Valeu Dr. Guilherme !!! Forte Abraço !!! :)
Versão Imprimível
Valeu Dr. Guilherme !!! Forte Abraço !!! :)
Ano novo viatura nova... bom.. quase nova....
Após a viagem de quase 2.000Km a Diamantina-MG (15/11 a 20/11) a viatura voltou para Campos-RJ para os retoques mecanicos finais, no dia 22/12 fui buscar o Hulk.
:curtir_nao: Na viagem ocorreu uma pane elétrica causada por um fio que soltou e o carro não ligava nem no tranco... (sorte que foi num posto de combustível e tinha um mecânico lá de plantão)
Nas primeiras voltas com o Hulk no Rio de Janeiro (antes do reveion) surgiram vários problemas...
:curtir_nao: Barulho quando engata a roda livre (barulho tipo de de corrente arrastando chão), quando desengata a roda livre o barulho diminui mas ainda persiste um pouco ... achei isso muito estranho, alguém tem uma pista?
:curtir_nao: Vários vazamentos de óleo (no diferencial traseiro, na região da T-case e no eixo dianteiro). Quando paro o carro formam 3 "áreas de pingos" não chega a ser poça, uma na frente uma no meio e outra atrás.
:curtir_nao: Problemas na t-case (comprada Okm) a 4x4 não desengata... tem que dar uma ré. Fora isso a luz sinalizadora do 4x4 no painel fica acessa o tempo todo, pode ser um problema no sensor da T-case OKm? (alou Danilo !!)
:curtir_nao: Vazamento no bico injetor de diesel, é um problema que tinha surgido na viagem para Diamantina-MG
Bom por enquanto é isso.....
Vicente,
uma eu posso responder kkk
Maioria das tcases.. por serem a engrenagem vc quase sempre precisar dar uma ré.. ou até mesmo andar para frente e debrear ai poem a alavanca na posição.. pq isso? simples.. imagina as engrenagem se forçando uma na outra pelo peso do carro e pela diferença de rotação do eixo dianteiro com o eixo traseiro ... ai elas "agarram" sacou?
ahh acho que posso responder outra..
bico injetor vazando.. sabe dizer se é por cima ? se for provavelmente a arruela que esta gasta... coisa simples..
Abraços,
O que Magão falou esta certissimo.
Só complementando, não só a diferença de rotação do eixo Diant e Tras mas tambem diferença de calibragem e desgaste dos pneus acumulam pressão no sistema, fazendo com que o desengate da tração mais dificil.
Nada que uma rézinha com a direção reta não resolva! :)
Vicente, caixa de transferência de band é assim mesmo. Tem que ficar sempre ligado nela para sentir ela soltar a tração e as vezes vc vai ter que dar um "soco" Ou em 1° ou em ré nela para que ela solte. Todas as bands que eu tive eram assim. Aliás uma coisa que dizem por aí é que Jipe antigo é quem nem garota de programa, não há especialista no mundo que acabe com o corrimento.
O bico vazando pode ser o orring que está desgastado ou mordido. Já aconteceu isso comigo no hulk mesmo.
Quanto ao eixo dianteiro, cuidado! Isso pode ser sério. Mande abrir para ver.
Magão e Zeca, parece que essa questão do 4x4 parece ser realmente uma característica da T-case da Band.
Danilo, sobre o sensor 4x4 eu não sei se veio com defeito ou foi danificado, ele tava funcionando na viagem à Diamantina, eu tinha te mandado um e-mail sobre isso para vc e pedi para vc entrar em contato com o Roger, vc conseguiu?
O barulho na dianteira que te me deixado mais grilado, ontem percebi que o barulho "de correntinha arrastando" também ocorre com o carro em 4x2 (mas fica um pouco mais baixo, tem que prestar bem atenção). E so faz barulho quando tem marcha engrenada, em ponto morto e andando o barulho some. Alem disso a embreagem está roncando, apertou a embreagem passa um segundo e começa um ronco grave mas baixo, quando a marcha é engatada e o pedal da embreagem é solto o ronco some. Será que tem relação???
Colar de embreagem? acredito que sim.. o do meu irmão estava assim.. e foi o colar da embreagem que danificou.. exatamente o mesmo sintoma do seu..
Abraços
Sobre a embreagem.
Pode ser rolamento/colar da embreagem mesmo.
Sobre a dificuldade de engrenamento da CT, a que uso estava ruim, bem ruim, só com uns solavancos, murros na alavanca.
O meca que fez o cambio, disse-me que estava com a regulagem da alavanca fora do ponto, e regulou.
Cara, ficou excelente, levo sem qualquer esforço, às vezes, penso não ter engatado...
Então, pode ser a regulagem, pouca coisa, mais...
