
Postado originalmente por
Zepi
O contra, aumento da poluição, já temos...
Mas será é realmente inútil essa prática???
Uma passagem do manual da mwm:
LONGA INATIVIDADE
Um motor inativo por longos períodos é
passível de ataque por agentes
corrosivos. Os motores saem da fábrica
protegidos para no máximo 6 meses de
inatividade sob abrigo fechado.
Quando o motor tiver que permanecer
inativo por um longo período, são
necessárias as seguintes providências:
2. Funcionar o motor até atingir a
tempe-ratura normal de
funcionamento;
6. Drenar o sistema de combustível
(reservatório, bomba injetora e filtro);
7. Operar o motor por 15 minutos a 2/3
da rotação nominal, sem carga,
utilizando uma mistura de 9 partes
de óleo Diesel com 1 parte do óleo
anticorrosivo SAE 20W20;
11. Remover os bicos injetores e
pulverizar óleo anticorrosivo em
cada cilindro com o respectivo
êmbolo na posição de PMI. Girar a
árvore de manivelas uma volta
completa e remontar os bicos
injetores;
RENOVAR A CONSERVAÇÃO DO
MOTOR A CADA 3 MESES DE
INATIVIDADE.
A cada conservação, deve-se mudar a
posição dos pistões, para evitar a
formação de sedimentos na superfície
interna das camisas.
Me pareceu haver uma certa preocupação em deixar o diesel puro no motor...pq???
Importante salientar que no retorno ao serviço, deve ser tirada essa mistura e colocado óleo diesel novo!!!
Deixando tácito que é desnecessário usar outro produto no funcionamento normal, e até mesmo o querosene, indicado para locais muito frios, deve ser retirado logo após voltar a situação normal.
Ou seja, como disseram os nobres colegas, é desnecessário outro produto no uso rotineiro dos motores diesel(pelo menos os sprints).
Abraços