Powered by vBulletin

"Preparação Bruta", Dana 70 E Soluções Interessantes...

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 39 de 110 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 29303132333435363738394041424344454647484989 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 11/10/2006, 08:14
    Gilvan Costa
    Citação:

Postado originalmente por FernandoRisso Ver Post
    Gilvan,

Não sou engenheiro, apenas um jipeiro obstinado como vc, mas antes de fazer as coisas, eu pesquisei, pesquisei, olhei e estudei qual seria a melhor forma de montar uma suspensão. Não ficou fantástica, mas acho que vai dar pro gasto, teoricamente tudo está encaixado no lugar certo :pensativo: .

Agora, o conceito da sua suspensão está errado, no final vc só perdeu um pouco de flexibilidade, mas se tivesse desenhado tudo certo vc não perderia nada de curso, até ganharia, mantendo uma dirigibilidade boa e sem correr o risco do eixo girar qdo tracionado. Bom, espero que funcione e vc naum tenha que fazer uma nova daqui 1 mês... :parede: :parede:

E tem outra, arruma a geometria das barras de direção depois de girar os munhões... :parede:

[]'s sem postar mais aqui... :parede:

Valeu Fernando!
    Eu também pesquisei bastante, estudei o que ví por aí,etc...
    Mas, talvez por inesperiência, ou pressa de ver a coisa funcionando,
    alguns detalhes me escaparam infelismente.
    Ainda não sei dizer se isso foi bom ou ruim... Pois devido a estes erros
    estou aprendendo tanto a respeito do assunto que no final já estou achando
    que tudo isso valeu a pena...
    No melhor estilo dos, "Males que vem para o bem" .

Mais uma vez obrigado pelas dicas!
  • 11/10/2006, 08:43
    equipeminas4x4
    óóóóóqquuuuuuuuuuuueeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiii iiiiiiiiii Gilvan.

Se falar que essa gambiarra não vai funcionar, não é ajuda, não sei mais o que dizer.

No mais, to indo MF pra lá e vc fica SF aí.:concordo: :concordo:

[]´s
  • 11/10/2006, 09:17
    Gilvan Costa
    Citação:

Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Encontrei aqui um momento crucial. O pior é que ninguém reparou nisso antes...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...6&d=1153922085

[]'s

É isso aí Elmer....Realmente este é o momento fatidico do erro fatal dos munhões!!!

Na verdade o erro, pelo menos na forma fisica, não foi meu, e sim de quem montou o eixo para mim.

Diga-se de passagem, uma empresa acostumada a mexer com diferenciais
    de todos os tipos, razão pela qual confiei tanto no pessoal, que na hora que falaram aqui no forum que os munhões estavam de cabeça para baixo,
    nem prestei atenção, justamente por achar um absurdo...estava errado.

Mas eu assumo toda a culpa por toda essa "caganeira", afinal eu deveria ter prestado mais atenção, já que o trabalho, a proposta, a idéia da gambiarra e o principal interessado éra eu mesmo.

Sabe aquela coisa... tem alguma coisa na sua cara, mas você nã ve por estar
    periféricamente olhando um monte coisas ao mesmo tempo??? Foi isso que me aconteceu comigo...e com mais algumas pessoas envolvidas no processo.

Não querendo defender... Mas o pessoal credita a cagada, somada a falta de atenção, ao fato da idéia ser tão inusitada e nunca ter sido feito antes por eles, que acabaram se perdendo um pouco, já que o eixo chegou sem bola, normalmente usada como referência... Um deslize ferrado, que eles ja resolveram, RE-fazendo o serviço, colocando os munhões corretamente,
    sem onus para o bolso combalido deste que vos escreve.
  • 11/10/2006, 09:25
    Elmer_Jeep
    Postado originalmente por Sandro Tannuri http://www.4x4brasil.com.br/forum/im...s/viewpost.gif
    Quanto deu de variação da convergencia? Como voce mediu?

Abraços,

Citação:

Postado originalmente por Gilvan Costa
    Sandro, não sou tão técnico assim... Fui no visual mesmo.
    Movimentando e acertando aos poucos até ficar na melhor posição
    .
    Sempre no visual mesmo e de uma forma mais global, analisando também posição dos links, barras e tudo mais.
    Admito que me preocupei mais com os posicionamentos das barras e dos links de fixação, verficando seu transito livre durante o trabalho da suspensão em todas as posiçãos e coisas do genero.
    So que agora, nada adiantou, pois vou refazer tudo.