Sobe o vazamento, hoje tem no mercado os produtos da lock tite, que uso nas roscas, para travar quando necessário, e no lugar das juntas, desde silicone com baixo poder de cola, até os silicones com alto poder de cola.
O primeiro, uso em juntas que exercem pouca pressão e há necessidade de remoção com uma certa periodicidade.
O segundo, uso em lugares que exercem pressão, temperatura um pouco mais elevada e não há necessidade de desmontar com freqüência.
Nessa ultima vez que desmontou o cambio+CT, usei a lock tite 598 sem junta.
Está completamente seco!
Óleo, somente dentro do cambio!
Bem, é a minha experiência.
Abraços.
Kim.
Magao e Kim, sobre a embreagem, se for defeito mesmo é muito estranho....., todas as peças da embreagem são novas...
Mas, por coincidência, tava hoje conversando com o Plinio Dalpino (de SP) ele me falou que poderia ser a embreagem mesmo, que gera esse barulho de corrente arrastando e que poderia ter relação com o barulho que ouço quando aciono o pedal da embreagem.... Vou ter que levar de novo para Campos (estaleiro do Roger Nunes) para uma revisão destes probleminhas... O problema é que estou cabreiro de viajar com este barulho... vai que arrebenta tudo de uma vez ? êta desânimo... :(
Kim, obrigado pela dica do silicone, o Rogerio usou para vedar as juntas, mas parece que precisa de um reaperto e reforço.
Vicente, nuuuunca engate 4x4 em chão firme. Vai quebrar.
Sempre vai precisar mover o carro ou levantar pra desenvatar. Mantenha a alavanca pouco forçada e mova o carro que desengata. Tá normal.
O cardan dianteiro solto "vibra" e reflete nas paredes da cidade e faz um barulhinho de corrente arrastando. É isso?
Entra embaixo da vtr e solta os fios da Tc e veja se apaga a luz vigia. Teste fechando curto nesses fios.
Dê um jeito de verificar se o cardam dianteiro tá rodando só em 4x4. Tirar o acabamento da do assoalho é boa opção pois não sei se seu carro tem bloqueio...
Embreagem de longe não dá.
Boa sorte!
Bão,vamos aos "problemas"
Travamento da alavanca de tração:
Vicente, já havia falado com você sobre essa característica da tração prender a alavanca,que foi confirmado pelos "EXPERTS". Você só esqueceu de comentar pra gente em qual tipo de piso você andou com tração engatada. Foi piso firme? Se foi, o efeito causado pela diferença de rolagem entre os eixos, principalmente nas curvas, potencializa o travamento da alavanca.Como você não tem experiência tá achando que é defeito mas não é.
Vazamento nos eixos:
Depois da viajem a Diamantina verifiquei toda a viatura quanto a vazamentos,reaperto de todas as peças passíveis de folga como rodas, cubos de roda dianteiro e traseiro,cardãs, etc... e o que percebí foi o eixo de engate da tração levemente úmido de óleo que nem de perto parecia ser vazamento. Pode ser que tenha se agravado e se for, pode ser pelo retentor. Como a tração foi comprada 0km,com todas as peças novas isso não deveria acontecer.
As tampas dos diferenciais foram montadas com o que tem de melhor em termos de vedação química atualmente, na minha opinião, que é o loctite 598 e os parafusos que prendem a tampa foram montados com trava química também da loctite. Todos os retentores assim como as luvas são novos sendo quase impossível estar vazando nesse ponto, o que pode estar ocorrendo é possível empeno na tampa já que o vazamento só veio a aparecer depois quase 3.000km.
Barulho de "corrente arrastando" quando engata roda livre:
1-FANTASMA DO HULK.
2-Não tem absolutamente nada na transmissão ou no eixo dianteiro que possa fazer esse barulho já que TODAS as peças são novas, cardã, cruzetas e flanges. Teria que avaliar isso de perto...
EMBREAGEM:
Pela sua descrição Vicente, esse barulho é característico de rolamento da embreagem "roncando" mas isso é impossível pois o rolamento é NOVO.
PANE ELÉTRICA NA ESTRADA:
Serviços elétricos assim como capotaria,pintura,lanternagem, etc... foram feitos por outros que,a pedido do Vicente, INDIQUEI,PORÉM, NÃO TERCERIZEI. Esse condição foi acordada e diversas vezes conversada, diante disso, não posso assumir essa responsabilidade.
LUZ 4X4:
O interruptor do 4x4 que fica ao lado da caixa de tração estava ok na ida a Diamantina. Pode ser que tenha entrado em curto fazendo a luz do painel ficar ligada.
"O problema é que estou cabreiro de viajar com este barulho... vai que arrebenta tudo de uma vez ? êta desânimo..."
Vicente, tenho convicção de que sua viatura pode viajar sem problema e se ainda assim estiver com receio, irei ao Rio e te acompanharei no deslocamento até Campos.