Tenho acompanhado com certa atenção as discussões que surgiram nesse tópico.
Gostaria de manifestar algumas idéias sobre o assunto.
O fato de não ter indicação de onde o amortecedor Ironman é feito, não significa que seja feito na China. Concordo com o colega Bruno Sander.
Entretanto, é publica e notória a invasão chinesa em todos os setores da economia. Essa concorrência predatória tem gerado reações nos países cujos produtos são copiados descaradamente.
Há vários exemplos, de quando algum produto é feito, por exemplo nos USA, eles informam "Proudly made in USA" (orgulhosamente feito nos USA), como uma forma de desabafo e sinal de resistência.
Se eu fosse responsável pela Ironman, e meus produtos fossem realmente "made in Australia", não pensaria duas vezes em deixar isso bem claro.
Acredito que a maioria de vocês deve conhecer o piloto norte-americano Hobby Gordon (Dakar com protótipo Hummer , F-Indy e Nascar). Pois é, ele tem uma linha de rodas esportivas com a griffe dele, e todas as rodas são "Made in China". Não tem jeito colegas, por mais nacionalista que seja o camarada, na hora de mandar fazer algum produto o cara vai consultar os preços de produção na China. MONEY TALKS.
Agora, não duvidem vcs que os produtos chineses vão melhorar muito nos próximos anos, assim como aconteceu com os produtos japonese nos últimos 40 anos. Por enquanto não compro nem uma simples chave de fenda feita por lá.
Só para citar um exemplo, atualmente a industria de máquinas operatrizes brasileiras (Nardini, Romi, etc), que sempre teve reconhecida qualidade internacional, está importando máquinas completas e componentes feitos na China e somente colocando a plaqueta "made in Brazil". Uma forma desesperada de sobreviver à concorrência dos chinos.....
Quanto a quebrar os dois pratos simultaneamente, posso dizer que não foi mera coincidência. Deve ter acontecido algum problema de montagem e/ou especificação errada, causando por exemplo, ocorrência de "altura bloco" nas molas dianteira (quando uma espira encosta na outra antes de dar final de curso nos batentes da suspensão). Some-se a isso, uma falha de projeto na solda dos pratos de mola.
Estou curioso para saber o que os representantes da Ironman no Brasil têm a falar sobre o caso. Já responderam nesse tópico? Se sim, peço desculpas, mas não vi...
Sds,
Octávio