Gilvan, movimentando o que?? Acertando o que??

Fora de sacanagem, tu sabe o que é o efeito Bumpsteer ??

Essa variação de convergencia que o Sandro fala vai ter que ser revista agora que os munhões estão na posição correta.

Na boa, não se ofenda, é que achei muito mimimi na sua resposta à pergunta do Sandro.

[]'s
  • 11/10/2006, 11:22
    Marcelo Carvalhal
    :pensativo: :pensativo:

Galera, menos, o coitado do GILVAN ja ta ate usando o MEA CULPA pra tudo....
    A parada dos MUNHOES, foi realmente sinistra, mas o que acontece e que vcs todos tem a solucao, mas quando passa-se ao GILVAN, ja e tarde demais...ele ja fez a cagada:mrgreen: :mrgreen:
    Gilvan...serio, da um jeito de pagar a passagem do FRANCO / SANDRO / BILL, que ate agora nao deu uma opiniao a respeito, juntamente com os outros papa queijo MARCEL E LEO, e coloca seus passos no papel, acho que na pressa vc ta fazendo direto no ensaio...por isso toda hora aparece alguma coisa...e olha que vc coloca foto toda hora do que faz.
    Sei la, tomara que vc nao desista do projeto....essa porcaria tem que ficar boa po!!:dance:
    So pra jogar mais uma COISINHA:mrgreen: :mrgreen: no ventilador.....
    O offset das rodas....como estao...negativo / positivo???

[]`s pacificadores
  • 11/10/2006, 11:39
    Elmer_Jeep
    Outra coisa, pode ser que eu esteja enganado mas na minha opinião esse teu sistema de barras de direção vai causar bumpsteer.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...1&d=1160440314

essas barras são originais do eixo dianteiro do F4000 ? Parecem ter o mesmo sistema de montagem encontrado nos troller... Lembrando que a sua suspensão vai articular bem mais que um troller ou F4000...

O correto seria fazer algo assim:
    http://img.photobucket.com/albums/v2...guifordyce.jpg

Bom, como disse acima posso estar enganado, pode ser que o seu projeto esteja certo e o meu pitaco errado, então pesquise e pergunte aos experts antes de resolver modificar ou criar algo mirabolante...

E depois que vc remontar o eixo veja a possibilidade de fazer um high-steer pois com as carcaças de munhão na posição correta as barras vão descer bastante ficando muito expostas e cada vez mais distantes do pitman...

[]'s tentando ajudar.
  • 11/10/2006, 11:40
    Gilvan Costa
    5 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Postado originalmente por Sandro Tannuri http://www.4x4brasil.com.br/forum/im...s/viewpost.gif
    Quanto deu de variação da convergencia? Como voce mediu?

Abraços,

Gilvan, movimentando o que?? Acertando o que??

Fora de sacanagem, tu sabe o que é o efeito Bumpsteer ??

Essa variação de convergencia que o Sandro fala vai ter que ser revista agora que os munhões estão na posição correta.

Na boa, não se ofenda, é que achei muito mimimi na sua resposta à pergunta do Sandro.

[]'s

Tudo bem Elmer...Vamos falar de uma forma mais exclarecida.

A pouco tempo eu nem sabia da existência do termo "Bumpsteer".

O que eu sei é que quando alongamos a suspensão de um carro, as barras de direção tendem a encurtar e passam a interferir na direção do carro, quando a suspensão movimenta.
    Caso seguremos o volante firme, quem sai da trajetória é o carro em uma freada por exemplo, quando a suspensão tende a mergulhar.
    Dependendo da violência da freada,pode jogar o carro fora da estrada,
    caso o condutor esteja segurando muito firme o volante.

Isso já aconteceu comigo a +ou- um ano, quando coloquei alongadores na suspensão do Monster.
    Fui então obrigado a colocar alongadores nos munhões para acertar a altura das barras e eliminar o problema, fato que resolveu tudo.

óbvio que esta experiênci eu guardei e estou aplicando aqui.

