Powered by vBulletin

"Preparação Bruta", Dana 70 E Soluções Interessantes...

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 38 de 110 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 28293031323334353637383940414243444546474888 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 10/10/2006, 19:46
    Gilvan Costa
    Citação:

Postado originalmente por leovalle Ver Post
    Gilvan,

Vai ficar bom sim mas tem um erro fatal na suspensão dianteira que na 1ª acelerada vai quebrar muita coisa na frente. O Marcel tá te avisando isso a dias. Conserta isso, que a panhard pouco vai atrapalhar, mas vai.

Repassa o seu "projeto" e vai ver que falta coisa no eixo dianteiro.:concordo:

[]'s

Léo, to até estranhando o seu tom sério e sem gozações...
    Mas vamos lá!

Você deve estar se referindo aos munhões invertidos.
    Realmente foi uma tremenda cagada que passou batida, mas eu já resolvi o problema hoje mesmo, recolocando os munhões na posição certa.
    Antes de soldar as peças novamente vou tirar a prova dos 9, para saber
    se o diferencial dianteiro vao rodar na direção certa,
    apenas um teste pratico, sem suposições.
    afinal antes de fazer isso perguntei a muitos mecanicos e a maioria
    me falou que funcionaria perfeitamente...Porem amanhã vou saber
    ao certo testando a porcaria.

SE...Como o Marcel está falando, ele rodar ao contrario do trazeiro,
    suponho...
    veja bem!!! SUPONHO, que virando também o diferencial de cabeça para baixo, ele rodaria em conjunto com o trazeiro...Certo???
    Seria então o caso de corrigir o nível de óleo e mandar ver.
    Mas vamos fazer o teste primeiro.

Se Aquele viado do Marcel estiver certo, vou gastar um tempinho a mais e
    inverter a bola do diferencial também, que funcionaria em teoria, pelo que entendo... Com Paciência e as devidas correções, aos poucos eu chego lá e este eixo ainda vai me dar muitas alegrias.

Quanto a panhart, eu disse anteriormente que perderia uma mixaria
    de flexibilidade na suspensão dianteira, mas ganharia na dirigibilidade.
    Infelismente as vezes temos de sacrificar alguma coisinha de um lado,
    para ganhar do outro...

Eu deixo bem claro que não sou Engenheiro Mecânico, Medcãnico, algum expert em gabiarras mecanicas, ou algo do genero...Sou apenas um Jipeiro, com uma idéia na cabeça tentando torna-la realidade por meus recursos.
    Se der certo ficarei muito feliz...Se não der certo na primeira vez,
    tentarei de novo...E de novo...Até que de certo.

Se tiver que ouvir alguma dica dos colegas com fundamento, claro que levarei em consideração, como levei a do Marcel, tanto que fiz a modificação,
    ou correção.

Em algum momento isso vai ficar perfeito.

Só tem um problema, vou ter que mudar a nomeclatura do meu eixo.
    de DANA 70 SUPER TRACTION BY GILVAN COSTA"

...para "DANA 70 SUPER TRACTION BY FORUM 4X4 BRASIL"
    Já que todos aqui estão dando seus pitacos e muitos com razão...certo?!?!
  • 10/10/2006, 19:57
    Sandro Tannuri
    Gilvan,

Voce foi avisado do munhão de cabeça para baixo laaaaaaaaaaa atras e nem ligou. Só ligou quando o Marcel falou então NBTMQSF mesmo.
    Se fosse voce eu conferia o bumpsteer alem de todas as outras dicas que te deram. Para fazer isso levante a abaixe o carro sem as molas dianteiras e observe o comportamento das rodas dianteiras. Verifique se elas permanecem alinhadas.

Abraços,
  • 10/10/2006, 20:12
    Gilvan Costa
    Citação:

Postado originalmente por Bruno Pedra Ver Post
    E ai pessoal, apesar de entender pouco ou quase nada do debate técnico e por sinal rico, que estão tendo aqui, vejo que nosso nobre Locutor da Grande Rádio Itatiaia o caro Gilvan Costa deve estar bem encucado com todas estas colocações,

Eu estaria careca a esta hora,

Belo topico e parabens a todos pela rica discução,

To que aprendo...

