Mais notícias:
http://www.agenciapetrobrasdenoticia...d_noticia=5932
Versão Imprimível
Mais notícias:
http://www.agenciapetrobrasdenoticia...d_noticia=5932
Complementando o topico acima
Enviado por Míriam Leitão e Leonardo Zanelli - 2.12.2008
| 19h30m
Questão do diesel
Petrobras perde mais que o Instituto Ethos
A Petrobras enviou hoje um comunicado, pela sua assessoria de imprensa, informado que pediu o seu desligamento do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. O motivo alegado pela empresa é a questão sobre o teor de enxofre no óleo diesel brasileiro. Mas aí, vale a pergunta: quem perde mais, a Petrobras ou a entidade?
Para o Instituto Ethos, é uma perda relevante, já que deixa de ter, entre as companhias que o compõem, a principal empresa do país, que é a Petrobras.
Só que quem perde mais é exatamente a Petrobras, que se isola nesta questão do óleo diesel. A estatal está excluída do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bovespa por causa do diesel e está impossibilitada, pelo Conar, de fazer propaganda se dizendo ambientalmente responsável. E, agora, se desliga do instituto criado para que empresas éticas, e comprometidas socialmente, se organizassem num único local.
Seria melhor que a Petrobras tivesse feito o esforço de produzir o óleo diesel com menos enxofre, zelando pela qualidade do ar e pela saúde dos brasileiros. A ação, socialmente responsável, só iria trazer benefícios para a própria empresa e para a população.
Será que é recomendado usar aditivo BARDAHL ou é melhor usar sempre diesel aditivado e acabou ???
Não visando preço, mas sim o que é melhor para o carro.
O diesel podium na minha região fica em um posto de difícil acesso, por isso conseguirei abastecer poucas vezes lá...
Todos nós que usamos essa "coisa" na qual se tornou o Diesel brasileiro queremos sem dúvida um produto de melhor qualidade. Mas.....(porque sempre tem um mas????) de que adianta a Petrobras produzir um combustível de excelente qualidade para os padrões internacionais se a nossa estrutura de distribuição é péssima.... O Diesel que sai da Petrobrás, apesar do índice elevado de enxofre, não sai com água, areia, solvente, óleo queimado, etc..... A ANP tem que fazer a parte dela também, controlando o Diesel que é vendido nos postos e punindo quem o adultere. Será que estou sonhando????
Outra questão importante é qual vai ser o comportamento dos motores antigos, principalmente com sistemas de injeção mecânico com bombas rotativas, uma vez que o enxofre tem características lubrificantes e as bombas injetoras são lubrificadas pelo combustível?? Será que a vida útil dessas bombas e dos bicos injetores será a mesma?? Quais são as modificações necessárias e que estariam sendo feitas pelos fabricantes de motores para adequação a esse novo combustível? Porque os resultados desse Diesel nos motores antigos será "praticamente o mesmo"??
Queremos ver nossas viaturas poluindo menos, gastando menos e quebrando menos... Isso só será possível com um combustível de boa qualidade, só que isso não é tão simples assim nesse nosso Brasilzão.
[]'s
Só uso o aditivado "de fábrica". Não tenho costume de adicionar mais nenhuma porcaria no combustível, mesmo nos a gasolina.
O Podium, infelizmente, demorará para chegar a todas as bombas.
O Diesel de Brasilia é PIOR SIM,
é o "INTERIOR-corante vermelho com até 2000ppm de teor de enxofre" e o de BH é o "METROPOLITANO-sem corante com 500ppm".
As localidades que tem o Metropolitano são: localidades de Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Baixada Santista, São José dos Campos, Belo Horizonte, Vale do Aço, Belém, Fortaleza, Recife, Aracaju, Salvador, Curitiba, Porto Alegre e Vitória;
Parece que estas localidades são definidas por Resolução do Conama ou Lei ou equivalente.
O Diesel PODIUM tem até 200ppm de teor de enxofre e é o melhor, tem mais cetano 51 x 42, desempenho até 5% maior, menos poluente, não forma espuma, é aditivado, passa por mais uma filtragem, é recomendado para os motores modernos "commom-rail" (motores de 2005 em diante, eu acho) e só está disponível em meia centena de postos BR de SP, RJ e PR por enquanto.
Quanto ao biodiesel, desde 1º julho de 2008, todo o óleo diesel comercializado no país recebe a adição de Biodiesel, na proporção de 3% (B3) - também deve ser Resolução/Lei.
fonte:br.com.br
OBS.: não sou Engenheiro Mecânico nem funcionário da BR!
marciolg,
Voce está certíssimo. É isso mesmo! :)
Mas podem ficar tranquilos que esse Diesel não prejudicará os motores mais modernos. Vai acontecer de não ter o desempenho esperado, só isso.