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Eixo cardã dianteiro da Ranger 2001.

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  • 03/08/2009, 23:31
    Edintruder
    Perola negra, bem vindo ao fórum. O caso não é ser mirim ou expert, mas ajudar com o que sabe.

    Faz como o rogério disse, pesquisa antes de abrir novo tópico e o que tiver dúvida basta usar um tópico relacionado ou daí sim abre novo tópico.
  • 04/08/2009, 10:46
    fverna
    Citação:

    Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    Flávio,

    A 3º foto é a do acoplamento com a CT?
    Foi instalada alguma luvas estriada para permitir movimento longitudinal no eixo?

    Hoje desmontei o meu cardan na Cardan Nordeste (oficina até grande com filiais em diversas cidades) e quem me atendeu insitiu que a adaptação com cruzetas na Ranger funciona!!! Que já fez inúmeras coisa&tal. O que me deixou cismado foi que se essa adaptação gerasse muitos problemas, reclamações, etc não acredito que eles se propusessem a fazer.

    Qual é o angulo limite para a instalação de cruzetas?
    Em quanto tempo a "vibração" dessa adaptação traria problemas?
    Onde seriam os problemas? No ponto mais fraco do sistema?
    (no próprio cardan, CT ou diferencial dianteiro)

    Olá Thelmo,

    a 3ª foto é sim do acoplamento com a CT.

    Eu INFELIZMENTE não tenho muito conhecimento deste sistema, por isso estou pedindo ajuda dos colegas e em especial ao Walter Casitta, pois ele aparenta ter um ótimo conhecimento do sistema.

    O que posso dizer é relacionado ao uso, fiz uma trilha onde tinha muito barro e agua, por isso entrou um pouco na cabine e tive que tirar a forração do assoalho para lavar a rodei uns dias sem ela, aproveitei para prestar mais atenção aos barulhos produzidos em baixo do carro e nada de barulhos ou vibrações, o unico barulho é um nheco-nheco que parece ser um rolamento que foi pro beleléu, do mais, nada a reclamar, o 4x4 esta normal e sem estalos ou qualquer outra anomalia, tirando as explicações do nosso amigo Walter, não tenho reclamações sobre a adaptação que esta me atendendo muito bem, POR ENQUANTO.

    O cara que me vendeu, usou o mesmo discurso que o aplicado em vc, agora resta saber se é verdadeira ou não, inclusive, liguei pro vendedor e falei o que eu tinha escutado referente a esta adaptação e ele disse que se der algum problema comprovado que foi devido a adaptação ele arca com as despesas, disse tb estar no ramo há 27 anos e que se não souber o que esta vendendo, ele para de trabalhar.

    WALTER CASITTA, por gentileza, se puder tb tirar as duvidas do colega, ficamos ambos satisfeitos.

    Abraço e qualquer outra duvida relacionado a peça, por favor, fique a vontade em perguntar, e desculpe-me pela extensão do texto.

    Flávio
  • 04/08/2009, 10:51
    fverna
    Citação:

    Postado originalmente por perola negra Ver Post
    Caros esse site é perfeito, mas eu acho que vocês expert não gostão de falar como os mirins.


    Perola Negra,

    Seja bem vindo ao melhor forum sobre 4x4.

    Também tive e ainda tenho muitas dificuldades de comunicação e entendimento com as pessoas que chegaram antes de mim e já adquiriram conhecimentos a mais que eu, a unica coisa que te aconselho é ser humilde em dizer que não entendeu ou que não entende, todos aqui tem paciencia o sulficiente para lhe explicar melhor.

    Palavra chave: humildade, educação, paciencia, respeito e muita leitura.

    Espero poder compartilhar com vc o que aprendi com esta galera que é nota 1000 e também aprender com vc que deve tb saber algumas coisas, assim como eu.