BP

Obrigado Bruno... Realmente eu já arranquei pelo menos a metade dos
    meus cabelos...

Sem duvida no final das contas toda esta discusão tem um lado bastante produtivo, e didatico para muitas pessoas, que pretendem um dia fazer suas próprias modificações em seus 4x4 exclusivos e verdadeiramene personalizados, apesar de ser atrapalhado muitas vezes pela gozação de ALGUNS colegas que gostam de se auto afirmar, apesar de não precisarem... Mas fazer oque, todos nós temos nossas qualidades... e algum defeito mesmo né.
    Um dia quem sabe este tópico sirva de base para quem tiver uma idéia parecido e este alguém graças aos meus erros e acertos, aliados aos pitacos da turma, que não deixa barato... vai saber resolver melhor os seus problemas de projeto.

Lembro porem, que poucas coisas na vída dão mais prazer do que ver uma idéia sua tornar-se realidade, suplantar as dificuldades, engolir os erros, refazer e não desistir jamais... Quando finalmente ficar pronto o prazer
    de ter conseguido faz a gente esquecer até de todo o trabalho que deu
    e até do dinheiro que gastamos...É muito bom a gente mesmo fazer!!!
    principalmente quando você se propõe a um desafio totalmente forta da sua area, te forçando a aprender, estudar...Idealizar, testar, quebrar a cabeça, inventar baseado em supõsições, testar seus pontos de vista, sobre uma coisa que você nunca fez antes...É uma realização sem duvida!!!
  • 10/10/2006, 20:27
    Rogério Tortato
    como já disse la atras, não se preocupe gilvan, se o diferencial dianteiro estiver montado de "cabeça pra cima", vai rodar normalmente, acompanhando o de tras.

é assim que funcionam os jeeps.

o único problema é que, assim como os velhos willys, a coroa vai trabalhar na face oposta dos dentes, ou seja, como se estivesse sempre em ré, mas isso ocorre com todos os velhos jeeps sem problemas.

abraços.
  • 10/10/2006, 20:27
    Gilvan Costa
    Citação:

Postado originalmente por Sandro Tannuri Ver Post
    Gilvan,

Voce foi avisado do munhão de cabeça para baixo laaaaaaaaaaa atras e nem ligou. Só ligou quando o Marcel falou então NBTMQSF mesmo.
    Se fosse voce eu conferia o bumpsteer alem de todas as outras dicas que te deram. Para fazer isso levante a abaixe o carro sem as molas dianteiras e observe o comportamento das rodas dianteiras. Verifique se elas permanecem alinhadas.

Abraços,

É Sandro...Eu estava só testando se a turma estava realmente prestando atenção...

Brincadeirinha!!!

Foi um ataque de cegueira repentino...ou burrisse mesmo, se preferir.
    Eu estava tão ansioso para ver aquele raio de eixo pronto e colocado no carro que fiquei meio cego para alguns detalhes.
    Cometi erros sim, mas já estou corrigindo.
    Quanto a ouvir os pitacos da turma...foram tantos que ficou até dificil assimilar, mas agora que estou nos finalmente ficou mais fácil aparar as arestas...Mesmo as custas de mais alguns eletrodos e mais alguns reais.
    Quanto ao Bumpsteer, já conferi sim...só que agora devido a inversão dos munhões vou ter de refazer o teste de novo.

Mas todas as correções ainda estão em tempo.
  • 10/10/2006, 20:31
    equipeminas4x4
    Citação:

Postado originalmente por Gilvan Costa Ver Post
    ...É muito bom a gente mesmo fazer!!!
    principalmente quando você se propõe a um desafio totalmente forta da sua area, te forçando a aprender, estudar...Idealizar, testar, quebrar a cabeça, inventar baseado em supõsições, testar seus pontos de vista, sobre uma coisa que você nunca fez antes...

