CARACA... Vou te falar, quase comprei ele de sopetão, mas eu não conhecia o compressor e achei que era só para os bloqueios, conheço o Jorge, e quando me decidi a ligar para ele... já havia vendido......
Melhor sorte a sua, parabéns colega.... :)
Versão Imprimível
É bom que o Uxio tenha comprado.. assim eu pego emprestado kkkkkk
=D
Se o texto fala 60% de descanso para o tempo de uso... o cálculo não seria....60% x 180 segundos (3 min.) =108 s = 1,48 minutos de descanso.... pelas suas contas o descanso é de 50% sobre o uso.....Citação:
Para calcular o tempo de descanso, veja na informação do fabricante qual é o duty cycle. Se um compressor tem 40% de duty cycle, significa que deverá descansar 60% do tempo total de uso, pois o tempo de descanso é obtido da diferença entre 100% e duty cycle (100% - 40% = 60%). Ex.: Se esse compressor de 40% de duty cycle enche um pneu em 3 minutos, precisará descansar 4,5 minutos para poder ser utilizado novamente:
Se 3 min = 40%
então X min = 60%
No mais valeu pelas informações.....
Em geral o "ciclo" destes compressores se refere a período de 10 minutos, a uma determinada pressão.
Se é 40% duty cycle, vai funcionar por no máximo 4 minutos e descansar por 6.
Este tipo de especificação por "ciclo" também é usada em máquinas de solda.
[]´s
Sandro,
O cálculo é sobre o tempo total, ou seja uso + descanso.
O tempo total sempre é 100%. O tempo de uso é o informado pelo fabricante (duty cycle). O tempo de descanso é calculado pela diferença do tempo total menos o duty cicle.
Para saber em minutos qual o tempo de descanso, basta fazer o seguinte:
- Primeiro é preciso saber quanto tempo o compressor leva pra encher um pneu vazio. Esse valor vai variar de acordo com as dimensões e pressão desejada.
- Encha um pneu totalmente vazio do seu carro, e anote quantos minutos o compressor demorou. Esse é o tempo de uso.
- Depois verifique no manual do compressor, qual é o valor do Duty Cycle, e aplique aquela regra de três.
Outro exemplo. Vamos supor que vc use um compressor que demorou 8 minutos pra encher um pneu, e o duty cycle desse compressor é de 40%.
Tempo total (tt)= tempo de uso(tu) + tempo de descanso (td)
tt = tu + td
100% = 40% + X(td)
X(td) = 100% - 40% = 60%
Se o tempo de uso foi de 8 minutos e corresponde a 40% do tempo total, e o tempo de descanso é 60% do tempo total, então o tempo de descanso em minutos é:
tu => 8min = 40%
td => Xmin = 60%
Aplicando a regra de três, temos: 40X = 60x8, 40X = 480min, X = 12 min
Neste caso, se o compressor levou 8 minutos para encher o pneu, terá que descansar 12 min antes de ser usado novamente.
Gostaria de lembrar que esses compressores compactos que estão à venda nos hipermercados, lojas especializadas, mercado livre, etc, são bem limitados nesse assunto.
Tenho um compressor desses bem simples, cujo manual informa para não usar por mais de 10 minutos, e aguardar 30 minutos de descanso. Ou seja, duty cycle de apenas 25%.
Outro dia fui usá-lo para calibrar os pneus do carro de minha mãe. O primeiro pneu estava com 20 libras e precisava colocar mais 8 libras. Como o fluxo de ar é bem fraco demorou quase 9 minutos. :parede:
É um ótimo compressor pra fazer barulho! :freaking:
Magão, se vc quiser, pode pegá-lo emprestado! :mrgreen:
Anexo 332759
Obrigado pela explicação....estou de olho pra comprar um , e estas explanações serão de grande valia...
Também tenho um desses de supermercado, mas só enchem bóias e colchão...rsrsrsrs
Valeu.
Pessoal, p não criar um novo tópico aproveito esse aki. Esse produto é um auxiliar de partida e compressor tb. Queria a opinião dos colegas sobre a utilidade, funcionalidade e custo benefício. Abrc
Auxiliar de Partida 400 Amp e Compressor de Ar 300 PSI ( compressor de ar / sem iluminação portátil / 12v / farol / lanterna ) Ref 3352/SA
SGRUL,
No site da Gama 4x4 não tem nenhum informação técnica do compressor. Nem mesmo a marca é informada. Apenas diz que suporta pressão máxima de 300psi. Não informa o fluxo de ar e o duty cycle.
Acredito que esse compressor é daqueles de baixo fluxo de ar, e assim demora muito pra encher um pneu.
Veja com o lojista quais são os valores do fluxo de ar e do duty cycle. Com essa informação, ficará mais fácil te ajudar.
Abs,
Uxío
Com tanta tralha e trecos pra botar dentro do troller, vou acabar comprando uma carrocinha...