:arrow: Não estou falando do novo Corsa e sim do antigo modelo!
Que um tempo atrás a GM ofereceu a versão auto.... Com motor 1.6 de 92 cv!
Versão Imprimível
Será que o do Opala caberia no CJ-5 ? Ou a caixa é muito grande ? Aí fica a dúvida para adaptar a T-Case....
É só uma idéia por aqui....
Abs.
Flávio
Faço isto direto sem o menor problema.
Por exemplo, vou parar em um sinal, já reduzo de D para 2 no TJ e até mesmo para 1, para ajudar a parar. Claro que tem de estar em velocidade compatível, como no manual, para não dar um tranco. Apesar que se estiver acima do giro, não vai ser feita a redução mesmo mudando a posição da alavanca.
Só tenho carros automáticos e sempre poupo o freio, usando o torque do motor para parar ou reduzir a velocidade, seja reduzindo de D p/2 ou desligando o overdrive.
Em trilhas, é muito melhor e mais fácil que o CM. Temos muito mais controle.
E se o jeep estiver longo como o meu, deixo no 2 e uso a força do motor como freio.
Se vejo que vou pegar uma descida, já reduzo para 1.
No problem.
[s]
Galera, o câmbio do opala é o mesmo do vitara 3D, TH180C (3L30)
já alguns (se não me engano, todos) vitara 5D possui outro câmbio, com 4 marchas, acredito que seja o A43DE(toyota), esse sim possui o chamado "Overdrive".
Fazer essa redução de "D" para "2" é super segura, mas é claro que você tem de respeitar as velocidades, o que eu acho já não rola, é passar de "3" para "1" (em alta velocidade), o carro vai dar um tranco danado...
mas usar ele na trilha já é tranquilo, pois as velocidades são mais baixas então você pode ficar trocando entre as posições da alavanca sem problemas.... a única coisa no CA que eu achei estrano é que se você estiver descendo uma ladeira bem forte, somente com o 4x4 engatado, ele não segura o carro tão bem quanto se você estivesse com um CM e 4x4 e 1º engatada... Mas se você estiver com a 4x4 reduzida, já é outro esquema, o CA segura mesmo.
No mais, fazendo as trocas de ATF e filtro, CA é só alegria. :wink:
abs
ps, desculpe aí se eu falei bobagem ;)
X2 !! tb uso direto esse recurso com a XJ . :concordo:
Só não coloquei no Engesa ainda pq o investimento não é pequeno (TCase Hilux + C4) e pra brincadeira ficar melhor trocaria o atual 4.1 carburado por um 4.1 injetado... não custa sonhar :cool:
Antes disso vou colocar grana num bloqueio selecionável :pensativo::pensativo:
[]'s
Leo,
na minha humilde opinião caberia sim, mesmo sendo o 4 velocidades (ZF4HP22) que é mais comprido do que o de 3 veloc.!
O Bill conseguiu enfiar no meu Samuca um Vortec 4.3 V6 + ZF4HP22 + flange + Tcase Hilux sem alterar o visual externo do Samuca!
As alavancas da Tcase ficaram bem a frente do freio de mão, ao lado do meu banco e a alavanca do CA foi fixada no local onde era a alavanca original (veja nas fotos)!
Eu nunca guiei um jipe com CA na trilha ou fora dela, mas depois que ví o Wangler com CA do Ronaldo A. no Camel, tive a certeza que fiz a escolha certa!
Assim que meu Samuca ficar pronto e eu testa-lo na trilha, volto aquí pra postar um breve relato!!!
Quem quiser ver mais fotos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=20272
[]'s:concordo:
Só que, até onde eu me lembro, qdo vc "enfia" uma 1ª no CA, ele nao reduz imediatamente... me parece que isso só acontece qdo o cambio "sente" que dá pra "meter" uma primeira... até lá, ele segura na marcha que tá..... nao eh?
Poizé... mais ou menos isso daih..... a diferença é que, se for pra "embicar" mesmo para o chao, daih... quem sabe?
Flavio, assustadora era a ribanceira.... mas o carro foi tranquilo, macio e sem alterações..... eu nao sei muito bem como funciona o conversor de torque, mas creio que ao engatar a marcha a ré, a parte do conversor que é acoplada do lado do cambio vai girar para um lado, e a parte acoplada à parte do motor gira para o outro... isso dá um efeito de diferencial de rotação entre os dois lados... que deve ser exatamente oq acontece quando o motor sobre de RPM....
Observe: se vc tá parado num semáforo, com o motor a 1.000 RPM, a vc tem uma parte a esta velocidade e a outra está parada (qdo vc tá no "D"rive), daih, qdo vc acelera, o diferencial de RPM (1000 de um lado e Zero do outro) aumenta, e o conversor começa a funcionar qdo esta diferença chega àquela em que o CA foi programado pra andar...... ok?
Entao, se vc tá parado neste mesmo semáforo, só que é uma ladeira.... vc engata a "R" com o carro parado da mesma forma.. entao vc ainda tem um lado do conversor a 1000RPM e o outro a zero... só que, qdo o carro começar a andar para frente, o lado que estava a zero vai começar a girar no sentido oposto ao lado que tá girando a 1.000RPM... ou seja, a diferença entre os dois aumenta.... até que esta diferença chegue àquela que está programada para o CA funcionar... ou seja, se era pra acionar a 1.500 RPM, mesmo que o motor continue a girar nos 1.000RPM, qdo a outra parte do conversor atingir 500RPM, ele nao permite que acelere mais... nem a pau....
Como as partes nao estao em contato físico (será mesmo? nunca vi nada disso desmontado, mas creio que a transmissao ocorra por ação do óleo entre as partes móveis), creio que o único problema seria o aquecimento do fluido durante esta operação... (claro que se ele ficar mto tempo quente, deve danificar outras coisas).
OW, ALGUEM AIH QUER POR FAVOR ME FALAR COMO O CAMBIO DO CORSA É PARECIDO COM O DO CHEVETTE?
Corsa é motor e cambio transversal com tração dianteira....
Chevette é motor e cambio longitudinal com tração traseira por eixo cardãn!!!!
COMO PODE? a única maneira de instalar um CA de Corsa, Vectra ou coisa parecida é usando uma relação 1:1 (ou parecida) no diferencial dele (que deve ter as planetárias soldadas), e ligando um semi-eixo (lado que sai para a roda esquerda do carro) à T-Case.... ou entao usar um semi-eixo para o diferencial dianteiro e outro para o traseiro.. SEM SOLDAR AS PLANETÁRIAS E SEM USAR A T-CASE. (o diferencial do Corsa seria como o diferencial central...)