Porem naquela época meu carro usava o triangulo, ou trapézio no eixo dianteiro, cujo o comportamento é um pouco diferente da barra panhart.
    Esta barra tem um movimento circular, mantendo um centro virtual.
    Quebrei a cabeça um pouquinho e cheguei a conclusão que primeiro deveria colocar as barras de direção em uma altura que não afetasse a direção, e depois então colocaria estas barras trabalhando o mais paralelo possivel a barra panhart, o que deu muito certo.
    Rebaixei a barra colocando um braço Pitman mais baixo.

Fiz o teste colocando a suspensão em todas as posições possiveis e observando o movimento do volante.
    Fiz até um teste "Jacu" pulando na dianteira do carro provocando movimentos bruscos na suspensão somente na mola e sem amortecedores e verificando
    se o volante movimentava... Movimentou um pouquinho, poucos milimetros,
    quase nada... Pronto problema resolvido.

Só que agora vou ter de Re-fazer toda essa pôrra, pois com os munhões
    na posição correta, os links ficaram ainda mais baixos,
    mandando pro espaço todo o trabalho.
    Provavelmente, agora vou ter de usar alongadores, pois duvido que exista um braço do Pitman mais baixo, nem ficaria bom.

Veja nas fotos como está tudo alinhadinho... Não paresse estar perfeito a primeira vista, mas estava funcionando bem neste item.

Agora se o meu achismo está errado, me ajude e diga o que devo fazer então,
    estou aceitando sugestões.

e espero ter usado menos MIMIMIS dessa vez...............
  • 11/10/2006, 12:04
    equipeminas4x4
    http://smiley.onegreatguy.net/popcorn.gif
  • 11/10/2006, 12:15
    Elmer_Jeep
    O Marcel tá assistindo de camarote desde o dia dessa mensagem :pensativo:
    (clique na setinha após o nick)

Citação:

Postado originalmente por Gilvan Costa Ver Post
    O caiau já esta pronto.... E É BIG...VERY BIG!!! Jájá vou postar as ultimas fotos da fase final de transformação do eixo dianteiro da F4000 em eixo de
    tração, que vou chamar de "MONSTER CROWLER D6070"

[]'s
  • 11/10/2006, 12:55
    Gilvan Costa
    1 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por Marcelo Carvalhal Ver Post
    :pensativo: :pensativo:

Galera, menos, o coitado do GILVAN ja ta ate usando o MEA CULPA pra tudo....
    A parada dos MUNHOES, foi realmente sinistra, mas o que acontece e que vcs todos tem a solucao, mas quando passa-se ao GILVAN, ja e tarde demais...ele ja fez a cagada:mrgreen: :mrgreen:
    Gilvan...serio, da um jeito de pagar a passagem do FRANCO / SANDRO / BILL, que ate agora nao deu uma opiniao a respeito, juntamente com os outros papa queijo MARCEL E LEO, e coloca seus passos no papel, acho que na pressa vc ta fazendo direto no ensaio...por isso toda hora aparece alguma coisa...e olha que vc coloca foto toda hora do que faz.
    Sei la, tomara que vc nao desista do projeto....essa porcaria tem que ficar boa po!!:dance:
    So pra jogar mais uma COISINHA:mrgreen: :mrgreen: no ventilador.....
    O offset das rodas....como estao...negativo / positivo???

[]`s pacificadores

Vocês são FDA mesmo!! Sempre encontram alguma coisa....viiiixxiii!!!
    To completamente ferrado com essa turma!

Bom, vamos lá.........

...Um pouquinho negativo, pouca coisa, não muito mais que uma roda Mangels de 10".
    Porque não pude mexer na parte interna da roda devido ao sistema de freio, que vou usar, discos e pinças grandes da F4000 que não caberia na roda, se eu positivasse mais o miolo.
    As pinças raspariam na borda interna.
    Para alargar as rodas originais da F350 de 7" para 12", pude mexer somente na parte externa.
    Por sorte originalmente estas rodas são positivas, quase faceando o miolo com a borda, por isso ficou mais centralizada
    na hora que abri a borda.

Naquela posição não vai forçar as pontas de eixo...pelo menos não de uma forma extrema.
    De qualquer forma, neste item da brincadeira não tive muita opção.

