Flávio, acho que vc comentou muito bem e só completaria o seu texto dizendo que mesmo que a pessoa não tenha a habilidade de fazer o CA reduzir, existe como limitar as mudanças na própria alavanca do CA, ou shifter como dizem os gringos.....assim vc pode forçar o CA a ficar sempre em 1 marcha, ou ainda somente entre 1 e 2....tornando tudo muito mais seguro e não há o risco de "escapar a marcha"......desde claro com o CA em ordem.
Quanto a manutenção, é fundamental que o fluído da transmissão seja trocado dentro do recomendado, lembrando que existe recomendação para uso normal e uso off-road que exige mais do CA, logo intervalos menores de troca. Outra coisa fundamental nos CA para uso no fora de estrada é a adoçao do radiador do fluído de transmissão, que normalmente é montado próximo ao radiador de água de arrefecimento do motor. Com isso, a temperatura da transmissão é mantida dentro de certo limites e a durabilidade do CA é aumentada de uma forma incrível.
Para se ter uma idéia, acompanho um fórum gringo, pois aliás a experiência desses caras com CA está décadas a nossa frente.....certa vez questionei sobre a durabilidade de um CA, li inúmeros posts dizendo que tinham CAs com mais de 150-200K MILHAS e continuava firme e forte até mesmo nas trilhas mais pesadas, sem patinar. Mas o que todos não abrem mão por lá é a troca do fluído como foi dito e cuidado para com vazamentos e com o radiador de calor.
Abs.