Gilvan,

Se vc estudasse mais, erraria menos e encheria menos o saco da galera do Fórum. Mas é mais fácil perguntar e encher o saco que pesquisar. :concordo: :concordo: :concordo:

Citação:

...apesar de ser atrapalhado muitas vezes pela gozação de ALGUNS colegas que gostam de se auto afirmar, apesar de não precisarem... Mas fazer oque, todos nós temos nossas qualidades... e algum defeito mesmo né.
    ...

Se vc estudasse mais, encheria menos o saco erraria menos e tomaria menos gozeira. :concordo: :concordo: :concordo: :twisted: :twisted: :twisted:

Citação:

...Lembro porem, que poucas coisas na vída dão mais prazer do que ver uma idéia sua tornar-se realidade, suplantar as dificuldades, engolir os erros, refazer e não desistir jamais... Quando finalmente ficar pronto o prazer
    de ter conseguido faz a gente esquecer até de todo o trabalho que deu
    e até do dinheiro que gastamos...É muito bom a gente mesmo fazer!!!...

Saber ouvir, ter discernimento para filtrar as boas idéias e a humildade de aceitar as sugestões das pessoas, pode ser mais prazerozo que simplesmente o fato de dizer "eu que fiz". :concordo: :concordo:

[]´s... ainda aguardando a conta milagrosa do vão livre, a réplica sobre o semi-eixo, bumpsteer, a confirmação da posição do dif., esse novo conceito 2-link com panhard e é claro, aquela cerva gelada que vc tá devendo pra galera.:mrgreen: :mrgreen:
  • 10/10/2006, 20:37
    Sandro Tannuri
    Citação:

Quanto ao Bumpsteer, já conferi sim...só que agora devido a inversão dos munhões vou ter de refazer o teste de novo.

Quanto deu de variação da convergencia? Como voce mediu?

Abraços,
  • 11/10/2006, 07:17
    Gilvan Costa
    Citação:

Postado originalmente por Sandro Tannuri Ver Post
    Quanto deu de variação da convergencia? Como voce mediu?

Abraços,

Sandro, não sou tão técnico assim... Fui no visual mesmo.
    Movimentando e acertando aos poucos até ficar na melhor posição.
    Sempre no visual mesmo e de uma forma mais global, analisando também posição dos links, barras e tudo mais.
    Admito que me preocupei mais com os posicionamentos das barras e dos links de fixação, verficando seu transito livre durante o trabalho da suspensão em todas as posiçãos e coisas do genero.
    So que agora, nada adiantou, pois vou refazer tudo.
    Você tem alguma sugestão??? Antes que eu fique nervoso e arranque os cabelos que sobraram na outra metade da cabeça???

Quanto ao 2 Links que o Marcel se refere lá atras e a possibilidade dos pontos de apoio duplos da barra longitudinal não aguentarem segurar a torção, apesar de estarem bem reforçados, já que retirei o trapézio, que tambem fazia este trabalho.
    Eu já havia cojitado aqui com o Ivan, que ta me ajudando nesta encrenca,
    a possibilidade de fazer um terceiro ponto de apoio na parte de cima do eixo, mas antes gostaria de andar com o carro e ver seu comportamento e sentir se haveria necessidade, ou não disso, afinal é uma coisa simples de fazer, se houver necessidade.

Você que tem mais experiência no comportamento destes grandes pneus,
    tocados por um motor muito forte... Acha que eu deveria colocar direto este ponto de apoio a mais??? ...Ou testo antes para ver a possibilidade de não ser necessario???

Eu tenho aqui o Pivozão parrudo novinho, emprestado da barra de direção do Caminhã Mercedes 1938A, que era usado no trapézio,
    eu poderia usar este pivo, que teria boa articulação, na ponta de uma aste apenas, fixada no lado superior direito do eixo,
    ao lado do suporte da barra panhart, (veja a foto) onde tenho espaço para isso.
    o Ponto de fixação na longarina seria na mesma posição, ao lado da barra longitudinal para as duas trabalharem perfeitamente
    alinhadas e não forçar uma contra a outra no trabalho de suspenção.
    Seria quase como o trabalho do triangulo, porem, com uma perna só e mais deslocado para a direita.
    Poderia inclusive usar como apoio até mesmo o próprio link da barra que é muito forte e já está em uma posição ideal.