Quanto a fazer as coisas na base do ensaio...tentativa e erro.
    Bem, alguma coisa, não tudo, faço assim mesmo.
    Quando não tenho outras formas disponíveis...as vezes da mais trabalho, as vezes não.
    Mas no final acaba funcionando, principalmente com a ajuda da turma de boas idéias aqui do forum..
  • 11/10/2006, 19:41
    Sandro Tannuri
    Gilvan,

Quer resolver o bumpsteer?
    Então vamos lá:

1) Retire suas barras de direção, só aproveite as ponteiras e descarte o que sobrar.
    2) Faça uma barra ligando um braço do munhão ao outro como na foto que o Elmer mostrou.
    3) Faça uma barra ligando o pitman ao munhão direito ou ate mesmo a extremidade da barra citada no numero 2.
    4) Faça nova fixação para a panhard para que ela tenha o mesmo comprimento e a mesma inclinação que a barra citada no numero 3.
    5) Alinhe as rodas medindo a distancia entre elas com uma trena na frente e atras ate que fiquem iguais.
    6) Retire as molas dianteiras e com a ajuda de um hilift ou "girafa" abaixe a frente do carro uns 30 cm em relação a altura normal de uso.
    7) Meça novamente o alinhamento.
    8 ) Levante a frente do carro até uns 30 cm acima da altura normal de uso.
    9) Meça novamente o alinhamento.
    10) Se a variação da convergencia for de poucos mm parabens, voce esta livre do bumpsteer.

Agora vamos a questão dos links inferiores.

1) A fixação no eixo esta muito baixa, vai virar um arado.
    2) Voce ja reparou que os carros que usam links parecidos tem um afastamento maior que o seu entre os parafusos. Faça isso.

Eu deveria te sugerir usar outro conceito de suspensão como o 4 link do Bill mas acho que vai complicar muito a guerra.

Abraços,
  • 11/10/2006, 20:52
    Gilvan Costa
    3 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por Sandro Tannuri Ver Post
    Gilvan,

Quer resolver o bumpsteer?
    Então vamos lá:

1) Retire suas barras de direção, só aproveite as ponteiras e descarte o que sobrar.
    2) Faça uma barra ligando um braço do munhão ao outro como na foto que o Elmer mostrou.
    3) Faça uma barra ligando o pitman ao munhão direito ou ate mesmo a extremidade da barra citada no numero 2.
    4) Faça nova fixação para a panhard para que ela tenha o mesmo comprimento e a mesma inclinação que a barra citada no numero 3.
    5) Alinhe as rodas medindo a distancia entre elas com uma trena na frente e atras ate que fiquem iguais.
    6) Retire as molas dianteiras e com a ajuda de um hilift ou "girafa" abaixe a frente do carro uns 30 cm em relação a altura normal de uso.
    7) Meça novamente o alinhamento.
    8 ) Levante a frente do carro até uns 30 cm acima da altura normal de uso.
    9) Meça novamente o alinhamento.
    10) Se a variação da convergencia for de poucos mm parabens, voce esta livre do bumpsteer.

Agora vamos a questão dos links inferiores.

1) A fixação no eixo esta muito baixa, vai virar um arado.
    2) Voce ja reparou que os carros que usam links parecidos tem um afastamento maior que o seu entre os parafusos. Faça isso.

Eu deveria te sugerir usar outro conceito de suspensão como o 4 link do Bill mas acho que vai complicar muito a guerra.

Abraços,

Valeu Sandro!
    Hoje a tarde devo ter ficado uma hora sentado em um banquinho
    só olhando o eixo montado e imaginando como póderia resolver o problema
    da altura da barra e resolver o problema do Bumpsteer, devido a altura
    dos links do munhões que ficaram muito baixos.

A primeira coisa que mandei fazer, foi abaixar o setor em 10cm, pois há espaço para isso.
    Deixando a barra o mais reta possivel.

Mas a sua sugestão melhora ainda mais o resultado na angulação destas barras.
    Não queria mxer nisso...mas acho que não vou ter escolha.

Já analisei a foto do carro que o Elmer postou e inclusive a sua Panhart
    em formato de S, inclusive com uma pratica regulagem, que acho se encaixaria como uma luva no meu caso.
    Dei até uma olhadinha no posicionamento das barras no carro do Pomeli e pasmem... Até no meu mesmo!!!
    ...a quase dois anos atras, quando usava uma barra adaptada, bem próxima
    do que você sugeriu...Veja.

Vou tentar seguir estes passos sugeridos por você, depois te conto....
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 39 de 110 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 29303132333435363738394041424344454647484989 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 09:48.