Allan , eu nao defendo a petrobras, alias nem to aí pra ela, se deus quiser ela explode e leva o maldito arrogante do presidente junto...
Veja, novamente acho que esta havendo uma incoerencia.
Uma coisa é considerarmos PADROES , outra coisa é considerar qualidade do produto.
Vc mesmo disse sobre o cetano, diesel pode ter de 42 a 54, e o nosso tem 45, portanto, esta dentro dos PADROES, se o melhor é 54 ou 50 ou 42 eu nao sei, mas é obvio entender que esta dentro dos PADROES .
Se o que consumimos é inferior ao resto do mundo, seja gasoalcool ou diesel ou aguacool, é uma questao política e de demanda. O poder quer lucro com baixa qualidade, o povo quer qualidade alta sem exigir.
Qto ao resto concordo contigo, nossa PBR é uma piada, nosso combustivel poderia ser muito melhor e qm sofre somos nós, e sobre o biocombustivel, tb concordo, nao eh invencao nossa, alias o Diesel ao qual conhecemos nao é Diesel de verdade , pois o originario era feito apenas de origem vegetal.
Entendam, nao defendo a PBR ou a ANP, mas no mundo da administracao uma coisa é voce produzir dentro dos padroes, outra é produzir de boa qualidade.
Ora nao sejamos tolos, é só pegar um exemplo qualquer , roupas por exemplo: o governo quer padronizar as medidas, se sua calca estiver dentro da medida, nao pode ser caracterizada como irregular, agora se ela tem as costuras bem feitas ou nao aí já são outros 500 ... Isso é fato.
O problema é que pagamos por combustivel qualidade ARMANI e recebemos qualidade C&A... Cabe a quem consome ser contra e reinvidicar qualidade.
Continuo dizendo, os padroes de producao sao sim internacionais, se o que vc recebe é ou nao satisfatório aí já é diferente.
Isso nao eh ideologia ou defesa da petrobras é fato poxa... Nao ve qm nao qr.