Esta foi a idéia inicial que havia cogitado com o meu mecânico e a principio achei que seria exagero.

O que acha???

Diga lá!!!

DESCULPE ESQUECI A FOTO..VEJA MAIS NA FRENTE!!!
  • 11/10/2006, 07:32
    Gilvan Costa
    Citação:

Postado originalmente por Rogério Tortato Ver Post
    como já disse la atras, não se preocupe gilvan, se o diferencial dianteiro estiver montado de "cabeça pra cima", vai rodar normalmente, acompanhando o de tras.

é assim que funcionam os jeeps.

o único problema é que, assim como os velhos willys, a coroa vai trabalhar na face oposta dos dentes, ou seja, como se estivesse sempre em ré, mas isso ocorre com todos os velhos jeeps sem problemas.

abraços.

Foi exatamente o que me disseram quando comecei a ver a possibilidade
    de fazer uma coisa dessas em um eixo dianteiro, ou seja,
    usar a bola trazeira na dianteira.
    Só que agora a galera me encheu tanto de duvidas que já não sei mais nada.
    Vou testar na pratica com o diferencial aberto, vendo la dentro como tudo vai funcionar direitinho, para ver se tudo vai "escorrer" bem afinal de contas.

Mas valeu a dica!!!
  • 11/10/2006, 07:49
    Gilvan Costa
    1 Anexo(s)
    Sandro e Marcel, está é a foto quie falei anteriormente..................................... ................................................
    ..............................................

ATENÇÃO|: Desconsidere a posição errada dos munhões, pois já corrigi isso,
    agora estão corretos......
  • 11/10/2006, 07:55
    FernandoRisso
    Citação:

Quanto a panhart, eu disse anteriormente que perderia uma mixaria
    de flexibilidade na suspensão dianteira, mas ganharia na dirigibilidade.
    Infelismente as vezes temos de sacrificar alguma coisinha de um lado,
    para ganhar do outro...

Gilvan,

Não sou engenheiro, apenas um jipeiro obstinado como vc, mas antes de fazer as coisas, eu pesquisei, pesquisei, olhei e estudei qual seria a melhor forma de montar uma suspensão. Não ficou fantástica, mas acho que vai dar pro gasto, teoricamente tudo está encaixado no lugar certo :pensativo: .

Agora, o conceito da sua suspensão está errado, no final vc só perdeu um pouco de flexibilidade, mas se tivesse desenhado tudo certo vc não perderia nada de curso, até ganharia, mantendo uma dirigibilidade boa e sem correr o risco do eixo girar qdo tracionado. Bom, espero que funcione e vc naum tenha que fazer uma nova daqui 1 mês... :parede: :parede:

E tem outra, arruma a geometria das barras de direção depois de girar os munhões... :parede:

[]'s sem postar mais aqui... :parede:
  • 11/10/2006, 08:06
    Gilvan Costa
    Citação:

Postado originalmente por equipeminas4x4 Ver Post
    :parede: :parede: :parede: :parede: :parede:

Mas é teimoso igual uma mula mesmo. Depois fala q a gente não sabe explicar, que não te ajuda, que só sabe criticar... mimimi do caraio.

Então vamos no popular, que vc entende.

Não vai funcionar.

Porra Marcel...Tem sempre que ser tão mal educado?!?!?!?
    Você fere os meus sentimentos com estas suas palavras sempre tão asperas... CRUZES!!!

Ta legal!!! Você venceu!!! Vou colocar a barra no terceiro ponto de apoio.
    Da uma lidinha no texto que fiz para o Tannuri e veja a foto que mandei
    mostrando o local que possibilita a colocação da barra e veja se eu estou com a idéia correta, ou caso contrario dê sua sugestão...

Mas ve se para com toda essa grosseria KCT!!!

Se der pra me ajudar eu agradeço humildemente e estou aqui para comer...
    Se não der, VSF!!!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 38 de 110 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 28293031323334353637383940414243444546474888 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 09:49.