!!
Grande conterrâneo, bom demais que está tudo bem contigo!!!!!
Pois é, homi... aqui o cara fazia serviço de fresa..... mas a altura da peça não permitiria encaixar ela inteira na máquina.. pegaria na base quando ela fosse girar..
Outro detalhe que ele falou: o aço da peça nova que mandei dobrar era relativamente duro... mas disse que Melhor mesmo (em termos de resistência e de encaixe) seria retirar a fresa do pitman importado e colocar no pitman que estava desenvolvendo.
Eu queria era não ter tido que retirar a cabeça do pitman importado... mas ele disse que dava garantia do serviço de solda... disse que ficaria extremamente resistente e que seria a melhor solução...
Bom como o cara é conhecido por fazer trabalhos bem feitos aqui em Brasília, acabei confiando e mandando fazer. :rolleyes:
Acompanhei o serviço de perto e ficou Muito bom Mesmo!!!
:wink:
Eu instalei e senti segurança.
Pedi para um colega mexer a direção com o carro parado e o pitman não se mexeu, envergou, tremeu, nem deu sinais de que estava "frágil".
Agora é ir usando e observando, exatamente como faço em todo upgrade na viatura!
:torcendo:
Abração!
Grande patrão! Ao contrário do que muitos dizem, o pitmann pode ser soldado sim. Para trincar a solda é muito azar, pois na minha F1000 andei com o pitmann soldado por anos e nunca trincou. Só cuida um detalhe, com essa curvatura aumenta o efeito de alavanca no eixo do setor, assim como estava na minha F1000 e acabou quebrando o eixo do setor e fiquei sem direção. Quando eu passei num valetão com a F1000, deu um solavanco lateral em uma das rodas e nesse momento fraturou o eixo do setor justamente elo eixo trabalhar sob uma alavanca. O ideal é usar o pitmann reto e colocar um pitmann intermediário como tem nas Frontier, L200 e S-10 e terminais rotulares para reduzir esse esforço de alavanca no eixo do setor.
Esse é um trampo que dá gosto de ver!!
Opaa!!!
Grande "Edin"!!!
Rapaz, bom ouvir de um cara experiente que solda bem feita não quebra...
Eu tenho máquina de solda e o que costumo soldar, nunca quebrou!
No entanto, o meio receio é que o material do Pitman Moog fosse diferente do aço utilizado na chapa que comprei....
Mas o Torneiro, com mais de 35 anos de mercado, me disse que o Pitman Moog era de Aço Fundido e que por ser aço fundiria Bem com o pitman que estava fazendo...
Além disso, ele alocou seu melhor soldador para cuidar do pitman, com Todo Carinho!!
:D
Acompanhei o serviço de perto e vi tudo feito com muito capricho!
O eletrodo utilizado tinha aditivo de Chromo Vanadium!!!
Quando vi (e LI) isso no corpo do eletrodo, fiquei impressionado!
:dance:
.... sem contar que o cara mandou fazer uma bucha cônica para encaixar perfeitamente o Terminal de Direção... e por ser bucha, ele me "lembrou" que futuramente quando desgastar o buraco, é só trocar a bucha...
Enfim, trabalho de primeira qualidade!
...
Em relação ao movimento Alavanca que você comentou, não acredito que isso será um problema!
O Setor do Dodge trabalha ORIGINALMENTE com um Pitman Tão curvado quanto o que mandei fazer!!
Por ser uma Caixa ZF, COMPLETAMENT Revisada e Reparada, que originalmente funciona com um braço que trabalha nesse "ângulo", eu estou tranquilo!
heheheheheh
:torcendo:
Mas valeu por obrigado por fazer a observação! Assim, coloco no meu checklist periódico, para dar uma conferida no eixo!
Abração!