    Abraço,

    Flávio
  • 04/08/2009, 17:42
    Bandinho
    Raposo, em março/09, troquei a bolacha do cardã dianteiro da minha Ranger, comprei da Maxpeças de BH, 500,00+32,00(frete)+35,00(torneiro)+ 50,00(mecânico). O serviço de torno foi feito aqui em Friburgo mesmo, já rodei +- 10.000km até agora sem problema algum. O mecânico colocou tb um pino pra engraxar a bolacha.
    Abs
  • 04/08/2009, 18:00
    Edintruder
    Pra terem uma idéia, a minha Ranger está pra vender e recentemente troquei o bolachão. Pra minha infelicidade, alguém "experimentou" o 4x4 e deve ter manobrado em 4x4 em piso firme. Resultado, moeu o diferencial traseiro! Na verdade quebrou o o pino que prende as satélites. Infelizmente retirei do picareta que estava à venda tarde demais. Quando o meu amigo entregou a Ranger na outra revenda, o vendedor me ligou imediatamente dizendo que tinha um barulho estranho embaixo dela. O meu amigo me disse isso, mas achei que fosse o cardam, apenas.

    Resultado, R$720,00 do kit de planetárias e satélites.
  • 04/08/2009, 18:12
    Raposo
    Citação:

    Postado originalmente por Bandinho Ver Post
    Raposo, em março/09, troquei a bolacha do cardã dianteiro da minha Ranger, comprei da Maxpeças de BH, 500,00+32,00(frete)+35,00(torneiro)+ 50,00(mecânico). O serviço de torno foi feito aqui em Friburgo mesmo, já rodei +- 10.000km até agora sem problema algum. O mecânico colocou tb um pino pra engraxar a bolacha.
    Abs

    Correto, Bandinho!
    Entretanto, achei mais vantagem colocar o eixo dianteiro completo, original, plug and play, por R$ 771,00. Para mim foi mais viável porque não tenho torneiro de confiança para fazer o serviço.
    Abraços.
  • 04/08/2009, 19:30
    rogeriomasih
    salvo engano, um dos colegas narrou em outro tópico - faz bastante tempo - que lubrificou o bolachão com o uso de uma seringa através de uns orifícios existentes no mesmo.

    Foi isso ou entendi errado?
  • 04/08/2009, 20:02
    Bandinho
    Tb dá certo Rogério só q o tal orifício fica na frente do bolachão, ou seja é preciso sacar o cardã. O pino de lubrificação q o mecânico colocou vc não precisa tirar o cardã.
    Abs
  • 04/08/2009, 21:19
    TylerNTL
    Citação:

    Postado originalmente por fverna Ver Post
    Olá Thelmo,

    a 3ª foto é sim do acoplamento com a CT.

    Eu INFELIZMENTE não tenho muito conhecimento deste sistema, por isso estou pedindo ajuda dos colegas e em especial ao Walter Casitta, pois ele aparenta ter um ótimo conhecimento do sistema.

    O que posso dizer é relacionado ao uso, fiz uma trilha onde tinha muito barro e agua, por isso entrou um pouco na cabine e tive que tirar a forração do assoalho para lavar a rodei uns dias sem ela, aproveitei para prestar mais atenção aos barulhos produzidos em baixo do carro e nada de barulhos ou vibrações, o unico barulho é um nheco-nheco que parece ser um rolamento que foi pro beleléu, do mais, nada a reclamar, o 4x4 esta normal e sem estalos ou qualquer outra anomalia, tirando as explicações do nosso amigo Walter, não tenho reclamações sobre a adaptação que esta me atendendo muito bem, POR ENQUANTO.

    O cara que me vendeu, usou o mesmo discurso que o aplicado em vc, agora resta saber se é verdadeira ou não, inclusive, liguei pro vendedor e falei o que eu tinha escutado referente a esta adaptação e ele disse que se der algum problema comprovado que foi devido a adaptação ele arca com as despesas, disse tb estar no ramo há 27 anos e que se não souber o que esta vendendo, ele para de trabalhar.

    WALTER CASITTA, por gentileza, se puder tb tirar as duvidas do colega, ficamos ambos satisfeitos.

    Abraço e qualquer outra duvida relacionado a peça, por favor, fique a vontade em perguntar, e desculpe-me pela extensão do texto.

    Flávio

    Baseado nos realatos, visita a oficina de cardan e nos pedaços do meu próprio cardan dianteiro seguem algumas reflexões:

    -Concordo com Edintruder adaptar cruzetas é mais caro e provavelmente mais frágil que o substituir o bolachão. Vai por baixo umas três peças mais complexas e, teoricamente, caras que os pedaços que tenho nas mãos.

    -Na minha interpretação a adaptação com cruzetas não irá danificar o diferencial dianteiro (DD) nem a CT. O ângulo de trabalho e o esforço imposto a CT e ao DD, será o mesmo do sistema com homocinética.

    -O sistema com a adaptação de cruzetas apresenta o inconveniente da lubrificação a cada 5k km e, na minha opinião durará, muito menos que os 150k km que temos visto o sistema com homocinéticas aquentar.

    -Manuseando uma junta com cruzetas fica claro o esforço imposto ao sistema devido ao angulo em qualquer junta. Ela é proporcional a velocidade e ao angulo e força o sistema no sentido de colocar os eixo com angulo de 0º

    Dúvidas:
    -Qual o angulo de trabalho máximo permitido às cruzetas?
    -Qual o angulo entre os eixo da CT e do DD?
    -A opção da ford por homocinética não pode ser mais econômica do que técnica?
    -Não medi o angulo dos eixos (CT x DD) mas estimo em aproximadamente 10º. Por que não projetar o carro com um angulo menor? Resultando em menos esforços aos retentores e rolamentos e consequentemente mais durabilidade às peças?
  • 04/08/2009, 21:39
    Edintruder
    As cruzetas possuem 100% da sua resistência de 0 a 5°, acima disso ela começa a entrar num diagrama de redução de resistência. Em relação à lubrificação, basta usar uma cruzeta blindada que dispensa a lubrificação. Quando mexi na minha, a cruzeta que liga no diferencial dianteiro está com excelente estado, coloquei mais graxa nela pois estava fora e foi fácil desmontar, porém mesmo debaixo d'água ela não perdeu a graxa original.
    Eu mesmo havia lubrificado a homocinética, porém foi há uns 20.000km atrás. O que estragou não foi o sistema de esferas, mas o engrezado e acoplamento no espigão.
  • 05/08/2009, 18:31
    Raposo
    Citação:

    Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    Baseado nos realatos, visita a oficina de cardan e nos pedaços do meu próprio cardan dianteiro seguem algumas reflexões:

    -Concordo com Edintruder adaptar cruzetas é mais caro e provavelmente mais frágil que o substituir o bolachão. Vai por baixo umas três peças mais complexas e, teoricamente, caras que os pedaços que tenho nas mãos.

    -Na minha interpretação a adaptação com cruzetas não irá danificar o diferencial dianteiro (DD) nem a CT. O ângulo de trabalho e o esforço imposto a CT e ao DD, será o mesmo do sistema com homocinética.

    -O sistema com a adaptação de cruzetas apresenta o inconveniente da lubrificação a cada 5k km e, na minha opinião durará, muito menos que os 150k km que temos visto o sistema com homocinéticas aquentar.

    -Manuseando uma junta com cruzetas fica claro o esforço imposto ao sistema devido ao angulo em qualquer junta. Ela é proporcional a velocidade e ao angulo e força o sistema no sentido de colocar os eixo com angulo de 0º

    Dúvidas:
    -Qual o angulo de trabalho máximo permitido às cruzetas?
    -Qual o angulo entre os eixo da CT e do DD?
    -A opção da ford por homocinética não pode ser mais econômica do que técnica?
    -Não medi o angulo dos eixos (CT x DD) mas estimo em aproximadamente 10º. Por que não projetar o carro com um angulo menor? Resultando em menos esforços aos retentores e rolamentos e consequentemente mais durabilidade às peças?

    Ainda tem a situação da roda livre. A Natasha fica com o cardã dianteiro rodando direto, mesmo sem o 4X4 acionado.
    Abraços.
  • 06/08/2009, 17:36
    fverna
    Walter Casitta
    Olá Walter,

    Estou ansioso por por sua analise.

    Estamos aguardando seu pronunciamento.

    Abraço,

    Flávio
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